PNR #17 – Petrobras
O relatório tem como objetivo compreender a repercussão sobre a Petrobras nas redes sociais, especialmente após a empresa anunciar os resultados de 2023 e a decisão de não pagar dividendos extraordinários aos acionistas. A estatal virou notícia e ocupou o centro do debate político com a polêmica sobre suposta interferência do governo federal na companhia. A análise incide sobre as páginas públicas que compartilharam posts no período de 29 de fevereiro a 11 de março de 2024, filtradas pelo termo Petrobras. A coleta de dados foi realizada por meio da plataforma Crowdtangle, nas bases de páginas do Facebook e do Instagram.
O relatório está dividido em três seções: análise de dados do Facebook, análise de dados do
Instagram e conclusões.
1. FACEBOOK
Tabela 1. Dados Gerais
Publicações | 2.641 |
Total de páginas que postaram | 1.172 |
Interações | 250.859 |
Tabela 2. Interações e postagens no período
Mês | Total de interações | Total de posts |
29/fev | 5.784 | 156 |
01/mar | 21.607 | 143 |
02/mar | 23.243 | 132 |
03/mar | 16.478 | 90 |
04/mar | 15.973 | 265 |
05/mar | 8.746 | 209 |
06/mar | 4.944 | 153 |
07/mar | 3.531 | 142 |
08/mar | 76.054 | 717 |
09/mar | 62.358 | 401 |
10/mar | 8.307 | 194 |
11/mar | 3.834 | 39 |
A tabela 2 mostra que o dia 8 de março registrou o maior número de interações e de publicações.
Tabela 3. Top 5 posts por número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Link | Total de Interações |
Direita | Carla Zambelli | https://www.facebook.com/100043932348669/posts/953133009494435 | 10.812 |
Direita | Bia Kicis | https://www.facebook.com/100044220769786/posts/946004293550254 | 9.251 |
Direita | Filipe Barros | https://www.facebook.com/100044439399475/posts/940491157442189 | 8.346 |
Direita | Bia Kicis | https://www.facebook.com/100044220769786/posts/949373653213318 | 6.947 |
Imprensa | A Gazeta ES | https://www.facebook.com/100064852981686/posts/814717347366691 | 5.012 |
No ranking de interações do Facebook houve domínio dos perfis de direita. Somente a última posição, ocupada por um site da imprensa. Na liderança, aparece a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que postou uma foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma seta vermelha em trajetória de queda e o seguinte texto: “Queda vertiginosa – lucro da Petrobras cai 33,8% em 1º ano de Lula e ações despencam 10%”. Na legenda, Zambelli descreve que o valor dos papéis da estatal no mercado financeiro despencou, assim como a popularidade de Lula.
Em segundo lugar está a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), que postou o recorte de uma nota da colunista Malu Gaspar, de O Globo, que destaca que um diretor da Petrobras era considerado suspeito por arquitetar uma greve com o objetivo de fechar um contrato que traria prejuízo de R$ 500 milhões à empresa. Acima da imagem, o texto critica o atual governo, e faz referência ao anterior: “Imagina o que essa gente sofreu por abstinência”. A deputada comenta na legenda: “Petrolão 3ª Temporada – Ep. 01”.
A terceira posição é ocupada pelo deputado federal bolsonarista Filipe Barros (PL-PR). Na publicação, a página do parlamentar reproduz uma imagem com tanques de petróleo da Petrobras e uma parte de uma matéria do jornal Metrópoles que noticiava a apreensão de celulares de diretores da empresa, investigados por “possíveis irregularidades” em contrato com a petroquímica Unigel, o que levaria a um prejuízo de R$ 487 milhões, segundo ele. Em quarto lugar, aparece novamente a deputada Bia Kicis, que publicou uma imagem de Lula ao lado de Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, junto com o símbolo da empresa e uma seta vermelha, indicando perdas no valor de mercado. A publicação é acompanhada da imagem de um trecho da reportagem da Revista Oeste, que relata um prejuízo de R$ 55,3 bilhões em menos de 12 horas nas ações da Petrobras após a divulgação dos resultados de 2023. Bia Kicis critica na legenda: “É só prejuízo!”.
Finalmente, na quinta posição, temos a reportagem da página A Gazeta ES, que noticia que a Petrobras perdeu R$ 55 bilhões em valor de mercado após divulgar a decisão sobre pagamento de dividendos. Na legenda, a edição diz que o mercado ficou frustrado após a informação da queda do lucro no ano de 2023, e a decisão de não pagar os dividendos extraordinários.
