De 1 a 15 de junho de 2022
Na primeira quinzena de junho, entre os dias 01 e 15, o M Facebook traz novidades. A partir deste relatório traremos os dados sobre números de postagens e de visualizações das páginas analisadas. Dentre os candidatos à Presidência da República, a liderança foi de Ciro Gomes (PDT), que publicou 102 postagens no período, uma média de 8 posts por dia. Ciro é seguido Lula (PT), com 88 postagens e Bolsonaro (PL) com 68. Entre os deputados e deputadas federais, a liderança é da presidenta do PT Gleisi Hoffmann (PT-PR) com 188 publicações, uma média de 12,5 publicações por dia. A vice liderança também vem da região Sul: Nereu Crispim (UNIÃO-RS) com 186 publicações nos 15 dias analisados. Padre João (PT-MG) fecha o pódio com 172 postagens no período analisado.
Nesta quinzena, as 1.386 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 101.442 mil posts, que resultaram em quase 73 milhões de reações, quase 12 milhões de compartilhamentos e 16 milhões de comentários. Com as mudanças na nossa amostra, os dados de publicações, interações, compartilhamentos, comentários e reações reduziram. Tal fato é reflexo da retirada de páginas de entretenimento de nossa amostra, que geram muitas publicações e muito engajamento, mas que não discutem sobre política. Desta forma, mesmo com a redução desses números, acreditamos que esta amostra é mais fidedigna ao ambiente político no Facebook.
Sobre os tipos de recursos utilizados não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, representando 52,81% das publicações, seguido por fotos com 26,71% e vídeos, com 19,55%. Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 18,79% do total de publicações das páginas analisadas.
Figuras Políticas: No ranking de Figuras Políticas, a mudança aparece no gráfico de crescimento de seguidores. A liderança agora é do candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio Gomes Freitas com mais de 14 mil novos seguidores no período, mais do que o dobro da segunda colocada Fabiana B Bolsonaro que conseguiu pouco mais de 6,6 mil novos seguidores.
Governador: O ranking do Total de Interações mudou em relação à última quinzena, com seu primeiro lugar sendo ocupado pela página do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA). O teor dos seus posts no período analisado é de divulgação de políticas promovidas pelo seu governo em diversos setores.
Senadores/as: Entre senadores e senadoras, Humberto Costa (PT-PE) lidera quase todos os quesitos, exceto número de seguidores, variável liderada por Marcos do Val (PODE-ES).
Deputados/as: Entre os deputados e deputadas federais não tivemos alterações nos gráficos de interações e seguidores. Entre as visualizações de posts de perfil na quinzena a liderança foi de Carla Zambellli (PL-SP), enquanto no número de postagens, conforme já apresentamos, a liderança foi de Gleisi Hoffmann.
Instituição Federal: Não tivemos alteração na liderança dos rankings de Total de Interações, Seguidores e Crescimento de Seguidores. No gráfico de visualizações, a liderança foi da página do Ministério da Saúde com mais de 2 milhões de visualizações no período.
Mídia Alternativa: A página do Quebrando Tabu conquistou a liderança na quinzena com quase 1,4 milhão de interações. No entanto a antiga líder, a página da Metrópoles, liderou nas categorias Visualizações, número de posts e crescimento do número de seguidores.
Mídia Tradicional: Entre as mídias tradicionais, a Jovem Pan retomou a liderança no gráfico de interações com 3,8 milhões de interações. O site da UOL aparece em segundo e o G1, líder na quinzena passada, aparece apenas em terceiro lugar. Nesta quinzena a página que mais cresceu foi a página da TV Globo que conquistou mais de 45 mil novos seguidores. A TV Globo ainda liderou o gráfico de visualizações, com mais de 45 milhões de visualizações de suas postagens no período, seguida pela Record com quase 39 milhões de visualizações
Movimentos Sociais: Na totalidade de interações, “SomostodosBolsonaro” em liderança, com 261.481 interações; seguida por “Movimento Avança Brasil” (68.159 interações) e em terceiro “Ranking dos Políticos” (29.275 interações). O “Movimento Avança Brasil” lidera a modalidade de visualizações de postagens, e a página “Jornalistas Livres” soma a maior quantidade de postagens, com 484 posts.
Prefeitos/as: A liderança retorna novamente a João Rodrigues (PSDB-SC), com o total de 243.989 interações, crescimento no número de seguidores, maior quantidade de visualizações de postagens (184.730 visualizações). Rafael Greca (UNIÃO-PR) lidera na quantidade de postagens.
Prefeituras: Nos três primeiros lugares do total de interações é relatado a Prefeitura do Rio de Janeiro (6.647 interações), seguido da Prefeitura de Belém (5.560 interações) — atipicamente no top 3 —, enfim em terceiro a Prefeitura de Curitiba (3.301 interações). Já na categoria visualizações de postagens da página, a Prefeitura de Manaus encontra-se em primeiro lugar, com 18.104 visualizações.
