O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

De 16 a 3 de outubro de 2022

Nesta quinzena, as 1.340 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 107 mil posts, que resultaram em 114 milhões de reações, 30 milhões de compartilhamentos e quase 36 milhões de comentários. Os dados demonstram um crescimento em relação a quinzena anterior.

Sobre os tipos de recursos utilizados, não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, representando 54% das publicações. 24% das publicações são Fotos e 18% vídeos.

Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 17% do total de publicações das páginas analisadas.

Figura Política: A liderança se mantém com Lula nesta quinzena nos gráficos de Total de Interações, Visualizações e Variação no número de seguidores.

Governador/a– Nesta categoria, os resultados da quinzena passada se mantem:  Helder Barbalho (MDB) mantém a frente em Interações e Visualizações. Wilson (UNIÃO) lidera o ranking de publicações, enquanto Romeu Zema (NOVO) é o 1º em variação no número de seguidores.

Governo do Estado– Com o período eleitoral, as páginas reduziram publicações para evitar problemas com a lei eleitoral. A página do Governo do Pará aparece em primeiro em Visualizações e a do Rio de Janeiro em Interações e crescimento do número de seguidores. O Governo do Acre é quem mais posta no período.

Instituição Federal – Nesta quinzena, o TSE lidera em Interações, Postagens e Crescimento de Seguidores. O Ministério da Saúde aparece em primeiro lugar em visualizações.

Membro do Governo –   Entre os membros do governo, Bolsonaro mantém a liderança.

Movimentos Sociais: Entre os Movimentos Sociais, a página do SomosTodosBolsonaro continua na primeira colocação no Total de Interações.  Nas Visualizações, a página Jornalistas livres aparece na frente.

Senadores/as – Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lidera em Interações, Visualizações e Variação do número de Seguidores. Humberto Costa (PT-PE) é o senador que mais posta no período.

Prefeitos(as) –João Rodrigues (PSD-SC) segue a frente em quatro das cinco categorias.  Apenas em total de Posts a liderança é de Rafael Greca (PSD-PR).

Prefeituras: Nesta quinzena, a Prefeitura de Manaus aparece a frente em Visualizações e Posts. A prefeitura do Rio de Janeiro é a página com maiores números de Interações e de crescimento do número de seguidores.

Mídia Tradicional – Nesta quinzena, a Jovem Pan News aparece em primeiro lugar  em interações e crescimento do número de seguidores. A CNN surge a frente em Visualizações e Total de Posts.

Mídia Alternativa – A página do Catraca Livre lidera em Visualizações e crescimento de seguidores. Em Total de posts a liderança é do Metrópoles e em Interações é da Quebrando Tabu.

Deputados/as federais –Carla Zambelli (PL-SP) aparece em primeiro lugar em Total de Interações, Posts e Visualizações.  André Janones (AVANTE-MG) lidera em Total de Seguidores e Crescimento do número de seguidores.

Partidos: O Partidos do Trabalhadores (PT) manteve em todas as categorias, exceto em total de Seguidores que é liderada pelo NOVO.

Na primeira posição do ranking temos Bocalom, prefeito de Rio Branco, capital do Acre, divulgando vídeo de Luís Roberto Barroso sobre suposto roubo ocorrido na era Lula.

Na sequência do ranking temos Carlos Vera, deputado federal do PT, divulgando o jingle de campanha de Lula , candidato de seu partido à presidência da república.

Na terceira posição, temos uma postagem em vídeo da Band News TV a respeito do debate presidencial do segundo turno entre Lula do PT e Jair Bolsonaro do PL. No vídeo em questão, ambos os candidatos à presidência debatem sobre os casos de corrupção na estatal Petrobras.

Na quarta colocação vem Alencar Santana, deputado federal de São Paulo divulgando a live entre Lula e Janones no dia 21 de outubro deste ano.

Fechando o Top 5 da quinzena temos o delegado e deputado federal do PP, Felício Terra. O deputado divulgou em sua página de Facebook um vídeo-recorte do debate presidencial do segundo turno das eleições dando a entender que Bolsonaro teria levado a melhor sobre Lula no debate em questão.

Na primeira posição do ranking aparece a postagem da página do deputado federal Carlos Jordy (PL/RJ). Trata-se da transmissão ao vivo do debate presidencial realizado pela Rede Globo dois dias antes das eleições.

Em segundo lugar consta a transmissão ao vivo feita pela página de Jair Bolsonaro (PL) com as declarações de apoio de cantores sertanejos como Leonardo e Gustavo Lima. No discurso, Bolsonaro enfatiza a existência de dois lados que apresentam muitas diferenças e que seu lado é o que não quer ideologia de gênero, nem a liberalização das drogas

Na terceira posição do ranking novamente aparece a transmissão ao vivo feita pela página de Jair Bolsonaro (PL) esclarecendo informações sobre o suposto vídeo de pedofilia. Ressaltou que sempre combateu a pedofilia e que sempre foi contra o regime venezuelano.

Em quarto lugar consta a transmissão ao vivo feita página do deputado federal André Janones (AVANTE) ao lado do até então candidato Lula. Janones afirma que Paulo Guedes fez uma declaração dizendo que mudaria “a maneira de corrigir o valor do salário mínimo”, o que causaria uma “uma redução do valor real da correção do salário mínimo”. Lula, por sua vez, promete que em seu governo o salário mínimo será aumentado todo ano pelo crescimento da economia.

Na quinta posição do ranking de interações, mais uma vez aparece a página de Jair Messias Bolsonaro (PL). Trata-se de uma postagem com a foto de Bolsonaro vestindo a faixa presidencial e um versículo bíblico em seguida.

Por Ana Paula Lima, Andressa Liegi Costa, Carina Souza, Elisa Nascimento, Isadora Abdu Nogueira, João Pedro Fevereiro, Juliana Leitão, Rodrigo Ananias, Eduardo Barbabela, João Feres Jr

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!