O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

PNR #38 – Debate da BAND

O relatório busca compreender a repercussão nas redes sociais dos debates para prefeito realizados pela Band em diversas cidades brasileiras. A análise incide sobre as páginas públicas que compartilharam posts, entre os dias 7 e 14 de agosto de 2024. A coleta de dados foi realizada por meio da plataforma Crowdtangle, nas bases do Facebook e do Instagram. No rastreio, utilizamos os termos “debatenaBand” OR “Eleiçoes2024” OR “EleiçõesnaBand” em posts que obtiveram destaque no Brasil. Neste documento, apresentaremos os dados dos perfis de esquerda e direita, com o objetivo de entender as diferenças nas publicações sobre os debates desses dois campos ideológicos no Brasil.

O relatório foi remodelado e agora está dividido em quatro seções: análise de dados do Facebook, análise de dados do Instagram, conclusões e anexo. Deslocamos para o anexo o exame mais detalhado do conteúdo das postagens, deixando no relatório principal somente as análises das métricas e dados quantitativos.

PRINCIPAIS DESCOBERTAS


Esquerda ON: A esquerda superou a direita em interações totais nas duas plataformas.
 
Sucesso nas redes: Análises de correlação e de sentimentos revelam que páginas de esquerda, como as de Tabata Amaral e Rogério Corrêa, obtiveram mais interações do que o esperado pelo número de seguidores.

1. FACEBOOK

Tabela 1. Dados Gerais

Publicações367
Total de páginas que postaram123
Interações79.114

Tabela 2. Interações e postagens por dia

DiaTotal de interaçõesTotal de posts
07/08/202471
08/08/202486921
09/08/202471.688307
10/08/20241.55116
11/08/20244896
12/08/20244.4969
13/08/2024147

A tabela 2 mostra que o maior número de interações e publicações ocorreu no dia 9 de agosto.

Tabela 3. Total de interações por tipo de publicação nos 20 perfis com maior número de interações

IdeologiaPerfilLinkLiveVídeoFotoTotal Geral
ImprensaBand Jornalismo1.015 16.9974.05622.068
EsquerdaMídia NINJA   15.18715.187
EsquerdaTabata Amaral   5.5725.572
ImprensaRádio Bandeirantes 1.4023.5701285.100
DireitaBruno Engler  4.269 4.269
EsquerdaRogério Correia  3.0946313.725
ImprensaRádio BandNews FM  3.312 3.312
DireitaDatena   2.0532.053
EsquerdaGuilherme Boulos  1.659 1.659
DireitaEduardo Pimentel  5738321.405
EsquerdaCarlos Giannazi  1.1821961.378
DireitaCapitão Alberto Neto  5287891.317
ImprensaBand   1.2431.243
ImprensaTarobá Londrina 1.101 1421.243
DireitaCódigos do Milhão  140536676
EsquerdaPSOL 50  534 534
EsquerdaMaria do Rosário  301225526
DireitaO informante  508 508
EsquerdaBurguesia fede   506506
DireitaSilvio Mendes  274219493

Houve um equilíbrio no total de páginas entre direita e esquerda, com oito de esquerda e sete de direita. Entre os perfis de esquerda, o destaque é das candidaturas de Tabata Amaral (PSB-SP), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Maria do Rosário (PT-RS). Enquanto na direita, temos a presença de Bruno Engler (PL-MG), José Luiz Datena (PSDB-SP) e uma página de rifa online que apoia Pablo Marçal (PRTB-SP).

Tabela 4. Total de interações por tipo de publicação nos 20 perfis com maior número de interações dividido por categoria

Tipo de publicaçãoDireitaEsquerda
Video6.2926.770
Foto4.42922.317
Total10.72129.087

No total de interações, a vantagem é para o campo da esquerda, com quase três vezes mais que a direita, 29.087 e 10.721, respectivamente. As redes de direita postaram mais vídeos, enquanto as de esquerda postaram mais fotos.

Realizamos o teste de correlação de Pearson entre o total de seguidores (X) e a soma de interações dos posts (Y) para todas as páginas analisadas[1].

