M Facebook – Especial Eleições n° 7
Chegamos à última semana de campanhas antes do primeiro turno das eleições municipais. Como já era esperado, na semana de 9 a 15 de novembro, foram registrados os recordes nos números de publicações e de engajamento nas redes desde o início das campanhas.
Nessa semana, os destaques ficaram com o alto número de notícias falsas contra candidatos por seus adversários e também com as concessões de direito de resposta por parte da Justiça Eleitoral, conforme as novas leis que entraram em vigor nas eleições municipais de 2020. Além da amostra geral, nessa semana observamos a disputa eleitoral em seis capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre e Recife.
Nessa semana foram observadas 10.397 publicações nas 319 páginas monitoradas, que geraram 824.399 compartilhamentos, 850.599 comentários e 5.723.815 reações. Os recursos utilizados nos posts foram fotos (51%), vídeos (46%), links (2%) e somente texto (1%).
Dentre os 20 posts mais compartilhado esta semana, Celso Russommano (Republicanos/SP) aparece com na liderança, com um post em que critica Bruno Covas (PSDB/SP) e João Dória (PSDB/SP) pelas medidas de restrição durante a pandemia. Em seguida, aparece Arthur do Val (PATRI/SP) que emplacou quatro publicações em nosso ranking nesta semana. O candidato do Patriota utiliza-se de vídeos de debates para questionar os oponentes Guilherme Boulos (PSOL/SP) Joice Hasselmann (PSL/SP), Celso Russomanno (Republicanos/SP) e Jilmar Tatto (PT/SP). Arthur do Val também critica Guilherme Boulos por ter intenção de voto entre camadas com maior renda e aproveita para divulgar a lista de quanto cada candidato recebeu do fundo partidário, sempre ressaltando que não utilizou verbas públicas em sua campanha.
Guilherme Boulos (PSOL/SP) aparece com cinco posts no ranking. Neles comemora pesquisa IBOPE em que passa Russomanno, divulga notícia da prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio por fake news, compara sua vice, Luíza Erundina (PSOL/SP), com Ricardo Nunes (MDB), vice de Covas, e compartilha uma foto de campanha e um vídeo de apoio do rapper Emicida. Manuela d’Ávila (PC do B/RS) aparece com duas publicações no ranking, uma criticando que o governo federal havia ignorado a oferta de compra de vacinas da Pfizer e outra anunciando a derrubada de mais de meio milhão de fake news sobre ela.
Marcelo Crivella (Republicanos/RJ) também aparece com dois posts, um dizendo que enquanto Eduardo Paes (DEM/RJ) acredita no IBOPE, ele acredita em Jesus, o qual nunca erra, e outra dizendo que teve um governo difícil devido à dívida anterior e assim teve que priorizar a saúde e a educação.
David Almeida (AVANTE/AM) aparece na terceira posição com uma live falando sobre como entrou na política. Capitão Wagner (PROS/CE) aparece com duas publicações, ambas lives falando de uma suposta CPI que haveria investigado o oponente José Sarto (PDT/CE) por propina. Bruno Engler (PRTB/MG) aparece com um vídeo junto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que apoia sua candidatura. Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) aparece com uma foto de campanha e, por fim, a Delegada Patrícia Domingos (PODE/PE) aparece com uma foto com Bolsonaro, ressaltando que o presidente apoia sua candidatura.
SÃO PAULO
Na cidade de São Paulo foram observadas 1.087 publicações, que geraram 238.332 compartilhamentos, 261.302 comentários e 2.060.024 reações. Os recursos utilizados nos posts foram fotos (47%), vídeos (47%), links (6%) e somente texto (1%).
