O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

PNR #10 – Choquei e Mynd

No final do ano de 2023, a página de entretenimento Choquei se envolveu em uma grande polêmica ao divulgar uma notícia falsa envolvendo um suposto relacionamento entre o humorista Whinderson Nunes e a jovem Jéssica Canedo. A notícia teria gerado uma onda de hate contra a jovem, que por isso teria cometido suicídio. O caso reverberou nos perfis de direita das redes sociais, principalmente no Bolsonarismo, que aproveitaram a oportunidade para atacar a página da Choquei e da Mynd8, agência responsável por perfis em redes sociais de artistas e celebridades e que agenciou a Choquei até 2022.

A Mynd8 é conhecida por ter um portfólio extenso de artistas, muitos dos quais se posicionaram a favor de Lula nas últimas eleições e que condenaram os ataques de 8 de janeiro de 2023. Durante as eleições de 2022, diversos influenciadores se posicionaram favoráveis a candidatura de Lula e contra Jair Bolsonaro, como a atriz Ana Hikari e a influencer e ex-BBB Gleisi Damasceno, que participaram da reunião de influencers no Palácio do Planalto no dia 8 de fevereiro de 2023. A agência é acusada pelos bolsonaristas de participar do linchamento digital de Jéssica Canedo junto da Choquei.

O presente relatório visa a compreender a repercussão nas redes sociais desses episódios, assim como revelar detalhes sobre a maneira como os temas foram tratados nas redes sociais em geral.

A análise incide sobre as páginas públicas que circularam posts no período de 2 a 8 de janeiro de 2024, filtradas pela string de busca “Choquei” OR “Mynd8”. Realizamos a coleta de dados por meio da plataforma Crowdtangle, nas bases de páginas do Facebook e do Instagram.

Este relatório é dividido em três seções: análise de dados do Facebook; análise de dados do Instagram e conclusões.

1.     FACEBOOK

Tabela 1. Dados Gerais

Publicações1.796
Total de páginas que postaram824
Interações406.964

Tabela 2. Total de interações e postagens por mês

MêsTotal de interaçõesTotal de posts
02/01/202432.815189
03/01/2024106.157384
04/01/2024109.471467
05/01/2024103.198405
06/01/202432.921194
07/01/202421.196123
08/01/20241.20634

A tabela 2 demonstra que o dia 4 de janeiro foi o que teve maior número de interações e de publicações.

Tabela 3. Top 5 posts por número de interações

Orientação ideológicaPerfilLinkTotal de Interações
DireitaGustavo Gayerhttps://www.instagram.com/p/C1qBgCTuCME/109.460
DireitaEduardo Bolsonaro🇧🇷https://www.instagram.com/p/C1sYt_kvGyL/103.866
DireitaRenata Barretohttps://www.instagram.com/p/C1sbPWSuc0w/71.999
DireitaCarlos Jordyhttps://www.instagram.com/p/C1pew0vrVMy/69.486
DireitaMario Frias 🇧🇷https://www.instagram.com/p/C1scYY-OdHk/66.999

As páginas de direita dominaram o ranking de Interações no Facebook. Na liderança, destaca-se uma postagem feita pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) com uma imagem na qual ele está em destaque no primeiro plano, enquanto ao fundo aparecem Preta Gil e Fátima Pissarra, sócias da Mynd8. O texto informa que Gayer protocolou um requerimento para a abertura de uma CPI, visando investigar a empresa e seus sócios, os quais ele rotula como “o verdadeiro gabinete do ódio”.

Na segunda posição, vem a postagem de Eduardo Bolsonaro com uma imagem que mostra Fátima Pissarra e Preta Gil, acompanhada de um texto descrevendo Choquei, Mynd8 e PT como uma “máfia digital”, alegando que diversos perfis atuaram em um esquema para “atacar inocentes, difundir mentiras e destruir vidas”.

