O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

PNR #32 – “Taxadd”

O relatório tem como objetivo compreender a repercussão nas redes sociais da cobertura sobre o presidente Lula e o governo federal. A análise incide sobre as páginas públicas que compartilharam posts, entre os dias 11 a 17 de julho de 2024, filtradas pelos termos de busca “Taxadd” OR “Haddad”. A coleta de dados foi realizada por meio da plataforma Crowdtangle, nas bases de páginas do Facebook e do Instagram.

 O relatório está dividido em três seções: análise de dados do Facebook, análise de dados do Instagram e conclusões.

PRINCIPAIS DESCOBERTAS


Prevalência da direita: Quando o assunto é Fernando Haddad, a direita tem o domínio das interações nas redes. As páginas de Kim Kataguiri, Carla Zabelli e Mário Frias protagonizaram o engajamento.
 
Ausência da esquerda: Notamos uma fraca atuação da esquerda e do governo na defesa do ministro da Fazenda, com apenas um perfil em cada top 20, contra 16 páginas de direita.

1.     FACEBOOK

Tabela 1. Dados Gerais

Publicações427
Total de páginas que postaram224
Interações73.414

Tabela 2. Interações e postagens por dia

MêsTotal de interaçõesTotal de posts
11/07/202423.824108
12/07/202425.643185
13/07/202412.33832
14/07/20242.58431
15/07/20243.44720
16/07/20245.57850

A tabela 2 mostra que o dia 12 de julho registrou o maior número de interações e de publicações.

Tabela 3. Top 5 posts com maior número de interações (em negrito as páginas que tiveram os maiores totais por tipo de publicação)

IdeologiaPerfilPostInteraçõesCurtidasComentáriosCompartilhamentosReações positivas[1]Reações negativas[2]
DireitaEduardo BolsonaroVídeo11.389621412363335500104
DireitaCleitinho AzevedoVídeo7.033442894115618122
DireitaCarla ZambelliVídeo3.852267510810173418
DireitaJovem Pan NewsFoto3.2173031425811163245
DireitaMagno MaltaVídeo2.39816851754764616

[1] Reações positivas é a soma das seguintes reações do Facebook: Amei, Força, Uau e Risos.

[2] Reações negativas é a soma das seguintes reações do Facebook: Força, Grrr e Triste.


A taxa de interações do Facebook foi ocupada predominantemente por páginas de direita. Na liderança aparece o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) que postou um vídeo contendo diversos recortes de outros vídeos. No início ele declara que a esquerda não possui limites e traz um vídeo de Janja e Haddad falando sobre a inclusão da carne na cesta básica, medida que ambos disseram ser defendida pelo presidente Lula. Eduardo nega essa informação e diz que este vídeo foi feito logo após Lula relatar que queria taxar a carne. O parlamentar afirma que a oposição que desejava zerar os impostos e declara que a esquerda, ao ver que a medida seria impopular, mudou de ideia em relação à taxação. Ao longo do vídeo, ele traz alguns recortes das entrevistas de Lula e dos discursos da votação da reforma tributária no parlamento. Por fim, declara sua insatisfação com o preço do dólar e com os gastos do governo Lula. Na legenda, o deputado declara que Haddad e Janja apagaram a postagem do vídeo, “mas o print é eterno”. Ainda afirma que eles possuem a certeza de que conseguem manipular a população.

Em segundo lugar aparece o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) que fez um vídeo em um posto de gasolina criticando o preço do combustível. Ele declara que Haddad defendia que para reduzir o preço da gasolina era necessário mudar a politica de preços da Petrobras, mas tal medida foi aplicada e nada adiantou. Ele sugere, então, que pare de aumentar os impostos e reduza a máquina que está inchada.

