M Facebook – Especial Eleições n° 6
A reta final do primeiro turno das eleições municipais movimentou bastante as redes sociais, com um aumento de 27% da média diária de publicações desde a primeira semana de campanha. Nesta semana de 2 a 8 de novembro, as 319 páginas monitoradas, de candidatos e candidatas às prefeituras das 26 capitais brasileiras, publicaram 8.931 posts que provocaram 794.699 compartilhamentos, 535.128 comentários e 4.875.432 reações (somatório das ações dos botões: curtir, adoro, coragem, riso, surpresa, tristeza e ira). Em comparação ao início da campanha também cresceu a utilização de lives como recurso midiático. Na primeira semana, este formato representava 32% dos posts monitorados e atualmente corresponde à 42%. Os demais recursos aplicados foram fotos (54%), links (3%) e somente texto (1%). Nesta semana, trazemos os dados do ranking geral e de seis capitais: 1) São Paulo, 2) Rio de Janeiro, 3) Teresina, 4) Aracajú, 5) Natal e 6) Boa Vista.
Além de assuntos pertinentes à campanha eleitoral, o caso de Mariana Ferrer – em que um juiz sentenciou um crime como ‘estupro culposo’ – e as eleições presidenciais dos Estados Unidos, foram os temas abordados pelos candidatos que ganharam notoriedade na rede durante essa semana.
No ranking das 20 postagens mais compartilhadas da semana, a página de Manuela D’Ávila (PC do B-PORTO ALEGRE/RS) ficou em primeiro lugar ao reproduzir uma imagem com a expressão “não existe estupro culposo”, mensagem em solidariedade à Mariana Ferrer, vítima de estupro. Além deste post, a candidata ocupou mais três posições no ranking com conteúdos relacionados à vitória de Joe Biden nas eleições estadunidenses, evidenciando em um dos posts, a vice Kamala Harris, primeira mulher negra a ocupar o cargo nos Estados Unidos. Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi outro destaque no ranking, responsável por cinco colocações, quatro utilizando foto/imagem e um link de notícia como recurso para construção da mensagem. No conteúdo postado, o candidato demonstrou apoio à Mariana Ferrer; criticou seu adversário Celso Russomanno (REPUBLICANOS-SP) por retirar verba da educação e por publicar fake news a seu respeito, e ainda comemorou uma decisão do TSE para realização de um show online com o propósito de arrecadar verba para a sua campanha.
Juliana Brizola (PDT-PORTO ALEGRE/RS) ocupou três posições no ranking ao se denunciar que ‘estupro culposo’ não existe e observar que (referente às eleições nos EUA) “não é sobre a vitória de Biden, e sim sobre a importância da derrota do fascismo”, e que o mundo siga o exemplo. Outra candidata de esquerda que compõe o ranking é Fernanda Melchionna (PSOL-PORTO ALEGRE/RS). Em dois de seus posts, Melchionna também trata do caso Mariana Ferrer condenando a fala do jornalista Rodrigo Constantino, em que ele insinua ser culpa da vítima o estupro (o jornalista foi demitido de três veículos de comunicação por causa deste episódio) e divulgando imagens da audiência do caso de Mariana Ferrer para demonstrar como as vítimas de estupro sofrem também de violência institucional. Além disso, a candidata do PSOL-RS ressalta a vitória de Biden sobre Donald Trump.
Do outro lado, candidatos da direita e extrema-direita ocupam cinco posições do nosso ranking. Arthur do Val (PATRIOTA-SP) se posicionou contra a violência e fez a promessa de fortalecer a Guarda Civil Municipal para proteger a população. Já Marcelo Crivella (REPUBLICANOS-RJ) divulgou um vídeo de campanha com a presença de Jair Bolsonaro (Sem Partido) em que reafirmou seu o perfil ideológico conservador, os valores pela família e a sua religiosidade. Além disso, atacou seus opositores que, segundo ele, querem pintar o país de “vermelho” e que são de uma “ideologia nefasta”. Em outro momento, Crivella agradece a Deus pelo STF ter retirado da pauta uma ação do PSOL que, em suas palavras, quer ‘ideologia de gênero nas escolas’ e reproduz o link de uma notícia do site Gazeta do Povo. Com narrativa semelhante compõe no ranking o candidato à prefeitura de Fortaleza Capitão Wagner (PROS-CE). O candidato promoveu uma live para atacar o seu adversário, Sarto (PDT- CE), dizendo que se trata de uma figura política aliada aos Ferreira Gomes (Cid Gomes e Ciro Gomes) e acusa-o de corrupto. Pede para compartilharem a live e se lança como candidato da verdade contra a mentira, dizendo: “Deus está vendo”.