A correlação é fraca, mas positiva e estatisticamente significativa. Ou seja, há relação entre o número de seguidores de uma página e o total de interações das postagens sobre os debates. As páginas da imprensa, como a da Rádio Bandnews, estão mais próximas da linha de correlação, o que indica variação conjunta mais forte entre as duas variáveis. Os perfis de esquerda, por sua vez, apresentam um desempenho muito melhor (Rogério Corrêa, Tabata Amaral e Mídia Ninja). Em outras palavras, elas têm mais interações que o esperado em função do número de seguidores. Isso sugere que seus posts conseguiram atingir um público maior do que de costume ou que sua base de seguidores foi altamente ativada pelos posts. No caso da direita, apenas a página de Bruno Engler se destaca.


[1] Esse teste mede a relação entre duas variáveis numéricas, com resultados podendo oscilar entre 1 e -1. O sinal do coeficiente indica a direção da correlação, sendo positivo para uma relação direta e negativo para uma relação inversa, enquanto o valor absoluto do coeficiente reflete a força da correlação. Por exemplo, uma correlação de -1 indica uma interação negativa perfeita entre as variáveis. Em outras palavras, o aumento de uma unidade em uma variável corresponde à diminuição de uma unidade na outra. É importante destacar que o teste não implica causalidade, apenas revela como os dois elementos variam conjuntamente.

Imagem 1. Relação entre o total de seguidores de cada página que realizou postagens (X) e a soma de interações dos posts (Y)

Na análise de sentimentos, utilizamos um dicionário pré-definido de palavras associadas a cada tom (positivo, negativo ou neutro) para classificar as postagens. Com isso, analisamos o tom emocional por categoria (direita, esquerda e imprensa) e por interação.

De modo geral, as postagens são predominantemente neutras ou positivas quando considerado o conjunto de textos. Avaliamos também a relação entre tom emocional e categoria do perfil (direita, esquerda e imprensa). Apesar do tom negativo ser levemente superior nas postagens de figuras de esquerda (17% do total, em relação a 14% na direita), essas diferenças não são estatisticamente significativas.

Por fim, testamos a relação entre o tom emocional e total de interações. Em média, as postagens com tom negativo possuem mais interações (55), em comparação com as publicações neutras (40) e positivas (45). Porém, o teste estatístico mostra que essa diferença pode não ser relevante.

2. INSTAGRAM

Tabela 5. Visão geral dos dados

Publicações185
Total de páginas que postaram110
Interações516.880

Tabela 6. Total de interações e postagens por dia

DiaTotal de interaçõesTotal de postagens
08/08/20248.71126
09/08/2024452.562137
10/08/20243.3606
11/08/20242.4951
12/08/202449.6175
13/08/20241088
14/08/2024271

A tabela 6 indica que o maior número de interações e de publicações é no dia 9 de agosto.

Tabela 7. Top 20 perfis com maior número de interações

Orientação ideológicaPerfilTotal de CurtidasTotal de ComentáriosTotal de Interações
EsquerdaMidia Ninja214.1995.059219.258
EsquerdaTabata Amaral121.0329.148130.180
DireitaBruno Reis18.4371.94320.380
EsquerdaEu tô com Lula!16.11261116.723
ImprensaBand Jornalismo12.1323.52515.657
DireitaJosé Luiz Datena10.8022.51913.321
ImprensaBand TV8.0593.21311.272
DireitaEduardo Pimentel8.6428439.485
EsquerdaNatália Bonavides6.5733726945
DireitaRatinho Junior4.5284084.936
DireitaCapitão Alberto Neto3.9784824.460
ImprensaRádio Bandeirantes3.0361.2674.303
EsquerdaTamyres Filgueira3.8451774.022
EsquerdaMaria do Rosário3.8451774.022
EsquerdaLojinha Reflexiva3.7272814.008
EsquerdaMatheus Gomes3.4041473.551
EsquerdaEsquerda Sexy3.0982453.343
EsquerdaEvandro Leitao2.4503522.802
ImprensaSheila Magalhães2.4551122.567
DireitaFloriano Siqueira – Notícias Relevantes2.3551402.495

No Instagram, a esquerda venceu a disputa, com dez perfis contra seis da direita. As candidatas de esquerda Tabata Amaral (PSB-SP) e Maria do Rosário (PT-RS) reaparecem no ranking do Instagram, enquanto na direita, Datena (PSDB-SP), Eduardo Pimentel (PSD-PR) e Capitão Alberto Neto (PL-AM) são os quadros que figuram nos dois rankings.

Tabela 8. Total de interações, curtidas e comentários por categoria nos 20 perfis com maior número de interações

Tipo de publicaçãoDireitaEsquerda
Curtidas48.742378.285
Comentários6.33516.569
Total55.077394.854

No total de interações, a vantagem também é para o campo da esquerda, com sete vezes mais interações que a direita.

Na imagem 2, abaixo, expomos a correlação entre total de seguidores de cada página que realizou postagens (X) e a soma de interações dos posts (Y). Os resultados indicam uma correlação mais forte do que no caso do Facebook. A página de Tabata Amaral (PSB-SP) foi dessa vez, sozinha, o “ponto fora da curva”, mostrando um notável rendimento em suas postagens.

Imagem 2. relação entre o total de seguidores de cada página que realizou postagens (X) e a soma de interações dos posts (Y)

A análise de sentimentos mostra maior presença de emoções neutras e positivas (71%). Não há diferença significativa entre as categorias ideológicas (direita, esquerda e imprensa) no quesito tom emocional, apesar da maior presença de tom negativo entre a esquerda.

A interação entre tom emocional e total de interações demonstra maior média de interações entre postagens neutras (339) e positivas (246), em relação às postagens negativas (193). Essa diferença, apesar de não estatisticamente significativa, denota distinções entre o Instagram e o Facebook. No segundo caso, postagens com tom negativo possuem maior número de interações.

3. CONCLUSÕES

A análise dos dados das redes sociais revela que as páginas de esquerda obtiveram resultados expressivos após o debate da Band.

Sem a presença dos principais cabos eleitorais, principalmente Lula e o clã Bolsonaro, as redes parecem ter apresentado algum equilíbrio no primeiro debate. Pela esquerda, as campanhas de Tabata Amaral e Maria do Rosário atuaram fortemente para garantir visibilidade às suas candidatas. Já na direita, Eduardo Pimentel, Capitão Alberto Neto e José Luiz Datena registraram os melhores resultados.

A partir do primeiro debate, observamos que houve equilíbrio entre as candidaturas e espaço para os políticos que disputam as eleições aproveitarem a ocasião para engajar o público. Sem a presença de perfis com muitos seguidores e com forte engajamento, há espaço para a disputa mais franca da preferência virtual do eleitorado brasileiro.

4. Anexos

4.1 Facebook

Tabela 9. Top 5 posts com maior número de interações geral e de páginas de esquerda

IdeologiaPerfilPostInteraçõesCurtidasComentáriosCompartilhamentosReações positivas[2]Reações negativas[3]
EsquerdaMídia NINJAFoto15.18710.0041.2441.6312.26642
ImprensaBand JornalismoVideo6.3163.0961.6124691.11524
ImprensaBand JornalismoVideo3.6581.92983639148022
EsquerdaTabata AmaralFoto2.6851.57970110827720
ImprensaBand JornalismoVideo2.6501.27169522944510

[2] Reações positivas é a soma das seguintes reações do Facebook: Amei, Força, Uau e Risos.

[3] Reações negativas é a soma das seguintes reações do Facebook: Força, Grrr e Triste.

O ranking de interações do Facebook foi marcado pela presença de perfis de esquerda e de imprensa, com destaque para a página Band Jornalismo, com três posições no ranking.Na liderança, a página de informações de esquerda Mídia Ninja, que postou uma imagem do candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) e uma das suas falas no debate da Band: “To subindo na minha rede social a cópia da sentença de condenação do Marçal. Quatro anos de cadeia lá em Goiás”. Na legenda, a página afirma que Pablo Marçal prometeu sair da disputa eleitoral caso sua condenação seja provada.m segundo lugar, aparece a página Band Jornalismo, que postou um recorte do debate na emissora. No vídeo, Pablo Marçal (PRTB-SP) escolhe Guilherme Boulos (PSOL-SP) para responder sua pergunta. Ao citar o nome do candidato adversário, Marçal aperta uma das narinas com o dedo indicador, em referência ao ato de “cheirar cocaína”. O candidato do PRTB questiona Boulos sobre o apoio à ditadura, romantização de terrorismo, aprovação de liberação de maconha e aborto, o que chama de “ideologia maluca”. Boulos lamenta a falta de qualidade política do seu adversário, e devolve a pergunta: “Por que você acha que a população de São Paulo deve eleger um ladrão de banco de Goiás como prefeito de São Paulo?”. Pablo Marçal se defende afirmando que a sentença havia prescrito e devolve a acusação citando Lula, que foi condenado e em seguida “descondensado”.

