M Eleições: De 24 a 30 de outubro de 2022
Presidenciáveis
Na última semana de campanha, Jair Bolsonaro (PL) obteve um crescimento de quase 2 milhões de interações e de mais de 7 milhões de visualizações. Lula (PT) perdeu cerca de 600 mil interações, porém conquistou mais de um milhão de visualizações, ainda assim alcançando cerca de metade das métricas do oponente, apesar de ter sido o vencedor do pleito com uma pequena diferença de 1,8 pontos percentuais.
Lula continuou sendo quem mais publicou (90 posts), seguido por Bolsonaro com 60. Destacou-se uma maior quantidade de interações nas páginas de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), além do destaque à Vera (PSTU) que alcançou o 4º lugar no número de publicações, após Tebet. Nessa semana, Lula ganhou mais seguidores (65 mil), seguido por Bolsonaro (55 mil) e Tebet (6 mil).
Publicação com maior número de Interações dos candidatos
A publicação com maior número de interações de Bolsonaro (PL) foi uma foto, sua no dia anterior ao dia da votação, sorrindo e com a faixa presidencial, acompanhada de uma passagem biblíca que se refere a uma luta do bem contra o mal e da frase “Que Deus abençoe o nosso amado Brasil!”.
Já o post de Lula (PT) com mais interações foi uma live de seu pronunciamento após a vitória no pleito. A transmissão tem quase meia hora e além das presenças comuns de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e de sua esposa, Janja, apresenta mais de uma dezena de figuras junto do candidato vencedor, especialmente lideranças políticas que o apoiaram durante a campanha.
GOVERNADORES
Alagoas (AL) – O vencedor do pleito no estado, Paulo Dantas (MDB), liderou no total de interações, posts e variação de seguidores, enquanto Rodrigo Cunha (UNIÃO) esteve à frente no total de visualizações.
O post com maior interação de Paulo Dantas (MDB) foi uma coleção de imagens com o título “A verdade venceu. Paulo Governador voltou!”, junto de recortes de notícias sobre a volta de Dantas ao cargo de Governador.
O post com maior interação de Rodrigo Cunha (UNIÃO) foi um recorte, de 1 minuto, de entrevista na qual Cunha afirma que Paulo Dantas não foi inocentado e ainda deve explicações à Justiça, além de utilizar-se do caso para se contrapor e ligar o oponente à corrupção.
Amazonas (AM) – Mesmo cenário da semana anterior.
A publicação de maior interação de Eduardo Braga (MDB) foi uma imagem com os dizeres “Wilson sente a pressão! Dudu encurtou a diferença para só 4 pontos” com o resultado de uma pesquisa do Instituto Idea, em que o candidato aparece com 46% das intenções de votos.
Já a publicação de maior interação de Wilson Lima (UNIÃO) foi uma imagem agradecendo a reeleição, com os dizeres “O povo venceu de novo! Obrigado, Amazonas!”, publicada após a apuração dos votos.
Bahia (BA) – O vencedor do pleito, Jerônimo Rodrigues (PT), lidera em total de interações, posts e variação de seguidores, enquanto ACM Neto (UNIÃO) obteve maior quantidade de visualizações.
O post de maior interação de ACM Neto (UNIÃO) é uma live de sua coletiva de imprensa na qual agradece os votos recebidos.
O post de maior interação de Jerônimo Rodrigues (PT) foi a transmissão de uma live conduzida no formato de um programa no qual o candidato dialoga com o público.
Espírito Santo (ES) – Manato (PL) manteve a liderança em interações, visualizações e variação de seguidores. Vencedor do pleito, com 53,8% dos votos válidos, Renato Casagrande (PSB) despontou apenas na quantidade de publicações.
A publicações de maior interação de Manato (PL) trata-se de uma foto do próprio com Eduardo Bolsonaro, agradecendo sua visita ao Estado.
Já o post com maior interação de Renato Casagrande (PSB) é uma imagem agradecendo a todos que permitiram que ele se reelegesse.
Mato Grosso do Sul (MS) – Capitão Contar (PRTB) foi líder no total de interações, de visualizações e de seguidores. Eduardo Riedel (PSDB), o vencedor do pleito com 56,9% dos votos válidos, foi líder no total de posts e no crescimento de seguidores.
