PNR #10 – Choquei e Mynd
No final do ano de 2023, a página de entretenimento Choquei se envolveu em uma grande polêmica ao divulgar uma notícia falsa envolvendo um suposto relacionamento entre o humorista Whinderson Nunes e a jovem Jéssica Canedo. A notícia teria gerado uma onda de hate contra a jovem, que por isso teria cometido suicídio. O caso reverberou nos perfis de direita das redes sociais, principalmente no Bolsonarismo, que aproveitaram a oportunidade para atacar a página da Choquei e da Mynd8, agência responsável por perfis em redes sociais de artistas e celebridades e que agenciou a Choquei até 2022.
A Mynd8 é conhecida por ter um portfólio extenso de artistas, muitos dos quais se posicionaram a favor de Lula nas últimas eleições e que condenaram os ataques de 8 de janeiro de 2023. Durante as eleições de 2022, diversos influenciadores se posicionaram favoráveis a candidatura de Lula e contra Jair Bolsonaro, como a atriz Ana Hikari e a influencer e ex-BBB Gleisi Damasceno, que participaram da reunião de influencers no Palácio do Planalto no dia 8 de fevereiro de 2023. A agência é acusada pelos bolsonaristas de participar do linchamento digital de Jéssica Canedo junto da Choquei.
O presente relatório visa a compreender a repercussão nas redes sociais desses episódios, assim como revelar detalhes sobre a maneira como os temas foram tratados nas redes sociais em geral.
A análise incide sobre as páginas públicas que circularam posts no período de 2 a 8 de janeiro de 2024, filtradas pela string de busca “Choquei” OR “Mynd8”. Realizamos a coleta de dados por meio da plataforma Crowdtangle, nas bases de páginas do Facebook e do Instagram.
Este relatório é dividido em três seções: análise de dados do Facebook; análise de dados do Instagram e conclusões.
1. FACEBOOK
Tabela 1. Dados Gerais
Publicações | 1.796 |
Total de páginas que postaram | 824 |
Interações | 406.964 |
Tabela 2. Total de interações e postagens por mês
Mês | Total de interações | Total de posts |
02/01/2024 | 32.815 | 189 |
03/01/2024 | 106.157 | 384 |
04/01/2024 | 109.471 | 467 |
05/01/2024 | 103.198 | 405 |
06/01/2024 | 32.921 | 194 |
07/01/2024 | 21.196 | 123 |
08/01/2024 | 1.206 | 34 |
A tabela 2 demonstra que o dia 4 de janeiro foi o que teve maior número de interações e de publicações.
Tabela 3. Top 5 posts por número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Link | Total de Interações |
Direita | Gustavo Gayer | https://www.instagram.com/p/C1qBgCTuCME/ | 109.460 |
Direita | Eduardo Bolsonaro🇧🇷 | https://www.instagram.com/p/C1sYt_kvGyL/ | 103.866 |
Direita | Renata Barreto | https://www.instagram.com/p/C1sbPWSuc0w/ | 71.999 |
Direita | Carlos Jordy | https://www.instagram.com/p/C1pew0vrVMy/ | 69.486 |
Direita | Mario Frias 🇧🇷 | https://www.instagram.com/p/C1scYY-OdHk/ | 66.999 |
As páginas de direita dominaram o ranking de Interações no Facebook. Na liderança, destaca-se uma postagem feita pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) com uma imagem na qual ele está em destaque no primeiro plano, enquanto ao fundo aparecem Preta Gil e Fátima Pissarra, sócias da Mynd8. O texto informa que Gayer protocolou um requerimento para a abertura de uma CPI, visando investigar a empresa e seus sócios, os quais ele rotula como “o verdadeiro gabinete do ódio”.
Na segunda posição, vem a postagem de Eduardo Bolsonaro com uma imagem que mostra Fátima Pissarra e Preta Gil, acompanhada de um texto descrevendo Choquei, Mynd8 e PT como uma “máfia digital”, alegando que diversos perfis atuaram em um esquema para “atacar inocentes, difundir mentiras e destruir vidas”.
