O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

DONI #1 – 1 a 7 de abril de 2023

O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro que analisa a cobertura dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais em relação ao Governo Federal e à Presidência da República. 

No DONI são computadas todas as manchetes, chamadas, artigos de opinião, colunas e editoriais que citaram o Governo Federal, o presidente, ou algum personagem ou Instituição do Governo Federal. Essa semana foram analisados 133 textos.

Gráfico 1. Cobertura do Governo Federal por jornal

Os jornais parecem estar convergindo para um perfil de cobertura característico ao que historicamente têm dedicado às gestões do PT: predominância de textos contrários e quase inexistência de textos favoráveis. É preciso lembrar que são textos opinativos em sua imensa maioria, onde deveríamos esperar pluralidade. 

Calculando o Índice de Viés (IV) como (F-C)/(A+N), no qual F é o n° de favoráveis, C o n° de contrárias, A o n° de ambivalentes e N o n° de neutras, temos o Estadão liderando em negatividade com IV de -1,25, a Folha com -0,84 e o Globo com -0,63. É importante notar que os textos contrários são maioria em todos os jornais.  

Gráfico 2. Cinco temas mais presentes na cobertura do Governo Federal

As valências no gráfico estão associadas às posições e ações tomadas pelo Presidente Lula ou pelo Governo Federal em relação aos temas. Por exemplo, em um texto sobre economia com valência Negativa para Lula, significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o presidente é tratado nesse assunto é negativa. Se levarmos em conta o fato de a regra fiscal e o marco do saneamento também serem assuntos relativos à economia, constatamos que esse tema foi de longe o mais importante da semana. 

Gráfico 3. Cobertura do Governo Federal por tipo de texto

Aqui vemos mais claramente o posicionamento dos jornais, em seus editoriais e na opinião que representam em suas páginas, por meio de colunistas e artigos de convidados. Os contrários prevalecem fortemente nos editoriais e nos demais textos opinativos, com textos favoráveis aparecendo esparsamente na Folha e no Globo. Isso confirma uma prática já detectada em análises anteriores do Manchetômetro de que os jornais arregimentam comentadores e convidados que partilham das mesmas opiniões dos editoriais.

Gráfico 4. Enquadramentos mais presentes na cobertura do Governo Federal

Gráfico 5. Cobertura do Presidente Lula por jornal

Calculando o Índice de Viés como (F-C)/(A+N), no qual F é o n° de favoráveis, C o n° de contrárias, A o n° de ambivalentes e N o n° de neutras, temos o Estadão liderando em negatividade com IV de -3, o Globo com -0,37 e a Folha com -0,35. 

Gráfico 6. Cinco temas mais presentes na cobertura do Presidente Lula

Gráfico 7. Cobertura do Presidente Lula por tipo de texto

Gráfico 8. Enquadramentos mais presentes na cobertura do Presidente Lula

Análise da Semana

Na primeira semana de abril, a cobertura dos jornais sobre o presidente Lula e seu governo teve três assuntos principais. Primeiramente, foi discutida a proposta de Arcabouço Fiscal do ministro Fernando Haddad. Apesar de muito elogiada por mostrar preocupação com a questão fiscal, o arcabouço recebeu diversas críticas por não ter metas realistas para funcionar plenamente. A crise entre Lula e Roberto Campos Neto também foi mencionada frequentemente nesses textos.

O segundo tema importante foi a interrupção da Reforma do Ensino Médio. A medida foi bastante criticada na mídia, por trazer prejuízos a milhões de alunos. Houve até sugestão de que a decisão teria sido apenas revanche contra o governo Temer, que aprovou a Reforma.

Finalmente, o terceiro tema foram os decretos que modificaram o Marco do Saneamento Básico. Surgido apenas nos últimos dois dias da semana, o tema trouxe dois debates distintos: um econômico e outro político. A econômica acusa o Marco do Saneamento Básico de prejudicar o investimento privado, ao favorecer empresas públicas. Do ponto de vista político, o Marco foi duramente criticado por supostamente abrir mão de licitações na área.

Por fim, um argumento que apareceu de maneira difusa nesse universo de textos da cobertura dos jornais foi que o governo estaria se mostrando inapto para responder aos desafios do país.

Você pode baixar o relatório, clicando aqui.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!