PNR #22 – Caso de homofobia
O relatório tem como objetivo compreender a repercussão nas redes sociais sobre a denúncia de homofobia do casal Henrique Nascimento e Wagner Cardoso. Os dois relataram que uma papelaria recusou uma encomenda sob a alegação de não produzir “convites homossexuais” de casamento. A análise incide sobre as páginas públicas que compartilharam posts entre os dias 24 e 30 de abril de 2024, filtradas pela string de busca “(convite de casamento or homofobia or casal gay) and (papelaria)”. A coleta de dados foi realizada por meio da plataforma Crowdtangle, nas bases de páginas do Facebook e do Instagram.
O relatório está dividido em três seções: análise de dados do Facebook, análise de dados do Instagram e conclusões.
1. FACEBOOK
Tabela 1. Dados Gerais
Publicações | 30 |
Total de páginas que postaram | 21 |
Interações | 7.446 |
Tabela 2. Interações e postagens por dia
Mês | Total de interações | Total de posts |
24/04/2024 | 5.566 | 19 |
25/04/2024 | 1.880 | 10 |
26/04/2024 | 0 | 1 |
A tabela 2 mostra que o dia 24 de abril, dia da denúncia, registrou o maior número de interações e publicações.
Tabela 3. Top 5 posts por número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Link | Total de Interações |
Imprensa | VEJA | https://veja.abril.com.br/coluna/virou-viral/papelaria-em-sao-paulo-se-recusa-a-fazer-convite-de-casamento-entre-homens/ | 4.689 |
Imprensa | Cifras | https://revista.cifras.com.br/noticia/papelaria-casal-gay | 1.377 |
Resiliência Humana | https://www.facebook.com/photo.php?fbid=960640325719688&set=a.769815201468869&type=3 | 444 | |
Esquerda | Henrique Vieira | https://www.facebook.com/photo.php?fbid=983056036517830&set=a.589427619214009&type=3 | 232 |
Esquerda | Sleeping Giants Brasil | https://www.facebook.com/photo.php?fbid=724320929892308&set=a.403662391958165&type=3 | 229 |
O ranking de interações do Facebook revela a predominância de páginas de notícias e páginas de esquerda, mas também perfis sem identificação ideológica. A liderança é ocupada pela Revista Veja, que postou o link da matéria sobre o caso de homofobia, com a hashtag na legenda #VirouViral. A reportagem trazia a manchete: “Papelaria em São Paulo se recusa a fazer convite de casamento entre homens”.
Em segundo lugar, aparece a postagem da Revista Cifras, que publicou a reportagem com o texto: “E pode isso? Papelaria se recusa a atender casal gay e gera polêmica”. Na legenda, destacam que o episódio ganhou grande repercussão nas redes sociais.
A terceira posição é ocupada pela página Resiliência Humana, que postou a foto do casal vítima de homofobia, com a chamada: “Casal homossexual denuncia loja que se recusou a fazer convite de casamento. ‘Princípios cristãos'”. Na legenda, há o relato de que os donos da papelaria alegaram estarem sofrendo “heterofobia”, ao se negarem a fazer “convites homossexuais”.
Em quarto colocado, aparece a publicação do deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que postou uma imagem da reportagem da Globo News, com a mensagem que a papelaria enviou a um dos noivos declarando não trabalhar com “convites homossexuais”. Na parte inferior da imagem, informam que a polícia está investigando o caso e trazem o questionamento do noivo: “O que é um convite homossexual? Sai um unicórnio? Um arco-íris?”.
Em quinto lugar, consta a página Sleeping Giants Brasil, que postou uma imagem contendo uma parte da conversa de um dos noivos com a papelaria e a manchete do jornal O Globo: “Casal gay denuncia empresa que se recusou a fazer ‘convite homossexual’ de casamento”. Na legenda, trazem a defesa da papelaria, que declarou que se trata de princípios cristãos e alegou “heterofobia”.
Tabela 4. Top 5 perfis com maior número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Total de Interações |
Imprensa | Veja | 4.689 |
Imprensa | sitecifras | 1.377 |
resilienciahumana | 444 | |
Esquerda | pastorhenriquevieira | 232 |
Esquerda | sleepinggiantsbrasil | 229 |
Os dados revelam a restrita repercussão do tema em páginas de notícia, e desinteresse em abordar o caso nos principais perfis de política no Facebook. Apenas a revista Veja, dentre os perfis que recorrentemente surgem neste ranking, publicou sobre o caso. Notamos também a presença de apenas um parlamentar no ranking, o deputado Henrique Vieira, do PSOL.
