M Facebook – Especial Eleições n° 2
Na segunda semana das campanhas na rede, as 319 páginas dos candidatos e candidatas às prefeituras das capitais brasileiras publicaram 6.982 posts que provocaram 488.015 compartilhamentos, 420.527 comentários e 3.973.200 reações (somatório das ações dos botões: curtir, adoro, coragem, riso, surpresa, tristeza e ira). Os recursos utilizados nos posts foram fotos (60%), vídeos (35%), links (4%) e somente texto (2%). Esta semana, além do ranking (geral) das interações considerando os candidatos das 26 capitais, apresentaremos em destaque os dados de seis capitais: 1) Rio de Janeiro, 2) São Paulo, 3) Belo Horizonte, 4) Curitiba, 5) Palmas e 6) Recife.
Guilherme Boulos (PSOL-SP), candidato à prefeitura de São Paulo e terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto[1], tem mais de 831 mil seguidores na rede e se destaca novamente em nosso ranking pela autoria de onze dos vinte posts mais compartilhados da semana. Em seu post de maior repercussão, o candidato do PSOL critica o atual governador de São Paulo, João Dória, ao divulgar um vídeo em que policiais militares agridem uma mulher na rua. Suas demais publicações se dividem entre críticas aos adversários, divulgação da agenda de campanha, divulgação das pesquisas de intenção de voto e chamadas de apoio à sua campanha.
Outros dois candidatos de São Paulo também aparecem neste ranking geral, Arthur do Val (PATRIOTA-SP) e Joice Hasselmann (PSL-SP), com dois posts cada. O candidato do PATRIOTA aparece nas 5ª e 20ª posição do ranking. No primeiro post, do Val acusa seus opositores de tecerem alianças política com o intuito de aumentar seu tempo de TV. Com pouco espaço no HGPE, do Val afirma ainda que sua campanha se concentrará nas redes sociais e pede para seus seguidores compartilharem o conteúdo de suas postagens. No outro post, o candidato aparece em uma foto com um grupo de jovens fantasiados se colocando como o “futuro Kage”, em referência ao personagem de um dos jogos eletrônicos mais populares do mundo, o Street Fighter. Já Hasselmann usou o Facebook para criticar a atuação do STF na soltura do membro do PCC, André do Rap.
Candidata à prefeitura de Porto Alegre e líder nas pesquisas de intenção de voto, Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) aparece nas 7ª e 19ª posições do ranking ao reproduzir, primeiramente, a montagem de uma foto do Papa com o padre Júlio Lancellotti, ressaltando que ambos são símbolos de solidariedade. Em seguida, no outro post, Manuela apresenta o resultado da última pesquisa de intenção de voto e agradece pela liderança.
Os próximos candidatos constam no ranking com um post cada. Juliana Brizola (PDT-RS), também candidata à prefeitura de Porto Alegre, cita seu falecido avô, Leonel Brizola, em uma propaganda cujo foco é a educação. Breno Mendes (AVANTE-RO), candidato em Porto Velho, reproduz a live do lançamento oficial de sua candidatura, feita em seu bairro de origem, na qual conversa com moradores e conhecidos e fala de sua trajetória. O candidato pede também diversas vezes para que seus seguidores ajudem na campanha compartilhando seu conteúdo nas redes. Marcelo Crivella (Republicanos), atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro e segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto da capital fluminense, se destacou com um post que exibe sua foto junto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e critica a gestão do seu adversário Eduardo Paes (DEM).
Engajamento representa a soma de todas as interações na página (comentários, compartilhamentos e reações)
SÃO PAULO
Em São Paulo foram observados 639 posts produzidos pelas páginas dos 14 candidatos à Prefeitura, uma média de 91,29 posts por dia, que no total geraram 191.158 compartilhamentos, 152.703 comentários e 1.648.220 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (52%), vídeos (37%), links (9%) e somente texto (2%).
As páginas de três candidatos no pleito da capital paulista se destacaram na rede. Guilherme Boulos 50 (PSOL), em primeiro lugar, trouxe posts que reproduzem suas peças publicitárias e usa o espaço para criticar e questionar seus concorrentes, principalmente, Russomano (Republicanos) e Bruno Covas (PSDB). A página da candidata Joice Hasselmann (PSL) concentrou-se em atacar o Supremo Tribunal Federal (STF), conforme mencionado. A candidata, atualmente, é a que tem o maior número de fãs no Facebook (1.830.416 em 12/out) entre os candidatos da capital paulista. Arthur do Val (PATRIOTA) tem o segundo maior número de fãs (1.314.283 em 12/out), entretanto, essa liderança de ambos não está se refletindo nas pesquisas de intenção de votos.