O ex-coach continua suas provocações, acusando Boulos de usar drogas e ter envolvimento com episódios de corrupção. Boulos rebate afirmando que Marçal só profere mentiras, descaracterizando o debate como se fosse uma brincadeira de internet. Além disso, declara que, segundo os áudios que estão circulando nas redes sociais, o presidente do PRTB, partido de Marçal, tem relação direta com tráfico de drogas: “não sei se você tem [relação] junto”. Por fim, o candidato do PSOL reafirma que o adversário desconhece a geopolítica da cidade e traz suas próprias propostas para educação: garantir escola em tempo integral, com atividades culturais e esportivas no contraturno, e ampliação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs).

A terceira posição é ocupada novamente pela Band Jornalismo, que postou a entrevista com Pablo Marçal (PRTB) após o debate na emissora. No vídeo, Marçal declara que não é político e ainda está aprendendo a debater, por isso, pede paciência. Em seguida, alega que Datena (PSDB) não é candidato, e participou do encontro apenas para “bater” em Ricardo Nunes (MDB). Ao citar Boulos, Marçal novamente faz referência ao ato de “cheirar cocaína”, apertando uma das narinas com o dedo indicador, e acusa o adversário de querer destruir as casas da população. O candidato declara que Boulos não respondeu suas perguntas sobre Hamas e Maduro. Também afirma que Tabata Amaral é o “para-choque do comunista extremo”, alegando ser este um “jogo do presidente Lula” para atacar o atual prefeito Ricardo Nunes: “conluio dos politiqueiros vagabundos”. Ainda declara que, embora a esquerda defenda igualdade racial, não há nenhum candidato, nem vice negro. Por fim, apesar de Marçal reconhecer a nobreza de Nunes, alega que ele não possui o perfil de prefeito e faz um apelo à população para que não vote nele.

Em quarto colocado, temos a candidata Tabata Amaral (PSB), que postou um álbum de fotos mostrando o “passado obscuro de Pablo Marçal” por meio de diversas matérias de jornais. Na reportagem do Correio[ACFS1] , Pablo Marçal é acusado de já ter integrado uma quadrilha que roubava bancos; a notícia da Folha mostra o áudio vazado em que o presidente do partido de Marçal afirma ter ligação com o PCC; em entrevista para o g1, um bombeiro afirma que Marçal colocou em risco de morte a vida das pessoas que fizeram a trilha no Pico do Marins; a manchete de O Globo noticia a morte de um jovem funcionário de uma de suas empresas em maratona organizada pelo candidato a prefeito de São Paulo pelo PRTB; para o jornal Metrópoles, um advogado alegou que foi filiado ao PRTB por Marçal sem sua autorização. Na legenda, Tabata declara que este é o histórico de crimes cometidos por Pablo Marçal.

Em quinto lugar, aparece pela terceira vez a página Band Jornalismo, que postou um recorte do debate. O vídeo começa com Tabata Amaral (PSB) questionando se Pablo Marçal (PRTB) é contra ou a favor da operação Água Branca. Marçal pede para que a adversária esclareça o que é a operação, e proclama: “deve ser algum bandido de esquerda que deve estar envolvido nisso aí”. Tabata Amaral responde afirmando que é necessário estudar para ser prefeito de São Paulo e explica que essa é uma operação urbana na região oeste e norte. Em seguida, muda o tema para segurança, acusando Marçal de ser condenado por formação de quadrilha e esquema de fraudes bancárias, além de ser investigado por falsidade ideológica, apropriação indébita e lavagem de dinheiro. Também declara que seu maior aliado, presidente do seu partido, confessou em áudio que é ligado ao PCC. Questiona, então, o que o candidato do PRTB fará para proteger idosos que costumam cair em golpes de fraudes no WhastApp, e satiriza: “Você pretende usar sua experiência no mundo do crime para cuidar de São Paulo, pra fazer política pública em segurança?”.

