O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

PNR #17 – Petrobras

 

O relatório tem como objetivo compreender a repercussão sobre a Petrobras nas redes sociais, especialmente após a empresa anunciar os resultados de 2023 e a decisão de não pagar dividendos extraordinários aos acionistas. A estatal virou notícia e ocupou o centro do debate político com a polêmica sobre suposta interferência do governo federal na companhia. A análise incide sobre as páginas públicas que compartilharam posts no período de 29 de fevereiro a 11 de março de 2024, filtradas pelo termo Petrobras. A coleta de dados foi realizada por meio da plataforma Crowdtangle, nas bases de páginas do Facebook e do Instagram.


O relatório está dividido em três seções: análise de dados do Facebook, análise de dados do
Instagram e conclusões.

1.     FACEBOOK

Tabela 1. Dados Gerais

Publicações2.641
Total de páginas que postaram1.172
Interações250.859

Tabela 2. Interações e postagens no período

MêsTotal de interaçõesTotal de posts
29/fev5.784156
01/mar21.607143
02/mar23.243132
03/mar16.47890
04/mar15.973265
05/mar8.746209
06/mar4.944153
07/mar3.531142
08/mar76.054717
09/mar62.358401
10/mar8.307194
11/mar3.83439

A tabela 2 mostra que o dia 8 de março registrou o maior número de interações e de publicações.

Tabela 3. Top 5 posts por número de interações

Orientação ideológicaPerfilLinkTotal de Interações
DireitaCarla Zambellihttps://www.facebook.com/100043932348669/posts/95313300949443510.812
DireitaBia Kicishttps://www.facebook.com/100044220769786/posts/9460042935502549.251
DireitaFilipe Barroshttps://www.facebook.com/100044439399475/posts/9404911574421898.346
DireitaBia Kicishttps://www.facebook.com/100044220769786/posts/9493736532133186.947
ImprensaA Gazeta EShttps://www.facebook.com/100064852981686/posts/8147173473666915.012

No ranking de interações do Facebook houve domínio dos perfis de direita. Somente a última posição, ocupada por um site da imprensa. Na liderança, aparece a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que postou uma foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma seta vermelha em trajetória de queda e o seguinte texto: “Queda vertiginosa – lucro da Petrobras cai 33,8% em 1º ano de Lula e ações despencam 10%”. Na legenda, Zambelli descreve que o valor dos papéis da estatal no mercado financeiro despencou, assim como a popularidade de Lula.

Em segundo lugar está a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), que postou o recorte de uma nota da colunista Malu Gaspar, de O Globo, que destaca que um diretor da Petrobras era considerado suspeito por arquitetar uma greve com o objetivo de fechar um contrato que traria prejuízo de R$ 500 milhões à empresa. Acima da imagem, o texto critica o atual governo, e faz referência ao anterior: “Imagina o que essa gente sofreu por abstinência”. A deputada comenta na legenda: “Petrolão 3ª Temporada – Ep. 01”.

A terceira posição é ocupada pelo deputado federal bolsonarista Filipe Barros (PL-PR). Na publicação, a página do parlamentar reproduz uma imagem com tanques de petróleo da Petrobras e uma parte de uma matéria do jornal Metrópoles que noticiava a apreensão de celulares de diretores da empresa, investigados por “possíveis irregularidades” em contrato com a petroquímica Unigel, o que levaria a um prejuízo de R$ 487 milhões, segundo ele. Em quarto lugar, aparece novamente a deputada Bia Kicis, que publicou uma imagem de Lula ao lado de Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, junto com o símbolo da empresa e uma seta vermelha, indicando perdas no valor de mercado. A publicação é acompanhada da imagem de um trecho da reportagem da Revista Oeste, que relata um prejuízo de R$ 55,3 bilhões em menos de 12 horas nas ações da Petrobras após a divulgação dos resultados de 2023. Bia Kicis critica na legenda: “É só prejuízo!”.

Finalmente, na quinta posição, temos a reportagem da página A Gazeta ES, que noticia que a Petrobras perdeu R$ 55 bilhões em valor de mercado após divulgar a decisão sobre pagamento de dividendos. Na legenda, a edição diz que o mercado ficou frustrado após a informação da queda do lucro no ano de 2023, e a decisão de não pagar os dividendos extraordinários.