Tabela 4. Top 20 perfis por número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Total de Interações |
Direita | Bia Kicis | 18.642 |
Direita | Filipe Barros | 14.955 |
Direita | Carla Zambelli | 10.812 |
Direita | Jovem Pan News | 5.749 |
Imprensa | InfoMoney | 5.629 |
Imprensa | A Gazeta ES | 5.170 |
Direita | Jornal da Cidade Online | 4.334 |
Imprensa | Canal Rural | 4.247 |
Imprensa | VEJA | 4.140 |
Imprensa | Diário do Nordeste | 4.104 |
Esquerda | Brasil 247 | 4.072 |
Direita | MBL – Movimento Brasil Livre | 3.853 |
Imprensa | CNNBrasil | 3.842 |
Direita | Carlos Jordy | 3.660 |
Imprensa | O Povo | 3.596 |
Direita | Mauricio Marcon | 3.454 |
Imprensa | Diário do Comércio | 3.070 |
Direita | Vinicius Carrion | 3.064 |
Imprensa | g1 – O Portal de Notícias da globo | 2.923 |
Direita | NasRuas | 2.877 |
Os dados revelam um desequilíbrio forte entre direita e esquerda. A direita não somente dominou o ranking de interações, como contou com o envolvimento de figuras importantes do seu campo, como Bia Kicis, Filipe Barros e Carla Zambelli, já a esquerda alcançou somente uma posição no ranking. E essa diferença também se apresenta nas interações: 74.214 nas páginas da direita contra 6.674 da esquerda.
Tabela 5. Top 5 posts com melhor performance
Orientação ideológica | Perfil | Link | Performance |
Imprensa | Diário do Comércio | https://www.facebook.com/100063681715361/posts/929997795799602 | 161,58 |
Outros | Sindipetro Paraná e Santa Catarina | https://www.facebook.com/100063704913717/posts/917574897042666 | 74,14 |
Imprensa | A Gazeta ES | https://www.facebook.com/100064852981686/posts/814717347366691 | 72,64 |
Imprensa | Valor Econômico | https://www.facebook.com/100068195674142/posts/716068034009713 | 53,14 |
Imprensa | O Povo | https://www.facebook.com/100064603335771/posts/808082548021849 | 52,34 |
O ranking de Performance do Facebook foi ocupado, principalmente, por páginas de jornal. Na liderança, aparece o jornal Diário do Comércio, que publicou uma reportagem sobre a queda do lucro da Petrobras em 33,8% em 2023. Na legenda, assinalam que, embora tenha havido perdas, a estatal registrou o segundo maior lucro líquido da história.
O segundo lugar foi ocupado pela página Sindipetro Paraná e Santa Catarina, que postou uma notícia, destacando que a Petrobras registrou o segundo maior lucro em 2023 desde o início da sua trajetória. A legenda ressalta que mesmo com as tentativas de desmonte da estatal ao longo dos anos, a Petrobras conseguiu resistir e ampliar os investimentos, fechando 2023 com um lucro de R$ 124,6 bilhões.
Em terceiro colocado, aparece A Gazeta ES com a mesma publicação descrita no ranking de interações.
A quarta posição é ocupada pelo jornal Valor Econômico, que publicou uma reportagem noticiando a queda das ações da Petrobras e a perda de R$ 56 bilhões em valor de mercado da empresa. A legenda descreve que foi registrado o maior tombo desde 2021, após a empresa divulgar os resultados de 2023 e comunicar que não fará a distribuição dos dividendos extraordinários.
Em quinto lugar, encontra-se a página O Povo, que postou a notícia ressaltando que a Petrobras atingiu o segundo maior lucro da história em 2023. A legenda destaca que, apesar de ser 33, 8% menor que em 2022, o lucro líquido da estatal foi de R$ 124,6 bilhões. O motivo apontado para explicar o desempenho foi o preço do petróleo.
2. INSTAGRAM
Tabela 6. Visão geral dos dados
Publicações | 1.121 |
Total de páginas que postaram | 676 |
Interações | 1.561.492?? |
Tabela 7. Total de interações e postagens por dia
Dia | Total de interações | Total de posts |
29/fev | 29.102 | 81 |
01/mar | 258.749 | 93 |
02/mar | 217.555 | 81 |
03/mar | 84.154 | 57 |
04/mar | 57.316 | 95 |
05/mar | 76.490 | 86 |
06/mar | 62.627 | 81 |
07/mar | 31.715 | 81 |
08/mar | 501.029 | 294 |
09/mar | 143.941 | 104 |
10/mar | 98.239 | 62 |
11/mar | 575 | 6 |
A tabela 7 mostra que, tal qual no Facebook, houve maior foco de publicações e interações no Instagram no dia 8 de março.
