O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

PNR #19 – A visita de Macron ao Brasil

O relatório tem como objetivo compreender a repercussão da visita do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil. A análise incide sobre as páginas públicas que compartilharam posts no período de 25 a 31 de março de 2024, filtradas pela string de busca “(Lula OR Brasil) AND (Macron OR França)”. A coleta de dados foi realizada por meio da plataforma Crowdtangle, nas bases de páginas do Facebook e do Instagram.

O relatório está dividido em três seções: análise de dados do Facebook, análise de dados do Instagram e conclusões.

1.     FACEBOOK

Tabela 1. Dados Gerais

Publicações4.332
Total de páginas que postaram2.088
Interações443.181

Tabela 2. Interações e postagens no período

MêsTotal de interaçõesTotal de posts
25/03/202413.586163
26/03/202472.016503
27/03/202496.6331.115
28/03/2024151.7061.266
29/03/202468.630836
30/03/202437.267407
31/03/20243.34342

A tabela 2 mostra que o dia 28 de março registrou o maior número de interações e publicações.

Tabela 3. Top 5 posts por número de interações

Orientação ideológicaPerfilLinkTotal de Interações
DireitaEduardo Bolsonarohttps://www.facebook.com/100044232679185/posts/98624913285950014.371
DireitaJair Messias Bolsonarohttps://www.facebook.com/100044022914395/posts/104622714352137312.252
EsquerdaLulahttps://www.facebook.com/100044310762261/posts/10577007123836119.647
DireitaBia Kicishttps://www.facebook.com/100044220769786/posts/9598594888314017.743
DireitaGustavo Gayerhttps://www.facebook.com/100063884853979/posts/8728861948508687.308

No ranking de interações do Facebook, as páginas de direita predominaram, com exceção do terceiro lugar, que foi ocupado pelo perfil de Lula. Na liderança, aparece o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que postou um vídeo de 7 minutos e 15 segundos, criticando a visita de Macron ao Brasil. Eduardo comenta que Lula convidou o francês para conhecer a Amazônia e discutir a pauta climática em um momento em que há recorde de queimadas na floresta e aumento do número de mortes de yanomamis. Também relata que Macron concedeu ao “índio” Raoni a maior condecoração da França. Segundo ele, Raoni entregou documentos, em francês, a  Macron e, em português, a Lula, com denúncias sobre a construção do Ferrogrão, projeto de ferrovia que cruzaria a Amazônia. Na avaliação do deputado, porém, a linha férrea terá impacto positivo para os produtores agrícolas. Na interpretação do parlamentar, a ação de Macron ao condecorar Raoni passa a mensagem de que o “índio” está a serviço da França e não do Brasil, e que o mandatário brasileiro estaria de acordo, afirmando que “Lula é um entreguista”. Na legenda, Eduardo Bolsonaro escreve: “Lula entrega o agro e o Brasil a Macron. E isso vai unir direita e parte da esquerda.”

Em segundo lugar, aparece a postagem da página de Jair Bolsonaro sobre a Amazônia e a visita de Macron ao Brasil. O post explica que os encontros entre os chefes de Estado costumam gerar acordos, mas ressalta que alguns são feitos de forma somente verbal. Segue o texto com a fala de Lula, na qual afirma que os indígenas possuem poucas terras. Em seguida, Bolsonaro afirma que em 1992, “depois de um encontro desses”, foi assinada uma portaria que dava início à demarcação da área territorial dos Yanomami, extensão que seria equivalente ao estado de Pernambuco e o dobro do território da Suíça, e classifica o fato como uma “insensatez” e “crime de lesa pátria”. Finaliza parabenizando o deputado Filipe Barros (PL-PR) por ter questionado, via requerimento de informação, o verdadeiro motivo da visita de Macron ao Brasil, passando estrategicamente pela região amazônica. O texto é acompanhado de uma foto de Bolsonaro.

A terceira posição é ocupada pela página de Lula, que postou uma foto em que aparece segurando as mãos de Macron. Ambos estão sorridentes no barco a caminho da Ilha do Combu, no Pará. Na legenda, Lula escreve que estava dando início a uma viagem de três dias pelo Brasil ao lado de Macron a fim de aprofundar a parceria entre os dois países.

Em quarto lugar, consta o vídeo postado pela deputada federal Bia Kicis (PL-DF). Trata-se de um recorte do programa Conexão da Globo News com a moldura fixa e o texto:“Após fotos de ‘lua de mel’ na Amazônia, Macron diz não a Lula e ao Mercosul”. Os jornalistas comentam que não existe mais acordo entre o Mercosul e a União Europeia, e que Lula perdeu a negociação. Afirmam que Macron “jogou um balde de água fria nos empresários”, mantendo uma posição econômica protecionista.

