O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

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Eleições 2022: De 3 a 9 de outubro de 2022

Com a chegada do 2º turno, reorganizamos o nosso relatório do M Facebook Eleições. Primeiramente, no que concerne a amostra dos presidenciáveis, para além dos dois candidatos, Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), seguiremos acompanhando os/as outros/as candidatos/as para entender sua movimentação na rede, com centralidade em suas declarações de apoio (ou neutralidade) em relação a uma ou outra campanha. Segundo, em relação aos candidatos aos governos, nossa amostra conta agora com 24 candidatos/as, referentes aos 12 estados que continuam em disputa, sendo sua análise expandida das métricas de engajamento para englobar também o conteúdo das publicações mais compartilhadas.

Presidenciáveis

Na primeira semana da disputa presidencial do 2º turno, os dois candidatos seguem em ascensão em engajamento. Jair Bolsonaro (PL) conseguiu o triplo de interações que seu oponente, Lula (PT), e quase quatro vezes mais visualizações. Igualmente, Bolsonaro arrancou na conquista de novos seguidores conquistando quase o dobro da semana anterior e a maior quantidade já registrada até agora. Lula foi quem mais publicou, apesar de a diferença não ser expressiva. O único apoio oficial a Bolsonaro entre os presidenciáveis, Padre Kelmon (PTB), não publicou na rede esta semana. Do lado de Lula, percebeu-se uma queda acentuada nas publicações de seus apoiadores, especialmente Ciro Gomes (PDT), que costumava ser o que mais postava e teve apenas uma publicação.

Publicação com maior número de Interações dos candidatos

A publicação com maior número de interações de Jair Bolsonaro (PL) foi uma foto após o 1º turno, comemorando o resultado por ter obtido mais votos do que no 1º turno de 2018, além de eleger a maior bancada da Câmara dos Deputados e do Senado, 8 governadores no 1º turno e outros 8 conquistando uma vaga para o 2º turno. Bolsonaro também desacreditou os institutos de pesquisa e apelou à “identidade e valores dos brasileiros”.

O post com mais interações de Lula (PT) foi uma transmissão ao vivo de seu encontro com franciscanos, e Frei Davi, no dia de São Francisco, juntamente acompanhado de sua esposa, Janja, de seu vice, Geraldo Alckmin (PTB), de Gleisi Hoffmann (PT), Fernando Haddad (PT) e sua esposa. Nela, os presentes falam de temas como políticas públicas para educação e inclusão social, especialmente para jovens negros e periféricos, tecendo críticas ao atual governo.

GOVERNADORES

Alagoas (AL) – Paulo Dantas (MDB) lidera em quase todas as categorias, menos no total de seguidores, liderada por Rodrigo Cunha (UNIÃO).

A publicação com maior número de interações de Paulo Dantas (MDB) trata-se de um vídeo, de pouco mais de 1 minuto, no qual pode-se ver o mesmo junto a Lula (PT).

A publicação com maior número de interações de Rodrigo Cunha (UNIÃO) é uma imagem na qual se compara os candidatos que estão no segundo turno. Rodrigo  é apontado como “melhor senador por 4 anos seguidos”, enquanto Paulo Dantas é descrito como “fantoche da Assembleia Legislativa.

Amazonas (AM) – Eduardo Braga (MDB) é o líder em todos os quesitos e só perde para Wilson Lima (UNIÃO) no crescimento de seguidores.

A publicação de maior interação de Eduardo Braga (MDB) é uma imagem escrita “Se votou contra o desgoverno continue na luta, agora é 15”, fazendo uma alusão ao seu opositor e atual governador, Wilson Lima, e também ao apoio que este recebe do atual presidente Jair Bolsonaro.

Já a publicação com maior interação de Wilson Lima (UNIÃO) é uma imagem em que ele aparece ao lado de Bolsonaro, afirmando que eles estão alinhados pelo bem do Amazonas.

Bahia (BA) – Jerônimo Rodrigues (PT) lidera nas categorias de total de interações, total de posts e variação de seguidores. ACM Neto (UNIÃO) aparece a frente em visualizações e no total de seguidores.

A publicação com maior número de interações de ACM Neto (UNIÃO) é um vídeo em que o mesmo agradece “aos mais de 3,3 milhões de votos de confiança nesse primeiro turno”, fala sobre o segundo turno e sobre o sentimento de confiança na vitória.

A publicação com maior número de interações de Jerônimo Rodrigues (PT) se trata de um vídeo, de um pouco mais de 1 minuto, no qual Kleber Rosa (PSOL) afirma o apoio do PSOL ao candidato do PT.