Tabela 4. Top 20 perfis por número de interações

Orientação ideológicaPerfilTotal de Interações
DireitaBia Kicis18.642
DireitaFilipe Barros14.955
DireitaCarla Zambelli10.812
DireitaJovem Pan News5.749
ImprensaInfoMoney5.629
ImprensaA Gazeta ES5.170
DireitaJornal da Cidade Online4.334
ImprensaCanal Rural4.247
ImprensaVEJA4.140
ImprensaDiário do Nordeste4.104
EsquerdaBrasil 2474.072
DireitaMBL – Movimento Brasil Livre3.853
ImprensaCNNBrasil3.842
DireitaCarlos Jordy3.660
ImprensaO Povo3.596
DireitaMauricio Marcon3.454
ImprensaDiário do Comércio3.070
DireitaVinicius Carrion3.064
Imprensag1 – O Portal de Notícias da globo2.923
DireitaNasRuas2.877

Os dados revelam um desequilíbrio forte entre direita e esquerda. A direita não somente dominou o ranking de interações, como contou com o envolvimento de figuras importantes do seu campo, como Bia Kicis, Filipe Barros e Carla Zambelli, já a esquerda alcançou somente uma posição no ranking. E essa diferença também se apresenta nas interações: 74.214 nas páginas da direita contra 6.674 da esquerda.

Tabela 5. Top 5 posts com melhor performance

Orientação ideológicaPerfilLinkPerformance
ImprensaDiário do Comérciohttps://www.facebook.com/100063681715361/posts/929997795799602161,58
OutrosSindipetro Paraná e Santa Catarinahttps://www.facebook.com/100063704913717/posts/91757489704266674,14
ImprensaA Gazeta EShttps://www.facebook.com/100064852981686/posts/81471734736669172,64
ImprensaValor Econômicohttps://www.facebook.com/100068195674142/posts/71606803400971353,14
ImprensaO Povohttps://www.facebook.com/100064603335771/posts/80808254802184952,34

O ranking de Performance do Facebook foi ocupado, principalmente, por páginas de jornal. Na liderança, aparece o jornal Diário do Comércio, que publicou uma reportagem sobre a queda do lucro da Petrobras em 33,8% em 2023. Na legenda, assinalam que, embora tenha havido perdas, a estatal registrou o segundo maior lucro líquido da história.

O segundo lugar foi ocupado pela página Sindipetro Paraná e Santa Catarina, que postou uma notícia, destacando que a Petrobras registrou o segundo maior lucro em 2023 desde o início da sua trajetória. A legenda ressalta que mesmo com as tentativas de desmonte da estatal ao longo dos anos, a Petrobras conseguiu resistir e ampliar os investimentos, fechando 2023 com um lucro de R$ 124,6 bilhões.

Em terceiro colocado, aparece A Gazeta ES com a mesma publicação descrita no ranking de interações.

A quarta posição é ocupada pelo jornal Valor Econômico, que publicou uma reportagem noticiando a queda das ações da Petrobras e a perda de R$ 56 bilhões em valor de mercado da empresa. A legenda descreve que foi registrado o maior tombo desde 2021, após a empresa divulgar os resultados de 2023 e comunicar que não fará a distribuição dos dividendos extraordinários.

Em quinto lugar, encontra-se a página O Povo, que postou a notícia ressaltando que a Petrobras atingiu o segundo maior lucro da história em 2023. A legenda destaca que, apesar de ser 33, 8% menor que em 2022, o lucro líquido da estatal foi de R$ 124,6 bilhões. O motivo apontado para explicar o desempenho foi o preço do petróleo.

2.    INSTAGRAM

Tabela 6. Visão geral dos dados

Publicações1.121
Total de páginas que postaram676
Interações1.561.492??

Tabela 7. Total de interações e postagens por dia

DiaTotal de interaçõesTotal de posts
29/fev29.10281
01/mar258.74993
02/mar217.55581
03/mar84.15457
04/mar57.31695
05/mar76.49086
06/mar62.62781
07/mar31.71581
08/mar501.029294
09/mar143.941104
10/mar98.23962
11/mar5756

A tabela 7 mostra que, tal qual no Facebook, houve maior foco de publicações e interações no Instagram no dia 8 de março.

