O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

PNR #27 – Privatização das praias

O relatório tem como objetivo compreender a repercussão nas redes sociais do debate sobre a chamada PEC da Praias – uma proposta de Emenda Constitucional que tramita no Senado, e prevê autorização para venda de terrenos da Marinha no litoral. O projeto é do ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania-PA) e tem relatoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O tema tramitava nas sombras do Congresso, até uma discussão virtual entre a atriz Luana Piovani e o jogador Neymar Jr. lançar luz sobre a medida.

A análise incide sobre as páginas públicas que compartilharam posts, entre os dias 30 de maio a 5 de junho de 2024, filtradas pelo termo de busca “(praia OR PEC) AND (Neymar or Luana)” de publicações no Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio da plataforma Crowdtangle, nas bases de páginas do Facebook e do Instagram.

O relatório está dividido em três seções: análise de dados do Facebook, análise de dados do Instagram e conclusões.

PRINCIPAIS DESCOBERTAS

Prevalência da esquerda nas publicações e interações: Tanto no Facebook quanto no Instagram as páginas de esquerda preponderaram..
 
Falta de engajamento dos principais perfis políticos: Tanto na esquerda quanto na direita, os principais perfis de políticos ignoraram a discussão sobre a privatização das praias mesmo após a discussão entre Luana Piovani e Neymar. As páginas de Fofoca e Imprensa, no entanto, aproveitaram o debate para engajar suas publicações sobre o tema.
 
A direita ignorou a discussão: A direita evitou discutir a temática e nenhum perfil dos políticos principais da direita bolsonarista comentou o caso, apesar de o senador Flávio Bolsonaro ser constantemente citado nas publicações.

1.     FACEBOOK

Tabela 1. Dados Gerais

Publicações828
Total de páginas que postaram497
Interações84.014

Tabela 2. Interações e postagens por dia

MêsTotal de interaçõesTotal de posts
30/mai3.90526
31/mai15.609175
01/jun22.487117
02/jun15.00088
03/jun13.215202
04/jun12.413192
05/jun1.38528

A tabela 2 mostra que o dia 1º de junho registrou o maior número de interações e o dia 3 de junho o maior número de publicações.

Tabela 3. Top 5 posts com maior número de interações (em negrito as páginas que tiveram os maiores totais por tipo de publicação)

IdeologiaPerfilTipo de postTotal de InteraçõesTotal de CurtidasTotal de ComentáriosTotal de CompartilhamentosTotal de reações[1]
EsquerdaMídia NINJAFoto3.5951.691286838780
ImprensaO GloboFoto2.287814761158554
EsquerdaMídia NINJALink2.0261.269238207312
ImprensaFolha de S.PauloLink1.98447360153857
EsquerdaSâmia BomfimFoto1.8291.198206228197

O ranking de interações do Facebook apresentou uma forte presença de páginas de esquerda, ocupando três posições. As demais posições foram ocupadas por perfis da imprensa.

Na liderança, aparece a página Mídia Ninja, que postou um álbum de fotos, contendo print da postagem da vereadora Thais Ferreira (PSOL-RJ), na rede social X, e duas charges que trazem críticas sobre o tema. Thais Ferreira declara ser “inacreditável” existirem pessoas que estejam propondo a privatização das praias e ainda haver apoio à proposta vindo de uma figura que representa o futebol brasileiro atualmente, em referência a Neymar Jr. Afirma que tudo parece ser “uma grande piada de péssimo gosto”.

A primeira charge de Nando Motta mostra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), relator da “PEC das Praias”, expulsando os personagens do desenho Bob Esponja da praia. Em uma placa, o texto sarcástico: “Em breve Rachadinha do Biquini Resort”, em referência ao local em que os personagens vivem no desenho animado, Fenda do Biquini, e ao antigo escândalo de rachadinhas no gabinete parlamentar que envolve Flávio Bolsonaro.

A segunda charge tem como autoria o cartunista Hector, que desenhou uma praia com uma cerca, que impede a entrada no mar, e na areia aparecem as sombras dos prédios da orla. Na imagem, duas pessoas conversam: “- Primeiro a sombra / – Depois a cerca…”.

Na legenda, explicam sobre a PEC 3/2022, afirmando que a discussão vai além de Neymar e Luana Piovani, e destacam os tópicos: como funciona hoje, qual é o risco e o que fazer. A publicação ressalta que hoje as praias do Brasil pertencem à União e, com a aprovação da proposta, esses territórios poderiam ser controlados pelos estados, municípios e entes privados. O acesso à praia poderia ser restringido com a criação de Cassinos e Resorts, que poderiam, inclusive, prejudicar o meio ambiente, a biodiversidade e as comunidades tradicionais que necessitam dessas áreas para viver, como os pescadores. Por fim, a página se posiciona contra a PEC 3/2022.