RIO DE JANEIRO
Na rede da cidade do Rio de Janeiro foram observados 410 posts produzidos pelas páginas dos 13 candidatos. Em média, foram produzidos 58,57 posts por dia que, no total, geraram 46.098 compartilhamentos, 52.093 comentários e 319.035 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (57%), vídeos (33%), links (6%) e somente texto (3%).
No Rio, apenas dois candidatos respondem pelos 10 posts mais compartilhados do período. Marcelo Crivella (Republicanos) ocupa 8 posições no ranking. Crivella tem realizado uma campanha no Facebook com tom semelhante ao de culto religioso e sempre apela à figura do atual Presidente da República, Jair Bolsonaro. Embora se promova a partir do antipetismo, Crivella não faz referências diretas à candidata do PT, Benedita da Silva, mas dirige ataques ao partido e a Lula. Sobressaem no ranking também os posts de Benedita da Silva, que tem 94.507 fãs, número bem menor ao do que Crivella (2.112.337 em 12/out). A candidata do PT ressaltou o apoio recebido pelo ex-presidente Lula e reproduziu a sua participação em uma live, na qual debateu com especialistas e políticos questões referentes à gestão da saúde pública na cidade do Rio de Janeiro.
BELO HORIZONTE
Os 13 candidatos à prefeitura de BH publicaram 300 posts nessa semana. Em média, foram produzidos 42,86 posts por dia que no total geraram 8.227 compartilhamentos, 4.399 comentários e 58.462 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (60%), vídeos (33%), links (6%) e somente texto (2%).
Nesta capital, também dois candidatos, Bruno Engler (PRTB) e Rodrigo Paiva (NOVO), respondem pelos 10 posts mais compartilhados do período. Apesar de nenhum deles estar entre os favoritos nas pesquisas de intenção de voto, na rede, eles se destacam frente a seus adversários. O candidato Bruno Engler, que possui 56.022 fãs na rede, ocupa as 9 primeiras posições no ranking. A maioria dos seus posts reproduz peças de sua campanha eleitoral e procura associá-lo ao presidente Jair Bolsonaro. Em todas as suas peças, Egler enfatiza o apoio recebido pelo atual presidente, afirma que a “direita vive”, e se utiliza das hashtags #Bolsonaro2018, #Bolsonaro, #GoBolsonaro, #Bolsonaro2022, #bolsonaro2018, #EduardoBolsonaro e #BolsonaroPresidente.
O décimo colocado, Rodrigo Paiva, tem 28.421 fãs na rede e ganhou visibilidade ao divulgar a foto de uma manifestação realizada por trabalhadores do setor da cultura, declarando seu apoio a ele e criticando a atual gestão pela forma como tem conduzido as crises provocadas pela pandemia.
CURITIBA
Os 15 candidatos à prefeitura de Curitiba produziram 498 posts durante esta semana, média de 71,14 posts por dia, que no total, geraram 22.218 compartilhamentos, 23.344 comentários e 215.429 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (52%), vídeos (37%), links (9%) e somente texto (3%).
Nesta capital, dos 15 candidatos que participam do pleito, somente três, Rafael Greca (DEM), Delegado Francischini (PSL) e Goura (PDT), figuram no ranking dos posts mais compartilhados. Greca, atual prefeito e favorito nas pesquisas de voto, lidera os compartilhamentos. Suas postagens, todas com fotos, procuram demonstrar, num tom carismático e humilde, o trabalho desenvolvido em sua gestão, destacando as belezas das áreas públicas da cidade como o Jardim Botânico, as praças e as avenidas. Além disso, Greca reproduz os dados da pesquisa de intenção de voto em que aparece em primeiro lugar. Em outro post, ainda destacou a participação de um cidadão curitibano selecionado para a Paris Fashion Week 2020.
O delegado Francischini, como se apresenta, tem dois posts no ranking. No primeiro, ocupou-se do tema da segurança, central em sua campanha, alegando ter experiência na área para resolver suas deficiências. Já em outro post, Francischini critica o atual prefeito e chama para si a responsabilidade de fazer uma cidade mais justa. Outro destaque do ranking curitibano foi Goura, atualmente terceiro colocado nas pesquisas. No post em que ganhou relevância, o candidato do PDT comemora a primeira posição entre os seus concorrentes no Índice de Popularidade Digital – desenvolvido pelo jornal Folha de SP –, e pede aos seguidores apoio nas redes.
PALMAS
Os 11 candidatos à Prefeitura de Palmas produziram 249 posts ao longo dessa semana, média de 35,57 posts por dia que, no total, geraram 3.486 compartilhamentos, 3.849 comentários e 21.776 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (56%), vídeos (36%), links (6%) e somente texto (2%).
