O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

DONI # 49 – 30 de março a 05 de abril de 2024

No DONI semanal são computadas todas as manchetes, chamadas, artigos de opinião, colunas e editoriais que citaram o Governo Federal, o presidente Lula, ou algum personagem ou instituição do Executivo, nas capas e páginas 2 e 3 dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Esta semana foram analisados 110 textos.

Gráfico 1. Cobertura do Governo Federal por jornal (valências)[1]

Em março, o Estadão foi o jornal mais negativo, com IV[2] – 0,97, seguido pelo Globo, com – 0,86, e a Folha com IV de – 0,6. O IV da cobertura total do governo foi de – 0,82. O mês registrou o quarto IV mais negativo do atual governo.

Nos primeiros dias de abril, o Estadão continuou como o jornal mais crítico, com IV – 0,69, seguido pela Folha com IV de – 0,59 e o Globo com – 0,58. O IV da cobertura total de abril soma IV de – 0,62.


[1] As valências no gráfico estão associadas às posições e ações do presidente ou do Governo Federal em diferentes áreas. Por exemplo, um texto sobre economia com valência negativa para Lula significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o presidente é retratado é negativa ou desfavorável.

[2] O Índice de Viés (IV) é calculado pela fórmula (F-C)/(A+N), na qual “F” é o n° de favoráveis, “C”, o n° de contrárias, “A”, o n° de ambivalentes e “N”, o n° de neutras.

Gráfico 2. Temas mais presentes na cobertura do Governo Federal

O destaque da semana na cobertura foi a decisão de Lula de vetar menções aos 60 anos do golpe militar no Brasil. O tema foi o principal assunto na cobertura tanto do Governo quanto do presidente. Os jornais elogiam o posicionamento do petista sobre a ditadura, como uma oportunidade de evitar uma maior polarização na população brasileira. Mesmo assim, as publicações expuseram o ponto negativo da decisão, afirmando que, ao vetar as manifestações, o presidente estaria desrespeitando a memória das vítimas.

O segundo tema bastante discutido é a Petrobras. A nova crise da estatal brasileira e a possibilidade de mudança no comando da empresa foram assuntos relevantes na cobertura do governo e de Lula nos jornais. Os veículos exploraram uma suposta crise entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates e o Planalto. Na avaliação das publicações, o quadro é reflexo da decisão da empresa em não distribuir os dividendos aos acionistas. A disputa expõe uma fratura entre Prates e o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, contrário ao pagamento. Os jornais debateram a importância da estatal para o sucesso do plano econômico de Fernando Haddad e destacaram a preocupação do mercado diante dos rumos da petroleira.

Gráfico 3. Cobertura do Governo Federal por tipo de texto[3]

Esta semana, a mídia continuou a criticar o Governo Federal. Os três jornais publicaram textos desfavoráveis em quase todas as modalidades de texto com exceção das manchetes do Estadão e os artigos de opinião de O Globo. No Estadão, os editoriais foram a modalidade com maior número de textos negativos, embora um texto nesta seção tenha sido favorável. Na Folha, temos um empate entre chamadas e colunas. Já em O Globo, as chamadas concentram o maior número de críticas ao governo.

[3] Neste gráfico, vemos mais claramente o posicionamento dos jornais, em seus editoriais e na opinião que apresentam em suas páginas, por meio de colunistas e artigos de convidados.

Gráfico 4. Cobertura do Presidente Lula por jornal

Em março, o Estadão ficou na liderança do Índice, com um IV de –2,57, seguido pelo Globo, com IV de –1,93, e a Folha com IV igual a –1,09. O IV total médio foi de –1,69. Março de 2024 fechou como o mês com o segundo pior IV total do atual mandato de Lula, atrás apenas do mesmo período do ano passado.

Observando os dados dos primeiros dias de abril, a Folha aparece como o jornal líder no Índice, com um IV de – 1,09, seguida pelo Estadão com -1 e O Globo com IV de 0,67. Até o momento, o IV total médio é de – 0,96.

Gráfico 5. Cobertura do Presidente Lula por tipo de texto

A cobertura em torno de Lula continua sendo menor em comparação àquela dedicada ao Governo Federal, porém mais negativa. Estadão, Globo e Folha apresentam textos negativos em todas as modalidades textuais. Os destaques ficam com os editoriais do Estadão, as chamadas da Folha e as colunas de O Globo.

Para baixar o nosso relatório, clique aqui.

DONI

O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro, que é um projeto do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.

Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais.

Produção

Apoio


[1] As valências no gráfico estão associadas às posições e ações tomadas pelo presidente ou pelo Governo Federal em relação aos temas. Por exemplo, um texto sobre economia com valência Negativa para Lula significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o presidente nele é tratado é negativa ou desfavorável.

[2] O Índice de Viés (IV) é calculado pela fórmula , na qual F é o n° de favoráveis, C o n° de contrárias, A o n° de ambivalentes e N o n° de neutras.

[3] Neste gráfico vemos mais claramente o posicionamento dos jornais, em seus editoriais e na opinião que representam em suas páginas, por meio de colunistas e artigos de convidados.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!