Em segundo lugar, aparece o jornal O Globo, que publicou uma imagem que mostra Neymar, do lado direito, e do lado esquerdo uma residência com paredes de vidro, piscina e palmeiras, com o seguinte texto: “Conheça empreendimento de Neymar que esbarra na PEC da privatização das praias e virou alvo de críticas”. Na legenda, afirmam que Neymar e Rafael Zulu seriam sócios do “Caribe brasileiro”, empreendimento com 28 imóveis de alto padrão no litoral do Nordeste. Afirmam, contudo, que a incorporadora nega que o texto debatido no Senado tenha impacto no projeto.

A terceira posição é ocupada novamente pela página Mídia Ninja, que postou uma matéria com a seguinte manchete: “Governo Lula é contra privatizar praias e atua para derrubar PEC no Senado, diz Padilha”. A notícia é acompanhada de uma foto da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. A legenda traz o discurso de Padilha e afirma que o debate nas redes sociais foi aflorado por Luana Piovani, que se coloca contrária à PEC, e Neymar, que se diz favorável à proposta. Reiteram, ainda, que Neymar tem interesse direto na aprovação da medida, visto que possui empreendimentos que seriam favorecidos. Informam que a PEC foi aprovada em fevereiro de 2022, na Câmara dos Deputados, e ficou parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado desde agosto de 2023, voltando à discussão no dia 27 de maio, quando ocorreu a audiência pública na Casa.

Em quarto colocado, consta a Folha de São Paulo, que postou uma matéria que tratava sobre os memes gerados pela “treta” entre Neymar, Luana Piovani e Defante por conta da PEC das Praias. A notícia traz a imagem de um dos memes, com Neymar vestindo o uniforme da Seleção Brasileira de Futebol caído no chão em diferentes posições, formando as palavras: “Luana Piovani”. Na legenda, trazem um comentário de um dos internautas: “Neymar está mais próximo de vencer uma edição de ‘A Fazenda’ do que uma Copa do Mundo”.

Na quinta posição, aparece a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que postou um print da sua publicação na rede social X, alfinetando o jogador de futebol: “Alguém já avisou ao Neymar que hoje é o último dia para fazer a declaração à Receita Federal? Não faz muito tempo que ele foi condenado por sonegação. Vai ver é melhor se ocupar com isso do que ficar defendendo projeto privatista que destrói o meio ambiente na internet. PEC 3 NÃO!”. Na legenda, a deputada afirma que votou contra a medida na Câmara.

[1] Total de reações é a soma das seguintes reações do Facebook: Amei, Força, Uau, Grrr, Risos e Triste.

Tabela 4. Total de interações por tipo de publicação nos 20 perfis com maior número de interações (em negrito as páginas que tiveram os maiores totais por tipo de publicação)

IdeologiaPerfilLinkVideo Ao vivoVideoFotoTotal Geral
ImprensaFolha de S.Paulo4.077  1.7155.792
EsquerdaMídia NINJA2.026  3.5955.621
EsquerdaPessoas que votaram no Bolsonaro    4.506
EsquerdaPresidente da Ursal   3.6603.660
ImprensaO Globo881  2.2871.829
EsquerdaFeminismo Sem Demagogia – Original   2.7212.721
ImprensaEstadão1.086  1.5291.713
MemesDezinho   2.5512.551
DireitaDollynho reaça   1.8861.886
EsquerdaSâmia Bomfim   1.8291.631
EsquerdaMelhor Política   1.7131.055
EsquerdaPlantão Brasil   1.6311.017
EsquerdaBurguesia fede   1.4551.455
NaturezaBiólogo Henrique o Biólogo das Cobras  1.291 1.291
ImprensaNotícias da TV1.118  1121.230
EsquerdaMÍDIA LIVRE895160  974
EsquerdaDiário do Centro do Mundo905 112 972
ImprensaSplash UOL974   939
ImprensaCNNBrasil972   780
ImprensaA Gazeta ES687  252773

Os dados revelam um desequilíbrio forte entre direita e esquerda na produçao de conteúdo, com 10 páginas de esquerda e somente uma de direita. Entre os perfis de direita, não há nenhum personagem político ranqueado, apenas a página Dollynho reaça. Já na esquerda, notamos o envolvimento da Mídia NINJA e da deputada Sâmia Bomfim, porém nenhum perfil de destaque do governo ou do quadro partidário.

No total de interações, o desequilíbrio é ainda maior em favor da esquerda: com 23.612 interações, contra 1.886 em páginas de direita. As páginas de esquerda e de direita obtiveram maior sucesso em publicações com fotos.

