O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

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M Eleições: De 17 a 23 de outubro de 2022

Presidenciáveis

Na terceira semana do 2º turno, Jair Bolsonaro (PL) registrou um recuo nas suas métricas de engajamento, perdendo quase 500 mil interações e alcançando quase 21 milhões de visualizações, que, apesar de ter sido melhor que na segunda semana, não foi nem de perto sua melhor métrica. Seu oponente, Lula (PT) apresentou um crescimento de mais de 1 milhão de interações e mais de 2 milhões de visualizações, sendo também quem mais publicou, com 98 posts, uma diferença significativa de Bolsonaro (57 posts).

Entre os candidatos derrotados, os que mais publicaram foram Felipe d’Avila (NOVO) e Simone Tebet (MDB), tendo esta também mais visualizações, com quase 35 mil. Quem mais ganhou seguidores foi Bolsonaro (64,7 mil), seguido por Lula (37 mil) e Simone Tebet (6,5 mil). Padre Kelmon (PTB), que apoia o presidente, ganhou 690 seguidores e apresentou um aumento significativo na métrica de interações, alcançando 9,2 mil, quase o triplo da segunda semana.

Publicação com maior número de Interações dos candidatos

A publicação com maior número de interações de Bolsonaro (PL) foi uma live realizada em 17 de outubro, com o título “Declaração à nação”, junto dos cantores sertanejos Gusttavo Lima e Leonardo. Nela, o presidente fala que o Brasil está no caminho certo e da importância do agronegócio, que está muito ligado aos sertanejos em geral, e que eles comungam os valores do cristianismo e da família. Gusttavo Lima e Leonardo também falam brevemente e declaram apoio à reeleição do presidente, pedindo a confiança de seus seguidores.

Já o post de Lula (PT) com mais interações foi a transmissão completa de sua participação no podcast Flow, na qual fala que Bolsonaro mente compulsivamente. Lula também discute sobre fake news, o Congresso eleito para 2023, o que pretende fazer se eleito, a operação Lava Jato e os processos que sofreu, a escolha de Alckmin como vice, a questão do aborto, o teto de gastos e reforma trabalhista, a regulação da mídia, o PROUNI, entre outros temas.

GOVERNADORES

Alagoas (AL) – Paulo Dantas (MDB) lidera no total de visualizações, posts e variação de seguidores. Rodrigo Cunha (UNIÃO) lidera no total de interações e total de seguidores.

A publicação com maior interação de Paulo Dantas (MDB) é um vídeo no qual diversos prefeitos falam da suspensão do programa de entrega de cestas básicas e informam que o pedido de suspensão foi feito pelo candidato Rodrigo Cunha (UNIÃO). Dantas coloca na legenda: “ Rodrigo Cunha, quem tem fome não pode esperar.”

A publicação com maior interação de Rodrigo Cunha (UNIÃO) é uma imagem print de um tweet de seu comentando à notícia “PF identifica responsável por ataque ao comitê eleitoral de Rodrigo Cunha.” Em seu comentário, diz que os agressores aparentemente receberam R$ 50,00 para o feito e questiona quem os pagou.

Amazonas (AM) – Eduardo Braga (MDB) é o líder em quase todos os quesitos, só perdendo para Wilson Lima (UNIÃO) no número de crescimento de seguidores.

A publicação de maior interação de Eduardo Braga (MDB) é uma imagem dele com o candidato à presidência Lula (PT) em que ele apresenta o “Novo Cidadão”, uma ampliação do auxílio estadual de R$500,00 para 500 mil famílias – que deverá se juntar aos R$600,00 de auxílio do governo federal (aqui representado por Lula), totalizando R$1.100,00.

Já a publicação de maior interação de Wilson Lima (UNIÃO) é uma imagem dele brincando com sua filha, com a legenda “Antes de começar a agenda, uma pausa para ficar um tempo com ela”. 

Bahia (BA) – Jerônimo Rodrigues (PT), lidera em quase todas as categorias, menos no total de seguidores, que ACM Neto (UNIÃO) lidera.

A publicação de maior interação de ACM Neto (UNIÃO) é uma imagem onde ele aparece em um debate na emissora Band no qual seu adversário não compareceu. Lê-se: “Começou mais um debate, só com ACM Neto”.

O post de maior interação de Jerônimo Rodrigues (PT) é um vídeo de um ato de rua de sua campanha. É possível ver diversas pessoas de vermelho na rua, enquanto toca a música de sua campanha.

Espírito Santo (ES) – Carlos Manato (PL) apostou em uma nova estratégia de campanha que parece ter resultado, uma vez que assume a liderança em interações e visualizações.

A publicação de maior interação do candidato Carlos Manato (PL) trata-se de um vídeo do Governador Renato Casagrande sendo expulso do CEASA em pleno ato de campanha. Com isso, o candidato Carlos Manato escreveu “O governador de FakeNews sofrendo do seu próprio veneno”.

Já a publicação com maior interação do candidato Renato Casagrande (PSB) é uma fotografia do novo Aguaviário, com a legenda “Olha quem chegou”, em que aparece inaugurando uma das primeiras embarcações a operarem na baía de Vitória, uma promessa de seu governo.