Em terceiro colocado consta Carla Zambelli (PL-SP), que postou um vídeo em que uma youtuber tentava explicar sobre a taxação da carne na reforma tributária. Ela afirma que o governo Lula era a favor da taxação e que “o PL de Bolsonaro” foi o responsável por colocar a carne mais barata. Ela traz um recorte do vídeo em que Lula afirma que há uma diferenciação entre os tipos de carne, sendo algumas consumidas pela população mais pobre e outras consumidas pelos mais ricos. Em seguida, a youtuber afirma que o PL apresentou seu próprio destaque na regulamentação da reforma tributária, visando incluir carne, peixe, queijo e sal. Também declara que após a aprovação do destaque, o PT passou a assumir a pauta como se defendessem desde o início a isenção da carne. No final, a youtuber afirma que a aprovação da reforma tributária acabou sendo uma derrota, pois a isenção da carne levou ao maior imposto do mundo. A solução trazida por ela seria taxar a Globo.

A quarta posição é ocupada pela Jovem Pan News, que postou a imagem de Haddad em uma entrevista coletiva com a manchete: “Haddad diz que inclusão da carne na cesta básica zerada é vitória de Lula”. Na legenda, contudo, declaram que as propostas trazidas pela Fazenda e pelo grupo de trabalho na Câmara não incluíam a isenção de imposto para carne. Afirmam que esta medida foi defendida, principalmente, pela bancada do agronegócio; sendo aprovada em comum acordo com a oposição.

Em quinto lugar aparece o senador Magno Malta (PL-ES), que publicou um vídeo declarando que Janja e Haddad são “hilários” por afirmarem terem feito um grande esforço para não taxar a carne. Magno Malta relata que não sofre de amnésia e que no outro governo Lula eles tentaram quebrar os frigoríficos para favorecer os irmãos Batista, esquema descoberto pela Lava-Jato. Neste novo governo, estão tentando novamente beneficiar os irmãos Batista, pois taxando as  carnes os outros frigoríferos iriam quebrar e a concorrência iria acabar.

Tabela 4. Total de interações por tipo de publicação nos 20 perfis com maior número de interações*

IdeologiaPerfilLinkVídeo Ao vivoVídeoFotoTotal Geral
DireitaEduardo Bolsonaro  11.389 11.389
DireitaCleitinho Azevedo  7.033 7.033
DireitaJovem Pan News2.054 5043.2175.775
DireitaMagno Malta  2.3981.7744.172
DireitaCarla Zambelli  3.852 3.852
DireitaChega de Corruptos  2483.3813.629
DireitaBrasil acima de Tudo  3.464 3.464
ImprensaCNNBrasil1.951 1.195 3.146
DireitaJornal da Cidade Online2.073422  2.495
DireitaPHB – Partido Honesto Brasileiro  2.032 2.032
EsquerdaBrasil 2471.672   1.672
ImprensaO Globo483  1.0981.581
DireitaKim Kataguiri   1.4671.467
DireitaGilvan da Federal  1.425 1.425
DireitaPleno.News1.160 135 1.295
DireitaGazeta do Povo892 216 1.108
DireitaMario Frias   1.1001.100
DireitaRicardo Arruda  845 845
DireitaJornal da Direita Online   774774
ImprensaFolha de S.Paulo72 24582678
* Em negrito as páginas que tiveram os maiores totais por tipo de publicação.

Os dados revelam um desequilíbrio no total de páginas entre direita e esquerda, com 16 de direita e 1 de esquerda. Entre os perfis de direita, há personagens políticos importantes como Carla Zambelli, Eduardo Bolsonaro, Kim Kataguiri e Magno Malta. Já na esquerda, notamos o envolvimento apenas do Brasil 247

No total de interações, a vantagem é ainda maior para o campo da direita: com 51.855 interações, contra 1.672 na página de esquerda. Os perfis de direita obtiveram maior sucesso em publicações com vídeos próprios, enquanto os de esquerda tiverem sucesso com links.