O terceiro lugar é ocupado pelo carrossel postado por Renata Barreto, que exibe a nota oficial lançada pela Mynd8. A foto de capa destaca os sócios da empresa: Preta Gil, Fátima Pissarra e Carlos Scappini. Na nota, a empresa afirma estar sofrendo ataques sistemáticos de ódio, enfatiza que não determina o conteúdo postado pelos perfis que agencia e destaca que não elabora estratégias de cunho político, focando apenas em ações publicitárias contratadas. O texto termina com uma defesa de uma sociedade livre, plural e democrática. Na legenda, Renata declara que a Mynd8 se desvinculou da linha editorial dos perfis.
O quarto lugar ficou com o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), com uma imagem que expõe o suposto esquema da “milícia digital”. No topo aparecem Lula, Janja e Fátima Pissarra; no meio, a empresa Mynd8; e abaixo, as imagens dos perfis agenciados, incluindo Choquei, Alfinetei e Fuxiquei. Na legenda, o deputado escreve: “o novo powerpoint do Lula”.
A quinta posição é ocupada pela página do deputado federal Mário Farias (PL-SP), que compartilhou a mesma imagem de Renata Barreto, mostrando os sócios da Mynd8, com o texto destacando que a empresa lançou nota oficial afirmando estar sofrendo ataques de ódio. Na legenda, o deputado comenta: “É muita cara de pau!”.
Tabela 4. Top 20 perfis com maior número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Total de Interações |
Direita | revistaoeste | 309.711 |
Direita | conexaopoliticabrasil | 287.623 |
Direita | bolsonarosp | 181.412 |
Direita | mariofriasoficial | 155.321 |
Direita | biakicis | 137.904 |
Direita | gusgayer | 135.722 |
Direita | carlosjordy | 99.767 |
luisamell | 87.360 | |
Direita | gazetadopovo | 75.113 |
Direita | renata.jbarreto | 71.999 |
Direita | desesquerdizada | 67.905 |
Direita | gutozacariasmbl | 67.294 |
Direita | plenonews | 66.413 |
Direita | sikerajr | 61.554 |
Direita | prlucinho | 53.954 |
Direita | horanoticiasbr | 45.705 |
Direita | eduarda_campopiano | 44.635 |
Direita | ronygabriel | 41.482 |
Direita | o_desesquerdizador | 39.215 |
Direita | kimkataguiri | 38.664 |
Os dados mostram, mais uma vez, um grande incidência da Direita no debate, com dezenove dos vinte perfis com maior número de interações. A presença notável de perfis influentes da extrema direita, como Eduardo Bolsonaro, Gustavo Gayer, Carlos Jordy e Kim Kataguiri, confirma o investimento dessas figuras no tema.
Tabela 5. Top 5 posts com melhor performance
Orientação ideológica | Perfil | Performance | |
Direita | Digital Click | https://www.facebook.com/100066404803545/posts/700030428887111 | 9,06 |
Direita | O Antagonista | https://www.facebook.com/100064728517090/posts/771233578377586 | 7,66 |
Direita | Damares Alves | https://www.facebook.com/100044499364974/posts/943384377154866 | 7,2 |
Direita | Revista Oeste | https://www.facebook.com/100063498373708/posts/866693125457292 | 5,75 |
Direita | Pleno.News | https://www.facebook.com/100067056365433/posts/696377959274077 | 5,58 |
No ranking de Performance no Facebook destacaram-se fortemente as páginas de direita. No topo, encontra-se a página Digital Click, apresentando uma ilustração com uma caveira loira usando óculos e vestindo uma blusa rosa com a inscrição “Mynd”. A caveira segura uma taça contendo um líquido vermelho, e dentro há um caixão com a inscrição “Jéssica”. Na mão que segura a taça, há a tatuagem “fake” e ao fundo da imagem uma pilha de moedas e cédulas de dinheiro. A ilustração faz referência a Fatima Pissarra, CEO da Mynd8, e ao caso de suicídio de Jéssica Canedo, atribuído às notícias falsas disseminadas pelos perfis agenciados pela empresa.
Na segunda posição encontra-se a página O Antagonista, que compartilhou uma reportagem do Teleguiado com a manchete: “Choquei usa BBB e Globo para voltar à ativa”. A legenda se resume às palavras-chave: “Choquei & Globo & BBB”.
O terceiro lugar é ocupado pela senadora Damares Alves (Republicanos-PR) com uma imagem reunindo publicações da Choquei que mencionavam a senadora. No centro, está escrito em vermelho “Fake news”. Damares revela na legenda que sofreu com os ataques coordenados das páginas disseminadoras de mentiras e destaca que a verdade finalmente vem à tona. Por fim, questiona se “a resposta das instituições que supostamente combatem ‘fake news’ será a mesma”.
Em quarto lugar temos a reportagem postada pela Revista Oeste sobre o pedido de impeachment do presidente Lula feito por Bolsonaro. O ex-presidente compartilhou em seu canal do WhatsApp um texto acusando a agência Mynd8 de manipular as eleições de 2022 para favorecer Lula. Bolsonaro mencionou também a cassação da chapa de Lula e Alckmin, pedindo o impeachment do presidente. Na rede social X, Bolsonaro publicou um vídeo pedindo aos usuários que divulgassem o texto de autoria de Monica Cury, do movimento Líderes da Direita Pelo Brasil. O post é acompanhado de uma imagem de Bolsonaro com a manchete “Choquei: Bolsonaro divulga texto sobre impeachment de Lula”.
A quinta posição é ocupada pela reportagem postada pela página Pleno News, trazendo o link da matéria do jornal contendo a foto de Bolsonaro e a manchete: “Bolsonaro posta texto que requer impeachment de Lula por caso Choquei”.
2. INSTAGRAM
Tabela 6. Visão geral dos dados
Publicações | 1.107 |
Total de páginas que postaram | 592 |
Interações | 3.995.204 |
Tabela 7. Total de interações e postagens por dia
Dia | Total de interações | Total de posts |
02/01/2024 | 248.777 | 87 |
03/01/2024 | 1.160.025 | 245 |
04/01/2024 | 1.336.355 | 255 |
05/01/2024 | 966.276 | 324 |
06/01/2024 | 206.811 | 134 |
07/01/2024 | 71.150 | 54 |
08/01/2024 | 5.810 | 8 |
A tabela 7 demonstra que, tal qual no Facebook, houve um maior foco de publicações e interações no Instagram no dia 4 de janeiro.
Tabela 8. Top 5 postagens com maior número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Link | Total de Interações |
Direita | Bia Kicis | https://www.facebook.com/photo.php?fbid=913459053471445&set=a.523584019125619&type=3 | 13.707 |
Direita | Gustavo Gayer | https://www.facebook.com/gustavogayer/videos/1793075071159609/ | 13.176 |
Direita | Carla Zambelli | https://www.facebook.com/photo.php?fbid=916482283159508&set=a.518100486331025&type=3 | 12.325 |
Direita | Bia Kicis | https://www.facebook.com/photo.php?fbid=913077773509573&set=a.523584019125619&type=3 | 11.702 |
Direita | Gustavo Gayer | https://www.facebook.com/gustavogayer/videos/340210018836280/ | 9.415 |
O ranking de Interações no Instagram foi predominantemente ocupado por páginas de direita. Na liderança, destaca-se a publicação de Bia Kicis , com uma montagem que apresenta, na parte superior, uma foto do ato bolsonarista no planalto em 8 de janeiro de 2023; no centro, uma foto de Lula junto com imagens de perfis agenciados pela Mynd8; e, na parte inferior, um texto sugerindo que esses perfis divulgarão “narrativas de golpe” em 8 de janeiro de 2024, mesmo sem indícios, afirmando que os bolsonaristas não permitirão desviar o foco da Mynd do caso de Jéssica Canedo.
A segunda posição é ocupada pelo vídeo do deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que aborda o “maior escândalo” das eleições de 2022. Gustavo refere-se aos perfis agenciados pela Mynd8 e ao suposto envolvimento de Lula e Janja no caso, pois comentaram sobre os “influenciadores da democracia” após a vitória nas eleições de 2022. O deputado alega ter protocolado uma queixa-crime no Ministério Público para investigar a Mynd e seus sócios, além de ter solicitado a abertura de uma CPI para investigar a “milícia digital” e o caso “Choquei”, relacionado à disseminação de uma notícia falsa apontada como motivo da morte da jovem Jéssica Canedo.
