De 1 a 15 de outubro de 2022
Nesta quinzena, as 1.338 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 121 mil posts, que resultaram em mais de 76 milhões de reações, quase 16 milhões de compartilhamentos e mais de 22 milhões de comentários. Os dados demonstram um crescimento em relação a quinzena anterior.
Sobre os tipos de recursos utilizados não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, seguido pelas fotos e vídeos. Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas.
Figura Política: A liderança se mantém com Lula nesta quinzena nos gráficos de Total de Interações e Variação no número de seguidores. Lula ainda conquista o primeiro lugar em Visualizações a.
Governador/a– Nesta categoria, os resultados da quinzena passada se mantem: Helder Barbalho (MDB) mantém a frente em Interações e Visualizações. Ratinho Junior (PSD) lidera o ranking de publicações, enquanto Romeu Zema (NOVO) é o 1º em variação no número de seguidores.
Governo do Estado– Na categoria Governo de Estado tivemos poucos números nas páginas oficiais. Com o período eleitoral, as páginas reduziram publicações para evitar problemas com a lei eleitoral. A página do Governo do Estado do Maranhão lidera em Interações e Visualizações.
Instituição Federal – Nesta quinzena, o TSE liderou em Interações, Visualizações e crescimento no número de seguidores
Membro do Governo – Entre os membros do governo, Bolsonaro mantém a liderança.
Partidos: O Partidos do Trabalhadores (PT) manteve em Interações, Visualizações e Variação de Seguidores e também foi o partido que mais publicou no período
Movimentos Sociais: Entre os Movimentos Sociais, a página do SomosTodosBolsonaro continua na primeira colocação no Total de Interações. Nas Visualizações, a página Jornalistas Livres também manteve a frente, enquanto o Brasil Paralelo foi quem conquistou mais seguidores no período.
Senadores/as – Flávio Bolsonaro (PL-RJ) manteve o primeiro lugar em Interações e Variação do número de Seguidores. Humberto Costa (PT-PE) continua como o senador que mais posta no período e conquistou a primeira posição em Visualizações.
Prefeitos(as) –João Rodrigues (PSD-SC) segue a frente em Interações, em Visualizações e em Variação de Seguidores. Rafael Greca (PSD-PR) continua como prefeito que produz mais posts no período.
Prefeituras: Nesta quinzena, a Prefeitura de Curitiba aparece a frente no Total de Interações e a de Manaus em Visualizações e Posts.
Mídia Tradicional – Nesta quinzena, a Jovem Pan manteve a liderança no total de Interações e retomou a frente em Visualizações A CNN Brasil aparece em primeiro na variação de seguidores.
Mídia Alternativa – Nesta quinzena, o Catraca Livre lidera em Interações e Visualizações, enquanto o Metrópoles está a frente em total de Posts e crescimento do número de seguidores.
Deputados/as federais – Carlos Jordy (PL-RJ) assumiu o primeiro lugar no ranking de Interações. Carla Zambelli (PL-SP) alcançou o topo em Visualizações, no Total de Posts e em aumento no número de Seguidores.
Nesta quinzena, Jair Bolsonaro (PL) dominou o Top 5, conquistando quatro posições. Apenas André Janones (AVANTE-MG) conseguiu superar o presidente nesta quinzena. Em primeiro lugar nesta semana temos um post da página do atual presidente e candidato à presidência. O post contém uma foto de Bolsonaro sorrindo, com um texto de 8 parágrafos na legenda, defendendo os resultados de seus aliados no primeiro turno e projetando uma vitória sua no segundo turno da eleição presidencial.
Na segunda posição temos novamente Bolsonaro. A live, de quase uma hora, é o pronunciamento do presidente à Nação no Planalto, defendendo sua candidatura e apontando que existem mudanças que podem vir para pior.
Na terceira posição temos outro vídeo de Bolsonaro. No vídeo, Bolsonaro recebe crianças uniformizadas com a camisa da seleção brasileira, que cantam a música tema da copa de 2022 ‘ Mostra tua força Brasil’.
Na quarta posição, temos André Janones (AVANTE-MG). Em seu vídeo, Janones alerta “o povo” sobre falas do presidente e candidato Jair Bolsonaro. Ele alerta que Bolsonaro cortou diversos auxílios para o povo, mas não enviou nenhum projeto de lei na câmara para cobrar impostos “de quem tem jet-ski e jatinho’ e encerra o vídeo falando que não tem vergonha de expor seu salário.
Finalmente, na quinta posição temos mais uma foto com legenda de Jair Bolsonaro comemorando o dia dos professores.
O primeiro lugar no ranking de Overperforming foi da página do Governo do Maranhão, em razão do Dia do Nordestino. O vídeo exalta as virtudes do Estado do Maranhão e da região nordeste como um todo, fazendo referência a personalidades maranhenses notáveis, além das belezas naturais, sotaques e da cultura no geral. No fim, o discurso evoca o respeito pelo Maranhão e pelo Nordeste e rechaça o preconceito contra a região.
A segunda posição é da página da Band Jornalismo. O post reproduz uma reportagem sobre o crescimento da indústria de alimentos no período e que aumentou também a oferta de novas vagas de emprego.
A terceira posição é do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS). No vídeo, o Pastor René Kivitz critica os posicionamentos do presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), afirmando que são atitudes incompatíveis com sua forma de entender o cristianismo.
A quarta posição é de outro deputado federal do PT, Zé Geraldo (PT-PA).No vídeo, Zé Geraldo defende a candidatura de Lula à Presidência.
Finalmente, na quinta posição temos a Record TV. O vídeo apresenta a cobertura da emissora do primeiro turno das eleições de 2022, em 02 de outubro.