DONI # 90 – 11 a 17 de Janeiro de 2025
No DONI semanal, são examinados os textos que citam o governo federal, o presidente Lula ou algum personagem ou instituição do Executivo, publicados nos jornais O Globo, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo. A análise abrange manchetes, chamadas de capa, artigos de opinião, colunas e editoriais[1].
[1] Páginas 2, 3 e 4, da Folha de S.Paulo, e páginas 2 e 3, dos jornais O Globo e Estado de S.Paulo.
PRINCIPAIS DESCOBERTAS
Pix: O recuo do governo é elogiado, apesar de evidenciar problemas na comunicação.
Política Fiscal: Os textos alertam para a situação das contas públicas e para a possibilidade de piora dos resultados a partir do julgamento de ações judiciais com impacto no Orçamento.
Posicionamento Editorial: O Estadão mantém-se como o veículo mais crítico, especialmente em relação ao presidente a Lula, com um Índice de Valência (IV) intensamente negativo.
Gráfico 1. Cobertura do Governo Federal por jornal (valências)[2]

O mês de janeiro ainda apresenta o Estadão como o mais desfavorável, com IV[1] de – 1,03, seguido pelo Globo, com – 0,92, e pela Folha, com – 0,53. O IV de janeiro até o momento é de – 0,84.
[2] As valências no gráfico estão associadas às posições e ações do presidente ou do Governo Federal em diferentes áreas. Por exemplo, um texto sobre economia com valência negativa para Lula significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o presidente é retratado é negativa ou desfavorável.
[3] O Índice de Viés (IV) é calculado pela fórmula (F-C)/(A+N), na qual “F” é o n° de favoráveis, “C”, o n° de contrárias, “A”, o n° de ambivalentes e “N”, o n° de neutras.
Gráfico 2. Temas mais presentes na cobertura do Governo Federal e de Lula

Nesta semana, as publicações repercutiram a polêmica do Pix. Os jornais classificam como acertado o recuo do governo na implementação de mudanças no sistema de transferências bancárias instantâneas e gratuitas. Apesar disso, ponderam que o episódio evidencia os problemas da gestão Lula.
Finalmente, a política fiscal também foi assunto prioritário. Os jornais criticam os vetos de Lula e reforçam que a situação das contas públicas é delicada, e pode piorar com o resultado de algumas ações judiciais.
[JF1]O gráfico precisa ser corrigido, o assunto não é Governo Federal mas SECOM.
Gráfico 3. Cobertura do Governo Federal por tipo de texto[4]

Nesta semana, a imprensa manteve seu tom desfavorável. O Estadão apresentou posicionamento negativo, prioritariamente nos editoriais — com onze, no total. A Folha espalhou suas críticas pelos diferentes formatos de texto. Já o Globo foi mais negativo em relação ao Governo nas suas chamadas e editoriais.
[4] Neste gráfico, vemos mais claramente o posicionamento dos jornais, em seus editoriais e na seção de opinião, por meio de colunistas e artigos de convidados.
Gráfico 4. Cobertura do Presidente Lula por jornal

Em janeiro, o Estadão continua como o jornal mais crítico a Lula, com IV de -1,61, marca mais negativa desde outubro de 2024, seguido pela Folha, com – 0,78, e o Globo, com -0,72. O IV total de janeiro até o momento é de – 1,01.
Gráfico 5. Cobertura do Presidente Lula por tipo de texto

O Estadão focou as críticas ao presidente nos editoriais — com onze textos contrários. O Globo também apresentou posicionamento desfavorável a Lula em editoriais, com cinco publicações negativas, mas também publicou manchetes, colunas e chamadas desfavoráveis. Na Folha, as chamadas e as colunas negativas preponderaram, registrando cinco e quatro menções contrárias ao presidente, respectivamente.
Em resumo, a análise dos textos temáticos dos jornais brasileiros sobre o Governo Lula revela uma contínua abordagem negativa, com destaque para o Estadão.
As três publicações priorizam a discussão sobre a condução da comunicação do Executivo e o recuo do governo no caso do Pix. Para os jornais, a escolha do novo ministro da Secom é um acerto, porém os últimos acontecimentos mostram que Sidônio Palmeira terá muito trabalho pela frente.
Para baixar o nosso relatório, clique aqui.
DONI
O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro, que é um projeto do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).
Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais.
Apoio:
[1] As valências no gráfico estão associadas às posições e ações tomadas pelo presidente ou pelo Governo Federal em relação aos temas. Por exemplo, um texto sobre economia com valência Negativa para Lula significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o presidente nele é tratado é negativa ou desfavorável.
[2] O Índice de Viés (IV) é calculado pela fórmula (F-C)/(A+N), na qual F é o n° de favoráveis, C o n° de contrárias, A o n° de ambivalentes e N o n° de neutras.
[3] Neste gráfico vemos mais claramente o posicionamento dos jornais, em seus editoriais e na opinião que representam em suas páginas, por meio de colunistas e artigos de convidados.