Tabata e Marçal trocam acusações, com o ex-coach sugerindo que ela o confundiu com Dilma Rousseff, a quem ele acusou de roubar R$ 3,5 milhões da casa do avô do dono da emissora. Marçal afirmou que não há condenações contra ele e prometeu abandonar a disputa caso surgisse alguma. Ele prosseguiu com provocações, criticando Tabata e referindo-se a ela como “apoiadora de Lula”,  entre outros. Também mirou no candidato do PSOL, acusando-o de apoiar o Hamas.

Boulos pediu direito de resposta por conta das acusações do adversário e aproveitou o momento para lembrar que o adversário afirmou que deixaria a disputa se alguém apresentasse uma sentença de condenação por formação de quadrilha em fraude bancária contra ele. Boulos anunciou que postou na sua rede social uma cópia da sentença de condenação a quatro anos de cadeia em Goiás, declarando que espera que o candidato cumpra sua palavra e se retire da disputa.

Tabela 10. Top 5 posts com maior número de interações geral e de páginas de esquerda

IdeologiaPerfilPostInteraçõesCurtidasComentáriosCompartilhamentosReações positivas[4]Reações negativas[5]
EsquerdaMídia NINJAFoto15.18710.0041.2441.6312.26642
EsquerdaTabata AmaralFoto2.6851.57970110827720
EsquerdaTabata AmaralFoto2.0881.329365443428
EsquerdaGuilherme BoulosVideo1.6591.1671132461285
EsquerdaCarlos GiannaziVideo1.18266022316612013

[4] Reações positivas são a soma das seguintes reações do Facebook: Amei, Força, Uau e Risos.

[5] Reações negativas são a soma das seguintes reações do Facebook: Força, Grrr e Triste.

No ranking de interações das páginas de esquerda no Facebook, Tabata Amaral foi o destaque, ocupando duas posições. Na liderança, aparece a página Mídia Ninja com a postagem da fala de Boulos descrita no ranking anterior.

A segunda posição é ocupada por pela candidata do PSB com a publicação sobre o passado obscuro de Pablo Marçal, citada anteriormente.

Em terceiro lugar, novamente aparece Tabata que repostou a publicação da página Aos Fatos. Na imagem, ela aparece em evidência, enquanto os outros candidatos estão com suas fotos em preto e branco. No meio, a informação: “Tabata foi a única candidata que não deu nenhuma informação falsa no debate”. Na legenda, Tabata declara que a cidade de São Paulo precisa de “gente séria, honesta e de fato comprometida com a população”.

Na quarta colocação, temos Guilherme Boulos  com sua de um trecho do debate da Band. Ele pergunta a Ricardo Nunes (MDB) quem é Pedro José da Silva, questionando sua relação e a da prefeitura com ele. Boulos afirma que Pedro José, que é compadre de Nunes, recebeu dez contratos de obra sem licitação. Também cita Genário Nascimento da Cruz, investigado pelo Ministério Público por contrato de R$ 27 milhões. Boulos afirma que o prefeito atual prioriza seus amigos em detrimento da população. Na legenda, reforça a necessidade de o prefeito esclarecer quem são esses amigos que estão sendo favorecidos com milhões em contratos com a prefeitura.

Em quinto colocado, a postagem do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL-SP), que publicou um recorte da fala de Guilherme Boulos no debate da Band. O candidato afirma que a cidade de São Paulo está abandonada apesar da sua potencialidade e das grandes oportunidades. Declara que muitas famílias deixaram de passear no centro da cidade por conta do abandono. Por isso, uma das suas propostas é o “Novo Centro”, para transformar os imóveis em oportunidades e moradia para os necessitados e, ao mesmo tempo, desenvolver a vocação local como maior centro de comércio popular da América Latina. Por fim, afirma que as grandes cidades do mundo que revitalizaram seus centros o fizeram por meio do patrimônio histórico, cultura e economia criativa. Se for eleito, essa será sua abordagem. Na legenda, Giannazi declara: “São Paulo merece Guilherme Boulos como prefeito!”.

