Participe da campanha de financiamento coletivo do Manchetômetro. Seu apoio conta muito!

O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

Eleições 2022: De 26 de setembro a 2 de outubro de 2022

Por Ana Paula Lima, Andressa Liegi Costa, Carina Souza, Elisa Nascimento, Isadora Abdu Nogueira, João Pedro Fevereiro, Juliana Leitão, Rodrigo Ananias, Eduardo Barbabela, João Feres Jr

Presidenciáveis

Nessa semana, foi registrado um aumento geral no engajamento dos/as presidenciáveis, com algumas diferenças entre eles. O destaque da semana foi o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que conquistou quase o dobro de visualizações da semana anterior.  Lula (PT) e Ciro (PDT) aparecem em seguida com ganhos menos expressivos de visualizações A 4ª posição em interações ficou com Simone Tebet (MDB), que cresceu quase 6 vezes. Em visualizações, o 4º lugar ficou com Soraya Thronicke (UNIÃO), com desempenho notável em relação às semanas anteriores, alcançando um quantitativo de quase 17 vezes mais do que a semana anterior. Padre Kelmon (PTB), que teve destaque na semana passada, ficou na 5ª posição em interações e na 6ª em visualizações. Ciro Gomes volta a ser o candidato que mais publicou (104 posts) e Bolsonaro foi quem mais ganhou seguidores (46,4 mil).

Entre os/as candidatos/as à vice-presidência, houve um aumento na quantidade de interações, e Geraldo Alckmin (PSB) continua sendo o líder, seguido por Mara Gabrilli (PSDB), que obteve o dobro de visualizações contabilizadas na semana anterior. Em visualizações, Gabrilli triplicou sua métrica, alcançando quase 13 mil visualizações, o primeiro lugar, todavia, continuou com o vice de Lula. Alckmin ficou também na liderança de quem mais publicou (26 posts) e mais ganhou seguidores (172).

Publicação com maior número de Interações dos candidatos

O post com o maior número de interações foi de Jair Bolsonaro (PL), com a transmissão ao vivo de seu pronunciamento após a apuração do 1º turno, no qual afirma que o resultado mostra que venceram a “mentira das pesquisas”, como Datafolha, e que aponta um desejo de mudança por parte da população, o qual afirma que pode ser prejudicial para o país.

O segundo foi de Lula (PT), igualmente com uma transmissão ao vivo de seu pronunciamento após o resultado, no qual agradece aos brasileiros e afirma que a vitória apenas foi postergada para o 2º turno.

O terceiro foi de Ciro Gomes (PDT), com o seu “manifesto à nação”, de 26 de setembro, no qual afirmou ser vítima de campanha para retirar sua candidatura, e atacou os dois principais candidatos, Bolsonaro e Lula.

A quarta publicação continuou com Padre Kelmon (PTB),. O candidato padre reproduziu um corte do debate da Globo de 29 de setembro, no qual discute com o candidato Lula e o associa com perseguição religiosa.

O quinto post ficou com Simonte Tebet (MDB), também de transmissão ao vivo de pronunciamento após o 1º turno, ao lado de sua vice, Mara Gabrilli (PSDB). Tebet afirmou que o povo brasileiro decidiu pelo 2º turno, mas ainda assim o resultado fez da sua candidatura gigante, comemorando e agradecendo pelo resultado.

REGIÃO NORTE

Amapá (AP) – Os candidatos Clécio Luis (SOLIDARIEDADE) e Jaime Nunes (PSD) lideraram os rankings na última semana de disputa eleitoral. Clécio Luis apareceu em primeiro nos rankings de total de interações, de seguidores e de crescimento de seguidores. Jaime Nunes nesta semana foi o primeiro no total de visualizações e no total de posts.

Rondônia (RO) – Marcos Rogério (PL) conquistou o primeiro lugar  em todos os quesitos analisados.

Roraima (RR) – Não há variação em comparação à semana anterior.

Acre (AC) – Como na semana anterior, Senador Petecão (PSD) manteve a liderança no número de posts e Jorge Viana (PT) manteve a liderança no total de visualizações. Gladson Camelli (PP), assumiu o primeiro lugar no total de interações, de seguidores e de crescimento de seguidores.

Amazonas (AM) – Eduardo Braga (MDB) alcançou o topo no total de interações, de posts e de seguidores, Wilson Lima (UNIÃO) no número de crescimento de seguidores e Amazonino Mendes (CIDADANIA) no número de posts..

Pará (PA) – Helder Barbalho (MDB) seguiu líder absoluto em todos os rankings analisados.

Tocantins (TO) Ronaldo Dimas (PL) continuou absoluto em interações e visualizações, sendo também quem mais ganhou seguidores na última semana de eleição no Tocantins.

REGIÃO NORDESTE

Alagoas (AL) – O candidato Fernando Collor (PTB) passou a liderar em todas as categorias na última semana do primeiro turno.

Bahia (BA) – Não há variação em comparação à semana anterior.

Ceará (CE) – Não há variação em comparação à semana anterior.

Maranhão (MA) – Carlos Brandão (PSB) lidera nas categorias de total de interações, de visualizações, de posts e variação de seguidores. Edivaldo Holanda Júnior (PSD) lidera apenas em total seguidores.

Paraíba (PB) –  Adjany Simplicio (PSOL) lidera as categorias de maior quantidade de posts e visualizações. Pedro Cunha (PSDB) aparece a frente nas categorias de total de interações, de seguidores e variação de seguidores.

Pernambuco (PE) – Houve grandes mudanças no cenário de Pernambuco e Marília Arraes (Solidariedade) manteve a liderança apenas no total de seguidores. Raquel Lyra (PSDB) lidera nas categorias de interações e variação de seguidores. Miguel Coelho (UNIÃO) apareceu a frente nas categorias de visualizações e total de posts.

Piauí (PI) – Silvio Mendes (UNIÃO) lidera nas categorias de interações e total de posts. Gessy Lima (PSC) aparece à frente nas categorias de visualizações e variação de seguidores. Coronel Diego Melo (PL) aparece em primeiro em número total de seguidores.

Rio Grande do Norte (RN) – Capitão Styvenson (PODE) lidera em interações, visualizações, seguidores e variação de seguidores. Fábio Dantas (Solidariedade) tem maior número de posts.

Sergipe (SE) – Rogério Carvalho (PT) lidera em todas as categorias.

REGIÃO SUDESTE

Espírito Santo (ES) – Renato Casagrande (PSB) continua em primeiro lugar em todos os quesitos avaliados.

Minas Gerais (MG) Alexandre Kalil (PSD) assumiu a liderança em visualizações e posts, enquanto Romeu Zema (NOVO) tomou a liderança em interações e a manteve em seguidores e crescimento de seguidores.

Rio de Janeiro (RJ) –  Marcelo Freixo (PSB) liderou em interações, e Rodrigo Neves (PDT) assumiu a liderança em visualizações.

São Paulo (SP) – Não há variação em comparação à semana anterior.

REGIÃO SUL

Rio Grande do Sul (RS) – Edegar Pretto (PT) foi permaneceu na primeira posição nos rankings de interações, visualizações e total de posts.

Paraná (PR) – O líder das interações foi Ratinho Junior (PSD). A líder de visualizações foi Solange Ferreira Bueno (PMN).

Santa Catarina (SC) –  Décio Lima (PT) continua liderando as interações, enquanto Moisés (REPUBLICANOS) aparece à frente nas visualizações.

REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal (DF) – Leandro Grass (PV) foi quem apareceu no topo em interações, visualizações e crescimento de seguidores nesta semana.

Goiás (GO) –  Na última semana do primeiro turno, Major Vitor Hugo (PL) foi quem apareceu à frente em interações, visualizações e publicações.

Mato Grosso (MT) – Mauro Mendes (UNIÃO) alcançou a liderança de interações, de visualizações e de seguidores. Marcia Pinheiro (PV) é a líder no total de posts.

Mato Grosso do Sul (MS) – Nesta semana, houve um nome novo na disputa, Rose Modesto (UNIÃO), que ainda não havia assumido liderança nas semanas anteriores, e empatou no total de posts com Marquinhos Trad (PSD). De resto, não houve alteração e Capitão Contar (PRTB) segue liderando no total de interações e de visualizações.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!