De 16 a 30 de junho de 2021
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Entre os dias 16 e 30 de junho de 2021, as 800 páginas monitoradas alcançaram mais de 10 milhões de compartilhamentos.
Esta quinzena foi marcada pela forte atuação da oposição na rede. No primeiro gráfico, observa-se ligeiras oscilações na quantidade de postagens diárias, com destaque para o dia 30, data na qual foi protocolado o super pedido de impeachment na Câmara.
Com relação aos recursos utilizados, verifica-se que os links passaram as fotos, sendo empregados em 34,4% dos posts. Os vídeos, utilizados com maior frequência em outras quinzenas, nesta constaram apenas em 23% das publicações.
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A categoria mídia segue à frente na média de posts por página do período, a despeito de sua desvantagem numérica. Todavia, essa estatística não se reflete em engajamento, taxa em que os personagens políticos continuam no topo.
A seguir, a nuvem de palavras mostra os principais assuntos tratados nos posts. Palavras como Bolsonaro, Covid-19, CPI, impeachment e Lula se sobressaem, indicando a proeminência da crise causada pela pandemia e o embate em torno dela, agora com a CPI e as denúncias envolvendo o governo federal no caso da Covaxin
Por essas razões, depois de um longo tempo, atores da oposição figuram no gráfico das páginas que acumularam maior engajamento.
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Estas páginas registraram desempenho inédito também no ranking dos posts mais compartilhados. Em primeiro lugar, temos o deputado federal Célio Moura (PT-TO), que compartilhou a foto de uma pessoa que perdeu parentes próximos se vacinando e se manifestando contra o presidente. Em segundo, temos a deputada federal Jandira Feghali (Pc do B) e em terceiro o ex- presidente Lula, que aparece duas vezes na lista. Nas postagens, ambos condenaram a condução da pandemia pelo governo federal e seus os atos anti-democráticos. Lula ainda falou sobre as próximas eleições, a possibilidade dele ser candidato e criticou a chamada terceira via.
Do outro lado do espectro político, nota-se uma ausência: a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), que embora lidere na soma de engajamentos, não alcançou o ranking nessa quinzena.O post favorável ao governo que obteve mais compartilhamentos é do deputado federal Capitão Roberto Neto (Republicanos-AM). Este reproduz a coletiva de imprensa concedida pelo presidente sobre o escândalo da Covaxin, a suspeição das pesquisas do DataFolha e a necessidade do voto impresso. Bolsonaro aparece em quinto lugar com sua live semanal e nas duas posições seguintes, tratando de temas como o passaporte da vacina, ao qual manifesta seu repúdio, e a revogação do estatuto do desarmamento, que defende como solução para a questão da violência.
Se tratando das mídias, tradicionais e alternativas, o site G1 e a página Quebrando o Tabu acumulam as maiores somas de engajamento da categoria. Já a página Somos Todos Bolsonaro se manteve presente com o maior engajamento, sendo a única da categoria movimentos sociais.
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Na categoria instituições e organizações, a página Somos todos Bolsonaro segue na liderança com um pouco mais que o dobro da taxa de interação do Movimento Brasil Livre. Em seguida, páginas institucionais como a do Ministério da Saúde e do Senado incitaram interações a partir de posts sobre a vacinação no país e a CPI da Covid, respectivamente. Além do MBL, outras páginas da oposição, como do Vem Pra Rua Brasil e do Partido dos Trabalhadores, participam da lista.
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A mídia alternativa Quebrando o Tabu desponta, pela primeira vez, à frente das páginas do grupo Globo. As interações obtidas pela página são resultado, em geral, de posts que denunciam violações aos direitos das minorias. Outra página que se destaca é a do Ranking dos Políticos, de cunho liberal, que aparece em quarto lugar Já a Record TV, aliada do governo federal, ficou atrás da mídia alternativa Mídia Ninja, que conseguiu uma taxa duas vez maior que a da emissora.
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O presidente da República se mantém na dianteira da categoria personagens políticos, muito a frente dos demais colocados, como o deputado federal André Janones, que faz oposição ao presidente e defende a prorrogação do auxílio emergencial. Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro perderam posições neste ranking e são seguidos pelo ex- presidente Lula, que possui taxa de interação maior que as de outros membros da base governista.
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Entre as páginas de mídia tradicional, a campeã de engajamento foi o G1, seguido pela TV Globo. A página do G1 trouxe nessa quinzena uma pesquisa feita pelo Instituto IPEC, que aponta vitória de Lula em eventual segundo turno com Jair Bolsonaro em 2022. Segundo a pesquisa, Lula possuiu 49% das intenções de voto, e Bolsonaro 29%.
A página da Record TV, terceira colocada, assim como a página do Portal R7, incitaram muitos engajamentos ao noticiarem o caso Lázaro Barbosa. O repórter Roberto Cabrini entrevistou a mulher, a tia e a filha de Lázaro. As três mulheres se queixaram da forma como a polícia tratou o caso, buscando executar Lázaro ao invés de prendê-lo. A mulher de Lázaro também denunciou a violência que sofreu pelos policiais que o investigavam.