Tabela 11. Top 5 posts com maior número de interações de páginas de direita

IdeologiaPerfilPostInteraçõesCurtidasComentáriosCompartilhamentosReações positivas[6]Reações negativas[7]
DireitaBruno EnglerVideo1.7021.133185320595
DireitaDatenaFoto1.3025434012232511
DireitaBruno EnglerVideo1.12482686149576
DireitaBruno EnglerVideo7335169654607
DireitaO informanteVideo5082936563870

[6] Reações positivas é a soma das seguintes reações do Facebook: Amei, Força, Uau e Risos.

[7] Reações negativas é a soma das seguintes reações do Facebook: Força, Grrr e Triste.

No ranking de interações das páginas de direita no Facebook, as publicações priorizaram o debate de Belo Horizonte e de São Paulo. O perfil com maior destaque foi a página, Bruno Engler (PL-MG), alcançando três posições.

Na liderança, Engler postou um vídeo com o candidato Rogério Correia (PSOL-MG), afirmando que o último presidente a fazer uma linha de metrô foi Lula. Em seguida, o vídeo corta para Bruno Engler, contestando a afirmação e alegando que o último avanço da construção da linha do metrô foi em 2002, durante o governo Fernando Henrique. Afirma que o PT, na verdade, fez metrô em Caracas com o dinheiro do BNDES, não em Belo Horizonte. Também assevera que a linha 2 do metrô é um legado do governo Jair Bolsonaro ao destinar R$ 2,8 bilhões para a cidade. Na legenda, Bruno Engler declara: “Chega de mentiras!”.

Em segundo lugar, aparece Datena (PSDB-SP), que postou sua foto junto e suas declarações no debate da Band: “No meu governo ninguém vai sentar em ônibus do PCC”. Na legenda, declara: “São Paulo não é local para bandido!”.

A terceira posição é ocupada novamente por Bruno Engler, com o vídeo das suas considerações finais na Band. Ele se apresenta como “candidato de Bolsonaro, com muito orgulho,” e afirma que a cidade de Belo Horizonte está abandonada. Ele diz ainda que não possui “rabo preso com ninguém” e, por isso, irá indicar as pessoas mais qualificadas para os serviços públicos.

Em quarto colocado, aparece pela terceira vez Bruno Engler, com um recorte do debate em que a candidata Duda Salabert (PDT-MG) questiona o adversário se ele acredita que a sociedade esteja passando por uma crise climática e o que fará, caso eleito. Ao contextualizar a pergunta, Salabert comenta que o partido de Bruno, o PL, é composto por negacionistas climáticos e terraplanistas. Engler rebate, declarando que o partido não é negacionista e traz sua proposta para as fortes chuvas. Além de aprimorar os piscinões, ele declara ser necessário investir em infraestrutura com soluções modernas, tecnológicas e inovadoras, como o asfalto e cimento permeáveis para diminuir a velocidade do percurso da água da chuva.

Em quinto lugar, consta a página “O informante”, que postou o final da fala de Pablo Marçal no debate da Band, já descrita na quinta colocação do ranking geral.

4.2 Instagram

Tabela 12. Top 5 posts com maior número de interações

IdeologiaPerfilTipo de conteúdoCurtidasComentáriosTotal de Interações
EsquerdaMidia NinjaAlbum214.1995.059219.258
EsquerdaTabata AmaralAlbum73.8796.97180.850
EsquerdaTabata AmaralFoto47.1532.17749.330
DireitaBruno ReisAlbum18.4371.94320.380
EsquerdaEu tô com Lula!Album16.11261116.723

O ranking geral de interações do Instagram contou com uma forte presença das páginas de esquerda, em especial Tabata Amaral que ocupou duas posições. Na liderança, aparece a mesma postagem da página Mídia Ninja, descrita no ranking geral do Facebook. Além da fala de Boulos, a página complementou a publicação no Instagram com fotos da sentença contra Pablo Marçal.

Em segundo lugar, aparece Tabata Amaral com postagem sobre o passado obscuro de Pablo Marçal, descrita no ranking geral do Facebook.

Em terceiro lugar, Tabata Amaral com a mesma postagem do Aos Fatos, descrita no ranking de interações de esquerda no Facebook.