Tabela 8. Top 5 postagens com maior número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Link | Total de Interações |
Direita ou Imprensa? | Forbes Brasil | https://www.instagram.com/p/C4RANUwPDZ8/ | 65.371 |
Direita | MBL – Movimento Brasil Livre | https://www.instagram.com/p/C3_IN7zpyzh/ | 57.569 |
Direita | Guto Zacarias | https://www.instagram.com/p/C3_IN7zpyzh/ | 57.510 |
Direita | Bia Kicis | https://www.instagram.com/p/C4CNismPF46/ | 35.302 |
Direita | CONEXÃO POLÍTICA | conexaopoliticabrasil | 1.244.452 |
O ranking de Interações do Instagram é ocupado por páginas de jornal e perfis de direita. Na liderança, aparece a Forbes Brasil, que postou uma imagem do símbolo da Petrobras com a manchete da reportagem que abordava uma perda de mais de R$ 70 bilhões da empresa após o anúncio sobre distribuição de dividendos. Na legenda, a revista escreve que a estatal desapontou seus investidores ao decidir não pagar os dividendos extraordinários. As quedas registradas pelos papéis preferenciais poderiam significar, após o fechamento, o pior desempenho percentual diário desde fevereiro de 2021, destaca a publicação.
A segunda e terceira posições estão, respectivamente, a página do Movimento Brasil Livre (MBL) e pelo deputado estadual Guto Zacarias (UNIÃO-SP). Trata-se de uma publicação compartilhada nas duas páginas em que aparece uma foto de Lula, vestindo o uniforme de petroleiro e fazendo um coração com as duas mãos. Na parte superior da imagem, aparece o texto: “O Brasil voltou!”. Já na parte inferior, há duas manchetes do Poder 360 e Metrópoles que falam sobre o prejuízo da Petrobras de R$ 500 milhões e a apreensão dos celulares dos diretores da empresa após auditoria interna. Em seguida, o texto em destaque: “Petrolão parte 2?”. Na legenda, escrevem que uma auditoria recomendou afastar os dois diretores após o indício de prejuízo.
O quarto colocado é ocupado pela deputada federal Bia Kicis, com postagem semelhante a que foi descrita no ranking de interações, consistindo em um recorte da reportagem da jornalista Malu Gaspar.
Em quinto lugar, está a página Conexão Política, que postou uma imagem de Lula uniformizado de petroleiro com a manchete: “Sob governo Lula, Petrobras perde R$ 53 bilhões em valor de mercado”. Na legenda, o texto destaca que as ações da Petrobras tiveram uma significativa queda na sexta-feira (dia 8/03), um dos maiores tombos do Ibovespa. Já o lucro líquido obtido pela Petrobras, de R$ 124,6 bilhões em 2023 — 33,8% menor que em 2022, teria, segundo a página, ficado abaixo do esperado por analistas, que projetaram cerca de R$ 127 bilhões de resultado financeiro. Destacaram, ainda, que a empresa anunciou que não irá pagar os dividendos extraordinários.
Tabela 9. Top 20 perfis por número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Total de Interações |
Direita | revistaoeste | 100.595 |
Direita | forbesbr | 70.065 |
Direita | biakicis | 64.487 |
Direita | mblivre | 57.569 |
Direita | gutozacariasmbl | 57.510 |
Direita | conexaopoliticabrasil | 53.281 |
Direita | sf_moro | 46.004 |
Imprensa | estadao | 33.689 |
Direita | leonardosatler_ | 31.610 |
Direita | carla.zambelli | 30.234 |
Direita | filipebarrosoficial | 25.128 |
Imprensa | infomoney | 24.711 |
Direita | jovempannews | 24.503 |
Direita | kimkataguiri | 22.997 |
Esquerda | pedroronchi2 | 21.376 |
Imprensa | portalg1 | 21.075 |
Direita | paulomartins222 | 19.258 |
Direita | quebrandofalacias | 17.812 |
Esquerda | oxente_angell | 17.783 |
Imprensa | folhadespaulo | 17.263 |
Tal qual no Facebook, no Instagram a distância entre direita e esquerda sempre esteve presente: a direita alcançou 636.982 interações em suas publicações, enquanto a esquerda conseguiu apenas as 69.854. Novamente, surgem no ranking páginas de direita que possuem mais destaque, como os perfis de Bia Kicis, Carla Zambelli, Filipe Barros e Kim Kataguiri.