A publicação de maior interação de Capitão Contar (PRTB) foi um vídeo em que ele afirma que “é a voz de Bolsonaro no Mato Grosso do Sul”.
Já a publicação de maior interação de Eduardo Riedel (PSDB) foi uma imagem, postada após a apuração das urnas, com a legenda “Obrigado, Mato Grosso do Sul”.
Paraíba (PB) – Mesmo cenário da semana anterior.
O post de maior interação de João Azevedo (PSB), vencedor do pleito, foi uma foto dele ao lado da urna eletrônica, com duas crianças. Na legenda: “Dia de exercer a cidadania e cumprir o nosso dever com a democracia. #eleições #vote #democracia”
O post de maior interação de Pedro Cunha (PSDB) foi uma foto sua agradecendo os votos recebidos.
Pernambuco (PE) – Marília Arraes (Solidariedade) lidera no total de posts e de seguidores. Raquel Lyra (PSDB), a vencedora do pleito com 58,7% dos votos válidos aparece em primeiro lugar no total de interações, de visualizações e no crescimento de seguidores.
O post de maior interação de Marília Arraes (Solidariedade) foi um vídeo no qual fala sobre os ataques que recebeu dos apoiadores de sua adversária, por estar com um terço na mão durante o último debate para governadora de Pernambuco.
O post de maior interação de Raquel Lyra (PSDB) foi um vídeo em que mostra o momento em que ela e sua família recebem a notícia de que ela ganhou as eleições para governadora.
Rio Grande do Sul (RS) – O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) manteve a o primeiro lugar em interações, total de publicações e crescimento do número de seguidores Onyx Lorenzoni (PL) liderou nas visualizações.
A publicação com maior número de interações de Eduardo Leite (PSDB) trata-se de uma foto do mesmo com sua equipe agradecendo ao Estado do Rio Grande do Sul e demonstrando o seu afeto ao povo gaúcho.
Já o post com mais interações de Onyx Lorenzoni (PL) trata-se de um vídeo do mesmo respondendo a uma difamação, relacionada aos gastos de campanha vinculados aos aluguéis de salas e quartos em hotéis.
Rondônia (RO) – Mesmo cenário da semana anterior.
A publicação de maior interação de Marcos Rogério (PL) é um vídeo do debate na Rede Amazônica em que questiona o oponente a respeito da falta de aulas para os estudantes do Baixo Madeira.
Já a publicação de maior interação de Coronel Marcos Rocha (UNIÃO) é uma imagem publicada após a apuração de votos, com os dizeres “Obrigado, Rondônia”.
Santa Catarina (SC) – Nesta última semana, Décio Lima (PT), recuperou a liderança em interações, visualizações e quantidade de publicações. Contudo, o vencedor do pleito foi Jorginho Mello (PL), que obteve 70,69% dos votos válidos.
A publicação de maior interação de Jorginho Mello (PL) foi um post de agradecimento à população de Santa Catarinense por ter escolhido ele como o próximo governador.
O post de maior interação de Décio Lima (PT) trata-se de um vídeo do candidato e Lula caminhando pelas ruas de Santa Catarina.
São Paulo (SP) – Não houve variação em relação à semana anterior.
A publicação de maior interação de Fernando Haddad (PT) foi uma imagem, publicada após a apuração dos votos, com os dizeres “Obrigado, São Paulo”.
A publicação de maior interação de Tarcísio Gomes de Freitas (REPUBLICANOS) foi um vídeo com a legenda “Sobre Paraisópolis. Chega de mentira. Vamos reestabelecer a verdade. #ChegaDeFakeNews”, em que o candidato esclarece sobre o incidente ocorrido no dia 17/10/2022.
Sergipe (SE) – Não houve variação em relação à semana anterior.
O post de maior interação do candidato Rogério Carvalho (PT) trata-se de uma foto de Lula, na qual Carvalho afirma que o dia 30 é um dia para comemorar, pois a esperança renascerá com o Lula.
Já a divulgação com maior interação do Candidato Fábio Mitidieri (PSD) é um vídeo informativo acerca da sua condição de saúde, que por ser bariátrico, teve que se internar por motivos de fadiga e dificuldade para respirar.
Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.