Nesta capital, quatro candidatos ocuparam das 10 posições do ranking dos posts mais compartilhados. São eles Tiago Andrino (PSB), Professor Júnior Geo (PROS), Gil Barison (REPUBLICANOS) e Cinthia Ribeiro (PSDB). O post de maior repercussão foi o do candidato Tiago Andrino, com a publicação do vídeo de lançamento da sua campanha eleitoral em que destaca os temas trabalho, saúde e dignidade como focos de sua atuação. Andrino também ganhou visibilidade com a publicação de vídeo da sua propaganda eleitoral em que faz referência a figuras públicas de gestões anteriores enquanto seus apoiadores e reforça a promessa de trabalho e emprego no período pós-pandemia. Em outra postagem, este candidato fez referência a gestão de Amastha e diz que trabalhará na mesma linha, investindo na mobilidade e transporte público.
Já Cinthia Ribeiro, preferida dos eleitores segundo as pesquisas de opinião, aparece em cinco posições com publicações de peças de campanha. Seus posts se pautam nas realizações de sua gestão, divulgam as pesquisas de intenção de voto e pedem apoio para a campanha digital. Além dela, Gil Barison, conseguiu destaque ao publicar um vídeo de narrativa hostil, em que acusa a classe política de ser “tudo farinha do mesmo saco” e se coloca como único candidato de “direita de verdade”.
Por fim, o Professor Júnior Geo, segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, alcançou repercussão na rede com um vídeo em que ele aparece chamando a sociedade para construir juntamente as propostas de governo e ressaltando a importância da participação de todos em suas redes digitais. Entre estes candidatos, em termos de número de fãs no Facebook, a ordem de destaque se altera: 1) Tiago Andrino (PSB) tem 20.684 fãs; 2) Professor Júnior Geo (PROS), 14.187; 3) Cinthia Ribeiro (PSDB), 10.718 e Gil Barison (REPUBLICANOS) apenas 1.645 fãs nesta plataforma.
RECIFE
Os 8 candidatos à prefeitura de Recife produziram 206 posts no período analisado, média de 29,43 posts por dia que, no total, geraram 19.050 compartilhamentos, 14.299 comentários e 135.695 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (66%), vídeos (31%), links (2%) e somente texto (1%).
Nesta capital, três candidatos compõem o ranking dos posts mais compartilhados. São eles Mendonça Filho (DEM), em cinco posições; Marília Arraes (PT), com três, e João Campos (PSB), com duas. O post de maior relevância é de Mendonça Filho. Trata-se de um vídeo em que o candidato acusa o governo do PSB, seu principal adversário na disputa do cargo, de criar uma ‘indústria da multa’, sugere que um alto valor do dinheiro arrecadado com essas penalizações e promete melhorar o trânsito e a mobilidade na cidade. Esta linha de desmoralização dos adversários é adotada por Mendonça Filho em suas outras publicações. Marília Arraes, por outro lado, adota uma linha menos agressiva em suas postagens, tendo como principal mote de campanha o combate às desigualdades.
João Campos, líder nas pesquisas de intenção de voto, também escolheu fazer uma campanha mais amistosa em termos narrativos. Em seus posts, o candidato responde questões políticas colocadas por seus seguidores, explica como participar efetivamente da sua campanha os convoca a integrar seu grupo de campanha no WhatsApp.
CONCLUSÕES
Verificamos que algumas tendências observadas na semana anterior se repetem nessa: frequentes referências a Jair Bolsonaro nos posts, sobretudo por parte dos seus aliados, numa tentativa de se associarem à imagem do presidente no imaginário popular, e recorrente emprego de fotos e vídeos. No entanto, mesmo que ainda seja cedo para se realizar inferências e as disputas municipais tenham suas peculiaridades, verificamos que, diferente de 2018, o alto engajamento obtido nas mídias sociais não vem se refletindo na intenção de voto. Vejamos se até o primeiro turno essa hipótese se confirma.
[1] Fonte consultada para dados sobre pesquisa de intenção de votos: FOLHA DE SP. Veja as mais recentes pesquisas nas disputas pelas prefeituras das principais cidades do país. Jornal. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/veja-as-mais-recentes-pesquisas-nas-disputas-pelas-prefeituras-das-principais-cidades-do-pais.shtml>. Acesso em: 20 out. 2020 e G1. Pesquisa Ibope em Palmas: Cinthia, 28%; Júnior Geo, 12%; Lelis, 8%; Vanda, 8%; Eli, 7%; Andrino, 7% https://g1.globo.com/to/tocantins/eleicoes/2020/noticia/2020/10/02/pesquisa-ibope-em-palmas-cinthia-28percent-junior-geo-12percent-lelis-8percent-vanda-8percent-eli-7percent-andrino-7percent.ghtml Acesso em 20 out. 2020.