M Eleições: De 10 a 16 de outubro de 2022
Presidenciáveis
Na segunda semana do 2º turno, Jair Bolsonaro (PL) registrou um recuo nas suas métricas de engajamento, perdendo 3,6 milhões de interações e mais de 9 milhões de visualizações. Seu oponente, Lula (PT), manteve-se estável em interações, perdendo cerca de 60 mil, enquanto conquistou em torno de 760 mil visualizações, sendo também quem mais publicou, com 94 posts, uma diferença significativa de Bolsonaro (60 posts).
Depois dos candidatos, os que mais publicaram foram Soraya Thronicke (UNIÃO) e Felipe d’Avila (NOVO), que decidiram não apoiar nenhum dos candidatos. Em interações, a única que teve maior destaque foi Simone Tebet (MDB), que declarou apoio a Lula. Quem mais ganhou seguidores foi Bolsonaro (37,6 mil), seguido por Lula (20,3 mil). Simone ganhou 1,7 mil e Padre Kelmon (PTB), que apoia o presidente, ganhou quase 700.
Publicação com maior número de Interações dos candidatos
A publicação com maior número de interações de Bolsonaro (PL) foi uma live realizada em 16 de outubro, na qual reage às falas suas de 2020 sobre meninas venezuelanas que repercutiram nos últimos dias. Nela, afirma que, à época, mostrou sua indignação com a situação das meninas, que sempre criticou o regime venezuelano, e afirma ter feito uma live quando da visita na casa das meninas, que foi transmitida pela CNN. Bolsonaro ainda acusa o PT de mentiras e de ter descontextualizado sua fala e ter sido apoiado pela imprensa.
Já o post de Lula (PT) com mais interações foi uma transmissão ao vivo de caminhada realizada em Recife/PE, junto da candidata ao governo, Marília Arraes (Solidariedade), em que circulam em um carro cercados por uma multidão. Em seguida, falam ao público, sobre temas como a necessidade de conversar com as pessoas que não votaram no 1º turno, com críticas a Bolsonaro e problemas do país como a inflação.
GOVERNADORES
Alagoas (AL) – O cenário segue o mesmo: Paulo Dantas (MDB) lidera em 4 das 5 categorias, menos no total de seguidores, em que lidera Rodrigo Cunha (UNIÃO).
A publicação com maior número de interações de Paulo Dantas (MDB) trata-se de um compilado de prints de tweets do mesmo.
A publicação com maior número de interações de Rodrigo Cunha (UNIÃO) é uma imagem onde se compara Cunha e seu concorrente. Aponta a si como ficha limpa e seu concorrente como corrupto.
Amazonas (AM) – O cenário desta semana possui apenas uma mudança: Wilson Lima (UNIÃO) alcança a primeira posição em interações.
A publicação de maior interação de Eduardo Braga (MDB) é um vídeo com Lula (PT) agradecendo aos votos recebidos pelos dois, pedindo novamente a confiança dos votos no 2º turno e reafirmando o compromisso com o estado do Amazonas.
Já a publicação de maior interação de Wilson Lima (UNIÃO) é uma imagem em que o candidato aparece numa foto ao lado da primeira-dama Taiana Lima, da atual ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto e da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.
Bahia (BA) – O cenário desta semana possui apenas uma mudança: Jerônimo Rodrigues (PT) conquistando o topo no ranking de visualizações.
A publicação com maior número de interações de ACM Neto (UNIÃO) é um vídeo, de pouco mais de 1 minuto, no qual o mesmo diz estar preparado para ser governador junto com o presidente que o Brasil escolher.
A publicação com maior número de interações de Jerônimo Rodrigues (PT) se trata de um vídeo no qual podemos ver o candidato junto de Lula e outras pessoas dançando. Na legenda lemos “Ninguém resiste! Até o presidente Lula caiu no Samba do Jero!”
Espírito Santo (ES) – Renato Casagrande (PSB) manteve a liderança em interações e conquistou também a de visualizações nesta quinzena. Manato (PL) teve o maior número de novos seguidores no período.
A publicação de maior interação de Renato Casagrande (PSB) trata-se de uma foto do mesmo, agradecendo aos capixabas pela confiança depositada nele, segundo a pesquisa eleitoral da Real Time Big Data.
Já o post com maior interação de Manato (PL) é também uma imagem agradecendo a confiança em seu nome, pautada no resultado de uma pesquisa eleitoral anônima que aponta a virada das intenções de voto ao seu favor.
* Destacamos o uso enviesado da pesquisa, uma vez que não apresenta a origem dos dados, nome do instituto e processo registrado no TSE, não sendo possível averiguar os resultados/dados de tal levantamento.
Mato Grosso do Sul (MS) – Capitão Contar (PRTB) surge em primeiro lugar em 4 dos 5 quesitos, só perdendo para Eduardo Riedel (PSDB) no total de posts..
A publicação de maior interação de Eduardo Riedel (PSDB) é uma imagem ao lado de sua esposa e seus dois filhos em homenagem ao dia das crianças.
Já a publicação de maior interação de Capitão Contar (PRTB) é uma imagem com os dizeres “Juventude e futuro” listando algumas propostas direcionadas para os jovens.
Paraíba (PB) – Nesta semana, João Azevedo (PSB) conquistou o primeiro lugar em interações e publicações. As demais categorias continuam com Pedro Cunha Lima (PSDB) à frente.
A publicação com maior número de interações de João Azevedo (PSB) é uma foto dele junto de outros 4 homens. Não há legendas.
A publicação com maior número de interações de Pedro Cunha (PSDB) é um vídeo de uma entrevista sua.
Pernambuco (PE) – Marília Arraes (Solidariedade) lidera em quase todas as categorias, menos na variação de seguidores, em que Raquel Lyra (PSDB) assume a liderança.
A publicação com maior número de interações de Marília Arraes (Solidariedade) é um vídeo comentando sobre a fala de Bolsonaro em que o mesmo falou que ‘pintou um clima’ com meninas venezuelanas menores de idade.
A publicação com maior número de interações de Raquel Lyra (PSDB) é uma imagem de comemoração sua liderança na pesquisa eleitoral Real Time Big Data.
Rio Grande do Sul (RS) – Nesta semana, Eduardo Leite (PSDB) assumiu a liderança em interações e visualizações.
A publicação com maior número de interações de Eduardo Leite (PSDB) trata-se de um vídeo/propaganda de sua campanha acerca do seu currículo, governo e seu reconhecimento no estado, conhecido por ser aberto ao diálogo.
Já o post com maior número de interações de Onyx Lorenzoni (PL) trata-se de um vídeo da chegada do Presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Estado do Rio Grande do Sul e toda a comitiva do candidato aguardando a sua chegada.
Rondônia (RO) – Marcos Rogério (PL) segue líder absoluto em todas as categorias.
A publicação de maior interação de Marcos Rogério (PL) é um vídeo citando os senadores eleitos pelo PL em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo dois pelo estado de Rondônia.
Já a publicação de maior interação do Coronel Marcos Rocha (UNIÃO) é uma imagem ao lado da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.
Santa Catarina (SC) – Décio Lima (PT) alcança o primeiro lugar nesta semana em interações, visualizações e total de posts.
A publicação de maior interação de Décio Lima (PT) é um tweet apontando que o presidente Bolsonaro encontrou-se com apoiadores em uma obra feita no governo Dilma (PT), porque seu governo não realizou nenhuma no estado.
O post de maior interação de Jorginho Mello (PL) trata-se de foto do candidato recebendo o Presidente Bolsonaro no Aeroporto de Navegantes.
São Paulo (SP) – Não houve variação em relação à semana anterior.
A publicação de maior interação de Tarcísio Freitas (REPUBLICANOS) é um vídeo do debate na Band entre os candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Durante o trecho em questão, o atual presidente fala da obra da BR-163 que, segundo ele, foi finalizada em 6 meses no seu governo com o candidato Tarcísio no Ministério da Infraestrutura. O vídeo tem o título de “nunca foi tão fácil escolher um lado”.
Já a publicação de maior interação de Fernando Haddad (PT) é um vídeo no qual o candidato fala no debate da Band sobre os cortes feitos por Bolsonaro e Tarcísio, como na farmácia popular, no Minha Casa Minha Vida e nas verbas da educação. O vídeo recebe o título de “São Paulo não quer um governo de cortes”.
Sergipe (SE) – Rogério Carvalho (PT) aparece em primeiro lugar nos rankings, interações, visualizações, número de posts e variação de seguidores
O post de maior interação de Rogério Carvalho (PT) trata-se de recorte do debate presidencial da Band, em que Lula fala sobre a “cara de pau” do presidente Bolsonaro em roubar o crédito pelas obras públicas realizadas no governo PT e finalizadas no governo Bolsonaro.
Já a publicação com maior interação de Fábio Mitidieri (PSD) é um compilado de fotos suas de cunho religioso honrando e louvando a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.