De 1 a 15 de abril de 2022
Durante a primeira quinzena de abril, entre os dias 1º e 15, tivemos flutuações nas postagens das páginas analisadas, com quedas significativas nos números de publicações aos finais de semana. Os três dias com as maiores médias de postagens no período foram 6, 7 e 12 de março, todas superiores a 6 publicações por dia.
Os principais assuntos que movimentaram os dias 6 e 7 na política eram desdobramentos de temas já citados em relatórios anteriores, como a guerra na Ucrânia e o escândalo no MEC, este com desdobramentos de audiências no Senado de prefeitos que confirmaram a propina. Além desses temas, o período da Páscoa e o caso Gabriel Monteiro também movimentaram as redes. Já no dia 12, o principal tema foi a aprovação do relatório que pedia a cassação de Arthur do Val no conselho de Ética da ALESP.
Nesta quinzena, 1.407 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 112.484 mil posts , que resultaram em mais de120 milhões reações, 12 milhões de compartilhamentos, 17 milhões de comentários e 90 milhões de reações.
Sobre os tipos de recursos utilizados pelas páginas, destaca-se o uso de links que representam quase 59% das publicações, seguido por fotos com 31% e vídeos, com 20%. Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas que representaram 18% do total de 20,4%.
Mídia Tradicional: Nas mídias tradicionais, a liderança desta quinzena no total de interações ficou com a página da Jovem Pan News, estreante em nosso relatório, seguida de perto pela página de Rede Globo. O programa mais repostado pelo veículo nas redes foi o “Os Pingos nos Is”. Nesta quinzena, o programa tratou de forma bastante crítica o ex-presidente Lula e também elogiosa a alguns pré-candidatos a governadores e deputados bolsonaristas, como o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
Deputados: A liderança entre deputados e deputadas é novamente de Carla Zambelli (PL-SP). No ranking de crescimento de seguidores, o primeiro lugar ficou com o deputado Delegado Marcelo Freitas (UNIÃO-MG), que conquistou mais de 32 mil novos adeptos nesta quinzena.
Movimentos Suprapartidários: A página da UNE – União Nacional dos Estudantes liderou o gráfico da Taxa de Interações das páginas de movimentos suprapartidários, com ampla diferença para as demais páginas no referido ranking. A maioria das publicações da UNE no período foram em defesa de ações afirmativas em universidades e contra a gestão da pasta da Educação do governo Bolsonaro (PL), com críticas aos escândalos políticos envolvendo o MEC, amplamente noticiados no último mês. No geral, as publicações da UNE marcam oposição ao governo.
Movimentos Sociais: A página que lidera o gráfico da Taxa de Interações das páginas de movimentos sociais é a Somos Todos Bolsonaro, que novamente, por mais uma semana, ocupa a primeira colocação, com mais de 1,5 milhão de interações. O segundo lugar é ocupado pelo Ranking dos Políticos, com mais de 250 mil interações no período. Já o Movimento Brasil Livre perdeu mais de 6,5 mil seguidores nessa quinzena.
Partidos: O PT – Partido dos Trabalhadores liderou por mais uma semana o gráfico da Taxa de Interações das páginas de partidos políticos, com ampla diferença em relação ao segundo colocado, que desta vez é o Partido Novo. O PT é notadamente o partido do primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto para o pleito presidencial de 2022 e, na primeira quinzena de abril, o partido anunciou oficialmente e divulgou em suas redes sociais a aliança eleitoral com o PSB, firmando a chapa Lula-Alckmin para a disputa da presidência da República nas eleições deste ano.
Prefeitos: A página do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD-SC), liderou os gráficos de Taxa de Interações e de Variação de Seguidores das páginas de prefeitos no período analisado. Suas publicações, no geral, diziam respeito às políticas promovidas pelo seu governo, mas aquela com o maior número de interações foi um vídeo relativo à sua participação em um programa de rádio local, em que, entre outros assuntos, critica duramente uma nota de repúdio do Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG destinada à gestão de Chapecó, em razão da política do município de internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua, ação defendida com veemência pelo prefeito João Rodrigues na ocasião.
Prefeituras: A Prefeitura de Curitiba liderou o gráfico da Taxa de Interações entre as páginas de prefeituras, sendo grande parte das suas publicações nesse período relativas à divulgação de dados sobre a covid-19 na cidade, além dos calendários das doses de reforço da vacinação contra a covid-19 na cidade. Em geral, as demais postagens da Prefeitura de Curitiba no referido período tratam sobre a divulgação de políticas públicas promovidas e de incentivo ao turismo na cidade.
Senadores: O senador Humberto Costa (PT-PE) liderou os gráficos da Taxa de Interações e de Variação de Seguidores das páginas de senadores, com números significativos. Por se tratar de um senador oposicionista ao governo e que integra o Bloco Parlamentar da Resistência Democrática no Senado Federal, o teor de suas publicações é, majoritariamente, de crítica ao governo de Jair Bolsonaro (PL), se posicionando contra sua política econômica e gestão de recursos públicos, comentando escândalos políticos que envolvem o governo e apoiadores do governo, apoiando a instauração da chamada CPI do MEC no Senado, além de outras publicações em favor de Lula como candidato à presidência da República.