A quarta posição é ocupada por Bruno Reis (UNIÃO BRASIL), prefeito de Salvador e candidato à reeleição. Trata-se de um carrossel com recortes das suas falas no debate da Band. A capa traz um vídeo em que Reis discursa enquanto no plano de fundo mostra uma avalanche. A fala de Bruno Reis é acompanhada da trilha sonora do filme Titanic. No segundo vídeo, Bruno Reis fala dos feitos da sua gestão em comparação com a anterior, afirmando que Salvador passou a ter 75% de cobertura da Atenção Básica, antes tinha apenas 18%; implementou doze Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), antes havia apenas uma; entregou três hospitais públicos, inclusive veterinário, além de outros programas realizados. O último vídeo mostra o prefeito comemorando junto com seus apoiadores com o print do tweet: “Depois de hoje ficou mais claro que esse ano é Bruno Reis na cabeça”.

Em quinto lugar, consta a página Eu To Com Lula, que publicou um print da sua postagem na rede X: “GENTE! O Pablo Boçal acaba de afirmar no debate da Band que deixa a disputa eleitoral se alguém provar que ele foi condenado. Boulos foi e mostrou na hora a sentença kkkkkkkk”.  Na legenda, a página afirma que quer ver se “Pablo Boçal” realmente irá cumprir a promessa.

Tabela 13. Top 5 posts com maior número de interações de páginas de Esquerda

IdeologiaPerfilTipo de conteúdoCurtidasComentáriosTotal de Interações
EsquerdaMidia NinjaAlbum214.1995.059219.258
EsquerdaTabata AmaralAlbum73.8796.97180.850
EsquerdaTabata AmaralFoto47.1532.17749.330
EsquerdaEu to com Lula!Album16.11261116.723
EsquerdaNatália BonavidesFoto6.5733726.945

No ranking de interações das páginas de esquerda no Instagram, quem mais se destacou foi a página de Tabata Amaral, que conquistou duas posições. O top 3 do ranking de esquerda é ocupado pelas mesmas postagens presentes no ranking geral: na liderança Mídia Ninja, e segundo e terceiro lugares ocupados por Tabata Amaral. Em quarto colocado, consta a página Eu To Com Lula, com a mesma postagem descrita no ranking geral do Instagram. A quinta posição é ocupada pela página da candidata a prefeita de Natal Natalia Bonavides (PT), com sua foto sorrindo com os braços cruzados e o texto: “Natália venceu o primeiro debate”. Na legenda, escreveu: “QUEM TÁ PREPARADA TÁ AQUI! E tá só começando!! Simboraaaaa”.

Tabela 14. Top 5 posts com maior número de interações de páginas de Direita

IdeologiaPerfilTipo de conteúdoCurtidasComentáriosTotal de Interações
DireitaBruno ReisAlbum18.4371.94320.380
DireitaJosé Luiz DatenaFoto10.8022.51913.321
DireitaRatinho JuniorFoto4.5284084.936
DireitaEduardo PimentelFoto4.5194064.925

No ranking de interações de páginas de direita no Instagram, o perfil do candidato a prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD) recebeu o maior destaque. Na liderança, aparece o atual prefeito de Salvador e candidato à reeleição Bruno Reis (UNIÃO BRASIL), com postagem já descrita no ranking geral.

Em segundo lugar, temos o candidato a prefeito de São Paulo Datena (PSDB), com a mesma postagem descrita na segunda posição do ranking das páginas de direita no Facebook.

A terceira e quarta posições são ocupadas pela postagem compartilhada respectivamente pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e o candidato a prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD). Trata-se de uma foto em que aparecem os dois ao lado do atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), todos fazendo com as mãos o número 55.

Em quinto colocado, novamente Eduardo Pimentel, com sua foto e o texto: “Eduardo venceu o debate da Band”. Na legenda, agradece os que assistiram ao seu primeiro debate e reconhece a importância da participação e interesse da população na construção de um futuro melhor para a cidade de Curitiba.

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O POLÍTICA NAS REDES publica estudos temáticos sobre o debate política nas redes sociais produzidos pela equipe do Manchetômetro, no âmbito do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.

Como os demais projetos do LEMEP, o POLÍTICA NAS REDES conta com o apoio do INCT – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.

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[1] Utilizamos o número atribuído pelo Crowdtangle. De forma simples, performance é definida dividindo-se as interações obtidas pelas interações esperadas. O número de interações esperadas é igual à média de interações obtidas nos últimos 100 posts. Para mais, ver: https://help.crowdtangle.com/en/articles/2013937-how-do-you-calculate-overperforming-scores

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Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

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