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Já entre as mídias alternativas, a página Quebrando o Tabu lidera com uma soma de engajamentos duas vezes maior que a do segundo lugar, a página Mídia Ninja. Este desempenho deve-se as críticas diárias ao governo Bolsonaro e, especialmente, à repercussão negativa dos comentários LGBTfóbicos do apresentador Sikêra Jr, seu apoiador.
Contudo, é a Mídia Ninja que assina os dois posts mais compartilhados da categoria. A primeira, se trata do “superpedido de impeachment” feito por diversos membros da oposição na Câmara, movimentos sociais, sindicatos e partidos. O segundo post enquadra negativamente as falas do ministro Osmar Terra contra o isolamento social e a China na CPI da Covid.
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Entre as páginas de movimentos sociais, Somos todos Bolsonaro continua no topo, com uma taxa de interação muito superior a do segundo lugar, o Movimento Brasil Livre. As outras páginas do gráfico, com somas menores, são todas oposicionistas. Este resultado reflete, por um lado, o inegável alcance da página Somos todos Bolsonaro, mas mostra também que este é um movimento isolado e que a oposição, mesmo com desempenho inferior, vem reagindo e emplacando seu discurso nas redes.
Nesta quinzena, a página bolsonarista abordou as eleições de 2022, questionando o público sobre a possibilidade de voto no ex-presidente Lula. Já a página do MBL, trouxe uma reportagem da Band TV sobre o caso Lázaro Barbosa.
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Dentre as páginas dos partidos políticos, destacaram-se a do PT, PCdoB e PSOL, os três partidos de esquerda. As manifestações ocorridas no mês de junho, tiveram peso para que o engajamento obtido por esses partidos fosse maior.
O post mais compartilhado do PT consiste em uma entrevista do ex- presidente Lula à TV PT sobre a eleição de 2022. Lula desacredita numa vitória do atual presidente e relembrou os feitos em seu governo. Já o PCdoB obteve seu maior compartilhamento com o vídeo da presidente do partido e vice- governadora de Pernambuco, Luciana Santos, a respeito da marca de 500 mil mortos da Covid-19 no Brasil, culpando a gestão de Bolsonaro e se solidarizando com as famílias.
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O governador de São Paulo, Joao Dória (PSDB/SP), obteve a maior soma de engajamentos e os dois posts mais compartilhados da quinzena. Em seguida, temos três governadores do Nordeste: Camilo Santana (PT-CE), Flávio Dino (PSB-MA) e Helder Barbalho (MDB-PA). Romeu Zema (NOVO-MG) aparece em quinto lugar com desempenho muito próximo ao de Ronaldo Caiado (DEM-GO).
Os dois posts de João Dória tratam da vacinação no estado de São Paulo. Dória anuncia a chegada de novos imunizantes da Pfizer e da Janssen, mais insumos para a fabricação de 100 milhões de doses pelo Instituto Butantã, além da fase de transição da abertura do estado. O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB/SP), presente também no vídeo, afirma que 50% da população do estado acima de 18 anos já está vacinada. Foram abordados ainda a importância da conscientização em prol da vacinação, o combate às Fake News acerca da Coronavac e estimado o crescimento do PIB do estado.
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Entre os mandatários municipais, os prefeitos do Democratas, Eduardo Paes (DEM-RJ) e Rafael Greca (DEM-PR) registraram as maiores somas de engajamentos. Eduardo Paes mobilizou muitos apoios na rede ao informar o falecimento de seu pai em decorrência da Covid-19. Por sua vez, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, teve o segundo post mais compartilhado desse grupo a partir de um vídeo de seu filho pequeno manuseando livros.
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A despeito do expressivo desempenho da oposição nesta quinzena, os parlamentares da base do governo seguem com as maiores somas de engajamento, obtidas por meio da difamação da CPI da Covid e acusações aos opositores de Bolsonaro.
Já a oposição aparece em sexto lugar com o senador Humberto Costa (PT-PE), membro da CPI da Covid, e as deputadas Gleisi Hoffman e Jandira Freghali. Ambas acumularam engajamentos a partir das manifestações pró-impeachment em 19 de junho. Além de alertar sobre os riscos da manutenção de Bolsonaro no cargo à democracia e à vida dos brasileiros, também se posicionaram contra as privatizações da Eletrobrás, Cedae e Correios.
A respeito das reações, a maioria dos posts mais compartilhados entre as diferentes categorias teve a reação “ curtir”. Contudo, verifica-se significativa incidência da reação “haha”, especialmente entre os posts negativos à Bolsonaro, como a pesquisa que aponta a vitória de Lula em 2022, o que sugere o uso irônico do recurso por parte de seus apoiadores. Reforça essa hipótese o comportamento dos seguidores da página Somos todos Bolsonaro, que teve a “raiva” como principal reação a partir da enquete sobre o voto no PT em 2022.
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