Dentre os 10 posts mais compartilhados, Celso Russomanno (Republicanos) aparece na liderança com imagem em que critica as medidas de restrição por parte do atual prefeito e oponente Bruno Covas (PSDB) e do governador do estado João Doria (PSDB). Arthur do Val (PATRI) aparece com quatro publicações. Em segundo lugar, um vídeo de debate na TV Cultura, em que questiona Guilherme Boulos (PSOL) sobre os pancadões na cidade, que responde que é preciso investir em espaços para cultura, e acusa Boulos de colocar fogo em prédio, ao qual responde que isso seria fake news. Em terceiro, apresenta uma compilação de vídeos do mesmo debate, criticando Joice Hasselmann (PSL) por utilizar recursos do Fundo Eleitoral, Celso Russomanno por gastos com dinheiro público para uso pessoal, e Jilmar Tatto (PT) pelo que alega ser sua relação com o PCC. Nas outras publicações, divulga um vídeo em que a jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, questiona Boulos por se posicionar como um candidato da periferia e ter maior intenção de voto entre jovens com maior faixa de renda e, por fim, divulga a lista de quanto cada candidato à prefeitura de São Paulo recebeu do partido, afirmando que não utiliza dinheiro do povo para fazer campanha. Por fim, Boulos ainda emplacou a maior quantidade de posts no ranking, com cinco publicações. O candidato do PSOL divulga a pesquisa IBOPE, em que alcança 13% de intenções de voto e passa Russomanno e Márcio França (PSB), e a prisão do blogueiro bolsonarista, Oswaldo Eustáquio, que havia divulgado vídeo com acusações sobre Boulos, sendo esse divulgado por Russomanno, o qual foi retirado do ar por ordem da Justiça Eleitoral que o julgou como notícias falsas . Nos outros posts, Boulos divulga sua campanha, com a mensagem já comum de que esta representa a esperança contra o ódio visto nas eleições de 2018, com um vídeo de apoio do rapper Emicida, e com a comparação de sua vice, Luiza Erundina (PSOL), com o vice de Bruno Covas, Ricardo Nunes (MDB), dizendo que ele foi acusado de violência doméstica pela esposa e que foi citado no caso da “máfia das creches”.
RIO DE JANEIRO
Na capital fluminense foram observadas 659 publicações, que geraram 98.739 compartilhamentos, 96.694 comentários e 585.091 reações. Os recursos utilizados nos posts foram vídeos (51%), fotos (46%), links (2%) e somente texto (2%).
No ranking dos 10 posts mais compartilhados, todos foram de Marcelo Crivella (Republicanos). O candidato tem diversas publicações de divulgação de sua campanha, incluindo uma ressaltando que Bolsonaro apoia sua candidatura, e se apresentando como o candidato honesto, defensor da família, missionário, humanitário e militante da saúde, emprego e educação. Como já é de costume em suas publicações, apresenta forte apelo e ligação com a religião. O candidato diz que enquanto seu oponente Eduardo Paes (DEM/RJ) acredita no IBOPE, ele confia em Jesus que não erra nunca, além de divulgar um vídeo de apoio à sua candidatura do Missionário RR Soares, apresentador do programa Show da Fé. Crivella também posta um vídeo dizendo que teve um governo difícil devido à dívida herdada, que foi paga, e que teve que priorizar a saúde e educação, ao invés de outros assuntos como o carnaval, um vídeo mostrando a instalação de novas luminárias na cidade, que seriam mais modernas, trariam economia e ainda permitiriam a instalação de câmeras para identificar criminosos. Por fim, também posta um vídeo cantando com apoiadores na rua, no qual nenhuma pessoa utiliza máscara para proteção da Covid-19.
FORTALEZA
Na capital cearense foram observadas 412 publicações, que geraram 44.467 compartilhamentos, 66.078 comentários e 207.219 reações. Os recursos utilizados nos posts foram vídeos (55%) e fotos (45%).
