De 16 a 30 de abril de 2022
Durante a segunda quinzena de abril, entre os dias 16 e 30, os dias que registraram a maior média de postagens analisadas foram 26, 27 e 28 de abril, três dias no meio da semana. Esses três dias tiveram uma média de postagens superiores a 6 publicações por dia, por página. O principal assunto que mobilizou as publicações e comentários no Facebook no dia 26 de abril foi a proposta de compra do Twitter por Elon Musk e como esse evento poderia favorecer as fake News nas redes sociais. O segundo tema importante nesse dia foi a decisão de extinguir o passaporte vacinal da Prefeitura do Rio de Janeiro, justificada pela queda nos números de contaminados por Covid.
Em seguida, no dia 27, outros dois temas foram recorrentes nas páginas analisadas: o julgamento das denúncias de Daniel Silveira (PTB-RJ) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e os ataques na Moldávia que elevaram o risco de expansão na guerra entre a Ucrânia e a Rússia.
Finalmente, no dia 28 de abril, o aumento na inflação, que chegou aos 12%, e a insatisfação dos brasileiros maiores de 16 anos com a gestão do ensino público básico no país, foram os assuntos mais citados na amostra.
Nesta quinzena, as 1.473 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 110.314 mil posts, que resultaram em mais de 98 milhões de reações, 13 milhões de compartilhamentos e 20 milhões de comentários.
Sobre os tipos de recursos utilizados, destacaram – se novamente o uso de links, que representam 57,3% das publicações, seguido por fotos com 24,7% e vídeos, com 17,2%.
Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 16,1% do seu total.
Governo de Estado: A página do Governo do Estado de São Paulo aparece em primeiro lugar no gráfico de interações de páginas do governo de estado da segunda quinzena do mês de abril, superando a página do Governo do Estado de Roraima. As postagens da página do governo paulista mostram as políticas públicas criadas para o combate da violência no estado, assunto que é de total preocupação de Rodrigo Garcia, atual governador e pré-candidato a reeleição.
Instituição Estadual: O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo continua liderando o total de interações das instituições estaduais com o total de 4.898 interações, o que mostra uma grande diminuição em relação a primeira quinzena do mês de abril. Já a página do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, que na quinzena passada se encontrava com um total de 229 interações, nesta quinzena aparece com o total de 289, mostrando um pequeno crescimento. A página do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro se manteve em terceiro lugar.
Instituição Federal: Liderando o gráfico de total de interações das instituições federais nesta quinzena, a página do Exército Brasileiro mostra um crescimento de um pouco mais de 52 mil interações em comparação com a quinzena anterior, alcançando o total de 182 mil interações. Em segundo lugar está a página do Ministério da Saúde com 178 mil interações, seguido da Força Aérea Brasileira, com um pouco mais de 133 mil. Vale ressaltar que houve um aumento nas interações nas páginas citadas na segunda quinzena de abril.
Deputado Federal: O primeiro e segundo lugares se mantiveram com bolsonaristas. A liderança continuou com Carla Zambelli (PL-SP) que saltou de 6 milhões de interações da quinzena anterior para pouco mais de 8 milhões. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) manteve a segunda posição, com um pouco mais de 2 milhões de interações. Felipe Barros (PL-PR) caiu uma posição (de terceiro para quarto) e André Janones (AVANTE-MG), pré-candidato à presidência assumiu a terceira posição com 2.359.254 interações.
Figura Política: Entre as figuras políticas, o pódio é de políticos do PT. Lula (PT/SP) se mantém em primeiro lugar, com mais de 2.200.00 interações nesta quinzena. O pré-candidato continua com uma distância três vezes maior que o segundo lugar, Marco Maia (PT/RS). O terceiro lugar é de Lindbergh Farias (PT/RJ) aparece na terceira posição. Damares Alves (REPUBLICANOS-DF) caiu do 3° para 7° lugar em relação à quinzena anterior.
Governador: Helder Barbalho (MDB-PA) e Romeu Zema (NOVO-MG) continuam na liderança nesta semana. Enquanto o governador do Pará possui um pouco mais de 100.000 de interações, Zema passa dos 80.000.Nesta quinzena Antônio Denarium alcançou a liderança no crescimento de seguidores com mais 5.250 novos seguidores. Rodrigo Garcia (PSDB-SP), antigo líder, caiu para terceiro.
Mídia alternativa: Na segunda quinzena de abril, quem liderou o ranking de interações totais entre as mídias alternativas foi a página “Quebrando o Tabu”. Assumindo a ponta com 1.381.013 interações totais e ultrapassando a antiga líder “Metrópoles”, que ficou com a segunda colocação com 1.196.084 interações. Em terceiro lugar aparece a “Mídia NINJA”, com 659.876 interações, 150.967 a mais do que no último relatório. Vale ressaltar que a página “Quebrando o Tabu” sequer aparecia entre as 5 primeiras colocas na última quinzena. E o jornal “Metrópoles”, que aparecia com 2.240.403 interações no relatório passado, sofreu uma queda brusca. Tendo o seu montante reduzido em quase 50%.
