De 16 a 30 de setembro de 2022
Por Ana Paula Lima, Andressa Liegi Costa, Carina Souza, Elisa Nascimento, Isadora Abdu Nogueira, João Pedro Fevereiro, Juliana Leitão, Rodrigo Ananias, Eduardo Barbabela, João Feres Jr
Nesta quinzena, as 1.333 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 121 mil posts, que resultaram em 76 milhões de reações, 15 milhões de compartilhamentos e mais de 23 milhões de comentários. Os dados demonstram um crescimento em relação a quinzena anterior.
Sobre os tipos de recursos utilizados não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, representando 45% das publicações, 28% das publicações são Fotos e 25% vídeos.
Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 24% do total de publicações das páginas analisadas.
Figura Política: A liderança se mantém com Lula nesta quinzena nos gráficos de Total de Interações, e Variação no número de seguidores. Em Total de Visualizações a liderança é de Ezequiel Teixeira (PODEMOS-RJ).
Governador/a– Nesta categoria, os resultados da quinzena passada se mantem: Helder Barbalho (MDB) mantém a frente em Interações e Visualizações. Ratinho Junior (PSD) lidera o ranking de publicações, enquanto Rodrigo Garcia (PSDB) é o 1º em variação no número de seguidores.
Governo do Estado– Na categoria Governo de Estado tivemos poucos números nas páginas oficiais. Com o período eleitoral, as páginas reduziram publicações para evitar problemas com a lei eleitoral. A página do Governo do Rio de Janeiro lidera em Interações e Visualizações.
Instituição Federal – Nesta quinzena, o a Força Aérea manteve a primeira posição nas Interações. Nas Visualizações e na Variação de Seguidores a liderança ficou com o TSE.
Membro do Governo – Entre os membros do governo, Bolsonaro mantém a liderança.
Partidos: O Partidos do Trabalhadores (PT) manteve em Interações, Visualizações e Variação de Seguidores. O PC do B foi o partido que mais publicou no período
Movimentos Sociais: Entre os Movimentos Sociais, a página do SomosTodosBolsonaro continua na primeira colocação no Total de Interações. Nas Visualizações, a página Jornalistas livres também manteve a frente.
Senadores/as – Flávio Bolsonaro (PL-RJ) manteve o primeiro lugar em Interações, Visualizações e Variação do número de Seguidores. Humberto Costa (PT-PE) continua como o senador que mais posta no período.
Prefeitos(as) –João Rodrigues (PSD-SC) segue a frente em Interações e conquista também o primeiro lugar em Visualizações e em Variação de Seguidores. Rafael Greca (PSD-PR) é o prefeito que produz mais posts no período.
Prefeituras: Nesta quinzena, a Prefeitura do Rio de Janeiro aparece a frente no Total de Interações, Visualizações e variação do número de seguidores. A prefeitura de Palmas é a página com maior número de publicações.
Mídia Tradicional – Nesta quinzena, a Jovem Pan manteve a liderança no total de Interações, com mais de 3,3 milhões de interações. A Globonews aparece a frente em visualizações e a TV Globo em variação de seguidores.
Mídia Alternativa – Os dados desta semana possuem uma diferença em relação à quinzena passada: a página do Catraca Livre alcança o primeiro lugar nas Visualizações.
Deputados/as federais – A liderança da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) se mantém no Total de Interações. André Janones (AVANTE-MG) é o novo líder em Visualizações e Gleisi Hoffmann (PT-PR) é a líder em aumento no número de Seguidores.
Partidos: O Partidos do Trabalhadores (PT) manteve em todas as categorias.
Na primeira posição do ranking temos Gleisi Hoffmann. A presidente do PT obteve 723.804 interações totais em seu vídeo compartilhado da participação do candidato a presidência Luís Inácio Lula da Silva no programa do Ratinho.
Em seguida temos uma publicação de Jair Bolsonaro. O candidato a reeleição pelo PL compartilhou o vídeo de sua entrevista pós-debate dos presidenciáveis no SBT.
Na terceira colocação aparece Filipe Barros. O deputado federal do PL transmitiu o debate dos presidenciáveis pelo SBT através de sua página no Facebook
Na quarta posição temos Lula. O candidato à presidência, assim como Gleisi, também transmitiu sua entrevista no programa do Ratinho.
Fechando o Top 5 desta quinzena, temos novamente Jair Bolsonaro. Bolsonaro viralizou ao postar uma foto satirizando Lula, dando a entender que o candidato do PT estaria pedindo votos para Bolsonaro.
Na primeira posição, aparece o vídeo compartilhado pela página da Revista Veja que mostra a pergunta feita pela jornalista Clarissa Oliveira ao então candidato à presidência da república Padre Kelmon durante o debate.. Clarissa questiona sobre o impedimento da disputa por Roberto Jefferson, que foi barrado pela lei da ficha limpa. Padre Kelmon fala que a lei deveria valer para todos que estavam na disputa e cita o candidato Lula, que segundo ele, também deveria ser impedido de concorrer à presidência. Padre Kelmon também discursa sobre a questão da fake news e que alguns candidatos estariam enganando o público.
Na segunda colocação encontra-se o vídeo postado pelo senador Paulo Rocha (PT-PA) com a legenda “sextar no nordeste é desse jeito”. O vídeo apresenta um comício do PT com uma multidão de pessoas passando pela rua pulando e cantando músicas de cunho político.
Em terceira posição consta o vídeo publicado pela deputada federal Alê Silva (Republicanos-MG). O vídeo é uma crítica ao fato do ministro Alexandre de Moraes ter feito o sinal com as mãos cortando seu próprio pescoço. A deputada fala que “isso é inaceitável” e na tarja do vídeo aparece escrito: “Urgente! Alexandre de Moraes comete grande crime!”.
Na quarta posição, aparece outra publicação da Revista Veja sobre o mesmo debate do SBT. No vídeo, a jornalista Clarissa Oliveira questiona se Bolsonaro se arrepende de ter falado “vamos fuzilar a petralhada”, que motivou diversos casos de violência política contra a esquerda. Bolsonaro, primeiramente, ironiza falando que é palmeirense e que sua torcida não deveria brigar, pois a culpa recairia sobre ele. Posteriormente, responde dizendo que os casos de violência também ocorrem por parte do outro lado e que não é responsável pelas ações do seu eleitorado.
Garantindo a quinta posição do ranking de overperfoming, aparece novamente uma postagem do senador Paulo Rocha, que postou uma foto com os dizeres “faltam 13 dias pro Brasil ser feliz de novo”.