No ranking dos 10 posts mais compartilhados, quem dominou foi Capitão Wagner (PROS) com nove das publicações. Quase todas as postagens (8) do candidato foram lives. Quatro dessas envolvem uma controvérsia com seu oponente, José Sarto (PDT), visto que após ter sido acusado por Sarto de estar envolvido com o motim da Polícia Militar no início do ano, Capitão Wagner recebeu direito de resposta pela Justiça Eleitoral. Assim, publicou quatro vídeos, três lives e um referente ao direito de resposta oficial, alegando uma acusação de propina de Sarto que teria resultado em uma CPI. Entretanto, a Justiça Eleitoral determinou a retirada do ar e proibição das propagandas por conter informações falsas sobre Sarto . Em outras lives, o candidato fala com seus seguidores sobre a ação da polícia, combate ao crime, sua atuação na política, a obra inacabada de um aquário na cidade, idealizada e iniciada pelo, então governador, Cid Gomes (PDT) em 2008. Por fim, o candidato também divulga uma live em que conversa com líderes religiosos sobre o papel da igreja na cidade, uma em que debate com parlamentares (vereadores, deputados estaduais e federais) sobre a defesa da vida (posicionamento contra o aborto) e da família (contra outra composição que não seja pai e mãe), sempre com ênfase nos valores cristãos e, por fim, uma acompanhando o comparecimento do candidato às urnas para votação. Além disso, Luizianne Lins (PT) aparece com um post divulgando pesquisa Datafolha que apontava que 31% dos eleitores da cidade ainda podiam mudar seu voto.
MANAUS
Em Manaus foram observadas 412 publicações, que geraram 56.359 compartilhamentos, 62.346 comentários e 255.954 reações. Os recursos utilizados nos posts foram vídeos (53%), fotos (43%), links (2%) e somente texto (1%).
Dentre os 10 posts mais compartilhados, a primeira posição ficou com David Almeida (AVANTE), que emplacou quatro publicações no ranking. Além de divulgar uma imagem de campanha, o candidato também se utilizou de uma foto e duas lives, uma com a presença de sua filha mais velha, para falar sobre sua história e atuação na política, todas com foco em sua defesa contra fake news divulgadas sobre ele por oponentes, nomeadamente Amazonino Mendes (PODE) e Coronel Menezes (PATRI), que diziam que o candidato tinha apoio e ligação com o governador do estado, Wilson Lima (PSC), e com o senador e ex-governador, Omar Ozis (PSD). Devido às notícias falsas, a Justiça Eleitoral concedeu à Almeida mais de 120 direitos de resposta. A seguir, Coronel Menezes (PATRI) aparece com três publicações, uma participação na live de Jair Bolsonaro, na qual o presidente apoiou a candidatura do Coronel, além de uma foto da live e divulgação da mesma. O candidato Capitão Alberto Neto (Republicanos) aparece com duas lives, uma com sua mulher e filha falando sobre suas propostas, e outra com o seu candidato à vice, Orsine Junior (PMN), e com o candidato a vereador, Coronel Alysson (PMN), sobre educação e escolas cívico-militares da cidade. Por fim, José Ricardo (PT) aparece com um vídeo sobre sua proposta de passe livre para estudantes no município, já trabalhada quando vereador e Deputado Federal.
PORTO ALEGRE
Na capital porto-alegrense foram observadas 624 publicações, que geraram 58.928 compartilhamentos, 53.999 comentários e 875.934 reações. Os recursos utilizados nos posts foram fotos (61%), vídeos (37%), links (2%) e somente texto (1%).
O ranking dos 10 posts mais compartilhados é totalmente composto por candidatas mulheres. Manuela d’Ávila (PCdoB) emplacou seis das posições. Em suas publicações, divulga a notícia, da Mídia Ninja, de que a Pfizer não enviará a primeira leva de vacinas contra a Covid-19 porque o governo federal ignorou a oferta, afirmando que a cidade terá que tomar a iniciativa de fazer a gestão da vacina sem o governo federal, posta fotos de campanha e agradece aos seguidores, além de mencionar a live de Caetano Veloso para arrecadar recursos para sua candidatura que havia sido suspensa por decisão do TRE/RS , que acabou por autorizá-la e, por fim, faz um vídeo, em tom informal e humorístico, em que fala sobre fake news enquanto se maquia, mencionando que conseguiu derrubar mais de meio milhão de notícias falsas sobre ela durante a campanha.