Mídia tradicional: Entre as mídias tradicionais, a “Jovem Pan News” se manteve na liderança com 5.252.439 interações. Um aumento aproximado de 1,8 milhão de interações em relação a quinzena passada. Em segundo lugar, o “G1 – O Portal de Notícias da Globo” aparece com 4.173.659 interações, se mantendo na mesma posição. A “UOL Notícias”, a “TV Globo” e a “CNN Brasil” são as novidades que completam as cinco primeiras posições. Nenhuma das três marcava presença no top 5 do último relatório. No gráfico de crescimento de seguidores, a página da TV Globo, conquistou o primeiro lugar com 57 mil novos seguidores, ultrapassando a Jovem Pan News que conquistou “somente” 22 mil novos seguidores.
Candidatos à presidência: Entre os candidatos à presidência, Jair Bolsonaro segue na liderança no total de seguidores. O atual presidente, impulsionado pelo indulto concedido ao deputado federal Daniel Silveira, registrou 7,9 milhões de interações, superando em 1,1 milhão de interações o total do relatório anterior. Em um distante segundo lugar vem André Janones, com 2,3 milhões de interações, seguido por Lula com 2,2 milhões. O atual deputado federal por Minas Gerais, impulsionado pela sua ferrenha defesa do Auxílio Brasil, aumentou suas marcas em 1,4 milhão nos últimos 15 dias de abril. Em quarto temos Ciro Gomes, com 257 mil interações e em quinto está João Dória, com 173 mil interações, 9 mil a menos do que na primeira metade do mês. Entre os que mais cresceram no período, Lula lidera com 35 mil novos seguidores, seguido por Janones com 29 mil e Bolsonaro com 11 mil. Cabe destacar que neste período o ex-governador de São Paulo, João Doria perdeu mais de 7 mil seguidores.
Movimentos Sociais: A página que continua na liderança do ranking é “Somos todos Bolsonaro” com 1.716.053 interações. “Ranking dos Políticos” (316.181) e “Movimento Avança Brasil” (217.364) ocupam o segundo e terceiro lugares respectivamente com números muito abaixo do primeiro colocado. A primeira página de esquerda aparece somente em quarto lugar, o Instituto Lula com 198.947 de interações. No crescimento de seguidores, cabe destacar o péssimo resultado novamente do MBL, que perdeu mais de 6 mil seguidores nesta quinzena.
Partidos: O PT continua a liderar o gráfico de taxa de interações de partidos com mais de 527 mil interações, uma ampla diferença em relação ao segundo colocado, PSOL, com um pouco mais de 60 mil interações. É importante notar, também, que nesta quinzena o PT apresentou quase o dobro de interações em relação à quinzena passada, na qual obteve mais de 278 mil interações. Em terceira posição se encontra o PL, com mais de 43 mil interações. O Partido Novo, que na quinzena passada estava em segundo lugar, desta vez caiu para a quarta colocação, com mais de 37 mil interações. O Novo também teve outro resultado ruim nesta quinzena: perdeu mais de 2 mil seguidores, o pior resultado entre os partidos analisados.
Prefeitos: João Rodrigues (PSD-SC), prefeito de Chapecó, continua a liderar o gráfico de taxa de interações de prefeitos, com mais de 50 mil interações, seguido por David Almeida (Avante-AM), prefeito de Manaus, que subiu de posição em relação à quinzena anterior. Eduardo Paes (PSD-RJ) também mudou de colocação, aparecendo nesta quinzena em terceiro lugar, caindo uma posição.
Prefeitura: Aparecendo com mais que o triplo do número de interações em relação ao segundo lugar, a prefeitura do Rio de Janeiro lidera o gráfico de interações de prefeituras, com mais de 94 mil interações. Já a prefeitura de Curitiba, que na quinzena passada estava em primeiro lugar, aparece em segunda posição. Em terceiro lugar aparece a prefeitura de Macapá, com 17 mil interações, subindo uma posição em relação ao relatório anterior.
Senadores: Humberto Costa (PT-PE) manteve a liderança no gráfico de interações de senadores. No entanto, o senador teve números menores nesta quinzena: enquanto no relatório passado obteve mais de 4,8 milhões de interações, neste conseguiu um pouco mais da metade deste número, alcançando 2,7 milhões de interações. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também continua na mesma posição, em segundo lugar, com um pouco mais de 1,2 milhão de interações. Flávio apresenta ampla margem de diferença para o terceiro lugar, no qual aparece o senador Marcos Rogério (PL-RO) com um pouco mais de 280 mil interações. Marcos Rogério, no entanto, lidera o gráfico de crescimento de seguidores, conquistando mais de 10 mil novos nesta quinzena.
Jornalistas: A jornalista Patrícia Kogut foi a personagem que ficou com números mais relevantes no que tange à taxa de interação da segunda quinzena do mês de abril. A jornalista sempre traz resumos de acontecimentos do meio artístico dando alguns recortes políticos em seus posts. Seguidamente, as jornalistas Fabíola Kogut e Joyce Pascowitch também tiveram uma interação com taxas positivas. Assim como na semana anterior a única página fora do padrão de crescimento que se destacou foi a página da Fabíola Reipert.
Membros do Governo: Como tradição, a página do presidente Jair Bolsonaro (PL), segue liderando, em números, na taxa de interação com uma larga diferença referente aos outros membros do governo, com destaque para Ciro Nogueira e o vice-presidente, General Hamilton Mourão. Seguindo o mesmo fluxo do relatório anterior sobre o crescimento das páginas, a liderança ainda segue com o presidente Bolsonaro com um ganho fixo de mais 11 mil usuários por quinzena.
Nessa quinzena as páginas com total de interação que se destacaram foram do presidente Jair Bolsonaro (PL) e André JanoneS (AVANTE/MG) que se revezaram nas posições do ranking. O primeiro vídeo é de Jair Bolsonaro (PL), com 407.401 interações, que versa sobre o indulto individual concedido a Daniel Silveira que havia sido condenado pelo STF por ataque à democracia. No vídeo, Bolsonaro enfatiza os direitos de liberdade de expressão a qualquer indivíduo, a defesa da democracia e que seu indulto tem fundamento legal.
O segundo lugar do ranking pertence a André Janones (AVANTE/MG), com 440.533 de taxa de interação. O vídeo possui o caráter muito populista no qual o parlamentar se coloca como o único defensor do povo, critica o auxílio emergencial, o Parlamento, o Presidente Jair Bolsonaro e o Centrão, pois não foram capazes de atender as demandas do povo, bem como não se pronunciaram sobre o assunto.
O terceiro vídeo com maior taxa de interação também é de André Janones. O parlamentar apareceu no Ministério da Economia em Brasília anunciando que a Câmara dos Deputados votará duas emendas de sua autoria no qual determina a volta do auxílio emergencial que, na prática, seria o auxílio ao Brasil. Janones diz que está sendo boicotado pela imprensa, que não divulga estas informações e que a Câmara já adiou várias vezes a votação das emendas.
O quarto lugar do ranking é mais um vídeo da página de Jair Bolsonaro (PL) ironizou, a sua representação de carnaval na qual o presidente toma a vacina contra a COVID-19 e se torna jacaré. Na legenda, Bolsonaro aponta que o Governo Federal que comprou todas as doses da vacina, bem como respeitou o livre arbítrio das pessoas ao escolher se tomariam a vacina ou não.
Mais um vídeo da página de Jair Bolsonaro (PL) ocupa este ranking, o quinto lugar com 219.365 de interações. Trata-se de um pronunciamento de Jair Bolsonaro, em live, no qual lê o indulto de Daniel Silveira. O presidente cita o sistema de freio e contrapesos que deve haver também para o Judiciário e defende que a liberdade de expressão deve estar acima de tudo.
Na primeira posição do ranking desta quinzena de Overperforming vem uma postagem da FIESP. A publicação é a divulgação de projeto da entidade em parceria com o CNI e o jornal digital Poder 360 que busca debater a história e o futuro da indústria brasileira.
Logo em seguida aparecem duas postagens da Revista EXAME a respeito das eleições de 2022. O segundo post do ranking de Overperforming é um que apresenta uma pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial, apontando uma leve vantagem de Lula sobre Jair Bolsonaro. No cenário ilustrado, o petista venceria a disputa com 48% dos votos contra 39% do atual presidente. O vídeo também detalha as faixas sociais nas quais cada candidato se sobressai e as preferências dos eleitorados católico e evangélico.
O terceiro post deste ranking aborda outra pesquisa eleitoral divulgada. Desta vez, o vídeo retrata aa divisão geográfica dos votos. Segundo a pesquisa citada, o ex-presidente Lula derrotaria Jair Bolsonaro em 3 das 5 regiões, um alerta para o atual presidente, que apesar de ter ganho terreno nas pesquisas mais recentes, segue sendo o mais rejeitado entre os dois.
A quarta postagem do ranking é uma matéria do Estadão sobre o indulto concedido por Jair Bolsonaro ao deputado federal do Rio de Janeiro Daniel Silveira, condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão por crimes contra a democracia.
A quinta e última postagem presente no ranking desta quinzena é um vídeo do senador Lasier Martins (PODEMOS-RS). No vídeo, o senador apresenta um requerimento ao Senado Federal para que Luís Roberto Barroso seja ouvido a respeito das suspeitas levantadas por ele sobre as Forças Armadas.
Vale mencionar que nenhum dos nomes presentes no Top 5 da segunda quinzena de abril esteve presente no top 5 da primeira quinzena.
Para baixar nosso relatório, clique aqui.
Para acessar nossa nova amostra, clique aqui.