PNR #043 – Guerra dos Bonés
O relatório tem como objetivo compreender a repercussão nas redes sociais da chamada “Guerra de bonés”, um embate simbólico e político entre apoiadores de grupos ligados a Lula e Bolsonaro. O acessório em questão, uma peça azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, tornou-se um símbolo usado por integrantes e aliados do governo federal, em contraposição a um boné vermelho usado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para celebrar a posse do presidente americano, Donald Trump. A análise incide sobre as páginas públicas que compartilharam posts, entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro, filtradas pelos termos de busca (“boné” OR (“brasil é dos brasileiros” or “Comida barata novamente” or “Lula” or “Trump” or “Bolsonaro”). A coleta de dados foi realizada por meio da plataforma SOMAR, nas bases de páginas do Facebook e do Instagram.
O relatório está dividido em três seções: análise de dados do Facebook, análise de dados do Instagram e conclusões.
PRINCIPAIS DESCOBERTAS
Direita no Face e esquerda no Insta: As páginas de esquerda dominaram o debate no Instagram, enquanto os perfis de direita prevaleceram no Facebook.
Ausência dos principais perfis: Tanto a página de Lula, quanto a de Bolsonaro evitaram o tema, e deixaram que apoiadores administrassem a discussão inicial.
1. FACEBOOK
Tabela 1. Dados Gerais
Publicações | 158 |
Total de páginas que postaram | 110 |
Interações | 45.595 |
Tabela 2. Total de interações por tipo de publicação nos 20 perfis com maior número de interações por dia
Ideologia | Perfil | Álbuns | Link | Fotos | Vídeo | Total Geral |
Esquerda | stoppaleonardo | 8.005 | 8.005 | |||
Direita | PlantaoBrasil.net | 4.284 | 1.132 | 5.416 | ||
Direita | ojuniorjapa | 4.433 | 4.433 | |||
Direita | majormeccaoficial | 3.612 | 3.612 | |||
Esquerda | Brasil247 | 2.065 | 2.065 | |||
Imprensa | estadao | 1.814 | 1.814 | |||
Direita | PixuleloBrasil | 1.692 | 1.692 | |||
Direita | jovempannews | 1.305 | 1.305 | |||
Direita | renatogbbr | 812 | 812 | |||
Imprensa | UOL | 799 | 799 | |||
Esquerda | deputadorogeriocorreia | 773 | 773 | |||
Imprensa | g1 | 764 | 764 | |||
Direita | RubinhoNunes.SP | 762 | 762 | |||
Direita | rctvinterativaoficial | 701 | 701 | |||
Direita | diariodapoliticabrasil | 690 | 690 | |||
Direita | viniciuscfp82 | 665 | 665 | |||
Esquerda | AngheluzLULA | 641 | 641 | |||
Esquerda | forumrevista | 606 | 606 | |||
Direita | escoladecrente | 470 | 470 | |||
Imprensa | folhadesp | 406 | 406 |
Quando analisamos os desdobramentos da “Guerra dos bonés”, notamos que apesar da atuação do governo para dominar a narrativa, a direita emplacou o maior número de páginas no ranking e de reações. Foram onze perfis de direita, contra cinco de esquerda. Além disso, foram registradas 20.558 reações nas páginas de direita, e 12.090 reações nas da esquerda. Por outro lado, a esquerda, com Leonardo Stoppa, ocupa a primeira posição do ranking.
Figura 1. Total de interações por tipo de perfil nos 20 nomes com maior número de interações