Figura Política: Entre as páginas de figuras políticas, o ex-presidente e pré-candidato a Presidência Lula lidera com folga, com quase 1,8 milhão de interações. Já no ranking das páginas que mais cresceram, temos a deputada estadual por São Paulo Janaína Paschoal (PRTB-SP) na liderança, seguida por Lula e pelo ex-ministro e candidato a governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas.
Governadores: O atual governador de São Paulo e pré-candidato a reeleição, Rodrigo Garcia, lidera no crescimento no número de seguidores. Já no gráfico de Total de Interações, o governador do Pará e candidato à reeleição, Helder Barbalho (MDB-PA), lidera com mais do que o dobro do total de interações do segundo lugar, Romeu Zema (NOVO-MG).
Governo de Estado: O Governo do Estado de Roraima aparece em primeiro lugar na taxa de interações da primeira quinzena do mês de abril, diferentemente do ranking da última quinzena de março que era liderado pela página institucional do Governo de São Paulo. O estado de Roraima é governado por Antônio Denarium, aliado do atual presidente Jair Bolsonaro. Apesar da posição política, expressada pelo governador em campanhas, o perfil da página do Governo não conta com postagens de cunho político eleitoral explícito, se limitando a divulgar políticas nas áreas da saúde e segurança pública. É possível perceber uma grande preocupação do governo com o último tema citado.
90 páginas conseguiram pelo menos 1 inserção no ranking e somaram um total de 63 textos.
A publicação sobre política com maior destaque no período analisado foi da página “Notícias Rede Tv”, que reproduz reportagens do jornal televisivo Redetv News. O vídeo noticia a repreensão a um aluno por um professor ao defender o Agronegócio durante uma palestra e que os pais estariam preocupados com a doutrinação partidária pelo professor na escola. O vídeo teve mais de 1,5 milhão de interações.
Na segunda posição aparece uma publicação do deputado General Peternelli com o pré-candidato ao Governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas em motociata no Estado de São Paulo, em um vídeo elogioso ao ex-ministro e em apoio a sua candidatura para Governador.
Em terceiro lugar temos uma publicação da página do deputado Pedro Uczai (PT-SC) parabenizando a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil pela Campanha da Fraternidade, com a temática da educação. O deputado ainda aproveita o tempo para pra criticar aqueles que ele chama de “falsos profetas” da Câmara dos Deputados .
A quarta posição fica novamente para o Noticias Rede TV com a reportagem sobre a participação de Jair Bolsonaro em motociata no Estado de São Paulo. A reportagem ainda acompanhou o discurso do presidente em Americana.
A motociata também foi o assunto da quinta e última postagem de nosso ranking. Desta vez foi a o trecho do programa da Rádio Bandeirantes com a participação de José Luiz Datena, criticando o fato do bloqueio da Rodovia dos Bandeirantes para a realização da motociata em um feriado. O comentário foi em tom totalmente distinto do tom da reportagem da Rede TV.
248 páginas conseguiram pelo menos 1 inserção no ranking e somaram um total de 209 textos.
Nesta quinzena, o top 5 de publicações com maior taxa de interações foi totalmente dominado por Jair Bolsonaro, que ocupou as quatro primeiras posições e viu sua aliada Carla Zambelli, fechar o top 5.
A postagem na quinzena com a maior taxa de interação foi um vídeo publicado por Bolsonaro. No vídeo, o presidente anda a cavalo durante um evento em Londrina e é aplaudido pelo público presente.
A segunda é a publicação de Bolsonaro sobre sua participação na motociata de São Paulo. No vídeo, Bolsonaro é aplaudido e ovacionado por seus apoiadores no meio da rodovia, após pararem para conversar.
Na terceira posição temos o convite de Bolsonaro a seus apoiadores para participarem da motociata de São Paulo. No vídeo, Bolsonaro utiliza a foto de outro evento, no qual ele é levantado no ar por apoiadores.
Na quarta posição Bolsonaro publica um vídeo sobre seu encontro com apoiadores após a seu discurso em Americana, destino final da motociata de São Paulo. No vídeo, os ângulos da gravação fazem parecer que o evento teria milhões de apoiadores e de seguidores do presidente, mesmo que os dados oficiais não deem conta dessa grande participação.
Finalmente na quinta posição temos Carla Zambelli. Em seu vídeo, a bolsonarista acusa Lula de incitar a violência contra deputados e seus familiares. E que buscará os meios legais e as medidas cabíveis para garantir a segurança de sua família e de sua propriedade contra possíveis invasores e agressores.
Para baixar nosso relatório, clique aqui.
Para acessar nossa nova amostra, clique aqui.