O terceiro lugar é ocupado pelo carrossel postado por Renata Barreto, que exibe a nota oficial lançada pela Mynd8. A foto de capa destaca os sócios da empresa: Preta Gil, Fátima Pissarra e Carlos Scappini. Na nota, a empresa afirma estar sofrendo ataques sistemáticos de ódio, enfatiza que não determina o conteúdo postado pelos perfis que agencia e destaca que não elabora estratégias de cunho político, focando apenas em ações publicitárias contratadas. O texto termina com uma defesa de uma sociedade livre, plural e democrática. Na legenda, Renata declara que a Mynd8 se desvinculou da linha editorial dos perfis.

O quarto lugar ficou com o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), com uma imagem que expõe o suposto esquema da “milícia digital”. No topo aparecem Lula, Janja e Fátima Pissarra; no meio, a empresa Mynd8; e abaixo, as imagens dos perfis agenciados, incluindo Choquei, Alfinetei e Fuxiquei. Na legenda, o deputado escreve: “o novo powerpoint do Lula”.

A quinta posição é ocupada pela página do deputado federal Mário Farias (PL-SP), que compartilhou a mesma imagem de Renata Barreto, mostrando os sócios da Mynd8, com o texto destacando que a empresa lançou nota oficial afirmando estar sofrendo ataques de ódio. Na legenda, o deputado comenta: “É muita cara de pau!”.

Tabela 4. Top 20 perfis com maior número de interações

Orientação ideológicaPerfilTotal de Interações
Direitarevistaoeste309.711
Direitaconexaopoliticabrasil287.623
Direitabolsonarosp181.412
Direitamariofriasoficial155.321
Direitabiakicis137.904
Direitagusgayer135.722
Direitacarlosjordy99.767
 luisamell87.360
Direitagazetadopovo75.113
Direitarenata.jbarreto71.999
Direitadesesquerdizada67.905
Direitagutozacariasmbl67.294
Direitaplenonews66.413
Direitasikerajr61.554
Direitaprlucinho53.954
Direitahoranoticiasbr45.705
Direitaeduarda_campopiano44.635
Direitaronygabriel41.482
Direitao_desesquerdizador39.215
Direitakimkataguiri38.664

Os dados mostram, mais uma vez, um grande incidência da Direita no debate, com dezenove dos vinte perfis com maior número de interações. A presença notável de perfis influentes da extrema direita, como Eduardo Bolsonaro, Gustavo Gayer, Carlos Jordy e Kim Kataguiri, confirma o investimento dessas figuras no tema.

Tabela 5. Top 5 posts com melhor performance

Orientação ideológicaPerfil Performance
DireitaDigital Clickhttps://www.facebook.com/100066404803545/posts/7000304288871119,06
DireitaO Antagonistahttps://www.facebook.com/100064728517090/posts/7712335783775867,66
DireitaDamares Alveshttps://www.facebook.com/100044499364974/posts/9433843771548667,2
DireitaRevista Oestehttps://www.facebook.com/100063498373708/posts/8666931254572925,75
DireitaPleno.News  https://www.facebook.com/100067056365433/posts/696377959274077  5,58

No ranking de Performance no Facebook destacaram-se fortemente as páginas de direita. No topo, encontra-se a página Digital Click, apresentando uma ilustração com uma caveira loira usando óculos e vestindo uma blusa rosa com a inscrição “Mynd”. A caveira segura uma taça contendo um líquido vermelho, e dentro há um caixão com a inscrição “Jéssica”. Na mão que segura a taça, há a tatuagem “fake” e ao fundo da imagem uma pilha de moedas e cédulas de dinheiro. A ilustração faz referência a Fatima Pissarra, CEO da Mynd8, e ao caso de suicídio de Jéssica Canedo, atribuído às notícias falsas disseminadas pelos perfis agenciados pela empresa.

Na segunda posição encontra-se a página O Antagonista, que compartilhou uma reportagem do Teleguiado com a manchete: “Choquei usa BBB e Globo para voltar à ativa”. A legenda se resume às palavras-chave: “Choquei & Globo & BBB”.