Tabela 10. Top 5 postagens com melhor performance
Orientação ideológica | Perfil | Link | Performance |
Esquerda | Diene Morais | https://www.instagram.com/p/C4OfPw3p1P_/ | 20,57 |
Imprensa | Dinheirama | https://www.instagram.com/p/C4RFWMQuIc7/ | 16,5 |
Direita | Leonardo Satler_ | https://www.instagram.com/p/C3_r1ohMMSy/ | 14,02 |
Imprensa | BP Money | Portal De Economia | https://www.instagram.com/p/C4RNWZqpGai/ | 12,75 |
Esquerda | Rem Bodinho | rembodinho | 11,8 |
O ranking de performance do Instagram se diferenciou dos demais, contendo duas posições ocupadas por páginas de esquerda, duas por portais de notícia e apenas uma por página de direita. Na liderança, aparece a postagem de Diene Morais (PT-RJ), convocando os seguidores para uma audiência pública que seria realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) sobre a retomada da indústria naval, de petróleo e gás no estado do Rio de Janeiro. Na legenda, Diene destaca que esta é a primeira audiência pública da Frente Parlamentar de Acompanhamento do Polo GasLub – em Defesa dos Empregos dos Setores do Petróleo e Gás e da Indústria Naval.
Em segundo lugar, está a página Dinheirama, que postou uma foto de Lula discursando em um palanque, com a manchete: “Lula interferiu na Petrobras e vetou dividendos, dizem fontes”. Na legenda, o texto diz que foi o próprio presidente que decidiu não pagar os dividendos extraordinários para destinar o dinheiro para investimentos.
Em terceiro lugar, aparece Leonardo Salter, candidato a deputado federal pelo PL em Minas Gerais, que publicou a mesma imagem que o deputado Filipe Barros (PL-PR) postou no Facebook, contendo os tanques de petróleo da Petrobras com informações do jornal Metrópoles. Na legenda, escreve: “Eles voltaram. Já sabíamos que seria assim”.
A quarta posição é ocupada pelo portal BP Money que postou uma imagem do presidente petista com a chamada: “Lula tomou decisão sobre dividendos”. Na legenda, trazem as mesmas informações que a página Dinheirama, destacando que o dinheiro que seria utilizado para pagar os dividendos extraordinários será revertido em investimento na própria estatal.
A quinta colocação é ocupada por Rem Bondinho, com publicação compartilhada por mais cinco páginas. Trata-se da postagem de Angel Monteiro na rede social X, em que critica o “pobre de direita” por reclamar da taxação das grandes fortunas e dos dividendos da Petrobras, mesmo não tendo nenhuma fortuna e nenhuma fração dos papéis da estatal.
3. CONCLUSÕES
Mais uma vez a direita foi hegemônica nas duas redes sociais analisadas, agora quando o foco é a Petrobrás. As páginas de direita direcionaram suas publicações para duas subtemáticas dentro da discussão sobre a Petrobras. Inicialmente trouxeram o tema da corrupção, com as supostas negociações, e a investigação contra diretores da empresa. Com isso posts retomaram casos antigos de corrupção envolvendo governos petistas, como o Petrolão, tema caro na narrativa bolsonarista. Em um segundo momento, as páginas de direita priorizaram a discussão sobre o pagamento dos dividendos da Petrobras e a suposta interferência de Lula na estatal. Esse enquadramento, contudo, também estava prsente nas páginas da imprensa.
Por sua vez, a esquerda buscou enaltecer os ganhos da estatal e os resultados do primeiro ano do governo Lula 3. Contudo, conforme já citado, nenhuma das principais páginas de personagens de esquerda, como Lula, Gleisi Hoffmann ou Humberto Costa, se engajou no tema, o que sugere que o campo não deu a devida atenção à temática durante o período analisado.
O tema do presente relatório nos permite colocar em perspectiva comparada outros resultados de relatórios anteriores. Já notamos que a direita prepondera quando o tema é eminentemente negativo para a esquerda, como as declarações de Lula sobre as barbaridades cometidas pelo estado de Israel, entre tantos outros. No caso da Petrobrás, contudo, havia espaço para a exploração de aspectos positivos acerca da empresa, e as páginas de esquerda até tentaram abordá-los, mas foram massacradas pelas postagens da direita bolsonarista. Esse predomínio parece ser menos devido à natureza do tópico, se mais ou menos favorável, mas sim ao poder de fogo das páginas e personagens da direita de se comunicarem por meio do Facebook e Instagram. Por fim, é digno de nota o sucesso das páginas de deputadas como Zambelli e Kicis, semana após semana emplacando o topo dos rankings.
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4. Política nas Redes
O POLÍTICA NAS REDES publica estudos temáticos sobre o debate política nas redes sociais produzidos pela equipe do Manchetômetro, no âmbito do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.
Como os demais projetos do LEMEP, o POLÍTICA NAS REDES conta com o apoio do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.
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Apoio:
[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores