Eleições 2022: De 12 a 18 de setembro de 2022
Presidenciáveis
Nos rankings dessa semana, se destaca a perda de interações de quase todos os candidatos. Lula (PT) e Felipe D’Avila (NOVO) foram os únicos candidatos/as a ganhar interações em comparação à semana anterior. Nas visualizações, houve uma diminuição para todos os/as candidatos/as. Ciro Gomes continua como o que mais publicou. Esta semana, Lula foi quem ganhou mais seguidores, seguido por Bolsonaro e Simone Tebet (MDB).
Entre os/as candidatos/as à vice-presidência, Geraldo Alckmin (PSB) registrou queda acentuada no seu engajamento, com 3,4 vezes menos interações e quase 6 vezes menos visualizações. A segunda colocada, Mara Gabrilli (PSDB), conseguiu melhorar seu desempenho, aumentando 1,7 vezes suas interações e 3,5 vezes suas visualizações, ainda com certa distância do primeiro colocado. Os candidatos/as publicam menos em comparação aos presidenciáveis. Alckmin e Gabrilli ganharam quase a mesma quantidade de seguidores, porém a última liderou, enquanto Tiago Mitraud (NOVO) foi o único a perder seguidores.
Publicação com maior número de Interações dos candidatos
O post com o maior número de interações foi novamente de Jair Bolsonaro (PL), com uma transmissão ao vivo do presidente de seu discurso a apoiadores em Londres, no qual se opõe à esquerda, diz que o país resistiu à pandemia e é um exemplo na economia, além de defender valores morais. Esta postagem, posteriormente, seria excluída por decisão do TSE.
O segundo foi de Lula (PT), com a transmissão ao vivo de coletiva de imprensa que contou com a participação do candidato, de seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), de Marina Silva (Rede), de Gleisi Hoffmann (PT) e de Aloizio Mercadante.
O terceiro foi de Ciro Gomes (PDT), com vídeo de sua propaganda política oficial, no qual se opõe ao “Brasil de Lula e Bolsonaro”.
O quarto foi de Simone Tebet (MDB), com uma foto se maquiando, junto do comentário “Na correria do dia a dia, um tempinho pra cuidar de mim!”.
Por fim, o quinto foi de Felipe D’Avila (NOVO), com imagem que comemora a vitória em ação contra Lula, por ter feito campanha antecipada na cidade de Teresina.
REGIÃO NORTE
Amapá (AP) – Clécio Luis (SOLIDARIEDADE) é aparece em primeiro lugar em Total de interações, de visualizações e de seguidores. Jaime Nunes (PSD) é o primeiro em Total de posts e no crescimento de seguidores.
Acre (AC) – Jorge Viana (PT) lidera no total de interações e visualizações. Os demais quesitos não tiveram alteração.
Amazonas (AM) – Mesmo cenário da semana anterior, com uma mudança: Carol Braz (PDT) conquistou a frente em variação no número de seguidores.
Pará (PA) – Helder Barbalho (MDB) segue líder absoluto em todos os rankings analisados.
Rondônia (RO) – Marcos Rogério (PL) continua em primeiro lugar em todos os quesitos avaliados.
Roraima (RR) – Antonio Denarium (PP) é líder em praticamente todos os quesitos. Denarium só perde para Teresa Surita (MDB) no número de seguidores.
Tocantins (TO) – Ronaldo Dimas (PL) continua na liderança nos rankings de interações e visualizações.
REGIÃO NORDESTE
Alagoas (AL) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Bahia (BA) – Mesmo cenário da semana anterior, no qual Jerônimo Rodrigues (PT) está em 1º lugar nas categorias de interações, quantidade de posts e variação de seguidores. ACM Neto (UNIÃO), mantém-se a frente em total de seguidores e passou a liderar também na categoria de visualizações.
Ceará (CE) – Roberto Claudio (PDT) segue a frente em total de seguidores. Elmano Freitas (PT) continua liderando em publicações, variação de seguidores, visualizações e interações.
Maranhão (MA) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Paraíba (PB) – Veneziado Vital (MDB) continua em primeiro lugar em interações e total de publicações. Essa semana, Pedro Cunha Lima (PSDB) lidera em visualizações, enquanto Adjany Simplicio (PSOL) é quem ganha mais seguidores.
Pernambuco (PE) – Marília Arraes (Solidariedade) se mantém na liderança de quase todas categorias, exceto no total de visualizações, cuja liderança agora pertence a Miguel Coelho (UNIÃO).
Piauí (PI) – Silvio Mendes (UNIÃO) permanece na liderança em interações e visualizações. Rafael Fonteles (PT) surge em primeiro em total de posts e na variação de seguidores. Coronel Diego Melo (PL) continua com o maior número de seguidores.
Rio Grande do Norte (RN) – Fátima Bezerra (PT) segue na frente no total de interações, no total de posts e na variação de seguidores. Senador Styvenson (PODE) continua com o maior número de seguidores, mas agora também ocupa o primeiro lugar em visualizações.
Sergipe (SE) – Rogério Carvalho (PT) segue liderando em todas as categorias.
REGIÃO SUDESTE
Espírito Santo (ES) – Renato Casagrande (PSB) continua em primeiro lugar em todos os quesitos avaliados.
Minas Gerais (MG) Alexandre Kalil (PSD) é aparece na frente nos rankings de interações, visualizações e total de posts. Com relação ao número de seguidores e à variação de crescimento, Romeu Zema (NOVO) segue em 1º lugar.
Rio de Janeiro (RJ) – No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB) reassume a liderança em interações. Os demais quesitos não tiveram alteração.
São Paulo (SP) – Não há variação em comparação à semana anterior.
REGIÃO SUL
Paraná (PR) – Roberto Requião (PT) segue à frente em quase todos os rankings analisados, com exceção do total de posts, ranking liderado por Ratinho Junior (PSD).
Rio Grande do Sul (RS) – Edegar Pretto (PT) permanece na liderança em interações e visualizações.
Santa Catarina (SC) – Décio Lima (PT) alcança o primeiro lugar em interações. Já nas visualizações, Esperidião Amin (PP) é quem está na frente.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal (DF) – Leandro Grass (PV) assume a liderança em interações. Já no total de visualizações, é Izalci Lucas (PSDB) quem aparece a frente.
Goiás (GO) – Gustavo Mendanha (PATRIOTA) assumiu o primeiro lugar em todos os rankings esta semana.
Mato Grosso (MT) – Mauro Mendes (UNIÃO) assume o primeiro lugar no total de visualizações e segue liderando o ranking de seguidores. No entanto, Marcia Pinheiro (PV) é quem aparece a frente nas demais categorias.
Mato Grosso do Sul (MS) – Capitão Contar (PRTB) é o líder no total de interações, de visualizações e no crescimento de seguidores, mas perde para Marquinhos Trad (PSD) no número de posts e no total de seguidores.
Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.