Em quinto colocado, aparece o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que postou um vídeo de quase 7 minutos com discurso semelhante ao de Eduardo Bolsonaro. Ele critica a visita de Macron e as fotos tiradas pelos mandatários, ao dizer que as imagens parecem um “book de casamento”, enquanto há queimada na Amazônia e mortes de yanomamis. Em seguida, mostra um vídeo da reserva yanomami em que um homem diz que o povo indígena vivia muito bem no período Bolsonaro apesar dos problemas, mas que agora, na gestão Lula, estão abandonados, não possuem casa de apoio e a Funai não liga pra eles. Por isso, pede uma auditoria nas contas da Funai e fiscalização do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. Após a exibição do vídeo, Gayer afirma que se o Lula não for retirado da presidência, não sabe quantas décadas serão necessárias para que o Brasil seja recuperado.

Tabela 4. Top 20 perfis por número de interações

Orientação ideológicaPerfilTotal de Interações
EsquerdaLula41.787
DireitaFilipe Barros18.610
DireitaEduardo Bolsonaro14.371
DireitaJair Messias Bolsonaro12.252
DireitaBia Kicis7.743
DireitaGustavo Gayer7.308
DireitaHelder Barbalho6.822
ImprensaO Globo6.133
ImprensaFRANCE 245.441
DireitaMais Sudeste5.417
ImprensaGloboNews5.397
EsquerdaGleisi Hoffmann5.305
ImprensaFoot Mercato5.293
ImprensaOxfam Brasil5.277
DireitaCarla Zambelli5.206
ImprensaCNNBrasil5.095
EsquerdaHumberto Costa5.051
DireitaJunior Japa4.897
EsquerdaMídia NINJA4.791
DireitaMarcel van Hattem4.753

Os dados revelam um desequilíbrio no total de posts entre direita e esquerda, com 10 publicações da direita contra 4 da esquerda. Notamos o envolvimento de figuras importantes da direita, como Eduardo Bolsonaro, Filipe Barros e Jair Bolsonaro, e da esquerda, como Gleisi Hoffmann, Lula e Humberto Costa. Já nas interações, o quadro se inverteu com maior engajamento da esquerda sobre a direita: 87.379 contra 56.934, respectivamente.

Tabela 5. Top 5 posts com melhor performance

Orientação ideológicaPerfilLinkPerformance
ImprensaGrupos de Esquerda – Resistênciahttps://www.facebook.com/100069370412664/posts/73862098846024221,7
ImprensaOxfam Brasilhttps://www.facebook.com/100064870110763/posts/82109525006280520,94
GovernoGoverno do Paráhttps://www.facebook.com/100064893541841/posts/80402364510408019,16
DireitaMarina Helenahttps://www.facebook.com/100064242902802/posts/82064966675312315,29
EsquerdaLIVREhttps://www.facebook.com/100064112259383/posts/83483316199708511,04

Na liderança do ranking de desempenho do Facebook, aparece a página Grupos de Esquerda – Resistência, que postou um print da postagem de Pedro Ronchi. Trata-se da selfie tirada pelo presidente da França ao lado de Lula, Janja, cacique Raoni Metuktire e outros indígenas. Pedro descreve a foto como histórica.

A segunda posição é ocupada pela página Oxfam Brasil, que traz uma foto de Lula e o texto: “Em relação à tributação dos super-ricos, o presidente Lula estendeu a mão”. Em seguida, a foto do francês com a frase: “Não perca essa oportunidade de fazer história, presidente Macron”. Na legenda, escrevem que o Brasil estava tentando pautar o imposto mínimo global sobre os super-ricos e que Macron poderia apoiar a medida, que terá como impacto a redução da desigualdade.

Em terceiro lugar, aparece a página do Governo do Pará, que postou uma foto de Lula, Macron e o governador do estado, Helder Barbalho (MDB), acompanhados de uma comitiva dentro de um barco a caminho da Ilha do Combú (PA). Na imagem, a frase: “#Amazônia. Governador do Pará recebe presidentes Lula e Macron, em Belém”. Na legenda, o texto descreve o início de uma agenda bilateral entre França e Brasil, que incluía como uma das motivações a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá na capital paraense em 2025.

Em quarto colocado, está a postagem de Marina Helena, pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, pelo Novo. Trata-se da foto de Lula e Macron em frente à gigantesca sumaúma, árvore típica da Amazônia. A imagem contém recortes de manchetes de jornais que abordam os problemas enfrentados na região, como as queimadas e as mortes dos yanomamis. Na legenda, Marina Helena convida seu público a lembrar os mandatários sobre os dificuldades da região.