Tabela 8. Top 5 postagens com maior número de interações

Orientação ideológicaPerfilLinkTotal de Interações
Direita ou Imprensa?Forbes Brasilhttps://www.instagram.com/p/C4RANUwPDZ8/65.371
DireitaMBL – Movimento Brasil Livrehttps://www.instagram.com/p/C3_IN7zpyzh/57.569
DireitaGuto Zacariashttps://www.instagram.com/p/C3_IN7zpyzh/57.510
DireitaBia Kicishttps://www.instagram.com/p/C4CNismPF46/35.302
DireitaCONEXÃO POLÍTICAconexaopoliticabrasil1.244.452

O ranking de Interações do Instagram é ocupado por páginas de jornal e perfis de direita. Na liderança, aparece a Forbes Brasil, que postou uma imagem do símbolo da Petrobras com a manchete da reportagem que abordava uma perda de mais de R$ 70 bilhões da empresa após o anúncio sobre distribuição de dividendos. Na legenda, a revista escreve que a estatal desapontou seus investidores ao decidir não pagar os dividendos extraordinários. As quedas registradas pelos papéis preferenciais poderiam significar, após o fechamento, o pior desempenho percentual diário desde fevereiro de 2021, destaca a publicação.

A segunda e terceira posições estão, respectivamente, a página do Movimento Brasil Livre (MBL) e pelo deputado estadual Guto Zacarias (UNIÃO-SP). Trata-se de uma publicação compartilhada nas duas páginas em que aparece uma foto de Lula, vestindo o uniforme de petroleiro e fazendo um coração com as duas mãos. Na parte superior da imagem, aparece o texto: “O Brasil voltou!”. Já na parte inferior, há duas manchetes do Poder 360 e Metrópoles que falam sobre o prejuízo da Petrobras de R$ 500 milhões e a apreensão dos celulares dos diretores da empresa após auditoria interna. Em seguida, o texto em destaque: “Petrolão parte 2?”. Na legenda, escrevem que uma auditoria recomendou afastar os dois diretores após o indício de prejuízo.

O quarto colocado é ocupado pela deputada federal Bia Kicis, com postagem semelhante a que foi descrita no ranking de interações, consistindo em um recorte da reportagem da jornalista Malu Gaspar.

Em quinto lugar, está a página Conexão Política, que postou uma imagem de Lula uniformizado de petroleiro com a manchete: “Sob governo Lula, Petrobras perde R$ 53 bilhões em valor de mercado”. Na legenda, o texto destaca que as ações da Petrobras tiveram uma significativa queda na sexta-feira (dia 8/03), um dos maiores tombos do Ibovespa. Já o lucro líquido obtido pela Petrobras, de R$ 124,6 bilhões em 2023 — 33,8% menor que em 2022, teria, segundo a página, ficado abaixo do esperado por analistas, que projetaram cerca de R$ 127 bilhões de resultado financeiro. Destacaram, ainda, que a empresa anunciou que não irá pagar os dividendos extraordinários.

Tabela 9. Top 20 perfis por número de interações

Orientação ideológicaPerfilTotal de Interações
Direitarevistaoeste100.595
Direitaforbesbr70.065
Direitabiakicis64.487
Direitamblivre57.569
Direitagutozacariasmbl57.510
Direitaconexaopoliticabrasil53.281
Direitasf_moro46.004
Imprensaestadao33.689
Direitaleonardosatler_31.610
Direitacarla.zambelli30.234
Direitafilipebarrosoficial25.128
Imprensainfomoney24.711
Direitajovempannews24.503
Direitakimkataguiri22.997
Esquerdapedroronchi221.376
Imprensaportalg121.075
Direitapaulomartins22219.258
Direitaquebrandofalacias17.812
Esquerdaoxente_angell17.783
Imprensafolhadespaulo17.263

Tal qual no Facebook, no Instagram a distância entre direita e esquerda sempre esteve presente: a direita alcançou 636.982 interações em suas publicações, enquanto a esquerda conseguiu apenas as 69.854. Novamente, surgem no ranking páginas de direita que possuem mais destaque, como os perfis de Bia Kicis, Carla Zambelli, Filipe Barros e Kim Kataguiri.

Tabela 10. Top 5 postagens com melhor performance

Orientação ideológicaPerfilLinkPerformance
EsquerdaDiene Moraishttps://www.instagram.com/p/C4OfPw3p1P_/20,57
ImprensaDinheiramahttps://www.instagram.com/p/C4RFWMQuIc7/16,5
DireitaLeonardo Satler_https://www.instagram.com/p/C3_r1ohMMSy/14,02
ImprensaBP Money | Portal De Economiahttps://www.instagram.com/p/C4RNWZqpGai/12,75
EsquerdaRem Bodinhorembodinho11,8

O ranking de performance do Instagram se diferenciou dos demais, contendo duas posições ocupadas por páginas de esquerda, duas por portais de notícia e apenas uma por página de direita. Na liderança, aparece a postagem de Diene Morais (PT-RJ), convocando os seguidores para uma audiência pública que seria realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) sobre a retomada da indústria naval, de petróleo e gás no estado do Rio de Janeiro. Na legenda, Diene destaca que esta é a primeira audiência pública da Frente Parlamentar de Acompanhamento do Polo GasLub – em Defesa dos Empregos dos Setores do Petróleo e Gás e da Indústria Naval.

Em segundo lugar, está a página Dinheirama, que postou uma foto de Lula discursando em um palanque, com a manchete: “Lula interferiu na Petrobras e vetou dividendos, dizem fontes”. Na legenda, o texto diz que foi o próprio presidente que decidiu não pagar os dividendos extraordinários para destinar o dinheiro para investimentos.

Em terceiro lugar, aparece Leonardo Salter, candidato a deputado federal pelo PL em Minas Gerais, que publicou a mesma imagem que o deputado Filipe Barros (PL-PR) postou no Facebook, contendo os tanques de petróleo da Petrobras com informações do jornal Metrópoles. Na legenda, escreve: “Eles voltaram. Já sabíamos que seria assim”.

A quarta posição é ocupada pelo portal BP Money que postou uma imagem do presidente petista com a chamada: “Lula tomou decisão sobre dividendos”. Na legenda, trazem as mesmas informações que a página Dinheirama, destacando que o dinheiro que seria utilizado para pagar os dividendos extraordinários será revertido em investimento na própria estatal.

A quinta colocação é ocupada por Rem Bondinho, com publicação compartilhada por mais cinco páginas. Trata-se da postagem de Angel Monteiro na rede social X, em que critica o “pobre de direita” por reclamar da taxação das grandes fortunas e dos dividendos da Petrobras, mesmo não tendo nenhuma fortuna e nenhuma fração dos papéis da estatal.

3.    CONCLUSÕES

Mais uma vez a direita foi hegemônica nas duas redes sociais analisadas, agora quando o foco é a Petrobrás. As páginas de direita direcionaram suas publicações para duas subtemáticas dentro da discussão sobre a Petrobras. Inicialmente trouxeram o tema da corrupção, com as supostas negociações, e a investigação contra diretores da empresa. Com isso posts retomaram casos antigos de corrupção envolvendo governos petistas, como o Petrolão, tema caro na narrativa bolsonarista. Em um segundo momento, as páginas de direita priorizaram a discussão sobre o pagamento dos dividendos da Petrobras e a suposta interferência de Lula na estatal. Esse enquadramento, contudo, também estava prsente nas páginas da imprensa.

Por sua vez, a esquerda buscou enaltecer os ganhos da estatal e os resultados do primeiro ano do governo Lula 3. Contudo, conforme já citado, nenhuma das principais páginas de personagens de esquerda, como Lula, Gleisi Hoffmann ou Humberto Costa, se engajou no tema, o que sugere que o campo não deu a devida atenção à temática durante o período analisado.

O tema do presente relatório nos permite colocar em perspectiva comparada outros resultados de relatórios anteriores. Já notamos que a direita prepondera quando o tema é eminentemente negativo para a esquerda, como as declarações de Lula sobre as barbaridades cometidas pelo estado de Israel, entre tantos outros. No caso da Petrobrás, contudo, havia espaço para a exploração de aspectos positivos acerca da empresa, e as páginas de esquerda até tentaram abordá-los, mas foram massacradas pelas postagens da direita bolsonarista. Esse predomínio parece ser menos devido à natureza do tópico, se mais ou menos favorável, mas sim ao poder de fogo das páginas e personagens da direita de se comunicarem por meio do Facebook e Instagram. Por fim, é digno de nota o sucesso das páginas de deputadas como Zambelli e Kicis, semana após semana emplacando o topo dos rankings.

Para baixar o nosso relatório, clique aqui.

4.   Política nas Redes

O POLÍTICA NAS REDES publica estudos temáticos sobre o debate política nas redes sociais produzidos pela equipe do Manchetômetro, no âmbito do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.

Como os demais projetos do LEMEP, o POLÍTICA NAS REDES conta com o apoio do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.

Realização:

Apoio:


[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores

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