O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

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PNR #22 – Caso de homofobia

O relatório tem como objetivo compreender a repercussão nas redes sociais sobre a denúncia de homofobia do casal Henrique Nascimento e Wagner Cardoso. Os dois relataram que uma papelaria recusou uma encomenda sob a alegação de não produzir “convites homossexuais” de casamento. A análise incide sobre as páginas públicas que compartilharam posts entre os dias 24 e 30 de abril de 2024, filtradas pela string de busca “(convite de casamento or homofobia or casal gay) and (papelaria)”. A coleta de dados foi realizada por meio da plataforma Crowdtangle, nas bases de páginas do Facebook e do Instagram.

O relatório está dividido em três seções: análise de dados do Facebook, análise de dados do Instagram e conclusões.

1.     FACEBOOK

Tabela 1. Dados Gerais

Publicações30
Total de páginas que postaram21
Interações7.446

Tabela 2. Interações e postagens por dia

MêsTotal de interaçõesTotal de posts
24/04/20245.56619
25/04/20241.88010
26/04/202401

A tabela 2 mostra que o dia 24 de abril, dia da denúncia, registrou o maior número de interações e publicações.

Tabela 3. Top 5 posts por número de interações

Orientação ideológicaPerfilLinkTotal de Interações
ImprensaVEJAhttps://veja.abril.com.br/coluna/virou-viral/papelaria-em-sao-paulo-se-recusa-a-fazer-convite-de-casamento-entre-homens/4.689
ImprensaCifrashttps://revista.cifras.com.br/noticia/papelaria-casal-gay1.377
 Resiliência Humanahttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=960640325719688&set=a.769815201468869&type=3444
EsquerdaHenrique Vieirahttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=983056036517830&set=a.589427619214009&type=3232
EsquerdaSleeping Giants Brasilhttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=724320929892308&set=a.403662391958165&type=3229

O ranking de interações do Facebook revela a predominância de páginas de notícias e páginas de esquerda, mas também perfis sem identificação ideológica. A liderança é ocupada pela Revista Veja, que postou o link da matéria sobre o caso de homofobia, com a hashtag na legenda #VirouViral. A reportagem trazia a manchete: “Papelaria em São Paulo se recusa a fazer convite de casamento entre homens”.

Em segundo lugar, aparece a postagem da Revista Cifras, que publicou a reportagem com o texto: “E pode isso? Papelaria se recusa a atender casal gay e gera polêmica”. Na legenda, destacam que o episódio ganhou grande repercussão nas redes sociais.

A terceira posição é ocupada pela página Resiliência Humana, que postou a foto do casal vítima de homofobia, com a chamada: “Casal homossexual denuncia loja que se recusou a fazer convite de casamento. ‘Princípios cristãos'”. Na legenda, há o relato de que os donos da papelaria alegaram estarem sofrendo “heterofobia”, ao se negarem a fazer “convites homossexuais”.

Em quarto colocado, aparece a publicação do deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que postou uma imagem da reportagem da Globo News, com a mensagem que a papelaria enviou a um dos noivos declarando não trabalhar com “convites homossexuais”. Na parte inferior da imagem, informam que a polícia está investigando o caso e trazem o questionamento do noivo: “O que é um convite homossexual? Sai um unicórnio? Um arco-íris?”.

Em quinto lugar, consta a página Sleeping Giants Brasil, que postou uma imagem contendo uma parte da conversa de um dos noivos com a papelaria e a manchete do jornal O Globo: “Casal gay denuncia empresa que se recusou a fazer ‘convite homossexual’ de casamento”. Na legenda, trazem a defesa da papelaria, que declarou que se trata de princípios cristãos e alegou “heterofobia”.

Tabela 4. Top 5 perfis com maior número de interações

Orientação ideológicaPerfilTotal de Interações
ImprensaVeja4.689
Imprensasitecifras1.377
 resilienciahumana444
Esquerdapastorhenriquevieira232
Esquerdasleepinggiantsbrasil229

Os dados revelam a restrita repercussão do tema em páginas de notícia, e desinteresse em abordar o caso nos principais perfis de política no Facebook. Apenas a revista Veja, dentre os perfis que recorrentemente surgem neste ranking, publicou sobre o caso. Notamos também a presença de apenas um parlamentar no ranking, o deputado Henrique Vieira, do PSOL.

Tabela 5. Top 5 posts com melhor performance

Orientação ideológicaPerfilLinkPerformance
ImprensaVEJAhttps://veja.abril.com.br/coluna/virou-viral/papelaria-em-sao-paulo-se-recusa-a-fazer-convite-de-casamento-entre-homens/19,78
ImprensaNotícias Redetvhttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=938491214952476&set=a.709023591232574&type=33,12
 Resiliência Humanahttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=960640325719688&set=a.769815201468869&type=32,45
 Sábias Palavrashttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=421602257180697&set=a.208569618483963&type=31,8
 Resiliência Mulherhttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=834124378745161&set=a.403594281798175&type=31,48

O ranking de desempenho do Facebook também foi ocupado por páginas de notícias. A revista Veja segue na liderança com a mesma postagem do ranking de interações.

Em segundo colocado, consta a página Notícias RedeTv, que postou uma foto do casal vítima do caso de homofobia com a seguinte manchete: “Casal denuncia loja por homofobia após se negarem a fazer ‘convites homossexuais'”. Na legenda, descrevem que o casal está junto há oito anos e planejava a festa de casamento para setembro do ano que vem. Ao entrarem em contato com a papelaria, foram informados que a loja não faz “convites homossexuais”. Decidiram, assim, registrar uma ocorrência por homofobia na delegacia no dia 24 de abril.

Em terceiro lugar, aparece a publicação da página Resiliência Humana, com a mesma postagem descrita no ranking de interações.

A quarta e quinta posições são ocupadas, respectivamente, pelas páginas Sábias Palavras e Resiliência Mulheres. Ambas compartilharam a publicação da página Resiliência Humana.

2.    INSTAGRAM

Tabela 6. Visão geral dos dados

Publicações89
Total de páginas que postaram87
Interações291.305

Tabela 7. Total de interações e postagens por dia

MêsTotal de interaçõesTotal de posts
24/04/2024149.81351
25/04/202495.93924
26/04/202412.5407
27/04/202432.9595
29/04/2024541
30/04/202401

A tabela 7 mostra que houve um maior foco de interações e publicações no Instagram no dia 24 de abril.

Tabela 8. Top 5 postagens com maior número de interações

Orientação ideológicaPerfilLinkTotal de Interações
ImprensaBBC News | Brasilhttps://www.instagram.com/p/C6KgMy5IZtQ/35.569
ImprensaGloboNewshttps://www.instagram.com/p/C6J5kWwxhYF/31.615
DireitaCanal Patriotahttps://www.instagram.com/p/C6RNcVwLIbT/27.198
 S U B C E L E B R I T I E Shttps://www.instagram.com/p/C6Mf_65On1J/25.890
EsquerdaUniverso LGBTQIA+ ?️‍?https://www.instagram.com/p/C6JbSGxrikB/25.799

O ranking de interações do Instagram contou a presença de páginas de notícias, de esquerda e de direita. Na liderança, aparece a página BBC Brasil, que postou uma imagem de dois homens com as mãos dadas e a manchete: “Negar venda por orientação sexual de cliente é crime? Entenda o que diz a legislação”. Na legenda, descrevem a história do casal vítima de homofobia, e reportam a análise de Igor Britto, diretor de relações institucionais do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que enfatiza que “a homofobia é crime no Brasil e uma violação gravíssima às normas consumeristas”.

Em segundo lugar, aparece a postagem da Globo News, com uma imagem do histórico da conversa de um dos noivos com a papelaria, e o texto: “Polícia investiga denúncia de homofobia em SP, e noivo questiona empresa: ‘O que é um ‘convite homossexual’? Sai um unicórnio? Um arco-íris?’”. Na legenda, explicam que o caso repercutiu após uma amiga do casal postar a resposta da empresa nas redes sociais, que recomendou aos noivos procurar outra loja que “atenda a sua necessidade”. O canal traz ainda informações de que os donos da papelaria se defenderam em um vídeo, apagado logo depois, alegando “questões de princípios” e serem vítimas de “heterofobia”. Por sua vez, Henrique Nascimento, um dos noivos, questionou o que viria a ser “convites homossexuais”. A página também informa que a Delegacia de Repressão aos Crimes Raciais, contra a Diversidade Sexual e de Gênero e outros Delitos de Intolerância (Decradi) investiga o caso.

A terceira colocação é ocupada pela página Canal Patriota, que postou uma imagem com a foto do casal Henrique Nascimento e Wagner Cardoso, do lado esquerdo; à direita, há a imagem de um casal heterossexual; e na parte de cima, o seguinte texto: “Venceu o cancelamento. Papelaria que recusou fazer convites de casal gay sobe de 2 mil para 90 mil seguidores”. A legenda reproduz a reportagem do Correio Brasiliense relatando o caso.

Em quarto lugar, aparece a página Subcelebrities, que postou uma parte do vídeo do Ateliê Jurgenfeld divulgado pelo jornal Metrópoles, no qual os proprietários afirmam não realizar casamento homossexual e nenhum tipo de “evento homossexual”, recusando serviços “deste tipo” há muitos anos. Alegam que estão sendo taxados de homofóbicos e sendo retaliados por um casal homossexual nas redes sociais. Os donos também declaram não se importar com as pessoas que estão deixando de segui-los e que não estão preocupados com a fama.

A quinta posição é ocupada pela página Universo LGBTQIA+, que postou uma publicação compartilhada com Henrique Nascimento, um dos noivos vítimas de homofobia. A postagem traz um carrossel de fotos, em que a capa era a foto do casal com um print de trechos da troca de mensagens entre a empresa e Henrique. Na imagem, a manchete: “Casal gay denuncia loja que negou fazer convites; empresa cita ‘heterofobia'”. Nas imagens seguintes, aparece um print da legenda do vídeo postado pela empresa e a troca de mensagens entre o noivo e a empresa. Na legenda, a página Universo LGBTQIA+ relata o caso e diz que, no vídeo postado pela papelaria, os donos contestaram o fato de não ter o direito de “seguir os princípios cristãos”.

Tabela 9. Top 20 perfis com maior número de interações

Orientação ideológicaPerfilTotal de Interações
ImprensaBBC News | Brasil35.569
ImprensaGloboNews31.615
DireitaCanal Patriota27.198
 S U B C E L E B R I T I E S25.890
 Universo LGBTQIA+ ?️‍?25.799
DireitaGospel Brasil20.722
DireitaAssembleianos de V A L O R20.715
ImprensaO Tempo7.642
EsquerdaSleeping Giants Brasil6.528
DireitaFolha de Pernambuco6.058
EsquerdaCartaCapital5.572
EsquerdaLogay5.529
EsquerdaColabora – Jornalismo Sustentável5.492
EsquerdaYuri Alves Fernandes5.488
 Bicha da Justiça5.202
ImprensaRádio CBN5.070
ImprensaCorreio Braziliense4.810
 Vinny Vasconcelos4.672
DireitaJuliano Cesar Cecilio3.832
ImprensaJornal Folha Vitória3.194

Diferentemente do Facebook, no Instagram houve mais repercussão do caso. Notamos, um predomínio de páginas da imprensa, ao todo foram 6, seguidas por 5 perfis de direita, e 5 de esquerda. Há ainda outras 4 páginas que não foram classificadas ideologicamente. Entre esquerda e direita, nota-se que a direita alcançou mais interações, capitaneada principalmente pelo canal Patriota:  78.525 interações de páginas de direita, contra 28.609 interações de páginas de esquerda.

Tabela 10. Top 5 posts com melhor performance

Orientação ideológicaPerfilLinkPerformance
EsquerdaColabora – Jornalismo Sustentávelhttps://www.instagram.com/p/C6PIBlZJqxD/35,9
ImprensaRádio CBNhttps://www.instagram.com/p/C6Kd9xsKqa1/22,84
 ME SALTE ?️‍? CANAL LGBTQIA+https://www.instagram.com/p/C6Jq-KfOZzE/20,15
EsquerdaYuri Alves Fernandeshttps://www.instagram.com/p/C6PIBlZJqxD/19,26
ImprensaJornal Folha Vitóriahttps://www.instagram.com/p/C6M0_duNfrD/9

No ranking de performance do Instagram, se destacaram as páginas de jornal e páginas de esquerda. Na liderança, aparece a página do Colabora – Jornalismo Sustentável, que postou uma publicação compartilhada com os perfis de Yuri Fernandes e ANTRA. Trata-se de um carrossel de imagens que cita 10 exemplos de LGBTfobia. Na legenda, declaram que a homofobia foi aplaudida pela onda conservadora, o que configura crime. Alegam que a exigência social de se encaixar em um padrão cis-heteronomartivo produz diversas formas de violência e que há um dilema para se saber em que momento é necessário fazer a denúncia sobre crime. A postagem mostra exemplos para esclarecer os casos que podem ser enquadrados como LGBTfobia, de acordo com a Lei do Racismo, recuperando a cartilha criada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos.

Em segundo colocado, está a página da rádio CBN, que postou uma foto dos noivos com a manchete: “Casal denuncia loja que negou fazer ‘convites homossexuais’ de casamento”. A imagem seguinte traz o print da mensagem que a empresa envia ao noivo alegando não fazer “convites homossexuais”. A legenda relata o caso e convida o público a ler a reportagem completa no site ou no aplicativo.

A terceira posição é ocupada pela página ME SALTE ?️‍? CANAL LGBTQIA+, com publicação compartilhada com o jornal Correio da Bahia. A postagem traz a foto do casal Henrique e Wagner e o texto: “Preconceito reverso? Empresa é exposta após se negar a fazer convite de casamento para casal gay e alega ‘heterofobia'”. A legenda relata o caso e enfatiza a defesa da loja, em que os donos afirmam estarem sendo acusados injustamente pelo casal e alegam “heterofobia”.

Em quarto lugar, aparece Yuri Fernandes, com a publicação descrita na primeira posição deste ranking.

Em quinto colocado, temos o jornal Folha de Vitória, que postou a imagem dos noivos com a manchete: “‘Não fazemos convites homossexuais’: empresa recusa encomenda de casal”. A legenda relata como o caso aconteceu e informa que a Delegacia de Repressão aos Crimes Raciais, contra a Diversidade Sexual e de Gênero e outros Direitos de Intolerância (Decradi) está investigando crime de discriminação.

3.    CONCLUSÕES

Os dados mostram que o caso de homofobia trouxe uma repercussão diferente nas duas plataformas analisadas. Considerando o Facebook uma rede mais conservadora, notamos que há pouquíssimas publicações sobre o caso. A principal postagem é a da Revista VEJA, que recorrentemente engaja seguidores com pautas conservadoras e de direita.

Por sua vez, no Instagram, notamos um movimento inverso. Houve mais posts e engajamento, e de perfis com diferentes orientações políticas, além de páginas que não estão classificadas ideologicamente. Na plataforma, os destaques foram perfis de imprensa, como GloboNews e BBCNews. Também percebemos a preocupação de páginas de direita de atuar para contrapor a narrativa de homofobia fortemente presente na versão publicada por sites da imprensa e da esquerda. Uma das estratégias utilizadas foi mostrar que, apesar da condenação pública, a papelaria multiplicou o número de seguidores nas redes sociais e a conclusão irônica de que o “cancelamento venceu”. Nota-se que os principais personagens da política brasileira preferiram ignorar o caso e não se envolveram na discussão. Em contrapartida, a comunidade LGBTQIA+ mobilizou seguidores e pautou o tema, principalmente criticando a papelaria.

Apesar de o combate à homofobia ser um tema caro à esquerda, o relatório sugere que a direita brasileira demonstrou mais envolvimento e engajamento neste caso do que a esquerda, que não mobilizou seus seguidores, e também não contrapôs a versão mais conservadora do adversário nas redes.

Para baixar o nosso relatório, clique aqui.

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[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores

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