2.    INSTAGRAM

Tabela 5. Visão geral dos dados

Publicações595
Total de páginas que postaram416
Interações114.140

Tabela 6. Total de interações e postagens por dia

MêsTotal de interaçõesTotal de posts
11/07/2024458410138
12/07/2024126465144
13/07/20245268646
14/07/202411951841
15/07/20246111365
16/07/2024301342163

A tabela 6 mostra que houve um maior número de interações no dia 11 de julho e de publicações no dia 12 de julho.

Tabela 7. Top 5 posts com maior número de interações (em negrito as páginas que tiveram os maiores totais por tipo de publicação)

IdeologiaPerfilTipo de postCurtidasComentáriosTotal de Interações
DireitaMario Frias 🇧🇷Foto96.86886.32710.541
DireitaCONEXÃO POLÍTICAFoto70.12468.6991.425
ImprensaFolha de S.PauloAlbum50.52845.2165.312
DireitaCONEXÃO POLÍTICAAlbum49.07547.6851.390
DireitaSr. MacacoAlbum42.17941.721458

O ranking de Interações do Instagram também possuiu uma forte presença das páginas de direita. A liderança ficou com por Mario Frias (PL-SP), que repostou a publicação de Dolangue News, que trouxe do lado direito a imagem de Xuxa e do lado esquerdo uma montagem juntando os perfis de Xuxa e Haddad em uma única pessoa. No centro da imagem aparece a postagem de um internauta na rede X: “Conheçam Taxa Meneghel, a filha que Xuxa teve com Haddad em um universo paralelo”. Abaixo aparece o texto: “É fake que Xuxa teve uma filha com Haddad e ela se chama Taxa Meneghel”. Na legenda, o deputado posta vários emoticons de risada.

A segunda posição foi ocupada pela página Conexão Política Brasil, que postou uma foto de uma carne sendo cortada com a manchete: “Oposição derrota governo federal e inclui carnes na cesta básica com imposto zero”. Na legenda a página afirma que o bloco anti-Lula da Câmara se mobilizou para incluir as proteínas bovinas, suínas e de peixes na lista com 100% de isenção na regulamentação da reforma tributária. Os congressistas comemoraram a vitória nos discursos em plenário, enfatizando que foi uma pauta do PL. O portal Conexão Política afirmou que a ala da esquerda comemorou a conquista na internet, declarando ser uma proposta de Lula. Em vista disso, a rede social X gerou uma nota de esclarecimento desmentindo esta narrativa. A página também noticiou que os representantes do agronegócio da Câmara comemoraram a alíquota zero das carnes, declarando ser um esforço conjunto das frentes parlamentares com a sociedade civil.

Em terceiro lugar consta o jornal Folha de São Paulo, que trouxe uma coletânea dos memes de “Taxadd” postados nas redes sociais. A foto de capa carrega a manchete: “Haddad vira meme como ‘ministro Taxxad’ nas redes”. Na legenda declaram que o novo apelido ao ministro da Fazenda foi gerado em decorrência da proximidade dos eventos: fim da isenção do imposto sobre compras internacionais de até 50 dólares e a pressão feita pelo mercado financeiro pela reforma tributária. A página relatou que tais medidas impopulares foram atreladas principalmente à figura de Fernando Haddad.

O quarto colocado foi ocupado novamente pela página Conexão Política Brasil, que também publicou um carrossel de memes do “ministro Taxadd” junto com a manchete: “Marcado por impostos, governo Lula vira meme nas redes sociais”. Na legenda afirmam que a população começou a demonstrar sua insatisfação com o resultado de quase dois anos de governo Lula de maneira sarcástica por meio de memes nas redes sociais. As críticas foram intensificadas nos últimos dias por conta da aprovação do Projeto de Lei Complementar 68 de 2024, responsável por regulamentar a reforma tributária, que taxou alimentos ultraprocessados, cervejas e demais produtos. Proteínas, como carnes e peixes, também seriam taxadas, mas a oposição conseguiu a isenção por meio do destaque do Partido Liberal, que propôs imposto zero para as carnes incluídas nas cestas básicas. Por conta das mudanças repudiadas pelos internautas, o ministro da Fazenda ganhou apelidos como “Taxadd” e “Zé do Taxão”, que também passaram a ser adotados pelos parlamentares da oposição. Além disso, os memes fizeram releitura de filmes e programas de TV, como “A Menina que Taxava Livros” e “Sábado Animado com Taxisa”.