O terceiro lugar é ocupado pela senadora Damares Alves (Republicanos-PR) com uma imagem reunindo publicações da Choquei que mencionavam a senadora. No centro, está escrito em vermelho “Fake news”. Damares revela na legenda que sofreu com os ataques coordenados das páginas disseminadoras de mentiras e destaca que a verdade finalmente vem à tona. Por fim, questiona se “a resposta das instituições que supostamente combatem ‘fake news’ será a mesma”.

Em quarto lugar temos a reportagem postada pela Revista Oeste sobre o pedido de impeachment do presidente Lula feito por Bolsonaro. O ex-presidente compartilhou em seu canal do WhatsApp um texto acusando a agência Mynd8 de manipular as eleições de 2022 para favorecer Lula. Bolsonaro mencionou também a cassação da chapa de Lula e Alckmin, pedindo o impeachment do presidente. Na rede social X, Bolsonaro publicou um vídeo pedindo aos usuários que divulgassem o texto de autoria de Monica Cury, do movimento Líderes da Direita Pelo Brasil. O post é acompanhado de uma imagem de Bolsonaro com a manchete “Choquei: Bolsonaro divulga texto sobre impeachment de Lula”.

A quinta posição é ocupada pela reportagem postada pela página Pleno News, trazendo o link da matéria do jornal contendo a foto de Bolsonaro e a manchete: “Bolsonaro posta texto que requer impeachment de Lula por caso Choquei”.

2.    INSTAGRAM

Tabela 6. Visão geral dos dados

Publicações1.107
Total de páginas que postaram592
Interações3.995.204

Tabela 7. Total de interações e postagens por dia

DiaTotal de interaçõesTotal de posts
02/01/2024248.77787
03/01/20241.160.025245
04/01/20241.336.355255
05/01/2024966.276324
06/01/2024206.811134
07/01/202471.15054
08/01/20245.8108

A tabela 7 demonstra que, tal qual no Facebook, houve um maior foco de publicações e interações no Instagram no dia 4 de janeiro.

Tabela 8. Top 5 postagens com maior número de interações

Orientação ideológicaPerfilLinkTotal de Interações
DireitaBia Kicishttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=913459053471445&set=a.523584019125619&type=313.707
DireitaGustavo Gayerhttps://www.facebook.com/gustavogayer/videos/1793075071159609/13.176
DireitaCarla Zambellihttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=916482283159508&set=a.518100486331025&type=312.325
DireitaBia Kicishttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=913077773509573&set=a.523584019125619&type=311.702
DireitaGustavo Gayerhttps://www.facebook.com/gustavogayer/videos/340210018836280/9.415

O ranking de Interações no Instagram foi predominantemente ocupado por páginas de direita. Na liderança, destaca-se a publicação de Bia Kicis , com uma montagem que apresenta, na parte superior, uma foto do ato bolsonarista no planalto em 8 de janeiro de 2023; no centro, uma foto de Lula junto com imagens de perfis agenciados pela Mynd8; e, na parte inferior, um texto sugerindo que esses perfis divulgarão “narrativas de golpe” em 8 de janeiro de 2024, mesmo sem indícios, afirmando que os bolsonaristas não permitirão desviar o foco da Mynd do caso de Jéssica Canedo.

A segunda posição é ocupada pelo vídeo do deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que aborda o “maior escândalo” das eleições de 2022. Gustavo refere-se aos perfis agenciados pela Mynd8 e ao suposto envolvimento de Lula e Janja no caso, pois comentaram sobre os “influenciadores da democracia” após a vitória nas eleições de 2022. O deputado alega ter protocolado uma queixa-crime no Ministério Público para investigar a Mynd e seus sócios, além de ter solicitado a abertura de uma CPI para investigar a “milícia digital” e o caso “Choquei”, relacionado à disseminação de uma notícia falsa apontada como motivo da morte da jovem Jéssica Canedo.