SÃO PAULO
Na disputa pela cidade de São Paulo foram observados 796 posts produzidos pelas páginas de 14 candidatos[1]. Em média foram produzidos 113,71 posts por dia que no total geraram 221.073 compartilhamentos, 164.420 comentários e 1.840.479 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (50%), vídeos (44%), links (5%) e somente texto (1%).
No ranking dos 10 posts mais compartilhados, a página do candidato Guilherme Boulos (PSOL) divide as posições apenas com Arthur do Val (PATRIOTA). Foram oito posts contra dois, respectivamente. As duas páginas são também as que incitam maior engajamento do público, bem distantes do terceiro lugar, Joice Hasselmann (PSL-SP). Arthur do Val produziu o post com maior número de compartilhamentos da semana (39.665), no qual reproduz a cena de violência contra uma mulher em praça pública. O outro post do candidato ocupou o décimo lugar no ranking. Apenas com uma manifestação de ‘kkkkk’, o candidato publicou uma imagem manipulada com a foto de cinco figuras políticas: o atual líder da Coreia do Norte dizendo: “esses americanos… Eleição com mais de um candidato sempre dá problema!” e logo abaixo a foto de Boulos, Putin, Maduro e Fidel Castro, todos sorrindo.
Já o candidato com maior intenção de votos na capital paulista, Bruno Covas (PSDB), com uma propaganda eleitoral pautada em sua atual gestão, continua gerando pouca interação na rede, 1.674 por post, contra 6.565 de Boulos e 33.476 engajamentos de Covas contra 938.843 de Boulos. A soma de seus posts representa 14% do total de Boulos, seu principal concorrente para o segundo turno.
RIO DE JANEIRO
No pleito carioca foram observados 573 posts gerados pelas páginas de 13 candidatos. Em média foram produzidos 81,86 posts por dia que no total geraram 78.104 compartilhamentos, 71.098 comentários e 429.829 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (48%), vídeos (46%), links (3%) e somente texto (3%).
Nesta semana, a página do candidato Marcelo Crivella (REPUBLICANOS) mais uma vez ocupou sozinha as 10 posições do nosso ranking. Apesar do seu partido ser considerado pela grande mídia de centro, o candidato alinha sua campanha aos posicionamento e à imagem do presidente Jair Bolsonaro, que opera como a extrema-direita. Como instrumento de propaganda, Crivella adota a narrativa polarizada do “nós” contra “eles”, com a participação de Bolsonaro se referindo aos candidatos opositores de esquerda e condenando suas ações. O atual prefeito carioca também se apoia na crença religiosa para se comunicar com os eleitores sob o slogan “Com Deus, pela família, pelo Rio”. Em alguns dos seus posts, na maioria com vídeos, Crivella divulgou ações da agenda de campanha em que visita lugares públicos, sempre acompanhado de uma pequena comitiva; e contou com o apoio do vice-presidente em vídeo com a candidata à vice de sua chapa, Andréa Firmo, que fez carreira no Exército. Além disso, assim como os candidatos de outras capitais, fez uma declaração de apoio à Mariana Ferrer, no caso do ‘estupro culposo’.
TERESINA
Teresina, com pouco mais de meio milhão de votantes, se apresenta como uma capital com baixa interação na rede do Facebook em comparação às outras. Com relação às 12 páginas dos candidatos da capital piauiense, foram observados 220 posts. Em média foram produzidos 31,43 posts por dia, que no total geraram 4.481 compartilhamentos, 3.791 comentários e 25.541 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (54%), vídeos (46%), links (0%) e somente texto (0%).
Nesta capital, apenas duas páginas de candidatos à prefeitura despontaram em nosso ranking da semana, Major Diego Melo 51 (PATRIOTA) e Kleber Montezuma (PSDB), com seis e quatro posts cada um, respectivamente. O candidato com maior intenção de votos neste momento, Dr. Pessoa (MDB), tem também a página com maior engajamento, porém consta entre os dez posts mais compartilhados.