Na primeira posição desta quinzena, temos um vídeo publicado pela página do deputado federal Daniel Freitas (PL-SC). O vídeo apresenta cenas não lineares de um debate entre Lula e Alckmin nas eleições de 2006, onde o segundo questiona Lula sobre onde está “o milhão e setecentos e cinquenta mil reais e dólar para comprar o dossiê fajuto”. O dossiê em questão é do Escândalo dos Aloprados descoberto em 2006.
Logo em seguida aparece um post da CNN Brasil, com um vídeo de Jair Bolsonaro. No vídeo, o presidente responde algumas perguntas da imprensa relacionadas ao ofício de militares ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no processo de apuração dos votos das eleições de 2022. Bolsonaro afirma que não entende por que o TSE se nega a discutir com o corpo técnico do Exército e quer que lhe expliquem por que não aceitam suas sugestões.
O terceiro post deste ranking é outra postagem da CNN Brasil. Na matéria veiculada, Bolsonaro defende o deputado cassado Francischini, afirmando que ele não espalhou notícias falsas.
O presidente afirma isso alegando que ele próprio afirmou as mesmas coisas em 2018. Bolsonaro ainda defendeu a presença das Forças Armadas nas eleições de 2020 e criticou o STF. Na quarta posição, tem-se o post do SBT News. A matéria é a reprodução da entrevista do ex-diretor do Banco Central, Luiz Fernando Figueiredo. Figueiredo na matéria defende que o Brasil está pronto para lidar com a inflação, diferentemente do resto do mundo.
Por fim, temos uma transmissão ao vivo na página do deputado federal Marcon (PT-RS). Na transmissão o deputado cobre um ato público que ocorreu no dia 01 de junho em Porto Alegre e contou com a presença do candidato à Presidência, Lula. No vídeo o deputado conversa com participantes do ato que declaram seu apoio à Lula.
Na primeira posição desta quinzena, temos a página de Jair Messias Bolsonaro (PL). A publicação apresenta uma edição com a imagem de dois tweets. O primeiro tweet é do portal Brasil 247 com a seguinte chamada: Casagrande detona Bolsonaro ao vivo na Globo: “Covarde, perverso e muito cruel”. A outra imagem é de um tweet do próprio Bolsonaro, afirmando que seu governo é cruel contra o crime organizado. Na legenda, Bolsonaro relata as medidas que teriam sido tomadas por seu governo no combate ao tráfico e o abastecimento do Fundo Nacional Antidrogas.
O segundo lugar do ranking é o post da página da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) com um vídeo de recorte de um pronunciamento de Bolsonaro criticando a decisão do TSE de cassar o deputado estadual Fernando Francischini (PL-PR). Na legenda do post lê-se “Presidente Jair Messias Bolsonaro se posiciona fortemente contra a ditadura da toga após decisão de Fachin, Lewandowski e Gilmar Mendes contra o mandato do deputado estadual mais votado da história do Paraná, Fernando Francischini”. O vídeo contém duas legendas : “ PACIÊNCIA TEM LIMITE” e “E O LIMITE É A LEI”.
Em seguida, temos um post da página do presidente Jair Messias Bolsonaro que contém uma foto do mesmo com o ex-jogador de futebol, Rivaldo. Na legenda lê-se : “Satisfação em me encontrar e almoçar com um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, o grande Rivaldo. Um forte abraço, Campeão!”.
Na quarta posição, temos mais um post de Bolsonaro. Desta vez, o presidente apresenta uma imagem editada com quatro tweets seus com respostas ao ator Mark Ruffalo. Na legenda do post lê-se “Após ator de Hollywood me acusar de não respeitar a democracia e ameaçar um golpe, deixei a seguinte resposta” nos tweets o presidente manda p ator ler a Constituição e diz que não está apenas respeitando a mesma como também “protegendo o Estado de Direito do Brasil”, afirma também que “sempre esteve do lado da democracia e da Constituição. É a esquerda brasileira (os seus senhores) que quer controlar a imprensa, coibir a liberdade de expressão, censurar a internet e apoiar financeiramente ditaduras como Cuba e Venezuela.
Finalmente, o quinto post do ranking é uma foto de Bolsonaro em meio a uma ‘motociata’ em Orlando – Los Angeles (LA). Na legenda lê-se : ”Com nossos irmãos brasileiros em Orlando, Flórida, Estados Unidos. Muito obrigado a todos pelo apoio e consideração!”.
Para baixar nosso relatório, clique aqui.
Para acessar nossa amostra, clique aqui.