Eleições 2022: De 19 a 25 de setembro de 2022
Por Ana Paula Lima, Andressa Liegi Costa, Carina Souza, Elisa Nascimento, Isadora Abdu Nogueira, João Pedro Fevereiro, Juliana Leitão, Rodrigo Ananias, Eduardo Barbabela, João Feres Jr
Presidenciáveis
Nessa semana, destacaram-se os aumentos de interações e visualizações para os primeiros colocados, Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Ciro Gomes (PDT), na 3ª posição em ambos os rankings, teve uma melhora mais expressiva em suas métricas em comparação à semana anterior. Cabe destacar que após o debate presidencial do SBT, no dia 24 de setembro, o candidato Padre Kelmon (PTB) passou os concorrentes e assumiu a 4ª posição em ambas as categorias. Essa semana, pela primeira vez, Ciro não foi o candidato que mais publicou, sendo ultrapassado por Eymael (DC), com 130 posts. Além disso, Lula foi quem mais ganhou seguidores, seguido por Bolsonaro.
Entre os/as candidatos/as à vice-presidência, Geraldo Alckmin (PSB) registrou queda acentuada no seu engajamento, com quase 6 vezes menos visualizações. A segunda colocada, Mara Gabrilli (PSDB), conseguiu melhorar seu desempenho, aumentando 1,7 vezes suas interações e 3,5 vezes suas visualizações,
Publicação com maior número de Interações dos candidatos
O post com o maior número de interações foi de Jair Bolsonaro (PL), com sua entrevista após o debate do SBT, na qual afirma que é mentira qualquer acusação de corrupção contra ele, que atendeu aos mais humildades durante a pandemia, defendendo diversas ações de seu governo.
O segundo foi de Lula (PT), com transmissão ao vivo de sua entrevista completa ao programa do Ratinho, no dia 22.
O terceiro foi de Ciro Gomes (PDT), com uma imagem divulgando seu “manifesto à nação” a ser transmitido ao vivo no dia 26.
Seguindo a mesma tendência observada no ranking dos presidenciáveis, Padre Kelmon (PTB) conquistou a 4ª posição, com um vídeo em que afirma haver perseguição à igreja, utilizando-se do caso da Nicarágua e o associando ao candidato Lula e à esquerda brasileira.
O quinto post ficou com Simonte Tebet (MDB), com uma foto em que aparece se preparando e estudando, afirmando que é o que faz para apresentar propostas para o Brasil.
REGIÃO NORTE
Amapá (AP) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Acre (AC) – David Hall (AGIR) apareceu pela primeira vez na liderança do ranking de variação de seguidores. Nas demais classificações não tivemos alterações.
Amazonas (AM) – Ricardo Nicolau (SOLIDARIEDADE) alcançou o primeiro lugar do ranking de visualizações e também do crescimento de seguidores. Nos outros quesitos não houve alteração.
Pará (PA) – Helder Barbalho (MDB) segue líder absoluto em todos os rankings analisados.
Rondônia (RO) – Marcos Rogério (PL) continua em primeiro lugar em todos os quesitos avaliados, exceto pelo número de seguidores no qual Leo Moraes (PODEMOS) aparece em 1º lugar.
Roraima (RR) – Antonio Denarium (PP) é líder em praticamente todos os quesitos. Denarium só perde para Teresa Surita (MDB) no número de seguidores e nas visualizações.
Tocantins (TO) Ronaldo Dimas (PL) lidera nas interações e também foi quem mais ganhou seguidores. Já Paulo Mourão (PT) assume a liderança nas visualizações. Irajá (PSD) foi quem mais publicou.
REGIÃO NORDESTE
Alagoas (AL) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Bahia (BA) – Jerônimo Rodrigues (PT) lidera em quase todas as categorias, exceto no total de seguidores, na qual o primeiro lugar fica com ACM Neto (UNIÃO).
Ceará (CE) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Maranhão (MA) – Carlos Brandão (PSB) aparece em primeiro lugar nas categorias de total de visualizações e de variação de seguidores. Edivaldo Holanda Júnior (PSD) é o primeiro em total de posts, de interações e de seguidores.
Paraíba (PB) – Adjany Simplicio (PSOL domina as categorias de variação de seguidores, posts e visualizações. Veneziano Vital (MDB) lidera no total de interações e Pedro Cunha (PSDB) é o quem mais possui seguidores.
Pernambuco (PE) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Piauí (PI) – A única mudança nesta semana foi Silvio Mendes (UNIÃO) retomar a liderança em total de posts.
Rio Grande do Norte (RN) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Sergipe (SE) – Rogério Carvalho (PT) lidera em quase todas as categorias, menos no total de seguidores, no qual Alessandro Vieira (PSDB) é o líder.
REGIÃO SUDESTE
Espírito Santo (ES) – Renato Casagrande (PSB) continua em primeiro lugar em todos os quesitos avaliados.
Minas Gerais (MG) Romeu Zema (NOVO) alcançou o topo no total de visualizações. Nos outros quesitos não houve alteração.
Rio de Janeiro (RJ) – No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB) aparece em primeiro em interações e visualizações, enquanto Rodrigo Neves (PDT) foi quem mais publicou. Cláudio Castro (PL) continua como o candidato que mais ganhou seguidores.
São Paulo (SP) – Não há variação em comparação à semana anterior.
REGIÃO SUL
Rio Grande do Sul (RS) – Com uma pequena vantagem em relação a Eduardo Leite (PSDB), Edegar Pretto (PT) permanece na liderança de interações e visualizações.
Paraná (PR) – Roberto Requião (PT) é líder absoluto em todas as categorias analisadas
Santa Catarina (SC) – Décio Lima (PT) mantém a o primeiro lugar em interações. Já nas visualizações, Jorginho Mello (PL) é quem aparece à frente.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal (DF) – Leandro Grass (PV) permanece no topo dos rankings em interações e visualizações, sendo também quem mais ganhou seguidores. Leila do Vôlei (PDT) foi quem mais publicou e Ibaneis Rocha (MDB) quem possui maior quantidade de seguidores.
Goiás (GO) – Major Vitor Hugo (PL) retomou a liderança nos ranking de interações e de publicações. Gustavo Mendanha (PATRIOTA) mantém o primeiro lugar nas visualizações, sendo também quem mais ganhou seguidores.
Mato Grosso (MT) – Mauro Mendes (UNIÃO) assume o primeiro lugar no total de crescimento do número de seguidores e segue liderando o ranking de seguidores. Marcia Pinheiro (PV) é quem aparece a frente nas demais categorias.
Mato Grosso do Sul (MS) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Você pode baixar o relatório, clicando aqui.