Fernanda Melchionna (PSOL) aparece com três publicações. Em sexto lugar, aparece um vídeo de debate na Band em que é questionada pelo oponente Valter Nagelstein (PSD) sobre a sua defesa da legalização das drogas e a questão da segurança pública, ao que responde é preciso acabar com a guerra aos pobres, os quais compõem a maior parte do sistema carcerário, e fazendo alusões ao caso Flordelis (PSD) para dizer que se defendesse bandido estaria em seu partido. Os outros dois posts são críticas ao presidente Jair Bolsonaro. No primeiro, traz o vídeo em que o presidente diz que o Brasil tem que “deixar de ser país de maricas” e enfrentar a pandemia, pois todos vão morrer um dia, para criticar a fala homofóbica e o negacionismo do governo em relação à pandemia e, no outro, divulga um post dizendo que a morte do voluntário da vacina chinesa, Coronavac, se deu por suicídio e não por complicações da vacina, criticando o presidente por ter comemorado a aparente falha nos testes . Por fim, Juliana Brizola (PDT) aparece com uma publicação sobre o apagão no estado do Amapá, em que se critica a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Ministério de Minas e Energia e o descaso de seus gestores.
RECIFE
Na capital pernambucana foram observadas 264 publicações, que geraram 49.071 compartilhamentos, 31.774 comentários e 260.559 reações. Os recursos utilizados nos posts foram fotos (66%), vídeos (33%) e links (1%).
Entre os 10 posts mais compartilhados, oito foram da Delegada Patrícia Domingos (PODE), sendo a maioria deles (6) relacionados com Jair Bolsonaro. A candidata posta uma foto e um vídeo com o presidente apoiando sua candidatura, dois vídeos com sua participação na live de Bolsonaro, uma foto de campanha em que se apresenta como “a candidata de Bolsonaro”, e um vídeo que diz todos diziam não para Bolsonaro (a mídia, a esquerda e as pesquisas de opinião pública), mas que o povo o escolheu e o mesmo aconteceria com ela. Suas outras publicações são de divulgação de sua participação no debate da TV Jornal, em um deles citando sua fala de que conhece a cidade como Delegada que prendia político corrupto.
Entram no ranking também Marília Arraes (PT) com uma foto de campanha, e Mendonça Filho (DEM) com um post sobre o debate na TV Jornal em que acusa o oponente João Campos (PSB) de se atrapalhar com as contas, alegando que seria o estagiário e que deveria voltar para a universidade, enquanto ele seria o prefeito de verdade.
CONCLUSÕES
Na última semana antes de primeiro turno, percebemos que o Facebook foi uma ferramenta utilizada por muitos candidatos na busca por votos na reta final para o segundo turno. Para atrair a maior atenção possível, a polarização entre esquerda e direita tornou-se mais forte, com os candidatos marcando cada vez mais sua posição perante seus adversários eleitorais. Os políticos de esquerda aproveitaram o período para se diferenciar dos da direita com discussões importantes sobre Covid-19 e também desmentindo fake news,. Por sua vez, os candidatos de direita reforçaram suas posições conservadoras, sempre que possível utilizando da imagem do presidente Bolsonaro para angariar votos e conquistar simpatizantes. Com a aproximação das eleições, observamos também que o aumento dos ataques a adversários, o que também fez disparar o número de fake News divulgadas pelas campanhas. Com o primeiro turno chegando ao fim e o início do segundo turno em algumas capitais, verificaremos quais estratégias se mostraram mais eficientes e como as campanhas se comportarão nessa nova etapa do processo eleitoral, uma disputa de um contra um, em busca da vitória.
Você pode baixar nosso relatório também, clicando aqui.