Espírito Santo (ES) – Renato Casagrande (PSB) é o líder do ranking de interações, enquanto Manato (PL) é o primeiro em visualizações.

A publicação de maior interação do candidato Renato Casagrande (PSB) trata-se de uma foto de teor sentimental e familiar, a do mesmo com o seu neto, valorizando a família.

Já o post com maior interação do candidato Manato (PL) é uma imagem de pessoas louvando a Deus, valorizando a segurança trazida pela religião.

Mato Grosso do Sul (MS) – Capitão Contar (PRTB) é o líder no total de interações, de seguidores e no crescimento de seguidores. Eduardo Riedel (PSDB) é o líder no total de visualizações e de posts.

A publicação de maior interação de Eduardo Riedel (PSDB) é um vídeo, de pouco mais de 1 minuto em que o candidato reafirma seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Já a publicação de maior interação de Capitão Contar (PRTB) é um vídeo com menos de 1 minuto, em que ele aparece com um quadro do presidente Jair Bolsonaro ao fundo agradecendo aos votos que o levaram ao 2º turno e agradecendo o apoio do presidente.

Paraíba (PB) –  Pedro Cunha (PSDB) lidera em todas as categorias.

A publicação com maior número de interações de João Azevedo (PSB) é uma imagem de sua foto junto à de Lula e pode-se ler “ É melhor João e Lula. Juntos por uma Paraíba e um Brasil melhor.”

A publicação com maior número de interações de Pedro Cunha (PSDB) é uma imagem dele junto do Senador Veneziano Vital (MDB). Lê-se “Pela Paraíba agora é 45” e “Veneziano agora é Pedro”.

Pernambuco (PE) – Marília Arraes (Solidariedade) lidera em todas as categorias.

A publicação com maior número de interações de Marília Arraes (Solidariedade) é um vídeo  no qual a candidata critica a fala de Bolsonaro ao chamar nordestinos de analfabetos por causa da vitória de Lula na região.

A publicação com maior número de interações de Raquel Lyra (PSDB) é uma imagem que informa sobre a missa de sétimo dia de seu esposo, Fernando Lucena.

Rio Grande do Sul (RS) – Onyx Lorenzoni (PL) ocupa o 1º lugar em ambos os rankings analisados.

A publicação com maior número de interações de Onyx Lorenzoni (PL) trata-se de um vídeo dele com o presidente, Jair Bolsonaro (PL), anunciando a visita do mesmo ao estado e o apoio dele ao governador e vice-versa.

O post com maior número de interações de Eduardo Leite (PSDB) trata-se de uma foto dele torcendo pelo seu time, de Pelotas, no estádio.

Rondônia (RO) – Marcos Rogério (PL) é o líder absoluto em todas as categorias.

A publicação de maior interação de Marcos Rogério (PL) é um vídeo falando sobre seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro no 2º turno e reafirmando que eles são do mesmo partido e estão alinhados.

Já a publicação mais curtida de Coronel Marcos Rocha (UNIÃO) é uma imagem ao lado do presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, reiterando seu apoio ao presidente.

Santa Catarina (SC) – Jorginho Mello (PL) lidera a disputa no 2º turno em interações e visualizações.

A publicação de maior interação de Jorginho Mello (PL) é um recorte da entrevista do mesmo dado a um meio de comunicação tradicional, no qual é debatido a repercussão do pleito em Santa Catarina e o apoio do candidato ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O post de maior interação de Décio Lima (PT) trata-se da foto de um diálogo de uma série de televisão que trata sobre a “esperança”.

São Paulo (SP) – Tarcísio Gomes de Freitas (REPUBLICANOS) segue liderando em quase todas as categorias, só perdendo para Fernando Haddad (PT) no total de posts e de seguidores.

A publicação de maior interação de Tarcísio Freitas (REPUBLICANOS) é uma imagem agradecendo aos 9.881.995 votos que o levaram ao segundo turno.

A publicação de Fernando Haddad (PT) com maior interação é um vídeo no qual o candidato critica a fala de Bolsonaro ao chamar nordestinos de analfabetos, enfatiza a importância do Nordeste na construção de todo o resto do país e parabeniza a população pelo dia do nordestino.

Sergipe (SE) – Rogério Carvalho (PT) é líder em ambos os rankings,, interações e visualizações

O post de maior interação de Rogério Carvalho (PT) trata-se de um vídeo do candidato que conta sobre a sua história e o seu apoio ao candidato da “esperança”, Lula (PT).

A publicação com maior interação de Fábio Mitidieri (PSD) é um compilado de fotos suas em campanha pelo estado, enfatizando que a política e a sua campanha são feitas pelo diálogo.

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