Na terceira posição encontra-se o post da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A postagem é uma imagem editada em que Bela Gil aparece abraçada com Janja ao fundo à esquerda, em vermelho; Carla Zambelli em destaque no lado direito; e, na parte superior, a frase “Estamos investigando!”. Na legenda, Zambelli esclarece que o cachê recebido por Bela Gil da EBC não foi através da Mynd8, agência responsável por sua carreira. Além disso, menciona que a atriz Luana Xavier, agenciada pela empresa, também participou de uma produção da EBC com Janja. Zambelli ressalta a importância de investigar os contratos governamentais com a Mynd8, que ela alega ser uma disseminadora de fake news.

A quarta posição é novamente ocupada por Bia Kicis, que compartilhou um print da publicação de Gustavo Gayer na rede social X (ex-Twitter). Gayer declarou ter protocolado um requerimento para instaurar uma CPI com o objetivo de investigar a Mynd8 e seus associados, rotulando-os como o “verdadeiro gabinete do ódio”. Abaixo do print de Gayer, Bia Kicis escreve: “Assinei!”, destacando a necessidade de a Câmara investigar o “esquema de investigadores pagos para pautar as redes”, sugerindo que até crimes eleitorais e comuns poderiam ter sido cometidos pelos perfis da empresa. Ela esclarece que foi preferível abrir uma CPI em vez de uma CPMI para evitar envolver o Senado, onde o governo tem mais influência.

Na quinta posição, há outro vídeo do deputado Gustavo Gayer, no qual ele declara que os perfis de fofoca, junto com a grande mídia, abafaram o caso de Aline Vargas, uma mulher que teria sido assediada por um trabalhador da Rede Globo. Para entrar no BBB, Aline supostamente deveria enviar conteúdos sexuais para o produtor geral do programa. Gustavo exibe um vídeo de Aline, no qual ela afirma ter procurado a Mynd8, atores da Rede Globo, jornalistas da Rede TV e políticos de esquerda para denunciar o caso, mas foi ignorada. Ele também menciona ameaças de morte ao juntar confissões de diretores e produtores da Globo que afirmavam que Aline deveria ceder favores sexuais para entrar no programa. Gustavo questiona por que os perfis da Mynd não denunciaram um produtor da Globo, acusando-os de protegerem “seus bandidinhos” e atacarem pessoas inocentes.

Tabela 9. Top 20 perfis com maior número de interações

Orientação ideológicaPerfilTotal de Interações
DireitaBia Kicis51.913
DireitaGustavo Gayer34.845
Direita4 Mundo Memes30.420
DireitaCarla Zambelli20.348
DireitaJunior Japa16.896
DireitaRony Gabriel16.764
DireitaCarlos Jordy11.750
DireitaProfessor Paschoal10.336
DireitaRevista Oeste9.962
DireitaDesmascarando 29.705
DireitaBrasil acima de Tudo8.387
DireitaEu Renato Taroco7.879
DireitaDaniel Alvarenga7.229
DireitaPleno.News6.307
DireitaPHB – Partido Honesto Brasileiro5.782
DireitaDr. Sandro Lucio Gonçalves5.287
DireitaSamantha Cavalca4.851
DireitaCaneta Desesquerdizadora4.182
DireitaJornal da Cidade Online3.994
DireitaBruno Secco3.886

Constatamos no Instagram novamente o domínio da Direita sobre o tema, cravando todos os 20 perfis com maior número de publicações que citam a Choquei e a Mynd8. Novamente percebemos a presença de grandes personalidades do Bolsonarismo, como Bia Kicis e Gustavo Gayer.

Tabela 10. Top 5 postagens com melhor performance

Orientação ideológicaPerfilLinkPerformance
DireitaIVAN CORDEIRO 🇧🇷https://www.instagram.com/p/C1rjUwQuadu/34,79
DireitaDeputado Amauri Ribeirohttps://www.instagram.com/p/C1sVY0ERKMr/33,42
DireitaHora Noticiashttps://www.instagram.com/p/C1sfAlbr7GC/27,33
DireitaDIÁRIO DO PAÍShttps://www.instagram.com/p/C1ouaqDOpFO/21,98
DireitaMissionário Jack Souza 🇧🇷https://www.instagram.com/p/C1ouaqDOpFO/21,47

O ranking de performance no Instagram também apresentou total domínio das páginas de direita. Na liderança, destaca-se a postagem do vereador pelo PTB em Vitória da Conquista (BA), Ivan Cordeiro. A foto mostra a reunião de Lula com diversos influenciadores digitais em fevereiro de 2023, com o texto indicando que deputados denunciaram a agência Mynd8 como uma “empresa que agencia perfis pró-Lula suspeitos por morte de jovem”. Na legenda, Ivan Cordeiro descreve: “O verdadeiro gabinete do ódio!”.

Em segundo lugar, aparece a postagem do deputado estadual em Goiás, Amauri Ribeiro (Patriota), compartilhada com a página Desgoverno PT. A publicação traz um print de um tweet de Lula destacando a importância do trabalho voluntário dos influenciadores nas redes sociais durante a campanha eleitoral, que garantiu sua vitória. Abaixo, há um print da manchete da Revista Oeste: “Agência que gerenciava Choquei recebeu R$ 1 milhão em contratos com o governo”. Na legenda, o deputado afirma que foi organizado pela esquerda um gabinete do ódio com o objetivo de destruir reputações conforme o posicionamento político da pessoa, e menciona o caso de Jéssica Canedo.

A terceira posição é ocupada pela página Hora Notícias com uma postagem que mostra uma foto de Bolsonaro com a manchete: “Bolsonaro publica texto a favor do impeachment de Lula após exposição da articulação entre Choquei e Governo Lula”. A legenda convida os usuários a acessarem a matéria completa no link disponível nos stories.

Em quarto lugar, destaca-se a publicação da página Portal Diário do País, compartilhada com a página do secretário parlamentar Bruno Jesus. O post traz imagens dos perfis agenciados pela Mynd banhados de sangue, com a inscrição “Notícias Falsas. Vídeo viraliza ao expor rede entre Choquei, Mynd e governo”. Na legenda, relatam que um documentário viralizou no Youtube, mostrando a rede de produção de fake news da agência Mynd. O vídeo, produzido por Daniel Penin, obteve mais de 900 mil visualizações em menos de 24 horas de lançamento, tornando-se um dos assuntos mais comentados na rede X. O post destaca que o vídeo aborda várias notícias criadas, o dinheiro acumulado pela agência e sua relação com o governo federal. Por fim, convida para ler a matéria e assistir ao vídeo na íntegra através do link na biografia.

Em quinto lugar, surge a página Missionário Jack Souza, que compartilhou a publicação do Portal Diário do País, que ocupou o quarto lugar deste ranking.

Para baixar o nosso relatório, clique aqui.

3. Conclusões

Com base nos dados analisados é evidente que as páginas de direita desempenharam um papel significativo na disseminação de informações e na mobilização de opiniões sobre a Choquei e a Mynd8 durante o período analisado. As postagens de políticos bolsonaristtas, como os deputados Gustavo Gayer, Eduardo Bolsonaro, Amauri Ribeiro, Carlos Jordy, e outros, revelam uma ação concertada com o fito de maximizar o dano feito à esquerda e a Lula, mais especificamente.

As mensagens disseminadas envolvem desde acusações de manipulação eleitoral até a disseminação de fake news, com destaque para o caso trágico de Jéssica Canedo, associado às ações dos perfis agenciados pela Mynd8.

Os dados também evidenciam a complexidade do cenário político, no qual a direita domina aplamente as principais redes sociais no Brasil, utilizando fatos, factóides, notícias de meios de mídia tradicional e notícias falsas para emplacar narrativas altamente desfavoráveis ao governo e à esquerda em geral.

4.   Política nas Redes

O POLÍTICA NAS REDES publica estudos temáticos sobre o debate política nas redes sociais produzidos pela equipe do Manchetômetro, no âmbito do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.

Como os demais projetos do LEMEP, o POLÍTICA NAS REDES conta com o apoio do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.

Realização:

Apoio:


[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores

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