Tabela 5. Top 5 posts com melhor performance
Orientação ideológica | Perfil | Link | Performance |
Imprensa | VEJA | https://veja.abril.com.br/coluna/virou-viral/papelaria-em-sao-paulo-se-recusa-a-fazer-convite-de-casamento-entre-homens/ | 19,78 |
Imprensa | Notícias Redetv | https://www.facebook.com/photo.php?fbid=938491214952476&set=a.709023591232574&type=3 | 3,12 |
Resiliência Humana | https://www.facebook.com/photo.php?fbid=960640325719688&set=a.769815201468869&type=3 | 2,45 | |
Sábias Palavras | https://www.facebook.com/photo.php?fbid=421602257180697&set=a.208569618483963&type=3 | 1,8 | |
Resiliência Mulher | https://www.facebook.com/photo.php?fbid=834124378745161&set=a.403594281798175&type=3 | 1,48 |
O ranking de desempenho do Facebook também foi ocupado por páginas de notícias. A revista Veja segue na liderança com a mesma postagem do ranking de interações.
Em segundo colocado, consta a página Notícias RedeTv, que postou uma foto do casal vítima do caso de homofobia com a seguinte manchete: “Casal denuncia loja por homofobia após se negarem a fazer ‘convites homossexuais'”. Na legenda, descrevem que o casal está junto há oito anos e planejava a festa de casamento para setembro do ano que vem. Ao entrarem em contato com a papelaria, foram informados que a loja não faz “convites homossexuais”. Decidiram, assim, registrar uma ocorrência por homofobia na delegacia no dia 24 de abril.
Em terceiro lugar, aparece a publicação da página Resiliência Humana, com a mesma postagem descrita no ranking de interações.
A quarta e quinta posições são ocupadas, respectivamente, pelas páginas Sábias Palavras e Resiliência Mulheres. Ambas compartilharam a publicação da página Resiliência Humana.
2. INSTAGRAM
Tabela 6. Visão geral dos dados
Publicações | 89 |
Total de páginas que postaram | 87 |
Interações | 291.305 |
Tabela 7. Total de interações e postagens por dia
Mês | Total de interações | Total de posts |
24/04/2024 | 149.813 | 51 |
25/04/2024 | 95.939 | 24 |
26/04/2024 | 12.540 | 7 |
27/04/2024 | 32.959 | 5 |
29/04/2024 | 54 | 1 |
30/04/2024 | 0 | 1 |
A tabela 7 mostra que houve um maior foco de interações e publicações no Instagram no dia 24 de abril.
Tabela 8. Top 5 postagens com maior número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Link | Total de Interações |
Imprensa | BBC News | Brasil | https://www.instagram.com/p/C6KgMy5IZtQ/ | 35.569 |
Imprensa | GloboNews | https://www.instagram.com/p/C6J5kWwxhYF/ | 31.615 |
Direita | Canal Patriota | https://www.instagram.com/p/C6RNcVwLIbT/ | 27.198 |
S U B C E L E B R I T I E S | https://www.instagram.com/p/C6Mf_65On1J/ | 25.890 | |
Esquerda | Universo LGBTQIA+ ?️? | https://www.instagram.com/p/C6JbSGxrikB/ | 25.799 |
O ranking de interações do Instagram contou a presença de páginas de notícias, de esquerda e de direita. Na liderança, aparece a página BBC Brasil, que postou uma imagem de dois homens com as mãos dadas e a manchete: “Negar venda por orientação sexual de cliente é crime? Entenda o que diz a legislação”. Na legenda, descrevem a história do casal vítima de homofobia, e reportam a análise de Igor Britto, diretor de relações institucionais do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que enfatiza que “a homofobia é crime no Brasil e uma violação gravíssima às normas consumeristas”.
Em segundo lugar, aparece a postagem da Globo News, com uma imagem do histórico da conversa de um dos noivos com a papelaria, e o texto: “Polícia investiga denúncia de homofobia em SP, e noivo questiona empresa: ‘O que é um ‘convite homossexual’? Sai um unicórnio? Um arco-íris?’”. Na legenda, explicam que o caso repercutiu após uma amiga do casal postar a resposta da empresa nas redes sociais, que recomendou aos noivos procurar outra loja que “atenda a sua necessidade”. O canal traz ainda informações de que os donos da papelaria se defenderam em um vídeo, apagado logo depois, alegando “questões de princípios” e serem vítimas de “heterofobia”. Por sua vez, Henrique Nascimento, um dos noivos, questionou o que viria a ser “convites homossexuais”. A página também informa que a Delegacia de Repressão aos Crimes Raciais, contra a Diversidade Sexual e de Gênero e outros Delitos de Intolerância (Decradi) investiga o caso.
A terceira colocação é ocupada pela página Canal Patriota, que postou uma imagem com a foto do casal Henrique Nascimento e Wagner Cardoso, do lado esquerdo; à direita, há a imagem de um casal heterossexual; e na parte de cima, o seguinte texto: “Venceu o cancelamento. Papelaria que recusou fazer convites de casal gay sobe de 2 mil para 90 mil seguidores”. A legenda reproduz a reportagem do Correio Brasiliense relatando o caso.
Em quarto lugar, aparece a página Subcelebrities, que postou uma parte do vídeo do Ateliê Jurgenfeld divulgado pelo jornal Metrópoles, no qual os proprietários afirmam não realizar casamento homossexual e nenhum tipo de “evento homossexual”, recusando serviços “deste tipo” há muitos anos. Alegam que estão sendo taxados de homofóbicos e sendo retaliados por um casal homossexual nas redes sociais. Os donos também declaram não se importar com as pessoas que estão deixando de segui-los e que não estão preocupados com a fama.
A quinta posição é ocupada pela página Universo LGBTQIA+, que postou uma publicação compartilhada com Henrique Nascimento, um dos noivos vítimas de homofobia. A postagem traz um carrossel de fotos, em que a capa era a foto do casal com um print de trechos da troca de mensagens entre a empresa e Henrique. Na imagem, a manchete: “Casal gay denuncia loja que negou fazer convites; empresa cita ‘heterofobia'”. Nas imagens seguintes, aparece um print da legenda do vídeo postado pela empresa e a troca de mensagens entre o noivo e a empresa. Na legenda, a página Universo LGBTQIA+ relata o caso e diz que, no vídeo postado pela papelaria, os donos contestaram o fato de não ter o direito de “seguir os princípios cristãos”.
Tabela 9. Top 20 perfis com maior número de interações
Orientação ideológica | Perfil | Total de Interações |
Imprensa | BBC News | Brasil | 35.569 |
Imprensa | GloboNews | 31.615 |
Direita | Canal Patriota | 27.198 |
S U B C E L E B R I T I E S | 25.890 | |
Universo LGBTQIA+ ?️? | 25.799 | |
Direita | Gospel Brasil | 20.722 |
Direita | Assembleianos de V A L O R | 20.715 |
Imprensa | O Tempo | 7.642 |
Esquerda | Sleeping Giants Brasil | 6.528 |
Direita | Folha de Pernambuco | 6.058 |
Esquerda | CartaCapital | 5.572 |
Esquerda | Logay | 5.529 |
Esquerda | Colabora – Jornalismo Sustentável | 5.492 |
Esquerda | Yuri Alves Fernandes | 5.488 |
Bicha da Justiça | 5.202 | |
Imprensa | Rádio CBN | 5.070 |
Imprensa | Correio Braziliense | 4.810 |
Vinny Vasconcelos | 4.672 | |
Direita | Juliano Cesar Cecilio | 3.832 |
Imprensa | Jornal Folha Vitória | 3.194 |
Diferentemente do Facebook, no Instagram houve mais repercussão do caso. Notamos, um predomínio de páginas da imprensa, ao todo foram 6, seguidas por 5 perfis de direita, e 5 de esquerda. Há ainda outras 4 páginas que não foram classificadas ideologicamente. Entre esquerda e direita, nota-se que a direita alcançou mais interações, capitaneada principalmente pelo canal Patriota: 78.525 interações de páginas de direita, contra 28.609 interações de páginas de esquerda.