Na terceira posição encontra-se o post da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A postagem é uma imagem editada em que Bela Gil aparece abraçada com Janja ao fundo à esquerda, em vermelho; Carla Zambelli em destaque no lado direito; e, na parte superior, a frase “Estamos investigando!”. Na legenda, Zambelli esclarece que o cachê recebido por Bela Gil da EBC não foi através da Mynd8, agência responsável por sua carreira. Além disso, menciona que a atriz Luana Xavier, agenciada pela empresa, também participou de uma produção da EBC com Janja. Zambelli ressalta a importância de investigar os contratos governamentais com a Mynd8, que ela alega ser uma disseminadora de fake news.
A quarta posição é novamente ocupada por Bia Kicis, que compartilhou um print da publicação de Gustavo Gayer na rede social X (ex-Twitter). Gayer declarou ter protocolado um requerimento para instaurar uma CPI com o objetivo de investigar a Mynd8 e seus associados, rotulando-os como o “verdadeiro gabinete do ódio”. Abaixo do print de Gayer, Bia Kicis escreve: “Assinei!”, destacando a necessidade de a Câmara investigar o “esquema de investigadores pagos para pautar as redes”, sugerindo que até crimes eleitorais e comuns poderiam ter sido cometidos pelos perfis da empresa. Ela esclarece que foi preferível abrir uma CPI em vez de uma CPMI para evitar envolver o Senado, onde o governo tem mais influência.
Na quinta posição, há outro vídeo do deputado Gustavo Gayer, no qual ele declara que os perfis de fofoca, junto com a grande mídia, abafaram o caso de Aline Vargas, uma mulher que teria sido assediada por um trabalhador da Rede Globo. Para entrar no BBB, Aline supostamente deveria enviar conteúdos sexuais para o produtor geral do programa. Gustavo exibe um vídeo de Aline, no qual ela afirma ter procurado a Mynd8, atores da Rede Globo, jornalistas da Rede TV e políticos de esquerda para denunciar o caso, mas foi ignorada. Ele também menciona ameaças de morte ao juntar confissões de diretores e produtores da Globo que afirmavam que Aline deveria ceder favores sexuais para entrar no programa. Gustavo questiona por que os perfis da Mynd não denunciaram um produtor da Globo, acusando-os de protegerem “seus bandidinhos” e atacarem pessoas inocentes.
Tabela 9. Top 20 perfis com maior número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Total de Interações |
Direita | Bia Kicis | 51.913 |
Direita | Gustavo Gayer | 34.845 |
Direita | 4 Mundo Memes | 30.420 |
Direita | Carla Zambelli | 20.348 |
Direita | Junior Japa | 16.896 |
Direita | Rony Gabriel | 16.764 |
Direita | Carlos Jordy | 11.750 |
Direita | Professor Paschoal | 10.336 |
Direita | Revista Oeste | 9.962 |
Direita | Desmascarando 2 | 9.705 |
Direita | Brasil acima de Tudo | 8.387 |
Direita | Eu Renato Taroco | 7.879 |
Direita | Daniel Alvarenga | 7.229 |
Direita | Pleno.News | 6.307 |
Direita | PHB – Partido Honesto Brasileiro | 5.782 |
Direita | Dr. Sandro Lucio Gonçalves | 5.287 |
Direita | Samantha Cavalca | 4.851 |
Direita | Caneta Desesquerdizadora | 4.182 |
Direita | Jornal da Cidade Online | 3.994 |
Direita | Bruno Secco | 3.886 |
Constatamos no Instagram novamente o domínio da Direita sobre o tema, cravando todos os 20 perfis com maior número de publicações que citam a Choquei e a Mynd8. Novamente percebemos a presença de grandes personalidades do Bolsonarismo, como Bia Kicis e Gustavo Gayer.