Os conteúdos que se destacaram na página de Major Diego Melo são todos no formato de vídeos/lives. Neles, o candidato reforça o seu posicionamento religioso e conservador, adotando uma narrativa polarizada para criticar seus adversários, além de fazer promessas de campanha. Além disso, em um de seus posts publicou uma entrevista em que se explica diante de uma denúncia de atos irregulares cometidos por ele enquanto integrante da Polícia Militar. Já Kleber Montezuma, segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, obteve mais compartilhamentos com mensagens sobre propostas de governo, marcadamente nas áreas da educação e transporte público. O candidato do PSDB sustenta uma narrativa de afeto para com a cidade para angariar eleitores.
ARACAJU
Em Aracaju, capital com pouco mais de 404 mil eleitores, foram observados 187 posts produzidos pelas páginas de seis candidatos à prefeitura. Em média foram produzidos 26,71 posts por dia que no total geraram 1.782 compartilhamentos, 2.705 comentários e 27.397 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (45%), vídeos (52%), links (2%) e somente texto (1%).
Nessa capital, das seis páginas monitoradas, somente uma, a página do candidato Rodrigo Valadares (PTB), ocupou as 10 posições do ranking. Valadares está atualmente em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Com o slogan de campanha “direita, conservador, cristão”, o candidato desenvolve sua propaganda eleitoral pautado principalmente na ideia ‘da velha’ política contra o ‘novo’. Sempre com as cores verde e amarelo em suas peças de campanha, é também um dos candidatos que reproduz a imagem simbólica da “arminha” feita com as mãos inspirada em Bolsonaro.
Um dos posts de Valadares que obteve lugar no ranking foi retirado do ar pela plataforma por infringir as Políticas de Publicidade do Facebook e outro se trata de uma propaganda de seu adversário, Edvaldo Nogueira (PDT), postada em sua página como direito de resposta concedido pela Justiça Eleitoral.
NATAL
Com relação à disputa da capital do Rio Grande do Norte, foram observados 346 posts produzidos pelas páginas de 11 candidatos. Em média foram produzidos 49,43 posts por dia que no total geraram 5.412 compartilhamentos, 4.638 comentários e 35.453 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (62%), vídeos (37%), links (1%) e somente texto (1%).
Natal tem pouco mais 560 mil eleitores. Na capital potiguar, as páginas dos candidatos que apareceram no ranking dos dez posts mais compartilhados foram: Coronel Hélio Oliveira RN (PRTB); Senador Jean (PT); Álvaro Dias (PSDB); Kelps Lima (SOLIDARIEDADE) e Delegado Sérgio Leocádio (PSL). O post com mais compartilhamentos (447) foi um vídeo produzido pelo Coronel Hélio Oliveira, em que o candidato aparece com uma camiseta estampada com a frase “pátria livre, sem PT” levantando um boneco gigante inflável do ex-presidente Lula caracterizado de presidiário, dizendo que o PT é o partido mais corrupto da nação. Na sua fala, o candidato, segue ainda condenando seus adversários do PT e PSDB, Jean e Álvaro Dias, como ‘todos farinha do mesmo saco’ e se dirige aos eleitores cristãos como apoiador do Bolsonaro.
O segundo lugar no ranking foi do Senador Jean (PT), com um vídeo de propaganda eleitoral que traz o ex-presidente Lula apoiando sua candidatura e falando de suas propostas de governo. O candidato ainda obteve outra posição no ranking (10ª), em que ele propõe a mudança da sede da prefeitura e aparece numa imagem que traz sua foto e ao fundo uma ponte (Zona Norte)[i]. Álvaro Dias (PSDB), candidato preferido dos eleitores até então, destacou em seus dois posts no ranking sua agenda eleitoral, uma visita à Confecções Guararapes (vídeo), um grande galpão com centenas de trabalhadores e uma visita às obras de pavimentação do bairro Planalto (foto). Kelps Lima (SOLIDARIEDADE) participa do ranking com dois posts, ambos com conteúdo contra o fundo eleitoral. No entanto, o candidato ainda se destaca com outros dois posts, primeiro um vídeo do candidato fazendo promessa de campanha com propostas para melhorar o transporte público, e em outro com uma imagem em se que comprara a seus adversários nos quesitos: uso do fundo eleitoral, processo na justiça, formação em gestão pública, natural da cidade e nepotismo. Por fim, o candidato do PSL, Delegado Sérgio Leocádio, divulga uma peça de campanha que traz a informação de que a justiça “proíbe Álvaro Dias [seu adversário e atual prefeito] de manter veiculação de fake news” contra o candidato. Na peça, destacam-se as cores verde e amarelo e a foto do candidato fazendo “arminha” com as mãos, imitando Bolsonaro.