Em quinto lugar aparece Sr. Macaco com publicação compartilhada com outras páginas reservas do mesmo dono. Trata-se de uma ilustração em que aparece uma pessoa afundando na lama fazendo o “L” com as mãos e falando: “Pelo menos tiramos o bozo”. Na imagem seguinte, a página traz duas manchetes de jornais que falam sobre a reforma tributária transformar o Brasil em o maior imposto do mundo. Na legenda escrevem: “Não se preocupe, o Nelipe Feto, artistas e jornalistas lulistas vão te ajudar!”.

Tabela 8. Top 20 perfis com maior número de interações (em negrito as páginas que tiveram os maiores totais por tipo de publicação)

Orientação ideológicaPerfilTotal de CurtidasTotal de ComentáriosTotal de Interações
DireitaCONEXÃO POLÍTICA166.7785.888172.666
DireitaMario Frias 🇧🇷86.32710.54196.868
DireitaSr. Macaco83.43391684.349
ImprensaMetrópoles Política63.12810.33573.463
ImprensaMetrópoles58.5719.24167.812
ImprensaFolha de S.Paulo56.7207.72164.441
DireitaKim Kataguiri47.6061.94549.551
DireitaPleno.News30.0031.81631.819
DireitaJovem Pan NEWS13.97411.19625.170
Direita𝗡𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗗𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝘁𝗶𝗰𝗮12.2707.87820.148
DireitaLucas Gabriel18.3051.52319.828
DireitaJean Carlos Investidor17.68929917.988
DireitaDanuzio Neto16.32374217.065
DireitaGazeta do Povo11.9353.74315.678
DireitaLuan Onofre14.56719414.761
DireitaMagno Malta11.54367612.219
EsquerdaThiago  dos Reis8.6843299.013
DireitaCanal Patriota8.6362498.885
DireitaRubinho Nunes8.4432408.683
DireitaGazeta Brasil7.2054177.622

No Instagram, notamos novamente um domínio da direita, com 16 páginas ranqueadas nos Top 20 contra 1 de esquerda. Figuras importantes de direita estiveram presentes, como Kim Kataguiri, Mário Frias e Magno Malta. Na esquerda, notamos a presença apenas do influenciador Thiago dos Reis.

Nas interações, o domínio é ainda maior para a direita: são 783.826 interações, contra 9.013 nas páginas de esquerda. A imprensa, representada por mídias de diversos grupos como Metrópoles e g1, também abordou a temática e conseguiu mais interações do que esquerda: 25.190.

3.    CONCLUSÕES

Os dados mostram na última semana o êxito da extrema direita com o experimento de criar uma campanha ex nihilo, sem qualquer fato contundente de gatilho. Na verdade, a reforma tributária, em andamento, poderia ser inclusive enquadrada positivamente como vitória do ministro Haddad. Mas o que vimos foi o reverso, com uma ação concertada da extrema direita para atacar Haddad, fazendo o uso da ironia e da galhofa.

Nota-se que, enquanto a direita atua para prejudicar a imagem do governo e o faz de forma orquestrada não há, por parte do governo e da esquerda um movimento para reduzir ou minimizar os danos nas redes. As ações surgem a partir de perfis pontuais que atuam e conseguem com esforço algum sucesso nas redes neste combate à desinformação.

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O POLÍTICA NAS REDES publica estudos temáticos sobre o debate política nas redes sociais produzidos pela equipe do Manchetômetro, no âmbito do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.

Como os demais projetos do LEMEP, o POLÍTICA NAS REDES conta com o apoio do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.

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[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores

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