De 1° a 15 de junho de 2021
Por Robson Nunes, Lucas Loureiro, Keila C. G. Rosa, Andressa Liegi Costa, Elisa Nascimento, Juliana Leitão, Rodrigo Ananias, Bruna Medina, Mariana Soares, Igor Figueiredo, Eduardo Barbabela, Natasha Bachini e João Feres Jr.


Entre os dias 1 e 15 de junho de 2021, as 786 páginas monitoradas alcançaram mais de 9 milhões de compartilhamentos, quantidade inferior às registradas nas últimas quinzenas.
No gráfico de posts por dia destaca-se o dia 15 com a maior número de publicações. Motivaram especialmente a atuação de partidos e instituições na rede a CPI da Covid, a vacinação contra coronavírus e outros projetos que tramitam no Congresso.
Em relação aos recursos utilizados, as imagens prevaleceram (com 36,6% de uso de fotos e 8,2% de álbuns), seguido por links e vídeos.

No que concerne às publicações por categoria, manteve-se a tendência de maior atividade por parte das páginas de mídia, seguidas por instituições e personagens políticos, respectivamente. Em contraponto, conforme podemos observar no gráfico de páginas com maior engajamento, 60% do ranking é ocupado por personagens políticos – com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), três deputados federais do PSL e um do PT – e 40% por páginas de mídia, sendo duas de mídia tradicional e duas de mídia alternativa. Cabe ressaltar que, juntas, as duas primeiras páginas do gráfico– Jair Bolsonaro (sem partido) e Carla Zambelli (PSL/SP) – equivalem a 90% do engajamento das outras oito páginas somadas.

De acordo com a nuvem de palavras, notamos que a CPI da Covid, a temática da pandemia e o presidente Jair Bolsonaro estão entre os assuntos e personagens mais abordados nas publicações.

Ao contrastar o gráfico dos engajamentos com o ranking dos posts mais compartilhados, verificamos que nem sempre as páginas que respondem por esses últimos acumulam maior número de interações no total. Por exemplo, André Janones (AVANTE/MG) lidera a lista com um vídeo sobre a prorrogação do auxílio emergencial e a discussão da ampliação de seu valor em Brasília. O deputado também levou a última posição, com uma live falando sobre os riscos da Copa América no Brasil, mostrando-se veemente contrário à sua realização.
O segundo lugar fica com Lula, que em entrevista à TV Jornal do Piauí, critica Bolsonaro pela gestão da pandemia e enfatiza o papel da CPI da Covid, além de falar sobre seus ex mandatos e a eleição de 2022. Lula emplaca ainda mais dois posts (5ª e 8ª posição) com conteúdos críticos semelhantes no rol, uma live de encontro com artistas e lideranças políticas do Rio de Janeiro, e outra de visita a um estaleiro no mesmo local.
Em 3º, 4º, 6º e 9º lugar, temos o presidente Jair Bolsonaro, promovendo a compra de vacinas, utilizando-se de números totais para dizer que o Brasil é o quarto país que mais vacina no mundo, divulgando a motociata de seus apoiadores em São Paulo, criticando Doria e defendendo a Copa América.
A deputada Carla Zambelli (PSL/SP), na 7ª posição, transmite ao vivo o depoimento da médica Nise Yamaguchi na CPI da Covid, na tentativa de endossar o tratamento precoce.


Entre as páginas de instituições e organizações, lidera a ‘Somos todos Bolsonaro’, com mais que o dobro de interações da segunda colocada. Suas publicações com mais compartilhamentos afirmam que o presidente está sob constante ataque, fazem apelos religiosos, e divulgam links do Portal BR7, que se autodetermina como um canal independente de notícias. Nesta quinzena, o único partido integrar a lista foi o Novo, com posts críticos ao país sobre corrupção, funcionalismo público e economia.

Em relação às páginas de mídia, ‘Quebrando o Tabu’ se destaca com publicações envolvendo diversas temáticas, como a luta contra a homofobia e críticas ao presidente Bolsonaro. Marcam presença novamente no gráfico as páginas da TV Globo e seu portal de notícias online, G1, o que ocorre igualmente com a Record TV e o portal R7. Entre as publicações que mais repercutiram, encontram-se debates sobre a realização da Copa América no Brasil, e a multa aplicada pelo governo de SP ao presidente, alguns ministros e deputados por violarem decreto estadual de obrigatoriedade de uso de máscara, ao participarem de motociata.

O gráfico de personagens políticos apresenta tendências já recorrentes em nossos relatórios. Como de costume, o ranking é liderado pelo presidente Bolsonaro, com uma taxa de interação mais de três vezes maior que o segundo colocado. Este, André Janones é igualmente personagem assíduo, com suas publicações focadas na temática do Auxílio Emergencial. Além disso, salienta-se a presença dos deputados do PSL e do ex-presidente Lula.

Entre as páginas de mídia tradicional, a campeã de engajamento foi o G1, seguido pela TV Globo. A publicação mais compartilhada foi do UOL com um vídeo de entrevista do técnico da seleção brasileira de futebol, Tite, afirmando que seu papel é trabalhar da melhor maneira possível no futebol, independente de seu posicionamento em relação à realização da Copa América no Brasil. Tite ainda despistou sobre o afastamento do presidente da CBF, Rogério Caboclo, dizendo que há uma hierarquia na CBF com cargos específicos que tratam sobre o assunto. O segundo post mais compartilhado foi do G1, sobre um casal flagrado tendo relações sexuais na praia. O G1 também denunciou um caso de racismo sofrido por uma modelo negra , criticada sobre seu cabelo ao negociar uma vaga de trabalho, que teve ampla repercussão nas redes sociais.
Dentre as páginas de mídia alternativa, a página Quebrando o Tabu foi a campeã de engajamento, com quase três vezes mais que o segundo colocado. Nesse período, nota-se o destaque de páginas com debates mais progressistas ou à esquerda, como Mídia Ninja, Carta Capital e Brasil 247.

A publicação mais compartilhada foi da Revista Fórum, que trouxe as críticas do comentarista Walter Casagrande Júnior em relação à realização da Copa América no Brasil, à falta de posicionamento dos jogadores a respeito, à falta de vacinas, e às motociatas do presidente. A segunda é da página Mídia Ninja, com a transmissão completa do depoimento da médica Nise Yamaguchi na CPI da Covid.
Entre as páginas de movimentos sociais, ‘Somos todos Bolsonaro’ foi a líder de engajamento do período, com oito vezes mais interações do que a segunda colocada. A página também emplacou os dois posts mais compartilhados, ambos com uso de fotos.
O bom desempenho da página deveu-se a posts que incitavam a participação dos seguidores. No primeiro post, utilizando-se da imagem do presidente, a página pede que os seguidores avaliem Bolsonaro nos comentários de ótimo a péssimo. A segunda diz respeito a uma imagem do ex-presidente Lula, em que aparece com um ar sério, com o escrito “me defina em uma palavra”, acompanhado da legenda “Deixa o coração falar!”, incentivando comentários negativos.

Dentre as páginas de partidos políticos, destacaram-se a do PT e do Partido Novo. A publicação mais compartilhada do período foi do Novo, com uma imagem dizendo que querem um Brasil sem Covid, sem Lula e sem Bolsonaro. Já a segunda mais compartilhada foi do PT, com um vídeo de trechos do depoimento da infectologista Luana Araújo na CPI da Covid. O vídeo faz um resumo e comenta pontos importantes da sessão, ressaltando as falas da depoente e dos senadores do partido, como Humberto Costa (PT/SP).
Desse modo, percebemos que embora estejamos há mais de um ano das eleições presidenciais, a temática já começa a tomar forma na rede, estando centrada, por enquanto, na polarização entre as figuras de Jair Bolsonaro e Lula.

Os dois posts mais compartilhados por governadores no período, foram de João Doria (PSDB/SP). O primeiro diz respeito a um tweet do governador em resposta à manchete em que o presidente se referia a Doria como “sunguinha apertadinha”. A colocação de Bolsonaro fez parte de críticas ao governador, em que o chama também de hipócrita por ter sido visto tomando sol, sem máscara, em um hotel no Rio de Janeiro. Doria, por sua vez, ironiza o presidente dizendo que ele passou de raivoso para apaixonado, por pensar no governador de sunga apertada. Além da demonstração de rivalidade com o presidente, na outra publicação, o governador de São Paulo divulga foto com sua esposa, Bia Doria, para celebrar o dia dos namorados. A imagem mostra o casal, ambos de máscara, dando um beijo.


Entre as publicações mais compartilhadas por prefeitos, nenhuma teve cunho político. A primeira, de Rafael Greca, de Curitiba (PR), foi uma imagem da primeira-dama, Margarita Sansone, em uma homenagem ao seu aniversário. A segunda foi de David Almeida, de Manaus (AM), com uma foto desejando feliz sábado a todos.

Destacaram-se no período também uma live de David Almeida com informações úteis, como a situação da volta às aulas, do transporte coletivo e da vacinação na cidade. Além disso, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), publicou uma imagem divulgando a lei sancionada que obriga agressores de animais a pagarem pelo seu tratamento.
Entre as duas publicações mais compartilhadas por parlamentares, encontram-se posts já vistos no ranking geral. O mais compartilhado, não apenas entre parlamentares, mas também de toda amostra, foi de André Janones (AVANTE/MG), que informa sobre a prorrogação do auxílio emergencial e a possibilidade de ampliação do valor de 250 para 500 reais, cuja discussão ocorre em Brasília. Na segunda posição, a publicação de Carla Zambelli (PSL/SP) transmite a sessão da CPI da Covid com a médica Nise Yamaguchi, a qual gera reações de apoio à depoente e críticas aos parlamentares da CPI por parte de seus seguidores.

Ao analisar as reações às publicações mais compartilhadas por categorias, verifica-se que o post que mais gerou reações de raiva foi o da página UOL sobre a Copa América. De acordo com a observação dos comentários, esta dirige-se ao técnico Tite e à discussão política em torno do futebol. Tal reação também pode ser percebida no post da página ‘Somos todos Bolsonaro’, referente à Lula, assim como nas publicações de Carla Zambelli e da Mídia Ninja sobre a CPI da Covid. Enquanto no da deputada a reação tem caráter contrário à CPI, no outro, esta reação diz respeito ao depoimento e a postura da depoente Nise Yamaguchi.
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