BOA VISTA
Boa Vista é uma das capitais brasileiras com menor número de eleitores, 217.477, ficando na frente apenas de Palmas-TO. Com relação aos candidatos desta cidade, foram observados 268 posts produzidos pelas páginas de dez candidatos. Em média foram produzidos 38,29 posts por dia que no total geraram 11.592 compartilhamentos, 6.857 comentários e 54.314 reações. Os recursos utilizados nos posts foram fotos (54%), vídeos (45%), links (0%) e somente texto (0%).
Nesta cidade, quatro páginas dividem as dez posições no ranking. Arthur Henrique (MDB) aparece com 5 posts. O conteúdo foi desenvolvido com foco nas propostas de governo e na divulgação do candidato em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto com o apoio da atual prefeita. Já o Deputado Federal Nicoletti (PSL), com um post no ranking, reproduziu uma live em que ele é entrevistado na rádio local Damurida. Na ocasião foram colocados em pauta suas propostas de governo e sua posição diante dos problemas da capital a partir de um viés conservador característico do seu partido. Pastor Isamar (PODEMOS) se destacou com três posts em formato de live. Um deles foi a transmissão de um comício feito em praça pública e outros dois, uma live dividida em dois momentos. Nela o candidato e seus convidados trataram de diversos temas: acusavam seus adversários com ideia de ‘ideologia de gênero’ nas escolas; defenderam um modelo de ‘família padrão’; e ainda criticaram os concorrentes por falta de posicionamento de espectro político. Além disso, discutiram questões e propostas sobre cultura, economia, trabalho, segurança pública, educação etc. Em certo momento, o candidato diz ainda ter experiência de gestão de recursos e exemplifica dizendo que construíram, com dízimos e ofertas, 443 templos em 22 anos no estado de Roraima.
O outro candidato presente no ranking foi Ottaci (SOLIDARIEDADE), com post em que promete aumentar a quantidade de Casas Mãe, instituição pública que acolhe crianças enquanto os pais estão no trabalho.
CONCLUSÕES
Na última semana antes de primeiro turno, a polarização entre esquerda e direita fica mais evidente na rede, com os candidatos marcando posição perante seus adversários eleitorais. Os políticos de esquerda aproveitaram o período para se diferenciar dos da direita com discussões importantes sobre violência contra a mulher, além de apresentarem propostas para as áreas de saúde e educação. Por sua vez, os candidatos de direita reforçaram suas posições conservadoras, como a defesa da moral, buscando apoiar-se sempre que possível na figura do presidente Bolsonaro. Com a aproximação das eleições, observamos também que as campanhas de reeleição aumentaram o número de postagens sobre realizações durante seu primeiro mandato, para fortalecer uma imagem positiva de gestores públicos. Por outro lado, os adversários destacavam os problemas destas gestões e apresentavam suas alternativas para áreas como transporte, transparência pública e assistência social. Com o final do primeiro turno e o início do segundo, seguiremos acompanhando as campanhas digitais e verificando quais estratégias se mostraram mais eficientes e como as campanhas se comportarão nessa nova etapa do processo eleitoral, em busca da vitória.
Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui
[1] Filipe Tomazelli Sabará do partido NOVO teve a sua candidatura indeferida pelo TSE, divulgada em 25/10/2020. Situação disponível em: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2020/2030402020/71072/250000693062
[i] Informação sobre o impulsionamento disponível em https://www.facebook.com/ads/library/?active_status=all&ad_type=all&country=BR&view_all_page_id=2159897224265064 Acesso em 16.11.20.