O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

PNR #041 – Regulamentação das Bets

O relatório tem como objetivo compreender a repercussão nas redes sociais da proposta do governo federal de regular os portais de apostas esportivas no Brasil. A análise incide sobre as páginas públicas que compartilharam posts, entre os dias 23 de setembro e 1 de outubro, filtradas pelos termos de busca (“bets” OR “apostas”) AND (“regular” OR “censurar”), em posts que obtiveram destaque no Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio da plataforma SOMAR, nas bases de páginas do Facebook e do Instagram.

O relatório está dividido em três seções: análise de dados do Facebook, análise de dados do Instagram e conclusões

PRINCIPAIS DESCOBERTAS


Direita no Instagram e esquerda no Facebook: As páginas de esquerda dominaram o debate no Facebook, enquanto as da direita ganharam no Instagram.

Ausência dos principais perfis: Os dois campos evitaram o tema. A exceção foi o PT que surgiu no Facebook como um dos principais personagens no debate sobre a regulação das apostas.

1. FACEBOOK

Tabela 1. Dados Gerais

Publicações307
Total de páginas que postaram225
Interações16.791

Tabela 2. Total de interações por tipo de publicação nos 20 perfis com maior número de interações por dia

IdeologiaPerfilLinkFotoStatusVídeoTotal
ImprensaO Globo2.650   2.650
EsquerdaRede TVT 865 9111.776
ImprensaRádio Bandeirantes 945  945
EsquerdaPT – Partido dos Trabalhadores   840840
Imprensag1 – O Portal de Notícias da Globo792   792
EsquerdaLuís Felipe Miguel  664 664
ImprensaJornal Extra 531  531
ImprensaJornal do Commercio 420  420
DireitaEscola Cristã – Humaniza EAD  366  366
DireitaGazeta do Povo199  118317
ImprensaMetrópoles 310  310
ImprensaPortal Manaus Alerta 306  306
ImprensaTV Cultura   239239
EsquerdaPortal do Holanda226   226
EsquerdaICL Notícias189   189
DireitaJovem Pan News   169169
ImprensaRICtv 165  165
ImprensaBand Jornalismo42  108150
EsquerdaJandira Feghali 149  149
ImprensaSobral Online36104  140

Houve um domínio das páginas de esquerda em comparação com as páginas de direita, com seis de esquerda e três de direita. Entre os perfis de esquerda, o destaque é a página do PT, enquanto na direita temos a Jovem Pan News.

No total de interações, a vantagem também é para o campo da esquerda, 3.844 contra 852 de páginas de direita (Figura 1). As redes de direita postaram mais fotos, enquanto as de esquerda publicaram mais vídeos. No entanto, há uma prevalência dos perfis ligados à imprensa, que ultrapassaram 6 mil interações.

Figura 1. Total de interações por tipo de perfil nos 20 perfis com maior número de interações

Figura 2. Clusters das publicações sobre o tema

A imagem exibe uma distribuição de pontos coloridos em um gráfico de dispersão, onde cada cor representa um cluster diferente, associado a temas ou abordagens sobre a regulamentação de apostas no Brasil. Cada ponto simboliza um item de conteúdo ou um resumo de notícia que foi agrupado com base em similaridades temáticas ou textuais.

Os clusters indicam a diversidade de enfoques sobre o tema das apostas.

  1. Clusters 0 e 1 se concentram em temas relacionados à proteção do consumidor, incluindo preocupações com o superendividamento e os impactos sociais das apostas.
  2. Clusters 4 e 5 destacam medidas governamentais rigorosas, como o bloqueio de sites e restrições de uso de benefícios sociais para apostas.
  3. Há ainda clusters que focam na discussão de figuras públicas envolvidas em investigações de atividades ilegais (Ex.: clusters 2 e 9).

A dispersão dos pontos em uma ampla faixa de valores indica a complexidade e a variedade de perspectivas sobre a regulamentação de apostas no Brasil. A diversidade de cores e a distribuição dos pontos também sugerem que, embora os subtemas estejam relacionados, eles trazem abordagens distintas, desde políticas governamentais até o impacto social e cultural das apostas online.

2. INSTAGRAM

Tabela 3. Visão geral dos dados

Publicações410
Total de páginas que postaram330
Interações303.285

Tabela 4. Top 20 perfis com maior número de interações

Orientação ideológicaPerfilTotal de CurtidasTotal de ComentáriosTotal de Interações
Imprensafolhadespaulo19.22393320.156
Imprensadiariodonordeste15.86750016.367
Esquerdafernandorossas1315.71351216.225
Esquerdaburguesia.fede12.75624713.003
Direitamaisgoias11.6111.19812.809
Direitakarinamichelin11.34827311.621
Esquerdaleosakamoto11.15728311.440
Imprensainfomoney9.0404429.482
Imprensaportalr76.9086087.516
Direitagazetadopovo5.64417307.374
Direitabrunopaolinelli6.924957.019
Direitabea_aguillar6.7342186.952
Imprensametropoles6.1433986.541
Direitafolhape5.7242605.984
Direitajc_pe4.9385695.507
Esquerdaicl.noticias4.6171174.734
Direitaviacertanatalrn4.0781934.271
Direitadiariodepernambuco3.8653464.211
Fofocasfofoqueiiam3.3713663.737
Imprensahyldinho023.4172003.617

No Instagram, a direita venceu a disputa, com nove perfis contra quatro da esquerda. O jornalista Leonardo Sakamoto é o destaque da esquerda, enquanto o portal Mais Goiás é o principal representante da direita.

No total de interações (Figura 2), a vantagem também é para o campo da direita, com 65.748 interações contra 45.402 da esquerda. Os perfis de direita ficaram na frente até mesmo das páginas da imprensa.

Figura 3. Total de interações por tipo de perfil nos 20 perfis com maior número de interações

Figura 4. Clusters das publicações sobre o tema

A figura acima destaca uma análise visual de dados agrupados sobre a regulamentação das apostas no Brasil, destacando diferentes perspectivas e preocupações relacionadas ao tema. Cada cor representa um cluster que aborda uma dimensão específica, como o impacto social e econômico das apostas, iniciativas do governo para controlar e fiscalizar o setor, e preocupações com o uso indevido de benefícios sociais e o risco de vício. A dispersão dos pontos sugere a complexidade e a diversidade de tópicos envolvidos, como medidas de prevenção ao vício, questões de lavagem de dinheiro, e o papel de diferentes órgãos, como a Anatel, no bloqueio de sites de apostas não regulamentados.

3. CONCLUSÕES

A análise dos dados das redes sociais revela que o debate sobre a regulação das apostas nas redes, inicialmente, não foi um tema abordado pela esquerda e a direita, sendo prioritariamente um tema da imprensa. Enquanto os campos pareciam imersos na campanha eleitoral, os perfis jornalísticos aproveitaram para explorar a proposta do governo.

Isto se reflete na ausência dos principais perfis de ambos os campos, à exceção do PT. O partido de Lula é o principal ator na discussão da esquerda no Facebook, enquanto a Jovem Pan News, veículo de direita, domina o outro campo. No Instagram, as páginas de notícias como Mais Goiás são responsáveis por garantir que a direita domine o debate mesmo sem o engajamento de nomes importantes, como Jair Bolsonaro e Carla Zambelli.

Para baixar o nosso relatório, clique aqui.

Expediente

O POLÍTICA NAS REDES publica estudos temáticos sobre o debate política nas redes sociais produzidos pela equipe do Manchetômetro, no âmbito do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.

Como os demais projetos do LEMEP, o POLÍTICA NAS REDES conta com o apoio do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.

Apoio:


[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!