Na quinta colocação, temos a página Livre, que postou uma foto de Lula e Janja junto a Macron. Na legenda, contam como foi a agenda de compromissos dos mandatários na quinta-feira (dia 28/03) em Brasília. Primeiro, com uma caminhada do presidente francês pela Praça dos Três Poderes, e depois uma reunião bilateral. Destacam que Lula concedeu ao mandatário a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul — a mais alta condecoração destinada a um cidadão não-brasileiro. Além disso, Macron entregou à primeira-dama Janja a insígnia da Legião de Honra no grau de oficial. Lula já havia recebido a principal honraria francesa anteriormente. O post também relata a programação do presidente francês no Brasil, que desembarcou em Belém, visitando a Floresta Amazônica, seguiu para o Rio de Janeiro e posteriormente São Paulo.

2.    INSTAGRAM

Tabela 6. Visão geral dos dados

Publicações1.957
Total de páginas que postaram1.209
Interações5.519.074

Tabela 7. Total de interações e postagens por dia

DiaTotal de interaçõesTotal de posts
25/03/202477.540115
26/03/2024434.088252
27/03/20241.687.490512
28/03/20242.368.715556
29/03/2024530.561328
30/03/2024404.024172
31/03/202416.65622

A tabela 7 mostra que, tal qual no Facebook, houve um maior número de publicações e interações no dia 28 de março no Instagram.

Tabela 8. Top 5 postagens com maior número de interações

Orientação ideológicaPerfilLinkTotal de Interações
EsquerdaLuiz Inácio Lula da Silvahttps://www.instagram.com/p/C5E1W_XpiHi/431.232
ImprensaEmmanuel Macronhttps://www.instagram.com/p/C5E1W_XpiHi/431.185
DireitaJair M. Bolsonarohttps://www.instagram.com/p/C5EOT5pLNDz/174.444
DireitaRenata Barretohttps://www.instagram.com/p/C5Bw2oTu0uT/113.392
ImprensaTNT Sports Brasilhttps://www.instagram.com/p/C5BqjTHrYdm/112.239

O ranking de interações do Instagram foi ocupado por páginas de esquerda e de direita, além de sites de jornais. Na liderança, aparece a página de Lula, que fez uma postagem compartilhada com o perfil de Macron.  A imagem é um print da publicação de memes Melted Videos. O site fez uma montagem com os presidentes correndo de mãos dadas na Floresta Amazônica. A imagem dos mandatários substitui a do casal do cartaz do filme La La Land. Na legenda, Macron escreve que compararam as fotos da sua visita ao Brasil a um casamento e afirma que, de fato, foi uma união. Ao longo do texto, o francês agradece ao presidente do Brasil e a todos os brasileiros pelo acolhimento, faz um resumo do que foi discutido e finaliza enaltecendo os valores democráticos. Segundo ele, Lula conseguiu restaurar o equilíbrio institucional, o que possibilitou a inauguração de um novo capítulo na história da relação entre os dois países.

A segunda posição é ocupada pela página de Macron com a postagem do meme compartilhada com Lula.

Em terceiro lugar, aparece a postagem da página de Bolsonaro, já descrita no ranking de Interações do Facebook.

Em quarto no ranking, está a empresária Renata Barreto, que postou um carrossel de fotos de Lula e Macron com o texto: “Qual a melhor legenda para essas fotos românticas de Lula e Macron na Amazônia?”, seguido de um emoji de palhaço.

O quinto lugar é ocupado pela postagem da página TNT Sports Brasil com a foto dos dois presidentes segurando as camisas de times de futebol paraenses. Na imagem, a descrição: “Presidente da França ganha camisas do Paysandu e Remo”. Na legenda, contam que Macron foi conhecer Belém, que sediará a Conferência do Clima da ONU, a COP30, em 2025, e foi presenteado pelos clubes do estado.

Tabela 9. Top 20 perfis por número de interações

Orientação ideológicaPerfilTotal de Interações
EsquerdaLuiz Inácio Lula da Silva597.754
InternacionalEmmanuel Macron506.952
ImprensaFolha de S.Paulo177.717
DireitaJair M. Bolsonaro174.444
Imprensag1141.915
DireitaRenata Barreto113.392
ImprensaTNT Sports Brasil112.239
ImprensaCNN Economia104.147
DireitaJoão Menna80.113
ImprensaMetrópoles75.712
DireitaRevista Oeste68.013
EsquerdaL U C I A N O67.308
EsquerdaDjamila Ribeiro65.757
ImprensaPortal R762.640
ImprensaUOL Notícias61.702
ImprensaUOL61.572
Direitaoliberal.com61.317
ImprensaMetrópoles Política59.402
ImprensaJornal da Record58.044
DireitaJovem Pan NEWS57.393

Tal qual ocorreu no Facebook, no Instagram houve predomínio de páginas da direita, com 6 no total, contra 3 da esquerda. Apesar disso, nas interações, o resultado foi invertido: a direita alcançou quase 554 mil interações em suas publicações, enquanto a esquerda conseguiu mais de 730 mil, com o bom desempenho da página de Lula. Destaca-se novamente a presença de veículos de imprensa, com dez páginas concentrando quase 915 mil interações no ranking analisado.

Tabela 10. Top 5 postagens com melhor performance

Orientação ideológicaPerfilLinkPerformance
ImprensaRBA TVhttps://www.instagram.com/p/C4_eRSeRc8S/46,54
EsquerdaMorena Leite – chef de cozinhahttps://www.instagram.com/p/C5FVWxXg9My/35,17
ImprensaDiário do Paráhttps://www.instagram.com/p/C4_eRSeRc8S/32,28
DireitaFiesphttps://www.instagram.com/p/C5CX0w4vW_d/25,51
ImprensaCNN Economiahttps://www.instagram.com/p/C5EMxcBieij/24,98

O ranking de performance do Instagram apresentou predominância de páginas de jornais. Na liderança, aparece a página RBA TV com publicação compartilhada com o perfil Diário do Pará. Trata-se da foto de Lula e Macron apertando as mãos no barco a caminho da Ilha do Combú, em Belém. A legenda reproduz o que Lula escreveu na sua página quando compartilhou a imagem, contando que estava dando início a uma viagem de três dias para aprofundar a parceria entre a França e o Brasil. A legenda destaca ainda que a visita tem foco nas questões econômicas e ambientais que são de interesse de ambos os países.

A segunda posição é ocupada pela chef de cozinha Morena Leite, responsável pelo preparo dos pratos servidos no almoço dos chefes de Estado com personalidades políticas e sociais. Na legenda, Morena declara que foi uma honra cozinhar para os presidentes. Além disso, conta que enquanto estudou na França aprendeu técnicas e valores gastronômicos, além de valorizar os produtos locais. Dessa forma, quando retornou ao Brasil caminhou de norte a sul a fim de pesquisar os ingredientes brasileiros e desbravar novas receitas. Finaliza o texto agradecendo o convite do Itamaraty e de Janja. A chef compartilhou um carrossel de fotos e vídeos do almoço, sendo a primeira delas o registro ao lado de Lula, Macron e Janja.

Na terceira posição, está a página Diário do Pará com postagem compartilhada com RBA TV, descrita na primeira posição do ranking.

Em quarto lugar, aparece o perfil da Fiesp, que compartilhou um carrossel de fotos do Fórum Econômico Brasil-França, evento que organizou junto a CNI, Firjan e o Medef (Movimento das Empresas da França). A legenda conta que o público era composto por empresários e destaca os discursos do presidente francês, do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e do presidente da Fiesp, Josué Gomes. Além disso, ressalta que Macron declarou ser necessário atualizar a proposta do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, dado que sua negociação foi há 20 anos. Também estiveram presentes no evento Ricardo Alban, presidente da CNI, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, e outras autoridades do ramo.

Em quinto colocado, temos a página CNN Economia, com publicação compartilhada com a CNN Brasil. O post traz a imagem de Macron e Lula com a manchete: “Por energia nuclear, governo vai assinar acordo com França para explorar urânio no Brasil”. Na legenda, informam que na quinta-feira (dia 28/03) foi assinado um acordo que possibilita a exploração de reservas de urânio no Brasil, visando colaborar com a geração de energia nuclear. Além disso, destacam que a França aposta no modelo como um caminho para transição energética, tendo 70% da sua eletricidade com origem nesta fonte. Contudo, o país é dependente da importação de urânio e um dos seus principais fornecedores, o Niger, está passando por instabilidades políticas.

3.    CONCLUSÕES

A análise da repercussão da visita de Macron ao Brasil apresenta um evento que foi utilizado tanto pela direita quanto pela esquerda e ambas conquistaram sucesso nas redes, de acordo com plataformas distintas.

No Facebook, a narrativa de direita foi extremamente eficaz. A versão de que Lula estaria vendendo a Amazônia e os recursos naturais da Floresta para a França e invadindo as terras indígenas se demonstrou forte para conquistar interações e atrair a atenção dos usuários.

Por sua vez, o Instagram reagiu de forma extremamente positiva diante das fotos de Lula e Macron, principalmente com os memes, que foram utilizados exaustivamente pela esquerda. O desempenho da publicação conjunta entre Lula e Macron exemplifica o sucesso desse tipo de publicação nessa rede. A imprensa também conquistou muita visibilidade com as notícias sobre a vinda do presidente francês em ambas as plataformas.

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4.   Política nas Redes

O POLÍTICA NAS REDES publica estudos temáticos sobre o debate política nas redes sociais produzidos pela equipe do Manchetômetro, no âmbito do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.

Como os demais projetos do LEMEP, o POLÍTICA NAS REDES conta com o apoio do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.

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[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores

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