O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

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ODR 1 – Fake News: Ajuda à Argentina

O presente relatório visa a compreender a repercussão nas redes sociais da difusão da notícia falsa de que Lula teria atuado para liberar mais de um bilhão de dólares à Argentina com o objetivo de barrar a candidatura de Javier Milei. Tal notícia originou-se de matéria publicada pelo Jornal Estado de S.Paulo, no dia 3 de outubro, e, em seguida, desmentida oficialmente pela ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Nossa análise incide sobre as páginas públicas que circularam posts no período de 3 a 5 de outubro de 2023, filtradas pela seguinte string de busca: Lula AND (“escândalo” OR “Argentina” OR “empréstimo” OR “dólares” OR “Massa” OR “Milei”). Realizamos a coleta de dados na plataforma Crowdtangle, nas bases de páginas do Facebook e do Instagram.

Este relatório é dividido em três seções: análise de dados do Facebook; análise de dados do Instagram, e conclusões.

1.     FACEBOOK

Tabela 1. Dados Gerais

Publicações705
Total de páginas que postaram464
Interações233.120

Tabela 2. Total de interações e postagens por dia

DiaTotal de interaçõesTotal de posts
03/10/2023212644
04/10/2023193339431
05/10/202337655230

A tabela 2 demonstra que houve um maior foco de publicações no dia 4 de outubro, quando também houve maior incidência de interações.

Tabela 3. Top 6 postagens com maior número de interações

PosiçãoGrupoPerfilTotal de InteraçõesLink
Pro FakeDireitaDr. Luan Amâncio28.910https://www.facebook.com/100078601998973/posts/312756684687729
Pro FakeDireitaMais Sudeste Notícias18.276https://www.facebook.com/100078817929781/posts/314822827821646
Pro FakeDireitaEu Renato Taroco14.275https://www.facebook.com/100050509238738/posts/886906219669678
Pro FakeDireitaCarla Zambelli14.058https://www.facebook.com/100043932348669/posts/867630174711386
DesmentiuEsquerdaSamuel Borelli11.230https://www.facebook.com/100067156560957/posts/638978555017358
DesmentiuEsquerdaGleisi Hoffmann7.720https://www.facebook.com/100044360472979/posts/905205647634776

As quatro primeiras posições do ranking de interações sobre a Fake News são ocupadas por páginas de direita, as pró-fake news, enquanto as duas últimas posições são ocupadas por páginas de esquerda que desmentem a informação. Em primeiro lugar, está a página do Dr. Luan Amâncio com um vídeo de 10 minutos e 31 segundos comentando a reportagem de Vera Rosa no Estadão. Durante o vídeo, Luan lê a reportagem e descreve a suposta atuação de Lula como crime de responsabilidade fiscal. A legenda diz que Lula se envolve em um escândalo internacional e descreve Milei como o “Bolsonaro argentino”.

A segunda posição é ocupada por um recorte do programa Mundial Telenotícias postado pela página Mais Sudeste Notícias. O vídeo possui 10 minutos e 47 segundos e descreve como teria ocorrido a operação, além de tecer críticas a Alberto Fernández e Lula. Além disso, afirma que, caso Milei seja eleito, Lula teria grandes chances de perder a liderança do bloco político latino-americano. No vídeo, o jornalista também comenta a dívida do governador do Rio de Janeiro com a União e sobre a crise de segurança pública na Bahia.

A terceira posição é ocupada pela página Eu Renato Taroco, com um vídeo de 3 minutos e 41 segundos, no qual comenta a reportagem do Estadão e questiona se os deputados não iriam fazer nada a respeito. Além disso, fala sobre a reação de Milei frente à notícia e diz que o candidato tem o “apoio total da direita no Brasil”.

A quarta posição é ocupada pela postagem da deputada federal Carla Zambelli, com uma imagem de Lula ao lado do candidato presidencial argentino peronista Sergio Massa, citando a manchete do Estadão entre aspas. Na legenda, Carla Zambelli faz um breve resumo da matéria e questiona onde está a “autodeterminação dos povos”, referência à fala de Lula sobre o “apoio às ditaduras”.

A quinta colocação fica com Samuel Borelli com um vídeo de 5 minutos e 38 segundos, no qual ele desmente informações falsas e explica que a Argentina teve acesso ao empréstimo por meio da aprovação da maioria dos países do CAF, não por conta da atuação de Lula. Além disso, ele tece críticas ao candidato presidencial argentino Milei e ao Estadão, que publicou uma fake news para ganhar mais audiência.

Por último, o sexto lugar é ocupado pela deputada federal e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman. Com a legenda “Chega de mentiras!”, o vídeo mostra a ministra do Planejamento, Simone Tebet, desmentindo a narrativa falsa, dizendo que Lula não a acionou e que o empréstimo do CAF foi aprovado por 20 dos 21 países. Além disso, esclarece que o dinheiro doado não é do governo brasileiro, apesar de ter 8% de participação no banco, e que a Argentina já pagou o CAF em tempo hábil.

Tabela 4. Top 20 Páginas que conquistaram mais interações com publicações sobre a fake news

GrupoPáginaTotal de interações
DireitaDr. Luan Amâncio28.910
DireitaMais Sudeste Notícias18.276
DireitaEu Renato Taroco14.275
DireitaCarla Zambelli14.058
EsquerdaSamuel Borelli11.230
DireitaCarla Zambelli9.374
DireitaPHB – Partido Honesto Brasileiro7.944
EsquerdaGleisi Hoffmann7.720
DireitaEu Renato Taroco7.502
DireitaDr. Sandro Lucio Gonçalves6.017
DireitaBia Kicis5.478
DireitaBrasil acima de Tudo4.594
DireitaDesmascarando 24.288
DireitaFilipe Barros3.660
DireitaCoppolla3.501
DireitaDr. Sandro Lucio Gonçalves3.426
EsquerdaGleisi Hoffmann3.286
DireitaRicardo Arruda3.218
DireitaMiguel Antônio2.612
DireitaO Brasil e Direita2.204

As páginas de direita marcaram uma presença mais forte no Facebook, com um número significativamente maior de interações em comparação com as páginas de esquerda. O grupo de páginas de direita presentes no top 20 obteve um total de 149.611 interações, enquanto o grupo de esquerda recebeu um total de 22.236 interações.

Tabela 5. Top 5 postagens com melhor performance[1]

PosiçãoGrupoPerfilPerformanceLink
Pro FakeDireitaRicardo Arruda15,25https://www.facebook.com/photo.php?fbid=865378381619108&set=a.520353619454921&type=3
DesmentiuEsquerdaRevista Fórum12,68https://revistaforum.com.br/politica/2023/10/4/video-em-menos-de-minutos-tebet-enterra-fake-news-do-estado-sobre-emprestimo-argentina-145267.html
Pro FakeDireitaJovem Pan News9,37https://www.facebook.com/jovempannews/videos/336840902170716/
DesmentiuEsquerdaGleisi Hoffmann8,51https://www.facebook.com/gleisi.hoffmann/videos/235484799175642/
Desmentiu CNNBrasil7,26https://www.facebook.com/cnnbrasil/videos/826513082595996/

O ranking de performance no Facebook está dividido entre as páginas de direita e esquerda. Na liderança, aparece a página de Ricardo Arruda compartilhando a fake news com a imagem de Lula e a manchete da matéria do Estadão. A legenda critica Lula, dizendo que, enquanto doa dinheiro para a Argentina, no Brasil o Governo Federal realizou um corte de mais de 1 milhão de pessoas do Bolsa Família e reduziu o repasse às prefeituras em 30%.

A segunda posição é ocupada pela Revista Fórum com o artigo referente ao vídeo da ministra Simone Tebet, desmentindo a fake news em audiência na Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados.

Em terceiro lugar, consta o vídeo postado pela página da Jovem Pan News, no qual os jornalistas comentam sobre a suposta atuação de Lula no empréstimo. Os jornalistas dizem que o Palácio do Planalto negou a informação da influência de Lula, mas ainda assim comentam que haveria uma intenção eleitoral por parte do presidente do Brasil e criticam o fato dos governos do PT sempre ajudarem países como Venezuela, Cuba e Argentina. Além disso, comentam que não sabiam da existência do Banco de Desenvolvimento da América Latina e que a ministra Simone Tebet seria a governadora do banco, descrevendo-o como “mais uma boquinha”.

Em quarto lugar, consta o vídeo de Simone Tebet postado pela página de Gleisi Hoffman, já descrito no ranking de interações do Facebook.

Em quinto lugar, consta a reportagem da CNN Brasil de 11 minutos e 57 segundos, na qual os jornalistas comentam a suposta influência de Lula no empréstimo à Argentina e sobre a reação de Milei frente à informação. A reportagem desmentiu a fake news, mas teceu críticas a Lula, que utiliza a política externa para ajudar países latino-americanos com a mesma ideologia. Além disso, descreveram como “calamidade” a situação político-econômica da Argentina e afirmaram que o dinheiro do CAF e do FMI não iriam resolver os problemas do país.

2.    INSTAGRAM

Tabela 6. Visão geral dos dados

Publicações394
Total de páginas que postaram279
Interações1.015.666

Tabela 7. Total de interações e postagens por dia

DiaTotal de interaçõesTotal de posts
03/10/202329.96718
04/10/2023843.199284
05/10/2023142.50092

A tabela 7 demonstra que, tal qual no Facebook, houve um maior foco de publicações no Instagram  no dia 4 de outubro, quando também houve maior sucesso para conseguir interações.

Tabela 8. Top 5 postagens com maior número de interações

PosiçãoGrupoPerfilTotal de InteraçõesLink
Pro FakeDireitaSergio Moro48.838https://www.instagram.com/p/Cx-whaxudt5/
Pro FakeDireitaJavier Milei48.444https://www.instagram.com/p/Cx9WpP6AbnF/
Pro FakeDireitaCarla Zambelli 2238.459https://www.instagram.com/p/Cx-agBlBuPT/
Pro FakeDireitaCONEXÃO POLÍTICA32.257https://www.instagram.com/p/Cx-0SgTrKRd/
Pro FakeDireitaCONEXÃO POLÍTICA26.173https://www.instagram.com/p/Cx-i4a9rpiB/

O ranking de interações do Instagram é ocupado predominantemente por páginas de direita, com publicações que espalham a narrativa falsa. Em primeiro lugar, aparece a postagem da página de Sérgio Moro com uma imagem da manchete do Jornal Estadão anunciando a operação. Na imagem, aparecem as fotos do presidente Lula e dos candidatos à presidência argentina Javier Milei e Patrícia Bullrich. Moro critica a atuação de Lula, dizendo que o líder político tenta afundar a Argentina ao ajudar o kirchnerismo nas eleições.

A segunda posição é ocupada pela página de Javier Milei com um print do post da página do Estadão na rede social X, em que consta um trecho da reportagem e convida para ler a matéria. Milei escreve na legenda que a casta vermelha treme enquanto a liberdade avança.

Em terceiro lugar, aparece a postagem da deputada federal Carla Zambelli com uma imagem de Lula ao lado do candidato presidencial argentino de esquerda Sergio Massa, com um texto da manchete do Estadão entre aspas. Na legenda, Carla Zambelli faz um breve resumo da matéria e questiona onde está a “autodeterminação dos povos”, referência à fala de Lula sobre o “apoio às ditaduras”.

A quarta posição é ocupada pela página Conexão Política. Na imagem, aparece o candidato presidencial argentino Javier Milei com a manchete “Javier Milei vai pra cima de Lula: ‘A casta vermelha treme'”, fazendo menção à postagem de Milei citada anteriormente.

Em quinto lugar, também consta a publicação da Conexão Digital. Dessa vez, aparece a imagem de Lula e na legenda uma descrição da reportagem do Estadão.

Tabela 9. Top 20 Páginas que conquistaram mais interações com publicações sobre a fake news.

GrupoPáginaTotal de interações
DireitaRevista Oeste64.557
DireitaCarla Zambelli 2259.924
DireitaSergio Moro59.762
DireitaCONEXÃO POLÍTICA58.430
DireitaJavier Milei48.444
DireitaGazeta do Povo31.329
DireitaEstadão ?23.144
DireitaGustavo Gayer21.802
DireitaGil Diniz21.155
DireitaLuiz Philippe de Orleans e Bragança19.465
EsquerdaThiago  dos Reis13.481
DireitaVista Pátria12.840
DireitaHora Brasília11.717
EsquerdaVerônica Arruda11.533
DireitaGustavo Gayer Deputado Federal10.499
DireitaO Antagonista10.303
DireitaPleno.News9.665
DireitaDanuzio Neto8.755
DireitaBia Kicis ?8.297
DireitaKarina B. Michelin ????8.218

A análise das interações nas páginas de esquerda e direita revela algumas tendências distintas. As páginas de direita parecem ter uma presença mais forte no Instagram, com um número significativamente maior de interações em comparação com as páginas de esquerda. O grupo de 18 páginas de direita presentes no top 20 obteve um total de 480.088 interações, enquanto as duas páginas de esquerda receberam um total de 25.014 interações.

Tabela 10. Top 5 postagens com melhor performance

PosiçãoGrupoPerfilPerformanceLink
Desmentiu Metrópoles Política24,28https://www.instagram.com/p/CyA52TZOEXZ/
Pro FakeDireitaCoalizão Conservadora ??10,81https://www.instagram.com/p/Cx-yrksLx8J/
Pro FakeDireitaO Antagonista9,82https://www.instagram.com/p/Cx-jpm9u357/
Desmentiu Rádio Studio 87.7 | Studio TV7,86https://www.instagram.com/p/CyA9d8Yr24T/
Desmentiu Metrópoles São Paulo6,73https://www.instagram.com/p/CyA52TZOEXZ/

O ranking de performance foi dominado por jornais e páginas de direita. Enquanto as publicações dos jornais desmentiam a fake news, as páginas de direita espalhavam a desinformação. Na liderança, consta a postagem compartilhada das páginas Metrópoles Política e Metrópoles São Paulo. Na imagem, Milei comemora junto à sua equipe o texto “Lula atuou para influenciar a eleição na Argentina?”. A legenda traz detalhes da reportagem de Mario Sabino, informando que Simone Tebet revelou que Lula não lhe havia pedido nada e que o Planalto também havia negado a atuação de Lula.

Em segundo lugar, aparece a página de direita Coalizão Conservadora BR com um recorte da reportagem do Jornal Hora Brasília sobre a reação de Milei frente à fake news da ajuda de Lula. A legenda convida para acessar a matéria completa nos stories.

A terceira posição é ocupada pela página de direita O Antagonista, também sobre a reação de Milei. Na imagem, aparece a foto de Milei, e na legenda consta um trecho de sua fala “Muitos comunistas nervosos e com ações diretas contra minha pessoa e meu espaço”, convidando para ler a matéria na íntegra acessando o link na biografia.

Em quarto lugar, aparece a Rádio Studio 87.7 com uma imagem de Milei dizendo que o candidato argentino atacou Lula nas redes sociais. A legenda também convida para acessar a matéria completa através dos stories ou do link nos comentários.

A quinta posição é ocupada por Metrópoles São Paulo em uma publicação compartilhada com Metrópoles Política, já citada anteriormente.

3.    CONCLUSÕES

A análise da repercussão nas redes sociais da fake news sobre uma suposta influência de Lula na eleição argentina evidencia a polarização entre páginas de direita, que propagaram informações falsas, e páginas de esquerda, que buscaram desmentir essas informações. O domínio das páginas de direita tanto no Facebook quanto no Instagram é notável, com números consideravelmente maiores de interações quando comparados às páginas de esquerda.

O conteúdo compartilhado nas páginas de direita, que distorce a realidade e cria narrativas falsas sobre figuras públicas, como Lula e o candidato argentino Javier Milei, foi difundido pelas redes por meio do uso de estratégias que incluem o compartilhamento de manchetes fora de contexto, imagens manipuladas e informações patentemente falsas.

Em contrapartida, as páginas de esquerda demonstraram dificuldade de combater a disseminação dessa fake news, entre outras coisas porque assumiram uma postura defensiva, de resposta à acusação. Devemos também levar em consideração os limites éticos autoimpostos por perfis e pessoas em posição oficial ou mesmo aos meios de comunicação que tentam repelir a imagem de disseminadores de desinformação.

Contudo, é importante notar que, neste caso, a notícia falsa foi gerada por um meio de comunicação tradicional e depois ampliciada e disseminada pelas redes da extrema direita, uma desmonstração de sinergia clara entre os dois tipo de mídia naquilo que é mais preocupante para a saúde de nossa democracia: a distorção dos fatos e a contaminação do debate público.

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4.   OBSERVATÓRIO DAS REDES

O OBSERVATÓRIO DAS REDES publica estudos temáticos sobre o debate política nas redes sociais produzidos pela equipe do Manchetômetro, no âmbito do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.

Como os demais projetos do LEMEP, o OBSERVATÓRIO DAS REDES conta com o apoio do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.


[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores

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