2.    INSTAGRAM

Tabela 5. Visão geral dos dados

Publicações603
Total de páginas que postaram453
Interações3.316.391

Tabela 6. Total de interações e postagens por dia

MêsTotal de interaçõesTotal de posts
30/mai22.6316
31/mai1.220.924131
01/jun902.42397
02/jun163.54964
03/jun473.477172
04/jun528.932122
05/jun4.45511

A tabela 6 mostra que houve um maior número de interações no dia 31 de maio e o maior número de publicações no dia 3 de junho.

Tabela 7. Top 5 posts com maior número de interações (em negrito as páginas que tiveram os maiores totais por tipo de publicação)

IdeologiaPerfilTipo de postCurtidasComentáriosTotal de Interações
CelebridadeLuana PiovaniAlbum319.110250.72468.386
FofocaHenrique Lopes (Gina Indelicada)Album182.241161.19121.050
FofocaAlfinetadas Dos FamososAlbum142.173126.15016.023
EsquerdaMídia NINJAAlbum140.430138.5201.910
ImprensaEstadãoFoto76.45470.5465.908

O ranking de interações do Instagram contou com a presença de diferentes páginas, com destaque para as de fofoca com duas posições. Na liderança, aparece a página de Luana Piovani com publicação compartilhada com Melhores IG, que postou um carrossel contendo alguns cortes dos stories postados por Piovani, que alertava a população brasileira para votar contra a PEC de Privatização das praias, e criticava Neymar por ser um “péssimo exemplo” como cidadão, pai, homem, marido e companheiro. Na capa, aparece uma imagem que mostra Neymar chorando do lado esquerdo e Piovani sorrindo do lado direito, com o seguinte texto: “Praia Privatizada? Após Neymar fechar pareceria para privatizar praia, Luana Piovani critica o jogador e convoca os seus seguidores para votar conta a PEC”.

Na legenda, afirmam que Neymar fechou parceria com a incorporadora Due para criar a “Rota Due Caribe Brasileiro”, com previsão de faturamento de até R$ 7,5 bilhões. Também noticiam que a PEC 3/2022 visa retirar o controle dos terrenos do litoral brasileiro da Marinha e transferi-los para os estados, municípios e entes privados. A proposta voltou à discussão no dia 27 de maio. A página Mig se coloca contrária à medida, presta apoio à atriz Luana Piovani e convoca outros artistas a fazerem campanha contra a proposta.

A segunda posição é ocupada pela página de fofoca Gina Indelicada, que postou o vídeo de Neymar respondendo às críticas de Luana Piovani. O vídeo aparece do lado direito e, do lado esquerdo, mostra uma foto da atriz. Na parte de cima, reproduzem uma das falas do jogador: “Tem que enfiar um sapato na tua boca porque só fala merda”. Neymar chama Luana Piovani de louca e declara que acha que ela quer alguma coisa com ele. Também rebate as críticas que recebeu, dizendo que a atriz não pode falar sobre seu caráter, nem sobre a criação dos seus filhos.

Em terceiro lugar, temos a página de fofoca “Alfinetei”, que postou o vídeo de Luana Piovani rebatendo as alfinetadas de Neymar. A atriz agradece o carinho e a preocupação das pessoas, e declara ser uma pena os adolescentes não terem mais discernimento, questionando se a culpa não seria das escolas que não repetem mais os alunos, saindo do colégio, muitas vezes, analfabetos. Afirma, ainda, que o que acontece nas redes sociais não afeta sua vida e que possui um público diferente dos seguidores do Neymar. Também aproveita para divulgar seu novo podcast que trata sobre assuntos como os da PEC 3, acompanhada de uma frase famosa que virou meme: “como é difícil ser cidadão no Brasil”. Ao final, se diz curiosa para saber qual seria a opinião de seu ex-companheiro e pai de seus filhos, Pedro Scooby, que vive de praia por ser surfista, mas é amigo de Neymar. A página faz uma montagem contendo a foto de Pedro Scooby no canto superior esquerdo, uma foto de Scooby abraçando Neymar, no canto inferior esquerdo, e o vídeo de Luana Piovani, do lado direito. Na parte de cima, trazem o questionamento da atriz: “Ele é amigo, mas ele vive de praia, ele é a favor ou contra a privatização? Vocês não estão curiosos? Eu tô”. Na legenda, a página pergunta a seus seguidores o que acharam da discussão.

Em quarto lugar, a página Mídia Ninja, com a mesma publicação descrita na primeira posição do ranking de interações do Facebook.

A quinta posição é ocupada pela página do jornal Estadão, que postou uma imagem contendo a foto de Luana Piovani do lado esquerdo e Neymar do lado direito, com a opinião de Monica Gugliano na parte debaixo: “Barraco entre Luana Piovani e Neymar deve enterrar a PEC das Praias, que tramitava nas sombras”. Na legenda, trazem uma parte do artigo de opinião, em que a colunista afirma que a discussão entre as duas celebridades nas redes sociais iluminou um assunto que estava tramitando escondido no Congresso. Declara que especialistas apontaram que além de possibilitar “privatizar” as praias, a proposta traria riscos para a diversidade ecológica. Contudo, graças ao barraco dos famosos, o governo garantiu que a medida não irá passar, sendo provável sua derrubada já na CCJ.

Tabela 8. Top 20 perfis com maior número de interações (em negrito as páginas que tiveram os maiores totais por tipo de publicação)

Orientação ideológicaPerfilTotal de CurtidasTotal de ComentáriosTotal de Interações
CelebridadeLuana Piovani250.72468.386319.110
FofocaAlfinetadas Dos Famosos243.23521.315264.550
EsquerdaMídia NINJA212.0633.029215.092
FofocaHenrique Lopes (Gina Indelicada)161.19130.832192.023
EsquerdaSeremos Resistência126.4531.293127.746
EsquerdaSâmia Bomfim108.2193.904112.123
ImprensaEstadão94.2849.098103.382
EsquerdaAline Bardy Dutra93.8995.06698.965
FofocaHugo Gloss86.9215.72892.649
EsquerdaSubcomandante Insurgente Dom74.14556174.706
EsquerdaPaulo Loiola74.13955874.697
EsquerdaAjudar o povo de humanas74.13355774.690
EsquerdaÁurea Monteiro74.12955774.686
EsquerdaDesargumentação54.94045055.390
EsquerdaTodas Fridas ou TF54.70244655.148
EsquerdaPROBLEMATIZADORAS54.59444655.040
DireitaCONEXÃO POLÍTICA51.9772.41054.387
EsquerdaConsciência Política46.784399250.776
EsquerdaPlaneta ELLA47.32371848.041
FofocaGOSSIP DO DIA44.2732.84147.114

No Instagram, houve um predomínio da esquerda frente à direita no tema, com 13 páginas ranqueadas contra 1. Novamente, percebemos a ausência de figuras importantes de esquerda e de direita. Na esquerda, alguns perfis que apostaram em publicações compartilhadas que foram bem sucedidas na conquista de engajamento. Nas interações, o domínio é ainda maior: são 1.117.100 interações em páginas de esquerda, contra 54.387 na página de direita. Os perfis de Fofocas e Memes, e a imprensa também abordaram a temática.

3.    CONCLUSÕES

Os dados mostram que a esquerda aproveitou o foco no tema da privatização das praias para fortalecer a narrativa crítica ao projeto. Desta vez, a direita não se apresentou no debate e deixou a discussão apenas com o posicionamento da esquerda, da imprensa e das páginas de fofoca.

É curioso notar que não houve mobilização da extrema-direita para defender um dos arautos do bolsonarismo entre as celebridades, que é o jogador Neymar, e um dos principais membros de sua frente política, o filho senador do ex-presidente. Provavelmente porque a posição de ambos no tema era francamente impopular. Isso denota uma capacidade de coordenação da extrema direita, pois ela é capaz de modular sua atividade nas redes, indo de respostas massivas ao quase silenciamento. A maneira como essa modulação é operada é coisa que ainda não sabemos.

Novamente, perfis políticos importantes dos dois espectros ideológicos não se envolveram diretamente nas discussões. Isso mostra que, a despeito de serem fortes agentes no debate midiático, como vem mostrando os relatórios do PNR, os políticos com cargo temem exposição a temas tóxicos, particularmente se estão do lado impopular.

Essa semana vimos os perfis de esquerda aproveitarem a presença de celebridades, como Luana Piovanni e Neymar, para potencializar o debate em seu favor. Os perfis de esquerda engajaram em publicações para amplificar o alcance de seus conteúdos, o que funcionou positivamente. E, como resultado, a narrativa contra a PEC foi dominante nas redes sociais. Ou seja, a tática da “tabelinha” com celebridades, por mais que seja involuntaria por parte da celebridade envolvida, rende frutos não somente para a extrema-direita, mas também para a esquerda, quando bem executada.

Para baixar o nosso relatório, clique aqui.

Expediente

O POLÍTICA NAS REDES publica estudos temáticos sobre o debate política nas redes sociais produzidos pela equipe do Manchetômetro, no âmbito do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.

Como os demais projetos do LEMEP, o POLÍTICA NAS REDES conta com o apoio do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.

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[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores

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