Tabela 10. Top 5 postagens com melhor performance
Orientação ideológica | Perfil | Link | Performance |
Direita | IVAN CORDEIRO 🇧🇷 | https://www.instagram.com/p/C1rjUwQuadu/ | 34,79 |
Direita | Deputado Amauri Ribeiro | https://www.instagram.com/p/C1sVY0ERKMr/ | 33,42 |
Direita | Hora Noticias | https://www.instagram.com/p/C1sfAlbr7GC/ | 27,33 |
Direita | DIÁRIO DO PAÍS | https://www.instagram.com/p/C1ouaqDOpFO/ | 21,98 |
Direita | Missionário Jack Souza 🇧🇷 | https://www.instagram.com/p/C1ouaqDOpFO/ | 21,47 |
O ranking de performance no Instagram também apresentou total domínio das páginas de direita. Na liderança, destaca-se a postagem do vereador pelo PTB em Vitória da Conquista (BA), Ivan Cordeiro. A foto mostra a reunião de Lula com diversos influenciadores digitais em fevereiro de 2023, com o texto indicando que deputados denunciaram a agência Mynd8 como uma “empresa que agencia perfis pró-Lula suspeitos por morte de jovem”. Na legenda, Ivan Cordeiro descreve: “O verdadeiro gabinete do ódio!”.
Em segundo lugar, aparece a postagem do deputado estadual em Goiás, Amauri Ribeiro (Patriota), compartilhada com a página Desgoverno PT. A publicação traz um print de um tweet de Lula destacando a importância do trabalho voluntário dos influenciadores nas redes sociais durante a campanha eleitoral, que garantiu sua vitória. Abaixo, há um print da manchete da Revista Oeste: “Agência que gerenciava Choquei recebeu R$ 1 milhão em contratos com o governo”. Na legenda, o deputado afirma que foi organizado pela esquerda um gabinete do ódio com o objetivo de destruir reputações conforme o posicionamento político da pessoa, e menciona o caso de Jéssica Canedo.
A terceira posição é ocupada pela página Hora Notícias com uma postagem que mostra uma foto de Bolsonaro com a manchete: “Bolsonaro publica texto a favor do impeachment de Lula após exposição da articulação entre Choquei e Governo Lula”. A legenda convida os usuários a acessarem a matéria completa no link disponível nos stories.
Em quarto lugar, destaca-se a publicação da página Portal Diário do País, compartilhada com a página do secretário parlamentar Bruno Jesus. O post traz imagens dos perfis agenciados pela Mynd banhados de sangue, com a inscrição “Notícias Falsas. Vídeo viraliza ao expor rede entre Choquei, Mynd e governo”. Na legenda, relatam que um documentário viralizou no Youtube, mostrando a rede de produção de fake news da agência Mynd. O vídeo, produzido por Daniel Penin, obteve mais de 900 mil visualizações em menos de 24 horas de lançamento, tornando-se um dos assuntos mais comentados na rede X. O post destaca que o vídeo aborda várias notícias criadas, o dinheiro acumulado pela agência e sua relação com o governo federal. Por fim, convida para ler a matéria e assistir ao vídeo na íntegra através do link na biografia.
Em quinto lugar, surge a página Missionário Jack Souza, que compartilhou a publicação do Portal Diário do País, que ocupou o quarto lugar deste ranking.
Para baixar o nosso relatório, clique aqui.
3. Conclusões
Com base nos dados analisados é evidente que as páginas de direita desempenharam um papel significativo na disseminação de informações e na mobilização de opiniões sobre a Choquei e a Mynd8 durante o período analisado. As postagens de políticos bolsonaristtas, como os deputados Gustavo Gayer, Eduardo Bolsonaro, Amauri Ribeiro, Carlos Jordy, e outros, revelam uma ação concertada com o fito de maximizar o dano feito à esquerda e a Lula, mais especificamente.
As mensagens disseminadas envolvem desde acusações de manipulação eleitoral até a disseminação de fake news, com destaque para o caso trágico de Jéssica Canedo, associado às ações dos perfis agenciados pela Mynd8.
Os dados também evidenciam a complexidade do cenário político, no qual a direita domina aplamente as principais redes sociais no Brasil, utilizando fatos, factóides, notícias de meios de mídia tradicional e notícias falsas para emplacar narrativas altamente desfavoráveis ao governo e à esquerda em geral.
4. Política nas Redes
O POLÍTICA NAS REDES publica estudos temáticos sobre o debate política nas redes sociais produzidos pela equipe do Manchetômetro, no âmbito do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.
Como os demais projetos do LEMEP, o POLÍTICA NAS REDES conta com o apoio do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.
Realização:
Apoio:
[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores