O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

Eleições 2022: De 26 de setembro a 2 de outubro de 2022

Presidenciáveis

Nessa semana, foi registrado um aumento geral no engajamento dos/as presidenciáveis, com algumas diferenças entre eles. O destaque da semana foi o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que conquistou quase o dobro de visualizações da semana anterior.  Lula (PT) e Ciro (PDT) aparecem em seguida com ganhos menos expressivos de visualizações A 4ª posição em interações ficou com Simone Tebet (MDB), que cresceu quase 6 vezes. Em visualizações, o 4º lugar ficou com Soraya Thronicke (UNIÃO), com desempenho notável em relação às semanas anteriores, alcançando um quantitativo de quase 17 vezes mais do que a semana anterior. Padre Kelmon (PTB), que teve destaque na semana passada, ficou na 5ª posição em interações e na 6ª em visualizações. Ciro Gomes volta a ser o candidato que mais publicou (104 posts) e Bolsonaro foi quem mais ganhou seguidores (46,4 mil).

Entre os/as candidatos/as à vice-presidência, houve um aumento na quantidade de interações, e Geraldo Alckmin (PSB) continua sendo o líder, seguido por Mara Gabrilli (PSDB), que obteve o dobro de visualizações contabilizadas na semana anterior. Em visualizações, Gabrilli triplicou sua métrica, alcançando quase 13 mil visualizações, o primeiro lugar, todavia, continuou com o vice de Lula. Alckmin ficou também na liderança de quem mais publicou (26 posts) e mais ganhou seguidores (172).

Publicação com maior número de Interações dos candidatos

O post com o maior número de interações foi de Jair Bolsonaro (PL), com a transmissão ao vivo de seu pronunciamento após a apuração do 1º turno, no qual afirma que o resultado mostra que venceram a “mentira das pesquisas”, como Datafolha, e que aponta um desejo de mudança por parte da população, o qual afirma que pode ser prejudicial para o país.

O segundo foi de Lula (PT), igualmente com uma transmissão ao vivo de seu pronunciamento após o resultado, no qual agradece aos brasileiros e afirma que a vitória apenas foi postergada para o 2º turno.

O terceiro foi de Ciro Gomes (PDT), com o seu “manifesto à nação”, de 26 de setembro, no qual afirmou ser vítima de campanha para retirar sua candidatura, e atacou os dois principais candidatos, Bolsonaro e Lula.

A quarta publicação continuou com Padre Kelmon (PTB),. O candidato padre reproduziu um corte do debate da Globo de 29 de setembro, no qual discute com o candidato Lula e o associa com perseguição religiosa.

O quinto post ficou com Simonte Tebet (MDB), também de transmissão ao vivo de pronunciamento após o 1º turno, ao lado de sua vice, Mara Gabrilli (PSDB). Tebet afirmou que o povo brasileiro decidiu pelo 2º turno, mas ainda assim o resultado fez da sua candidatura gigante, comemorando e agradecendo pelo resultado.

REGIÃO NORTE

Amapá (AP) – Os candidatos Clécio Luis (SOLIDARIEDADE) e Jaime Nunes (PSD) lideraram os rankings na última semana de disputa eleitoral. Clécio Luis apareceu em primeiro nos rankings de total de interações, de seguidores e de crescimento de seguidores. Jaime Nunes nesta semana foi o primeiro no total de visualizações e no total de posts.

Rondônia (RO) – Marcos Rogério (PL) conquistou o primeiro lugar  em todos os quesitos analisados.

Roraima (RR) – Não há variação em comparação à semana anterior.

Acre (AC) – Como na semana anterior, Senador Petecão (PSD) manteve a liderança no número de posts e Jorge Viana (PT) manteve a liderança no total de visualizações. Gladson Camelli (PP), assumiu o primeiro lugar no total de interações, de seguidores e de crescimento de seguidores.

Amazonas (AM) – Eduardo Braga (MDB) alcançou o topo no total de interações, de posts e de seguidores, Wilson Lima (UNIÃO) no número de crescimento de seguidores e Amazonino Mendes (CIDADANIA) no número de posts..

Pará (PA) – Helder Barbalho (MDB) seguiu líder absoluto em todos os rankings analisados.

Tocantins (TO) Ronaldo Dimas (PL) continuou absoluto em interações e visualizações, sendo também quem mais ganhou seguidores na última semana de eleição no Tocantins.

REGIÃO NORDESTE

Alagoas (AL) – O candidato Fernando Collor (PTB) passou a liderar em todas as categorias na última semana do primeiro turno.

Bahia (BA) – Não há variação em comparação à semana anterior.

Ceará (CE) – Não há variação em comparação à semana anterior.

Maranhão (MA) – Carlos Brandão (PSB) lidera nas categorias de total de interações, de visualizações, de posts e variação de seguidores. Edivaldo Holanda Júnior (PSD) lidera apenas em total seguidores.

Paraíba (PB) –  Adjany Simplicio (PSOL) lidera as categorias de maior quantidade de posts e visualizações. Pedro Cunha (PSDB) aparece a frente nas categorias de total de interações, de seguidores e variação de seguidores.

Pernambuco (PE) – Houve grandes mudanças no cenário de Pernambuco e Marília Arraes (Solidariedade) manteve a liderança apenas no total de seguidores. Raquel Lyra (PSDB) lidera nas categorias de interações e variação de seguidores. Miguel Coelho (UNIÃO) apareceu a frente nas categorias de visualizações e total de posts.

Piauí (PI) – Silvio Mendes (UNIÃO) lidera nas categorias de interações e total de posts. Gessy Lima (PSC) aparece à frente nas categorias de visualizações e variação de seguidores. Coronel Diego Melo (PL) aparece em primeiro em número total de seguidores.

Rio Grande do Norte (RN) – Capitão Styvenson (PODE) lidera em interações, visualizações, seguidores e variação de seguidores. Fábio Dantas (Solidariedade) tem maior número de posts.

Sergipe (SE) – Rogério Carvalho (PT) lidera em todas as categorias.

REGIÃO SUDESTE

Espírito Santo (ES) – Renato Casagrande (PSB) continua em primeiro lugar em todos os quesitos avaliados.

Minas Gerais (MG) Alexandre Kalil (PSD) assumiu a liderança em visualizações e posts, enquanto Romeu Zema (NOVO) tomou a liderança em interações e a manteve em seguidores e crescimento de seguidores.

Rio de Janeiro (RJ) –  Marcelo Freixo (PSB) liderou em interações, e Rodrigo Neves (PDT) assumiu a liderança em visualizações.

São Paulo (SP) – Não há variação em comparação à semana anterior.

REGIÃO SUL

Rio Grande do Sul (RS) – Edegar Pretto (PT) foi permaneceu na primeira posição nos rankings de interações, visualizações e total de posts.

Paraná (PR) – O líder das interações foi Ratinho Junior (PSD). A líder de visualizações foi Solange Ferreira Bueno (PMN).

Santa Catarina (SC) –  Décio Lima (PT) continua liderando as interações, enquanto Moisés (REPUBLICANOS) aparece à frente nas visualizações.

REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal (DF) – Leandro Grass (PV) foi quem apareceu no topo em interações, visualizações e crescimento de seguidores nesta semana.

Goiás (GO) –  Na última semana do primeiro turno, Major Vitor Hugo (PL) foi quem apareceu à frente em interações, visualizações e publicações.

Mato Grosso (MT) – Mauro Mendes (UNIÃO) alcançou a liderança de interações, de visualizações e de seguidores. Marcia Pinheiro (PV) é a líder no total de posts.

Mato Grosso do Sul (MS) – Nesta semana, houve um nome novo na disputa, Rose Modesto (UNIÃO), que ainda não havia assumido liderança nas semanas anteriores, e empatou no total de posts com Marquinhos Trad (PSD). De resto, não houve alteração e Capitão Contar (PRTB) segue liderando no total de interações e de visualizações.

Por Ana Paula Lima, Andressa Liegi Costa, Carina Souza, Elisa Nascimento, Isadora Abdu Nogueira, João Pedro Fevereiro, Juliana Leitão, Rodrigo Ananias, Eduardo Barbabela, João Feres Jr

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!