Mato Grosso do Sul (MS) – Capitão Contar (PRTB) segue sendo o líder em quase todos os quesitos, só perdendo para Eduardo Riedel (PSDB) no total de publicações.

A publicação de maior interação de Eduardo Riedel (PSDB) é um vídeo do debate do SBT/Top Mídia News em que o candidato defende que seu governo será técnico e comprometido com o estado.

Já a publicação de maior interação do Capitão Contar (PRTB) é uma imagem com os dizeres “Intenção de voto espontâneo – 2º turno” com o resultado de uma pesquisa feito pelo Instituto Veritá em que o candidato aparece com 57,3% das intenções de votos.

Paraíba (PB) – Pedro Cunha (PSDB) lidera em quase todas as categorias, menos no total de posts, onde João Azevedo (PSB) lidera.

O post de maior interação de João Azevedo (PSB) é um vídeo de um ato de sua campanha no qual pode-se ver várias pessoas vestidas de vermelho, enquanto toca a música de sua campanha ligada ao candidato à presidência Lula (PT).

O post de maior interação de Pedro Cunha (PSDB) é uma foto em comemoração ao aniversario de sua avó. Na legenda lemos: “E o dia começa hj celebrando a vida de @gloriaclima! Um ser humano incrível…”

Pernambuco (PE) – Mesmo cenário da semana anterior.

A publicação de maior interação de Marília Arraes (SOLIDARIEDADE) é um vídeo no qual a candidata comenta uma pergunta que fez à sua adversária no debate do dia anterior sobre as sanções internacionais que o Brasil tem sofrido devido às políticas ambientais e a qual sua adversária não soube responder.

O post de maior interação de Raquel Lyra (PSDB) é uma foto sua na rua, com várias pessoas à sua volta enquanto seguram uma bandeira de Pernambuco.

Rio Grande do Sul (RS) – Eduardo Leite (PSDB) manteve a liderança em visualizações e interações.

A publicação com maior interação do candidato Eduardo Leite (PSDB) é um vídeo propaganda em que ele defende governar para os gaúchos, independentemente se o eleitor tem preferência por um presidenciável ou outro.

Já a publicação de maior interação do candidato Onyx Lorenzoni (PL) é uma  imagem de tweet seu onde criticando uma suposta censura e também enfatizando o apoio a Bolsonaro.

Rondônia (RO) – Marcos Rogério (PL) segue sendo o líder absoluto em todas as categorias.

A publicação de maior interação de Marcos Rogério (PL) é uma live da transmissão do debate da SIC TV.

Já a publicação de maior interação do Coronel Marcos Rocha (UNIÃO) apresenta fotos de sua visita à cidade de Guajará-Mirim.

Santa Catarina (SC) – Jorginho Mello (PL) recupera a liderança em interações e visualizações.

A publicação de maior interação de Jorginho Mello (PL) é um vídeo de resposta do Pastor Claudio Duarte sobre o pleito que está por vir, enfatizando um discurso em prol do patriotismo e das tradições, em apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro.

No outro lado, a publicação de maior interação de Décio Lima (PT) apresenta resultado da pesquisa de opinião Datafolha, na qual Lula aparece com 52% das intenções dos votos, acompanhado de legenda: “O Brasil já escolheu! É Lula presidente!”.

São Paulo (SP) – Não houve variação em relação à semana.

A publicação de maior interação de Tarcísio Gomes de Freitas (REPUBLICANOS) é uma imagem, com os dizeres “Um recado de São Paulo para o Brasil: PT não!”, com o resultado de uma pesquisa feita pelo Instituto Veritá em que o candidato aparece com 61,2% das intenções de votos.

Já a publicação de maior interação de Fernando Haddad (PT) é um vídeo com a legenda “Chico Pinheiro explica o orçamento secreto”. No vídeo, o jornalista Chico Pinheiro afirma que o orçamento secreto é o maior esquema de corrupção da história do Brasil, com desvio de bilhões de reais da saúde, educação e outras áreas, e que o esquema recebe o nome de “bolsolão”. Ele afirma ainda que o candidato Tarcísio, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), pretende trazer o esquema pra São Paulo, instaurando o “bolsolão estadual”.

Sergipe (SE) – Rogério Carvalho (PT) segue no primeiro lugar em interações e visualizações.

A publicação de maior interação do candidato Rogério Carvalho (PT) trata-se do recorte temporal do vídeo de ameaça ao presidenciável Lula, por um eleitor apoiador de Bolsonaro e dono de dez hectares de terra. Do lado do vídeo, há a legenda do candidato na qual ele demonstra o seu descontentamento aos defensores das armas, que é uma pauta geralmente defendida por eleitores bolsonaristas.

Já a divulgação com maior interação do candidato Fábio Mitidieri (PSD) é um vídeo de campanha para votar em seu número, 55, para que os eleitores não confundam a ordem de votação. “Primeiro você vota em governador e depois em presidente.”

Você pode baixar o relatório, clicando aqui.

Por Ana Paula Lima, Andressa Liegi Costa, Carina Souza, Elisa Nascimento, Isadora Abdu Nogueira, João Pedro Fevereiro, Juliana Leitão, Rodrigo Ananias, Eduardo Barbabela, João Feres Jr

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