Figura 2. Clusters das publicações sobre o tema

A imagem exibe uma distribuição de pontos coloridos em um gráfico de dispersão, onde cada cor representa um cluster diferente. Cada ponto simboliza um item de conteúdo ou um resumo de notícia, agrupado com base em similaridades temáticas ou textuais.
Os dois clusters abordam a polêmica em torno do boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros” (ou variações dessa mensagem), destacando sua associação ao governo Lula e sua oposição ao boné vermelho, ligado a Donald Trump e apoiadores de Bolsonaro. Ambos enfatizam que a iniciativa foi uma resposta simbólica à influência estrangeira e buscava reforçar a identidade nacional. O Cluster 0 foca na divisão política e na reação negativa de figuras como Eduardo Bolsonaro, questionando a eficácia desses gestos simbólicos. Já o Cluster 1 detalha o contexto da eleição para a presidência do Senado, destacando o uso do boné como uma provocação entre grupos políticos.
2. INSTAGRAM
Tabela 3. Visão geral dos dados
Publicações | 103 |
Total de páginas que postaram | 78 |
Interações | 334.894 |
Tabela 4. Top 20 perfis com maior número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Total de Curtidas | Total de Comentários | Total de Interações |
Esquerda | brasilfedecovid | 1.103 | 35.658 | 36.761 |
Direita | jovempannews | 1.310 | 30.816 | 32.126 |
Esquerda | icl.noticias | 1.485 | 27.130 | 28.615 |
Imprensa | portalg1 | 1.607 | 23.560 | 25.167 |
Esquerda | anti_bolsonarismo | 1.795 | 21.074 | 22.869 |
Esquerda | lojinha.reflexiva | 687 | 20.261 | 20.948 |
Imprensa | uoloficial | 2.479 | 19.550 | 22.029 |
Imprensa | metropolespolitica | 6.255 | 10.002 | 16.257 |
Esquerda | fernandorossas13 | 596 | 8.826 | 9.422 |
Esquerda | dualitylutas | 437 | 8.021 | 8.458 |
Esquerda | verdades_quase_secretas | 265 | 7.758 | 8.023 |
Esquerda | cartacapital | 203 | 7.245 | 7.448 |
Esquerda | erikakokay | 541 | 6.062 | 6.603 |
Esquerda | resenhashowcastoficial | 630 | 5.950 | 6.580 |
Direita | realpfigueiredo08 | 2.691 | 5.278 | 7.969 |
Imprensa | globonews | 2.454 | 4.933 | 7.387 |
Esquerda | dirceumbelina | 385 | 3.689 | 4.074 |
Esquerda | tania.soaresd | 149 | 3.664 | 3.813 |
Esquerda | independent_digital_journalist | 254 | 3.223 | 3.477 |
Imprensa | folhadespaulo | 1.775 | 3.179 | 4.954 |
No Instagram, a esquerda venceu a disputa, com treze perfis contra dois da direita.
No total de interações (Figura 3), a vantagem é para o campo da esquerda, com 167.091 interações, contra 40.095 da direita. Os perfis de direita ficaram atrás até mesmo das páginas da imprensa.
Figura 3. Total de interações por tipo de perfil nos 20 perfis com maior número de interações

Figura 4. Clusters das publicações sobre o tema

Os dois clusters abordam a polêmica em torno do boné azul “O Brasil é dos brasileiros” e sua relação com o embate político entre os grupos de Lula e Bolsonaro. Ambos destacam a origem da iniciativa como uma resposta ao boné vermelho de Donald Trump e enfatizam seu simbolismo nacionalista. No entanto, o Cluster 0 foca na narrativa do acessório como um movimento popular, ressaltando sua criação por um jovem da periferia e sua aceitação como um símbolo de resistência e orgulho nacional. O Cluster 1 enfatiza o contexto político da eleição para a presidência do Senado, explorando o uso do boné como parte de uma disputa estética e ideológica entre os dois grupos. Enquanto o primeiro ressalta o impacto social e a apropriação popular, o segundo se concentra na rivalidade política e no confronto entre os partidos.
3. CONCLUSÕES
A análise dos dados das redes sociais revela que a “Guerra dos bonés” foi um tema relevante e abordado por ambos os campos. Enquanto a direita dominou a discussão no Facebook, a esquerda prevaleceu no Instagram. Os clusters do Facebook enfatizam o embate ideológico e a disputa política entre nacionalismo e influência estrangeira. Já os do Instagram trazem uma perspectiva mais social e estética, sugerindo que o uso do boné pode se tornar uma tendência popular e um símbolo de resistência.
Esses resultados demonstram como as plataformas abrigam narrativas distintas, refletindo o perfil dos usuários e a forma como cada grupo político se apropria dos símbolos para reforçar sua identidade. No Facebook, dominado pela direita, o debate foi mais polarizado e focado em argumentos políticos. No Instagram, houve uma valorização estética e cultural do boné. Esta divergência indica que estratégias de comunicação e engajamento podem ser mais eficazes quando adaptadas ao ambiente digital específico, explorando as nuances de cada rede para atingir diferentes públicos. O que pode demonstrar uma primeira ação certeira da nova SECOM (Secretaria de Comunicação) com a campanha.
Para baixar o nosso relatório, clique aqui.
Expediente
O POLÍTICA NAS REDES publica estudos temáticos sobre o debate política nas redes sociais produzidos pela equipe do Manchetômetro, no âmbito do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.
Como os demais projetos do LEMEP, o POLÍTICA NAS REDES conta com o apoio do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.
Apoio:
[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores