De 16 a 30 de abril de 2021
Entre os dias 16 a 30 de abril, as 775 páginas monitoradas pelo M Facebook produziram 42.901 postagens, que geraram 15.720.959, 9.786.767 comentários e 74.830.391 reações.
Foram publicados, em média, 3.000 posts por dia. Sobre os recursos utilizados, verifica-se a preferência pelos imagéticos, presentes em 65% dos posts.
A categoria mídias, mais uma vez, obteve a maior média de postagens entre as páginas. Este dado mostra que, a despeito de sua desvantagem numérica, essas páginas dedicam-se com afinco a veicular informações na rede.
O embate político em torno da pandemia da Covid-19 segue como tema central dos posts, assim como o debate na rede é liderado pelas páginas pró-governo.
A deputada federal Carla Zambelli (PSL/SP) continua acumulando a maior soma de engajamentos, seguida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Outras páginas de deputados da base do governo também compõem esse rol, como Carlos Jordy (PSL-RJ) Filipe Barros (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) indicando a força do bolsonarismo no Facebook.
Dois contrapontos neste ranking são as páginas do grupo Globo (G1 e TV Globo) e a do senador Humberto Costa (PT-PE), que conseguiram “furar a bolha” conversacional da extrema-direita.
Em seu post mais compartilhado, Zambelli reproduz o trecho de uma entrevista do ministro Onyx Lorenzoni, na qual critica o STF por dar autonomia a estados e municípios no combate à pandemia. Nessa mesma linha, a deputada postou outros vídeos, um com o cantor e ex-deputado federal, Sergio Reis, desaprovando as ações do governador de São Paulo João Dória (PSDB/SP), e outro alvejando o relator da CPI da Pandemia, o senador Renan Calheiros (MDB/AL).
Já o presidente usou sua página para se promover e atacar oponentes. Em um post, rebateu críticas da imprensa, acusando o Jornal El País de deturpar informações sobre sua ida ao Fórum de Davos, na Suíça. Em outros dois, destacou sua participação no programa do apresentador Sikêra Jr., e a finalização de uma obra de saneamento no Ceará, alegando que os presidentes do PT já podiam tê-la concluído há muito tempo.
As páginas do grupo Globo conquistaram muitos engajamentos com conteúdos não relacionados à política e notícias sobre o estado de saúde do prefeito Bruno Covas (PSDB-SP). Por sua vez, Costa (PT-PE) abordou em seus posts os riscos do negacionismo e do antipetismo.
Novamente, as páginas apoiadoras do governo federal registram as maiores taxas de interação. A página do movimento Somos todos Bolsonaro teve a maior taxa de interação da quinzena entre as instituições. Nas posições seguintes, com metade deste desempenho, vemos as páginas de instituições federais, Exército e Planalto. Abaixo aparecem algumas páginas de diferentes setores da oposição, como os movimentos Vem Pra Rua, MBL e o Partido dos Trabalhadores.
Na categoria mídia, as páginas pertencentes ao grupo Globo encabeçam a lista. Se somadas, as páginas da TV Globo e do G1 alcançam uma taxa de mais de 15.000 interações por post. Em seguida, com uma taxa bem menor, temos a Mídia Ninja, página de informação alternativa. Outra página desse segmento, a do Catraca Livre, consta no final da listagem. As demais posições do ranking são ocupadas por páginas da mídia tradicional, mostrando que estas ainda possuem grande adesão do público.
Nas páginas dos personagens políticos, repete-se o protagonismo dos bolsonaristas, que apresentam as maiores taxas de interação. Contudo, algumas páginas do PT, também participam deste ranking. A página do ex-presidente Lula aparece em terceiro lugar, superando as taxas de interação, dos deputados do PSL. Nas últimas posições, temos também as páginas da deputada Gleisi Hoffmann, presidente do partido, e do senador Humberto Costa, membro da CPI da Pandemia.
As mídias tradicionais avolumam mais engajamentos que as mídias tradicionais no Facebook, visto que transferem sua credibilidade e referência como veículo de comunicação para a rede. As páginas do grupo Globo destacaram-se no período devido à cobertura do falecimento de Bruno Covas e da final do programa Big Brother Brasil.
O grupo Record, alinhado ao presidente, surge em seguida, com a Record Tv e o portal R7, porém estas obtiveram menos da metade dos engajamentos do G1. Os posts mais compartilhados dessas páginas não abordavam assuntos políticos diretamente, trazendo histórias de solidariedade e esperança, e exaltando classes apoiadoras do governo, como os caminhoneiros.
Com relação às páginas de mídia alternativa, a Mídia Ninja registra um desempenho muito superior aos das outras páginas, liderando a categoria. Em 2º e 3º lugares, com quantidade de engajamentos bastante aquém, temos a página Catraca livre e Ranking dos políticos.
A Mídia Ninja mobilizou muitas pessoas no período com um vídeo sobre esperança na Pandemia, onde uma criança portadora de deficiência canta uma canção. A página Ranking dos Políticos, por sua vez, trouxe um vídeo criticando os governos de Fernandes e Kirschner e afirmando que a solução para a Argentina são as políticas econômicas de viés neoliberal.
A páginas Somos todos Bolsonaro apresenta notável desempenho nas redes, tomando a frente do movimento bolsonarista no Facebook. O movimento vem trabalhando na promoção do presidente visando as eleições de 2022. A foto mais compartilhada pelo movimento nessa quinzena ilustra esse comportamento ao denominar o presidente Jair Bolsonaro como um grande líder.
O MBL e o VPR, que ocupam a 2ª. e a 3ª. posições, respectivamente, criticaram as anulações dos processos decorrentes da Operação Lava Jato. Em 4º lugar, a página da CUT, noticiou a greve dos entregadores de aplicativos, como IFood, Rappi e Loggi, na capital paulista no dia 16 de abril.
Já entre os partidos políticos, mais uma vez, o PT ocupa a primeira posição, seguido pelo PTB, partido do ex- deputado federal, Roberto Jefferson, que compõe a base do governo.
Os dois partidos na quinzena realizaram postagens relacionadas à pandemia. O PT incentivou doções a famílias necessitadas, e o PTB, fez um vídeo convocando a população para as manifestações ocorridas no dia primeiro de maio, dia do trabalho. As manifestações tinha por objetivo apoiar Bolsonaro.
O governador que apresenta melhor desempenho na rede desde março/2021 é, João Dória (PSDB-SP), seguido pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e pelo governador Flávio Dino (PC do B), do Maranhão. Cabe ressaltar que os três são opositores de Bolsonaro.
Os posts de Dória incitaram muitas interações ao responsabilizarem o governo federal pela alta da inflação e ao atualizarem o calendário de vacinação. Por sua vez, Dino criticou uma fala do presidente sobre programas de distribuição de renda na época da presidência de Lula, enquanto Santana reproduziu uma reportagem da GloboNews, onde a revista Science, uma das mais renomadas do mundo, elogia as medidas tomadas pelo governador, como as mais eficientes no combate à pandemia.
Entre os prefeitos, se sobressaem as lideranças do DEM, Rafael Greca, prefeito de Curitiba, seguido por Eduardo Paes, prefeito do Rio.
O prefeito do Rio de Janeiro e o 5º lugar, Edimilson Rodrigues, prefeito de Belém, tiveram os vídeos mais compartilhados da quinzena. A publicação de Paes remete a um link para o site do prefeito, onde é informada uma lei que prevê o socorro imediato de animais que foram atropelados, sujeitando multa a quem não cumpri-la. Rodrigues, por sua vez, informou que a prefeitura de Belém adquiriu uma máquina da Usina de oxigênio, garantindo que não irá faltar oxigênio para a população de Belém acometida pela pandemia.
O gráfico sobre a audiência dos parlamentares se assemelha ao do ranking dos engajamentos pelo predomínio de deputados bolsonaristas. Carla Zambelli (PSL-SP), mais uma vez, ocupa o primeiro lugar registrando uma diferença de mais de 70% em relação ao segundo lugar, o deputado, Carlos Jordy (PSL-RJ). A maioria dos vídeos compartilhados pela deputada defendem o tratamento precoce e questiona os dados dos mortos pela Covid no país, sugerindo que esses serem passíveis de manipulação.
Entre os membros da oposição, salientamos as presenças de Gleisi Hoffman (PT-PR), Freghali (PC do B – RJ) e Janones (Avante-MG), que usaram o Facebook para denunciar práticas de corrupção no governo Bolsonaro e comemoram a restituição dos direitos políticos de Lula.
Sobre as reações às postagens, a “curtida” foi a reação mais frequente aos posts, dado o seu baixo custo. Na quinzena, destacaram-se ainda o post de Flávio Dino sobre Bolsonaro, que teve ‘triste” como a segunda maior reação, seguida por ‘’raiva’’.
A postagem da página Catraca livre teve muitas reações de “amei”, assim como a postagem da Record TV. Ambas traziam ao público mensagens de esperança em meio à pandemia.
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