Tabela 10. Top 5 posts com melhor performance
Orientação ideológica | Perfil | Link | Performance |
Esquerda | Colabora – Jornalismo Sustentável | https://www.instagram.com/p/C6PIBlZJqxD/ | 35,9 |
Imprensa | Rádio CBN | https://www.instagram.com/p/C6Kd9xsKqa1/ | 22,84 |
ME SALTE ?️? CANAL LGBTQIA+ | https://www.instagram.com/p/C6Jq-KfOZzE/ | 20,15 | |
Esquerda | Yuri Alves Fernandes | https://www.instagram.com/p/C6PIBlZJqxD/ | 19,26 |
Imprensa | Jornal Folha Vitória | https://www.instagram.com/p/C6M0_duNfrD/ | 9 |
No ranking de performance do Instagram, se destacaram as páginas de jornal e páginas de esquerda. Na liderança, aparece a página do Colabora – Jornalismo Sustentável, que postou uma publicação compartilhada com os perfis de Yuri Fernandes e ANTRA. Trata-se de um carrossel de imagens que cita 10 exemplos de LGBTfobia. Na legenda, declaram que a homofobia foi aplaudida pela onda conservadora, o que configura crime. Alegam que a exigência social de se encaixar em um padrão cis-heteronomartivo produz diversas formas de violência e que há um dilema para se saber em que momento é necessário fazer a denúncia sobre crime. A postagem mostra exemplos para esclarecer os casos que podem ser enquadrados como LGBTfobia, de acordo com a Lei do Racismo, recuperando a cartilha criada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos.
Em segundo colocado, está a página da rádio CBN, que postou uma foto dos noivos com a manchete: “Casal denuncia loja que negou fazer ‘convites homossexuais’ de casamento”. A imagem seguinte traz o print da mensagem que a empresa envia ao noivo alegando não fazer “convites homossexuais”. A legenda relata o caso e convida o público a ler a reportagem completa no site ou no aplicativo.
A terceira posição é ocupada pela página ME SALTE ?️? CANAL LGBTQIA+, com publicação compartilhada com o jornal Correio da Bahia. A postagem traz a foto do casal Henrique e Wagner e o texto: “Preconceito reverso? Empresa é exposta após se negar a fazer convite de casamento para casal gay e alega ‘heterofobia'”. A legenda relata o caso e enfatiza a defesa da loja, em que os donos afirmam estarem sendo acusados injustamente pelo casal e alegam “heterofobia”.
Em quarto lugar, aparece Yuri Fernandes, com a publicação descrita na primeira posição deste ranking.
Em quinto colocado, temos o jornal Folha de Vitória, que postou a imagem dos noivos com a manchete: “‘Não fazemos convites homossexuais’: empresa recusa encomenda de casal”. A legenda relata como o caso aconteceu e informa que a Delegacia de Repressão aos Crimes Raciais, contra a Diversidade Sexual e de Gênero e outros Direitos de Intolerância (Decradi) está investigando crime de discriminação.
3. CONCLUSÕES
Os dados mostram que o caso de homofobia trouxe uma repercussão diferente nas duas plataformas analisadas. Considerando o Facebook uma rede mais conservadora, notamos que há pouquíssimas publicações sobre o caso. A principal postagem é a da Revista VEJA, que recorrentemente engaja seguidores com pautas conservadoras e de direita.
Por sua vez, no Instagram, notamos um movimento inverso. Houve mais posts e engajamento, e de perfis com diferentes orientações políticas, além de páginas que não estão classificadas ideologicamente. Na plataforma, os destaques foram perfis de imprensa, como GloboNews e BBCNews. Também percebemos a preocupação de páginas de direita de atuar para contrapor a narrativa de homofobia fortemente presente na versão publicada por sites da imprensa e da esquerda. Uma das estratégias utilizadas foi mostrar que, apesar da condenação pública, a papelaria multiplicou o número de seguidores nas redes sociais e a conclusão irônica de que o “cancelamento venceu”. Nota-se que os principais personagens da política brasileira preferiram ignorar o caso e não se envolveram na discussão. Em contrapartida, a comunidade LGBTQIA+ mobilizou seguidores e pautou o tema, principalmente criticando a papelaria.
Apesar de o combate à homofobia ser um tema caro à esquerda, o relatório sugere que a direita brasileira demonstrou mais envolvimento e engajamento neste caso do que a esquerda, que não mobilizou seus seguidores, e também não contrapôs a versão mais conservadora do adversário nas redes.
Para baixar o nosso relatório, clique aqui.
Expediente
O POLÍTICA NAS REDES publica estudos temáticos sobre o debate política nas redes sociais produzidos pela equipe do Manchetômetro, no âmbito do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.
Como os demais projetos do LEMEP, o POLÍTICA NAS REDES conta com o apoio do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.
Realização:
Apoio:
[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores