M Facebook 2023: Março
Destaques do Mês
Figura Política
Interações: Jair Bolsonaro (ex-presidente) (2.917.711)
Visualizações: Joice Hasselmann (PSDB-SP) (7.379.687)
Variação de seguidores: Tito (AVANTE-BA) (+21.805)
Governadores/as
Interações: Tarcísio Gomes de Freitas (REPUBLICANOS-SP) (439.907)
Visualizações: Helder Barbalho (MDB-PA) (944.508)
Variação de seguidores: Tarcísio Gomes de Freitas (REPUBLICANOS-SP) (+12.096)
Prefeitos/as
Interações: Rafael Greca (UNIÃO-PR) (164.007)
Visualizações: Rafael Greca (UNIÃO-PR) (662.964)
Variação de seguidores: João Campos (PSB-PE) (+1.320)
Governos de Estado
Interações: Governo da Bahia (55.373)
Visualizações: Governo da Bahia (1.812.600)
Variação de seguidores: Presidência do Brasil (+919)
Prefeituras
Interações: Prefeitura do Rio de Janeiro (157.613)
Visualizações: Prefeitura do Rio de Janeiro (8.056.802)
Variação de seguidores: Prefeitura do Rio de Janeiro (+1.507)
Partidos
Interações: Partido Liberal (375.823)
Visualizações: Partido Liberal (1.381.689)
Variação de seguidores: Partido Liberal (+10.364)
Deputados/as Federais
Interações: Carla Zambelli (PL-SP) (4.561.344)
Visualizações: Helio Lopes (PL-RJ) (9.737.586)
Variação de seguidores: Tiririca (PL-SP) (+78.476)
Senadores/as
Interações: Humberto Costa (PT-PE) (1.023.872)
Visualizações: Flávio Bolsonaro (PL-RJ) (4.908.070)
Variação de seguidores: Sérgio Moro (PODEMOS-PR) (+10.854)
Ministros/as
Interações: Paulo Pimenta (462.964)
Visualizações: Paulo Pimenta (2.212.241)
Variação de seguidores: Paulo Teixeira (+3.488)
Instituições Federais
Interações: Ministério da Saúde (200.178)
Visualizações: Ministério da Saúde (6.856.130)
Variação de seguidores: Ministério dos Transportes (+3.050)
Mídia Tradicional
Interações: G1 (3.701.905)
Visualizações: Rede TV (8.742.419)
Variação de seguidores: TV Globo (+92.333)
Mídia Alternativa
Interações: Revista IstoÉ (836.732)
Visualizações: Diário do Centro do Mundo (968.469)
Variação de seguidores: Quebrando o Tabu (-9.329)
Movimentos Sociais
Interações: Somos todos Bolsonaro (1.269.157)
Visualizações: Ranking dos Políticos (1.028.744)
Variação de seguidores: Brasil Paralelo (+16.136)
Overperforming
Primeira quinzena
O vídeo de melhor desempenho da primeira quinzena foi da deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ), discursando em defesa de Nikolas Ferreira (PL-MG), seu companheiro de partido. Em seu discurso, Tonetto afirma que o deputado mineiro teria sido ameaçado e silenciado pela bancada de esquerda do Congresso Nacional. A fala faz referência ao discurso polêmico de Nikolas Ferreira no dia das mulheres.
O segundo lugar na semana ficou com a página de Pedro Uczai (PT-SC) A publicação reproduz a matéria do Jornal Nacional sobre o escândalo das joias da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, detalhando as múltiplas tentativas frustradas do governo Bolsonaro de reaver as joias. A matéria também apresenta as implicações jurídicas de tentar se apossar das mesmas.
Finalmente, a terceira posição fica com o também deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) com mais um discurso defendendo a fala de Nikolas Ferreira no dia 8 de março. No vídeo, o interlocutor endossa às falas de Nikolas Ferreira, instiga as mulheres a endossá-las e ataca parlamentares mulheres por criticarem a fala de Nikolas no Congresso Nacional.
Segunda quinzena
A primeira posição na segunda quinzena é um vídeo da página Notícias RedeTV, entrevistando o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP). Randolfe defende a candidatura de Lula em 2026 argumentando que o petista é o único capaz de conter a onda fascista que ataca a política brasileira desde o início da década passada.
A seguir temos a publicação do senador Márcio Bittar (UNIÃO-AC). No post, Bittar parabeniza o ex-presidente Jair Bolsonaro pelos seus 68 anos de vida.
A terceira posição é do deputado federal Rodrigo Valadares (UNIÃO-SE). Na publicação, o deputado questiona o ministro da Justiça, Flávio Dino, sobre a maneira como o governo federal lidou com as revoltas nos presídios no final de março.
Resumo
Nas duas quinzenas do mês de março, as páginas de direita predominaram o top 3 de Overperforming. Na primeira quinzena, o tema em destaque foi a fala do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) no dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, que foi considerada como transfóbica e violenta fora do Congresso. Os aliados do deputado saíram em sua defesa, advogando em prol da liberdade de expressão e dominaram o enquadramento sobre a narrativa.
Por sua vez, na segunda quinzena, os temas foram variados e não há uma tendência clara de publicações.
Taxa de Interações
Primeira quinzena
O vídeo com mais interações da primeira quinzena é o mesmo vídeo com melhor desempenho. No vídeo, a deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ) faz uso da tribuna para expressar solidariedade ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
Em segundo lugar ficou um post da deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) também sobre a fala de Nikolas Ferreira. No vídeo, Tonantzin participa do programa Painel CNN sobre a fala do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) no Dia das Mulheres. A deputada enfatiza o uso inadequado da tribuna por Nikolas Ferreira e menciona a abertura de um pedido de cassação do mandato do mesmo pelo PT.
Por fim, a terceira posição também é sobre a fala de Nikolas. Dessa vez. o deputado federal Éder Mauro (PL-PA) compartilha a fala do colega parlamentar Nikolas Ferreira durante a sessão da tribuna sobre o Dia das Mulheres. Na legenda da postagem, Éder Mauro escreve: “Deputada Nikole manda recado pra TODES…Esse é dos meus! ”.
Segunda quinzena
O primeiro lugar na segunda quinzena ficou com o senador Carlos Portinho (PL-RJ). No vídeo postado, o senador acusou o presidente da comissão de Educação de agir de forma antidemocrática e de causar danos ao parlamento.
A segunda e terceira posições são do deputado Rodrigo Valadares. O segundo lugar ficou com a publicação de Valadares questionando Dino na CCJ, tal qual descrevemos no ranking de desempenho.
Já na terceira colocação Valadares defende seu colega Felipe Francischini (União-PR), que foi alvo de uma ofensa. No vídeo compartilhado pelo deputado, é possível observar sua indignação e tentativa de captar o momento exato em que a ofensa foi proferida.
Resumo
Em ambas as quinzenas de março, predominaram parlamentares da oposição, com somente uma deputada do PT figurando nos rankings. Na primeira quinzena, as três publicações discutem fala proferida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) na tribuna da Câmara dos Deputados no dia da Mulher. No entanto, conforme vimos no ranking de overperforming, a direita demonstrou maior controle sobre a narrativa nas redes.
Na segunda quinzena de março, a oposição continuou dominando as redes. As três publicações dizem respeito à atuação de oposicionistas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em embates contra o governo ou contra algum parlamentar governista. Dessa forma, a oposição conseguiu apresentar uma atuação combativa nas redes, o que ainda prejudica a imagem do atual governo no Facebook.
Para baixar nosso relatório, clique aqui.